• Nenhum resultado encontrado

ARQUITETURA RESIDENCIAL MODERNA EM BELGRADO

IMPLANTAÇÃO E TAXA DE OCUPAÇÃO

Sobre a questão da implantação das edificações dentro dos respectivos terrenos, nove estudos de caso se desenvolvem com total independência em relação às margens das ruas e do lote, o que permite a livre circulação ao redor das edificações e favorece a integração das áreas edificada e não-edificada. Essa relação entre a área verde e a massa construída demonstra um indicador de médias Taxas de Ocupação e, por conseqüência, a liberação de zonas destinadas ao lazer. Em relação às propriedades da forma, a posição das edificações é aproximadamente no centro geométrico do lote.

TIPO DE IMPLANTAÇÃO Quantidade Porcentagem (%)

Independente das margens 9 45,0

Construído junto à uma divisa 1 5,0

Construído junto à mais de uma

divisa 10 50,0

Tabela 4. Representação quantitativa e percentual sobre o tipo de implantação no lote dos estudos de caso.

Entretanto, isto não constitui uma unanimidade nos projetos em estudo. Outros possuem algumas das paredes externas coincidentes com os limites, sendo que uma casa encontra-se construída junto à uma divisa do lote, e dez projetos analisados (50,0%) estão subordinadas às margens do mesmo. Pode-se dizer que as edificações encostam-se aos limites laterais, quando os lotes são de pequeno porte, mas nunca

tocam no fundo do lote, no caso das habitações uni-familiares, à exceção dos volumes das edificações secundárias e de serviços, que não serão tratadas aqui. Quanto aos edifícios de apartamentos, estes encontram-se implantados junto às margens do lote, não apresentando recuo em relação ao mesmo.

As Taxas de Ocupação altas aparecem em metade de edificações analisadas (45,0%), enquanto oito apresentam esta média e somente três habitações possuem índice baixo. Pode ser argumentado que isto se deve à sua localização dentro de Belgrado, sendo que as habitações que apresentaram altos índices encontram-se, na sua maioria, nos bairros antigos Stari Grad e Vračar, que apresentam lotes de tamanhos reduzidos e, portanto, não proporcionaram aos arquitetos condições necessárias para minimizar a ocupação do solo, enquanto os outros, locados em bairros nobres como Dedinje e Senjak com terrenos mais amplos, ofereceram condições favoráveis para a implementação mais livre das edificações dentro do lote.

TAXA DE OCUPAÇÃO Quantidade Porcentagem (%)

Baixa 3 15,0

Média 8 40,0

Alta 9 45,0

Tabela 5. Representação quantitativa e percentual sobre a Taxa de Ocupação dos estudos de caso.

ESTRUTURA

Conforme a análise da estrutura dos estudos de caso, os avanços tecnológicos não tiveram papel fundamental no processo projetual, devido ao alto custo dos materiais industrializados, as limitações impostas pela legislação local e pela precariedade tecnológica. Deste modo, os métodos construtivos utilizados foram ainda bastante artesanais, sendo a construção invariavelmente em paredes de tijolos maciços com alguns elementos estruturais em concreto. Logo, nas obras, a estrutura separada de vedação difundida pelos arquitetos modernos europeus não foi possível de ser realizada, considerando que prevalecia a associação entre as duas.

Também devido ao atraso tecnológico, na análise da amostragem de projetos selecionados, percebe-se que o conceito da verticalidade defendido pela urbanística moderna, em resposta à questão do maior e melhor aproveitamento do solo, com a liberação de área destinada ao verde através do emprego de pilotis, não tem sido empregado.

Portanto, apesar de os membros do GAMM difundirem a verdade total e o abandono de todos os artifícios, os edifícios construídos por eles entram em contradição sendo que estes aparentavam ser construções em concreto armado, porém eram realizados quase inteiramente de tijolos com revestimento em cimento.

MATERIAL

Os materiais construtivos utilizados foram o tijolo cerâmico, que foi empregado na execução das alvenarias, e o concreto nas estruturas. Ainda percebemos que os edifícios revelam o concreto armado como o material utilizado nas coberturas planas, que refazem a “composição cúbica” sobre a qual falava Le Corbusier. Valorizando a estética dos sólidos geométricos simples como referência para a nova arquitetura, estas lajes planas podem gerar ou não terraços-jardim. Entretanto, nos casos que o concreto armado aparece no sistema estrutural, este encontra-se oculto, não apresentando expressão formal.

COBERTURA

Na análise quantitativa e percentual serão desconsideradas as obras que não apresentaram dados disponíveis quanto ao tipo de cobertura empregado, sendo que estes representam 25% dos casos analisados.

TIPO DE COBERTURA Quantidade Porcentagem (%)

Laje plana 8 53,3

Telhado tradicional 4 26,7

Mais de uma técnica 3 20,0

Tabela 6. Representação quantitativa e percentual sobre o tipo de cobertura presente nos estudos de caso.

Foi possível observar um número superior de edifícios com lajes planas, enquanto em quatro obras analisadas foi empregado o telhado inclinado em madeira. Ainda, em três casos houve o uso de distintas técnicas num mesmo projeto, por exemplo, na residência Zloković (1928) foram utilizadas três técnicas, a laje plana, o terraço-jardim e a cobertura tradicional, enquanto a residência Marodić (1932) apresenta o terraço- jardim e o telhado tradicional em madeira. Nesta última, a intenção de Kojić foi tornar a aparência da casa mais proeminente a partir da visão pela rua, para tanto o telhado foi dividido em duas partes: o terraço-jardim plano na frente e o tradicional telhado de madeira nas áreas voltadas ao jardim.

A necessidade de adaptação ao meio fez os arquitetos utilizarem algumas soluções que aliassem o efeito estético desejado com os condicionantes tecnológicos locais. Assim, foram desenvolvidos alguns recursos que garantiram uma estética moderna, mas que ao mesmo tempo poderia atender aos padrões construtivos locais e às exigências da clientela. Este é a utilização de coberturas em laje inclinada ou telhado tradicional em madeira com platibanda, muitas vezes cobertas por telhas, embora nem sempre os projetos deixem claro o tipo de cobertura utilizado. Ainda assim, pode-se afirmar que, nos exemplares desta dissertação, as coberturas nunca são vistas a partir do exterior, nem tampouco possuem beirais, o que resulta numa estética semelhante à do terraço-jardim corbusiano.

Deste modo, nos projetos que apresentam somente telhado inclinado em madeira, representados pelas casas conjugadas Lazić (1931), o Complexo de três residências (1932), e as residências Brašovan (1931), Prendić (1932) e Lazić (1932), a linha horizontal da cobertura é conseguida, falsamente, pelo recurso da platibanda simples e livre de ornamentação por trás da qual se esconde a cobertura de uma única água, que a tecnologia moderna da construção e o pensamento construtivo racionalista aboliram, uma vez que a laje plana impermeabilizada resolvia o problema da cobertura do abrigo e das águas pluviais.

1.3. Corte das casas conjugadas Lazić (1931); 1.4. Corte da residência Brašovan (1931) com detalhe no emprego de telhado inclinado em madeira oculto por platibanda. Fonte: Arquivo Histórico de Belgrado.

ESQUADRIAS

Considerando que, devido às restrições tecnológicas, nos projetos a estrutura não se encontra separada dos elementos de vedação, logo, a liberdade de definir a localização e o dimensionamento das aberturas nas fachadas ficava condicionada à primeira. Na maioria das vezes a estrutura de concreto e os fechamentos de alvenaria estão contidos num mesmo plano, ou seja, a estrutura não fica recuada em relação ao fechamento para formar a fachada livre. Consequentemente, não foi possível a execução dos preceitos de fachada livre e janela horizontal proclamados por Le Corbusier em 1927.

A janela com eixo horizontal de rotação é um dos exemplos que melhor demonstra as restrições de técnicas construtivas em Belgrado. Kojić frequentemente propôs este tipo de janela nos seus projetos modernos, sendo exemplo a residência Marodić (1932). Entretanto, ele nunca conseguiu implementá-lo devido à estas limitações. Ao invés do especificado, como foi observado na análise da obra construída, foram usadas janelas tradicionais em madeira e vidro. Assim, esse edifício é testemunha de um contexto inteiramente diferenciado daquele em que foi concebida a Arquitetura Moderna na Europa.

1.5. Elevação frontal da residência Marodić (1932). Fonte: Arquivo Histórico de Belgrado; 1.6. Fachada principal da residência Marodić (1932). Fonte: arquivo pessoal, 2007.