• Nenhum resultado encontrado

Ciclovida agora “Apoio de sistemas de informática ao Ciclovida” Mobilidade Urbana Sustentável: O único caminho para o futuro Palociclo Incubadora de projetos de Mobilidade Sustentável Mobilidade na TO Sensibilização para o uso da bicicleta como modal de transporte pela comunidade da UFPR

realiza provas de ciclismo nos campi da UFPR. Esta ação presta assessoria de tecnologia de informa- ção (TI) para o Programa, como o desenvolvimento de softwares que possam contribuir para aprimorar o Ciclovida e a centraliza- ção de informações para compor um banco de dados do Programa através do site www.ciclovida.ufpr.br. Está ação tem por objetivo minimizar através de estudos as dificuldades encontradas em dois eixos do planejamento urbano: a acessibilidade e a mobi- lidade. É a representação do Pro- grama Ciclovida no Setor Palotina.

Fomenta e auxilia na implan- tação de projetos similares em outras instituições de ensino superior (IES). Abordar a temática Mobili- dade Urbana Sustentável na Terapia Ocupacinal. Sensibilizar e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte na comunida- de interna e externa à UFPR desenvolvendo um sistema colaborativo de empréstimo de bicicletas e acompa- nhamento do uso destas com o uso de ferramentas e princípios do design thinking de serviços. O projeto pretende recuperar e dar nova utilização para bicicletas abandonadas e está vinculado ao programa Ciclovida. Prof. Mst. Pedro Rodrigues Torres Junior Prof.ª Dr.ª Marcia de Andrade Pereira Bernardins Prof. Mst. Jéfer Benedett Dörr José Carlos Assunção Belotto Prof.ª Mst. Andréa Maria Fedeger Prof. Mst. Ken Flávio Ono Fonseca e Felix Vieira Varejão Neto Setor de Educação Profissional e Tecnológica Engenharia Civil Setor Palotina NIMOB Terapia Ocupacional Design 23 24 25 26 27 28

147

Gestão de conteúdo

do site Gerenciar o conteúdo do site do Ciclovida

Prof.ª Mst. Edmeire Cristina Pereira Gestão da Informação 29

Quadro 37 - Lista das ações/projetos do Programa Ciclovida, período de

2008 até 2016. Fonte: Elaborado pelos autores com base nos relatórios

anuais do Programa Ciclovida e observação participante natural.

Eventualmente, computam-se outras atividades não des- critas como ações ou projetos, mas também de grande impor- tância para a viabilização do Programa. Cita-se como exemplo a colaboração do curso de Comunicação Social na assessoria de imprensa do Ciclovida. À medida que surgem demandas específicas para orientação de alunos, intenta-se o auxílio de professores da UFPR que possam voluntariamente contribuir com a atividade extensionista, e o caminho contrário também é comum.

5.4 RESULTADOS DO CICLOVIDA

Observando-se os oito anos de atuação formal do Progra- ma Ciclovida, pode-se constatar que devido à pluralidade de ações, cada uma delas será analisada separadamente, situação contemplada no capitulo 5.4.2. No entanto, primeiramente será feita uma análise histórica para se referenciar o Progra- ma como um todo, levando em consideração os três âmbitos de atuação propostos na metodologia do mesmo no capítulo 5.4.1. Ressaltasa-se que a análise foi feita levando-se em conta o período de 2008 até 2106, com base nos relatórios anuais do Programa Ciclovida e observação participante natural de 2 dos autores deste livro.

5.4.1 RESULTADOS DO CICLOVIDA POR ÂMBITO DE ATUAÇÃO

1.° âmbito

Reuniões de articulação com representantes de órgãos oficiais dos três poderes, nos níveis municipal, estadual e federal; com a Sociedade Civil, através de ONGs, OSCIPs, As-

148

sociações Comunitárias, Empresas Privadas e demais entida- des representativas de setores da sociedade civil.

Resultados

Parcerias estimuladas por meio de reuniões de articula- ção com o poder público municipal, estadual e federal e com a sociedade organizada:

» Em nível NACIONAL, participação de diversas reuni- ões na Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana (SNTMU) do Ministério das Cidades nas quais foi concebido o Programa Bicicleta Brasil. Destes trabalhos desenvolvidos pela SEMOB, resultaram na promulgação da Lei de Mobilidade Urbana 12.587/2012 que coloca como prioridade os meios coletivos e os não motorizados de transporte.

Parceria com a UCB-União dos Ciclistas do Brasil e outras ONG’s de outos estados do país em ações de promoção do uso da bicicleta.

» No nível ESTADUAL a sensibilização resultou na criação da Frente Parlamentar de Mobilidade Sustentável na Assembleia Legislativa do Paraná e o Projeto de Lei 316/12 – Lei 17.385/12, que cria no estado, em setembro, o mês da Bicicleta, valorizando o festival “Arte, Bici & Mobi”, organizado pelo movimento cicloativista através da CICLOIGUAÇU em parceria com o Ciclovida.

Programa participou da Agenda 21 do Estado, atuando no Grupo de trabalho sobre mobilidade sustentável e no Comitê Paranaense da RIO+20 (2011) e também colaborando no Fó- rum Paranaense de Mudanças Climáticas.

Participação no Grupo Técnico que elaborou o Decreto n.° 1517/2015 que gerou o CICLOPARANÁ (Programa de Fo- mento a Ciclomobilidade no Estado do Paraná). O Programa representa a UFPR no Conciclo, conselho responsável pelo acompanhamento do Programa estadual.

» Em nível MUNICIPAL o Programa tem sido convidado frequentemente para participar de grupos de trabalhos em vá- rias secretárias como Secretaria Municipal de Trânsito (SETRAN),

149

Urbanização de Curitiba (URBS), Secretaria Municipal de Es- porte, Lazer e Juventude (SMELJ) e Instituto de Pesquisa e Pla- nejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

Lei da Bicicleta – apoio ao abaixo assinado virtual, partici- pação em audiências públicas.

Reuniões de articulação para a criação da Frente Parla- mentar Municipal de mobilidade sustentável na câmara dos vereadores.

Participação no Termo de Cooperação Técnica Brasil/ Holanda para o desenvolvimento da ciclomobilidade em Curi- tiba.

Algumas imagens (arcervo do Programa Ciclovida) corres- pondentes aos resultados obtidos neste 1° ambito podem ser observadas a seguir:

Evento de lançamento da frente federal parlamentar em desefa das Ciclovias, em Brasília.

00