• Nenhum resultado encontrado

4 UMA PLATAFORMA DE CIÊNCIA ABERTA PARA O BRASIL

4.2 PLATAFORMA COMO INFRAESTRUTURA

4.2.8 Indicadores e Relatórios

Outro benefício em adotar uma solução centralizada como a Plataforma de Ciência Aberta é a possibilidade de gerar indicadores nacionais da produção científica, auxiliando assim na formulação de políticas públicas, bem como relatórios individuais por pesquisador.

Utilizando as informações presentes em seu banco de dados, poderiam ser gerados os seguintes indicadores nacionais:

a) Número de publicações em geral; b) Número de artigos científicos; c) Número de relatórios científicos; d) Número de publicações colaborativas;

e) Número de textos comentados;

f) Número de textos revisados pela metodologia randômica; g) Número de autores em geral;

h) Número de autores por área do conhecimento;

i) Número de autores por área do conhecimento x número de publicações;

j) Número de autores por área do conhecimento x número de publicações por gênero;

k) Pesquisas de números por período de tempo; l) Pesquisas de números por região geográfica;

Vários outros indicadores poderiam ser extraídos do banco de dados da Plataforma de Ciência Aberta a partir do entendimento dos usos dados ao sistema por seus usuários e das necessidades de informações do solicitante. Inclusive, poderiam ser trabalhadas opções de Data Mining e Content Mining13, permitindo a geração de novos

conhecimentos.

Podemos também prever alguns relatórios individuais, sabendo que outros poderão ser desenvolvidos de acordo com os usos dados à Plataforma e da inclusão de novos módulos. Poderíamos gerar relatórios com características quantitativas e qualitativas. Entre os quantitativos, seriam possíveis:

a) Relatórios de Produção: quadro de documentos originais produzidos pelo usuário em período de tempo, incluindo os títulos (hiperlinks para os documentos completos) e datas de publicação na Plataforma; quadro de documentos colaborativos produzidos com participação do usuário em período de tempo, com títulos, autores participantes e datas de publicação na Plataforma; quadro de documentos comentados pelo usuário em período de tempo, com títulos dos documentos que comentou e data de publicação do comentário; quadro de documentos revisados pelo usuário em período de tempo, com títulos dos documentos que revisou e data de envio do parecer; quadro com informações consolidadas unindo os dados dos relatórios anteriores.

13 Optamos por utilizar os termos em inglês. Data mining pode  ser  traduzido  como  “mineração  de  dados”,  

que consiste na funcionalidade que agrega e organiza dados, encontrando neles padrões, associações, mudanças e anomalias relevantes. Content mining pode  ser  traduzido  como  “mineração  de  conteúdo”   busca descobrir informações úteis ao usuário no conteúdo dos textos.

b) Relatórios de Revisões: quadro de documentos revisados e aprovados via revisão randômica em período de tempo, com títulos dos documentos, data de aprovação pelos revisores e data de publicação na Plataforma; quadro de documentos revisados e não aprovados via revisão randômica em período de tempo, com títulos dos documentos e data do parecer de recusa.

c) Relatórios de Impacto: quadro de documentos de terceiros publicados na Plataforma em que o usuário foi citado nas referências bibliográficas em período de tempo, com títulos dos documentos, nomes dos autores, referência utilizada, data de publicação do documento na Plataforma; quadro de documentos do usuário comentados por terceiros em período de tempo, com títulos dos documentos comentados e data de publicação do comentário; quadro de documentos do usuário visualizados por terceiros em período de tempo, com títulos dos documentos, número de visualizações de cada documento e atual posição do documento no ranking de textos visualizados em toda a Plataforma; quadro com perfil dos leitores de um determinado texto do usuário, com número de visualizações em tela, atual posição do documento no ranking de textos visualizados em toda a Plataforma, distribuição geográfica dos leitores (país), número de citações desse documento em trabalhos de terceiros publicados na Plataforma, número de comentários recebidos nesse documento.

Outro serviço que poderia ser prestado pela Plataforma de Ciência Aberta é a geração de relatórios qualitativos, ou seja, a seleção de informações dentro dos conteúdos textuais. Como cada parte do texto seria gerada a partir de diferentes espaços nos formulários, poderiam ser selecionados os textos de interesse, sejam do próprio usuário ou de terceiros, e solicitada a geração de um relatório composto apenas pelas partes destes textos. Assim, se o usuário quisesse visualizar somente os resumos dos textos selecionados, ou suas apresentações, ou suas metodologias, ou suas conclusões; enfim, qualquer trecho previsto pelos formulários, bastaria solicitar tais filtros ao sistema. Com isso, poderia produzir um material para uso pessoal, ou para utilização em aulas ou palestras, bem como a formatação de um material didático.

A apresentação de informações qualitativas poderia se dar em diferentes linguagens, de acordo com as necessidades do usuário, podendo gerar, por exemplo, um arquivo hipertextual, uma apresentação para uso em equipamentos projetores ou para

impressão em papel. Queremos, com isso, dizer que os textos informados via formulários são facilmente encaixados em padrões de apresentação que poderiam ser previstos no sistema.