• Nenhum resultado encontrado

4.4. Síntese do Modelo de Referência para o PDMA

4.4.3 Implementação

A macrofase de implementação envolve a implementação do plano de manufatura na produção da empresa e o encerramento do projeto. Decompõe-se em três fases denominadas “preparação da produção”, “lançamento” e “validação”.

A primeira fase destina-se à preparação da produção da máquina agrícola e à implementação do planejamento de marketing (Figura 4.15). Sendo a primeira fase da implementação, é nela que é realizada a produção do lote piloto146. Após a orientação da equipe a respeito das atualizações do plano do projeto, diversas atividades são realizadas simultaneamente, com o objetivo de preparar a produção para a realização do teste de montagem da máquina agrícola. Tipicamente incluem: elaboração da documentação de montagem da máquina; liberação para construção de ferramental; compra/recebimento/instalação/teste/preparação das máquinas- ferramenta/dispositivos/ferramentas para a implementação da linha de produção/montagem do lote piloto; desenvolvimento do plano de produção e da programação do lote piloto.

Durante a produção do lote piloto, os procedimentos de montagem são testados para verificação de não conformidades no processo, e também para treinar o pessoal responsável pela montagem. As máquinas produzidas no lote piloto são analisadas e comparadas com a estrutura do produto. Caso necessário, novos testes de laboratório, de campo ou clínicas com produtos do lote piloto são realizados, assim como, testes de homologação e/ou ensaios de certificação de conformidade. Outras atividades ocorrem em paralelo, tais como: revisão do plano de manufatura; implementação do plano da qualidade; conclusão da elaboração dos procedimentos de assistência técnica; treinamento das áreas de vendas e pós-vendas, bem como, das concessionárias.

Orientação da equipe

Monitoramento do progresso do projeto Documentação de montagem Construção do ferramental Plano de produção do lote piloto Programação da produção do lote piloto Lições aprendidas Atualização do plano do projeto Aprovação da liberação do produto Monitoramento do mercado / Implementação do planejamento de marketing

Fase 7 Avaliação do lote piloto Testes Avaliação do lote piloto Testes Ações corretivas Produção do lote piloto Treinamento da produção e de marketing Produção do lote piloto Treinamento da produção e de marketing Rastreamento das despesas e investimentos Liberação do produto Teste de homologação Plano da qualidade Cadastramento do produto Avaliação da liberação do produto Cadastramento do produto Avaliação da liberação do produto Preparação de máquinas-ferramenta, dispositivos. Análise econômica financeira Revisão da documentação da máquina Aprovação do lote piloto e do teste de montagem Revisão dos procedimentos de assistência técnica Revisão do plano de manufatura Revisão da documentação da máquina Aprovação do lote piloto e do teste de montagem Revisão dos procedimentos de assistência técnica Revisão do plano de manufatura

Figura 4.15 – Fluxograma da fase de Preparação da Produção.

A revisão da documentação da máquina (projeto do produto e plano de manufatura) é encerrada nesta fase, e os custos e investimentos envolvidos no desenvolvimento do produto são rastreados. A partir deste ponto é elaborada a liberação do produto, que descreve as características da máquina que está sendo liberada para lançamento. Ao mesmo tempo em que a liberação do produto é avaliada, é feito o cadastramento do produto no FINAME147 e no sistema administrativo-comercial da empresa.

Para encerrar as atividades da fase de preparação da produção, são registradas as lições aprendidas, a liberação do produto é submetida à aprovação, são atualizadas a análise econômica e financeira e o plano do projeto. Da mesma forma que nas fases anteriores, o monitoramento do progresso é realizado ao longo das atividades.

A segunda fase da implementação destina-se ao lançamento da máquina agrícola no mercado (Figura 4.16). Nela é realizada a produção do lote inicial148 das máquinas. Após a orientação da equipe a respeito das atualizações do plano do projeto, segue a implementação do planejamento de marketing, com a emissão do material promocional da máquina e da literatura técnica para divulgação comercial do produto.

147 Fundo de Financiamento para Aquisição de Máquinas e Equipamentos Industriais, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico

e Social (BNDES). Um dos seus produtos, o FINAME Agrícola, tem como objetivo o financiamento, sem limite de valor, para aquisição de máquinas e implementos agrícolas novos credenciados pelo BNDES, de fabricação nacional, através de instituições financeiras credenciadas. Fonte: BNDES (2003).

Orientação da equipe

Monitoramento do progresso do projeto Programação da

produção do lote inicial

Lições aprendidas Monitoramento do mercado / Implementação do planejamento de marketing

Produção do lote inicial Acompanhamento da produção Produção do lote inicial Acompanhamento da produção Liberação do lote

inicial Avaliação da liberação do lote inicial

Atualização do plano do projeto Aprovação da liberação do lote inicial Fase 8 Conclusão da análise econômica financeira Lançamento da máquina no mercado

Figura 4.16 – Fluxograma da fase de Lançamento.

A definição da data de início da produção e a revisão do volume de vendas para a definição da quantidade de máquinas a serem produzidas marcam o começo da preparação da produção. Segue com a revisão da aprovação final (certificação) dos componentes para produção seriada, com a elaboração do cronograma de implantação da fabricação dos itens, programação da produção do lote inicial e revisão do ferramental de auxílio à produção.

Uma vez iniciada a produção na fábrica e nos fornecedores, é dado acompanhamento à produção do lote inicial para verificação de não conformidades. Estando dentro dos padrões de qualidade, é elaborada a liberação do lote inicial da máquina agrícola, a qual é avaliada quanto ao atendimento ao escopo do projeto. Como previsto, as melhores práticas relacionadas à realização das tarefas da fase são registradas como lições aprendidas. Para encerrar a fase de lançamento, a liberação do lote inicial da máquina agrícola é submetida à aprovação, autorizando o progresso para a fase seguinte.

O lançamento da máquina no mercado é realizado através da apresentação do produto aos clientes, concessionários, vendedores, imprensa, entre outros. É iniciada a comercialização do lote inicial, que passa a ser acompanhado pela área de pós-vendas. A análise econômica e financeira do projeto é encerrada nesta fase, e o plano do projeto é atualizado para dirigir as atividades da última fase do processo de desenvolvimento de máquinas agrícolas. O monitoramento do progresso do projeto é realizado simultaneamente às tarefas da fase.

A última fase da implementação destina-se à validação da máquina agrícola junto aos clientes e, à auditoria e validação do projeto junto ao cliente direto (Figura 4.17). Sendo também a última fase do processo de desenvolvimento de máquinas agrícolas, é nela que o projeto é encerrado. Após a orientação da equipe a respeito das atualizações do plano do projeto, são realizadas atividades relacionadas à comercialização das máquinas. Tipicamente envolvem a implementação do plano para avaliação da satisfação dos clientes,

monitoramento da performance das máquinas, monitoramento das informações sobre segurança na utilização/operação da máquina, monitoramento da ocorrência de acidentes, entre outras.

Orientação da equipe

Encerramento do monitoramento do progresso do projeto Produção total Lições aprendidas Encerramento do projeto Auditoria e validação do projeto Monitoramento do mercado Liquidação dos contratos Comercialização das máquinas Preparação da validação Validação

junto a clientes Avaliação da validação Melhoria contínua

Desmobilização da equipe

Figura 4.17 – Fluxograma da fase de Validação.

Para validação da máquina agrícola são definidos os itens a serem examinados e os critérios de avaliação. A validação é feita sobre os produtos do lote inicial comercializado junto aos clientes. Posteriormente é realizada a avaliação final da validação da máquina, que consiste na análise do relatório de validação. Da análise resulta a definição de ações corretivas para os problemas identificados, definição dos prazos para a sua implementação, e a implementação propriamente dita. Na seqüência inicia o planejamento para o alcance das metas de melhoria contínua, tais como: redução do custo da máquina; melhoria das características do produto e aumento da performance.

Da mesma forma que nas fases anteriores, as melhores práticas são registradas como lições aprendidas para serem incorporadas aos novos projetos. Para encerrar as atividades da fase de validação, o monitoramento do progresso do projeto é concluído e o resultado do projeto (relatório de validação da máquina e o relatório de progresso do projeto) é submetido à auditoria e validação junto ao cliente direto ou patrocinador.

Realizada a auditoria do projeto, é assinado o documento de aceite formal do resultado do projeto e é emitida a validação do projeto da máquina. Neste momento, os contratos pendentes são liquidados, é realizada a prestação de contas do projeto, a equipe de desenvolvimento é desmobilizada, assim como, a estrutura do projeto, e o projeto encerrado.

4.5.

COMENTÁRIOS FINAIS DO CAPÍTULO

Ao longo deste capítulo procurou-se apresentar a estrutura desenvolvida para a representação do modelo de referência para o processo de desenvolvimento de máquinas agrícolas, destacando o seu objetivo, a metodologia utilizada para a sua elaboração, os requisitos da estrutura e as suas contribuições. Para finalizá-lo apresentou-se a aplicação da estrutura ao PDMA, suas macrofases, domínios de conhecimento abrangidos e uma descrição resumida e introdutória ao processo.

Capítulo 5

O M

ODELO DE

R

EFERÊNCIA PARA O

P

ROCESSO DE

D

ESENVOLVIMENTO DE

M

ÁQUINAS

A

GRÍCOLAS

Conhecida a estrutura desenvolvida para a representação, este capítulo apresenta o detalhamento das fases que compõem o modelo de referência para o PDMA149.

A fim de facilitar a apresentação do modelo, que é bastante extenso, as atividades inerentes a cada fase são ilustradas através de figuras que representam fragmentos da planilha eletrônica na qual o modelo foi elaborado. O arquivo eletrônico, contendo as planilhas completas do modelo de referência para o PDMA, encontra-se anexo a este documento, em CD-ROM.

Como o modelo foi desenvolvido com o objetivo de explicitar o conhecimento sobre o processo de desenvolvimento de produtos do setor de máquinas agrícolas, as fases aqui descritas devem ser vistas como uma referência, lembrando que cada projeto de desenvolvimento de produto é único, e apresenta grandes variações entre um e outro.

Vale ressaltar, que na prática do processo de desenvolvimento de máquinas agrícolas diversas situações podem ocorrer, fazendo com que as fases apresentem durações variadas. Em função disso a variável “tempo” não foi considerada, sendo que as atividades são apresentadas sem as suas respectivas durações.

A sigla “MA” aparecerá nas figuras (planilhas), significando máquinas agrícolas.