• Nenhum resultado encontrado

5.2 Resultados do roteiro de entrevista aplicado aos Advogados da União (CJU-PE)

5.3.2 Indicador: simplificação do procedimento

Questionados se houve simplificação da rotina de elaboração dos procedimentos licitatórios, após a implantação do Projeto Edital Eficiente, os Gestores e Membros de Equipes de licitação entrevistados responderam:

Quadro 17: Simplificação da elaboração do procedimento

Órgãos Assessorados Questão 04 – Houve simplificação na elaboração do procedimento?

CMNE O rito de elaboração se tornou mais simplificado.

CINDACTA

O rito de elaboração se tornou mais simplificado.

“Como os modelos já estão previamente aprovados, a análise torna-se bem mais rápida”.

SR-DPF-PE O rito de elaboração se tornou mais simplificado.

“Com a padronização houve agilidade, pois se tornou objetivo e direto.

Até mesmo no que tange as adaptações que necessitamos fazer para adequar à necessidade do Certame, basta informar na tabela”. (Membro de Equipe)

“Como os órgãos partícipes do “Projeto Edital Eficiente” se

comprometem a fazerem uso das minutas previamente aprovadas pela CJU-PE, o rito de elaboração se tornou, sem dúvida, mais

simplificado”. (Gestor)

SAD – PE- AGU O rito de elaboração se tornou mais simplificado.

“Sem dúvida houve uma simplificação dos procedimentos de elaboração

em função da padronização e da oferta de modelos por tipo de contratação”. (Gestora

SFA-PE O rito de elaboração se tornou mais simplificado.

Das respostas, observa-se que 100% dos entrevistados entenderam que a elaboração dos procedimentos licitatórios se tornou mais simplificada após a implantação do Projeto Edital Eficiente.

5.3.3 Indicador: segurança

Perguntados se após a adoção do Projeto Edital Eficiente, os entrevistados passaram a se sentir mais seguros, no desempenho de suas atividades, enquanto Gestores ou Membros de Equipes de Licitação, esses responderam:

Quadro 18: Segurança que a nova sistemática inspira

Órgãos Assessorados Questão 05 – Sente-se mais seguro após a implantação do Projeto Edital Eficiente?

CMNE Sim.

CINDACTA III

Sim. “Como sou o responsável pela confecção dos editais deste Centro,

a adoção de minutas padronizadas nos dá mais segurança jurídica em caso de algum recurso / questionamento quanto ao texto destas minutas”. (Membro de Equipe)

“As minutas padronizadas proporcionam mais segurança jurídica aos responsáveis pela confecção dos editais no caso de algum recurso”. (Gestor)

SR-DPF-PE Sim. “A padronização nos dá segurança e tranquilidade quanto ao

desenvolvimento do Edital e minutas. Toda vez que qualquer Edital ou Minuta sofre atualização no site, existe a motivação, evidenciando, para nós usuários, um sentimento de controle por parte da consultoria. Existe também, por parte da coordenação, uma preocupação em nos manter atualizados quando nos envia e-mails sobre os assuntos tratados pelo TCU; MPOG/SLTI”.

“Ao seguir minutas propostas pelo órgão de assessoramento jurídico, o Administrador evita ser responsabilizado pelos órgãos de controle”. (Gestor)

SAD – PE- AGU Sim. “Porque passamos a elaborar editais com base em um texto pré

aprovado que expressa a orientação jurídica da maioria dos integrantes da CJU-PE”. (Membro de Equipe)

“A probabilidade de haver equivoco no parecer diminui

instituição na medida em que foi uniformizado”. (Gestora)

SFA-PE Sim. “Poderia apenas transcrever parte das respostas aos itens 1 e 2

acima, mas, é preciso registrar que, uma vez utilizado dentro das orientações do Convênio, a segurança está agora em um patamar bem superior”.

Fonte: elaboração própria

Do quadro acima, verifica-se que 100% dos entrevistados se declararam sentir mais seguros, enquanto Gestores ou Membros de Equipes de Licitação, após a implantação do Projeto Edital Eficiente.

5.3.4 Indicador: qualidade do procedimento

Com vistas a mensurar o indicador em tela, foi questionado aos entrevistados pertencentes ao grupo de Gestores e Membros de Equipes de licitação se observaram melhora na qualidade dos procedimentos produzidos em seus órgãos de exercício, após a adoção da nova sistemática, vindo os mesmos a responderem da seguinte forma:

Quadro 19: Melhora da qualidade do procedimento após o Projeto Edital Eficiente

Órgãos Assessorados Questão 06 – Houve melhora na qualidade do procedimento?

CMNE Sim, houve relativa melhora.

CINDACTA III Sim, houve significativa melhora.

SR-DPF-PE Sim, houve significativa melhora.

SAD – PE- AGU Sim, houve significativa melhora.

SFA-PE Sim, houve significativa melhora.

Fonte: elaboração própria

Observa-se, portanto, que 80% dos entrevistados declararam que “houve significativa melhora” na qualidade do procedimento. Dentre os órgãos que participaram da

pesquisa, apenas um, que representa 20% da população amostral pesquisada, declarou que houve melhora, mas que esta foi relativa.

5.3.5 Indicador: confiabilidade

Objetivando-se atribuir uma sequência lógica à análise dos indicadores, será invertida a ordem das três últimas questões do roteiro de entrevista aplicado aos Gestores e Membros de Equipes de licitação dos órgãos assessorados, analisando-se, inicialmente, a questão de número 9, relativa ao indicador confiabilidade, e deixando-se as questões de número 7 e 8, referentes aos problemas e às sugestões para a melhoria da eficiência do modelo proposto, por último.

Passa-se, portanto, à análise da questão de número 9, que trata do nível de confiabilidade que goza o Projeto Edital Eficiente perante os Gestores e Membros de Equipes de licitação dos órgãos assessorados, que participaram da presente pesquisa.

Quadro 20: Recomendação do Projeto Edital Eficiente a outros órgãos ou entes governamentais

Órgãos Assessorados Questão 09 – Indica (recomenda) a utilização da nova sistemática a outros órgãos ou entes governamentais?

CMNE Sim.

CINDACTA III Sim. “É claro o ganho que o Órgão terá com a adoção do Projeto Edital

Eficiente. Tanto na rapidez na confecção / análise, na segurança jurídica que uma minuta padronizada proporciona e no ganho de escala que esse modelo proporciona”. (Membro de Equipe)

“O Projeto Edital Eficiente é muito eficaz e auxilia muito o gestor, facilitando e agilizando os procedimentos de um processo licitatório”. (Gestor)

SR-DPF-PE Sim. “Fiz recentemente curso na ABOP (Brasília/DF) e o Edital

Eficiente já é uma das fontes de consulta referenciadas pelo curso e demais cursos de formação de pregoeiros; capacitações e

aperfeiçoamento em licitações, contratos e gestão, etc. Conclui-se que o

“Projeto Edital Eficiente” está dando certo, servindo de norte tanto

para montagem de processos e minutas em Órgãos não contemplados no acordo quanto para Órgãos de outras esferas (Estadual e

Municipal)”.(Membro de Equipe)

(Gestor)

SAD – PE- AGU Sim. “O projeto auxilia a elaboração dos documentos, diminuindo o

tempo de execução. Há padronização dos editais e contratos e também dos procedimentos. Mesmo com a padronização, há flexibilidade para as alterações, mediante justificativa. As notas explicativas são claras, de fácil entendimento”. (Membro de Equipe)

“De imediato o projeto já simplifica o processo de elaboração dos Editais facilitando o dia a dia das instituições e dá maior segurança ao gestor, entretanto pode melhorar trazendo maior celeridade ao processo de análise, mais eficiência em relação as atualizações e ainda fomentar um canal de discussão com os executores na busca de alternativas mais eficientes, eficazes e com maior efetividade para as aquisições e contratações Públicas”. (Gestora)

SFA-PE Sim. “Já venho fazendo isso junto a diversos colegas de outras

Superintendências (com muito orgulho, por sinal), e em algumas ocasiões tenho ouvido que eles já fazem uso dos modelos do Edital Eficiente dessa CJU-PE, o que muito nos envaidece”.

Fonte: elaboração própria

Ao serem questionados se indicariam a adoção do Projeto Edital Eficiente para outros órgãos ou entes governamentais, 100% dos entrevistados afirmaram que “Sim”, recomendariam.