• Nenhum resultado encontrado

117Cavaleiro Ciclista

PRINCÍPIOS

VALORES

» Fomentar, construir e disseminar o conhecimento, contribuindo para a formação do cidadão e o desenvolvimento humano sustentável.

» Universidade pública, gratuita, de qualidade e comprometida socialmente. » Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

» Liberdade na construção e autonomia na disseminação do conhecimento. » Respeito a todas as instâncias da sociedade organizada.

» Comprometimento com a construção do saber e formação de profissionais competentes e compromissados socialmente.

» Ambiente pluralista, onde o debate público é instrumento da convivência democrática.

» Preservação e disseminação da cultura brasileira. » Proposição de políticas públicas.

» Comprometimento da comunidade universitária com a Instituição. » Gestão participativa, dinâmica e transparente comprometida com melhores condições de trabalho e qualidade de vida.

» Eficiência, eficácia e efetividade no desenvolvimento das atividades institucionais.

» Isonomia no tratamento dispensado às Unidades da Instituição.

» Respeito aos critérios institucionais usados na alocação interna de recursos. » Cultura de planejamento e avaliação contínua da vida universitária.

Quadro 34 - Missão, princípios e valores da UFPR. Fonte: Adaptado da página da UFPR.

De acordo com a missão, princípios e valores da UFPR, o Programa de Extensão Ciclovida atua no tripé ensino, pes- quisa e extensão, promovendo a responsabilidade social e a mobilidade urbana sustentável, por meio do uso da bicicleta. Afinal, a mobilidade urbana necessita urgentemente de soluções ambientalmente sustentáveis.

132

5.1.2 UFPR E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Como conceito de Extensão Universitária, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educa- ção Superior Brasileiras após amplo e aberto debate, realizado em Encontros Nacionais em 2009 e 2010, expõe às Universida- des Públicas e à sociedade:

A extensão universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade (FORPROEX, 2012, p.15).

No Brasil, versa-se sobre atividade de Extensão Universi- tária desde o começo do século XX. Do seu início até os dias de hoje, a história da extensão universitária vem se consolidando e avançando. Foram criadas instâncias específicas para discutir a temática, como o FORPROEX em 1987, e um instrumento de fomento como o PROEXTE em 1993, que em 2003 passou a se denominar PROEXT. A Constituição Brasileira de 1988 ordena em seu Art. 207 a “indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” e no Art. 213, §2.° define que “as atividades universi- tárias de pesquisa e extensão poderão receber apoio financeiro do poder público”.

Dentro do papel das universidades, principalmente das públicas, sem a interação dialógica (via de mão dupla) propor- cionada pelas atividades extensionistas, torna-se temerário que:

A Universidade corre o risco de ficar isolada, descolada dos problemas sociais mais prementes e incapaz de oferecer à sociedade e aos governos o conhecimento, as inovações tec- nológicas e os profissionais que o desenvolvimento requer (FORPROEX, 2012, p.12-13).

Dentro do contexto atual e levando-se em consideração as questões de políticas públicas, a Extensão Universitária para o FORPROEX (2012) proporciona alguns pontos positivos a serem considerados:

133

A Extensão Universitária apresenta potencialidades não apenas de sensibilizar estudantes, professores e pessoal técnico-administrativo para os problemas sociais. Enquanto atividade produtora de conhecimento, ela também melhora a capacidade técnica e teórica desses atores, tornando-os, assim, mais capazes de oferecer subsídios aos governos na elaboração das políticas públicas; mais bem equipados para desenhar, caso venham a ocupar algum cargo público, essas políticas, assim como para implementá-las e avaliá-las (FOR- PROEX, 2012, p.13).

Para a UFPR, a extensão universitária pode ter as moda- lidades de Programa, Projeto, Curso, Evento ou Prestação de Serviço Extensionista, sendo que, conforme resolução n.° 72/11-CEPE, por definição:

Art. 1.° A Extensão Universitária é um processo educativo, cultural, científico ou tecnológico, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação trans- formadora entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e os demais segmentos da sociedade (UFPR, resolução n.° 72/11-CEPE).

Para o FORPROEX, na articulação da Extensão Universitá- ria com as políticas públicas, entre as áreas de atuação priori- tárias, encontra-se a “preservação e sustentabilidade do meio ambiente”, área esta em que se situa o Programa de Extensão Universitária Ciclovida da UFPR.

5.1.3 UFPR COMO POLO GERADOR DE TRÁFEGO A UFPR tem a proporção de uma pequena cidade, formando uma Comunidade Universitária com aproximada- mente 55.000 pessoas. São 3.794 técnico administrativos, 2.555 docentes, 26.041 alunos matriculados no 2.° semestre de 2015 na graduação, 698 alunos nos cursos técnicos, 11.583 alunos no ensino a distância, 10.496 alunos na pós-graduação, 559 alunos nas residências (médica e multiprofissional), sem contar o pessoal terceirizado.

Com uma área física de 11.447.231,57m2 e 486.528,69m2 de área construída, é constituída por 5 campi em Curitiba (Cen-

134

tro, Agrárias, Centro Politécnico, Jardim Botânico e Rebou- ças), campus Palotina, campus Litoral-Matinhos e Pontal do Sul-Pontal do Paraná, MUSA e Centro de Administração em Paranaguá, Estações Experimentais (Pinhais, Rio Negro, São João do Triunfo, Bandeirantes, Castro, Paranavaí), Hospital de Clínicas, Hospital do Trabalhador e Hospital Maternidade Victor Ferreira do Amaral, Hospital Veterinário (Curitiba e Pa- lotina).

Possui orçamento de R$ 1.157.018.000,00 e uma despe- sa geral de R$ 86.081.010,51 dados estes retirados do relató- rio UFPR em números 2015, divulgado pela administração da UFPR e disponível em forma impressa e eletrônica na página da UFPR.

As figuras 4 e 5 retratam um pouco das dimensões da UFPR, evidenciando seu porte, que pode ser comparado ao de um pequeno município. Relatório de Atividades 2015 São João do Triunfo Jandaia do Sul Bandeirantes Paranavaí Palotina Pinhais Piraquara Paranaguá Campi UFPR Campus - Centro Campus - Juvevê Campus - Centro Politécnico Campus - Jardim Botânico Campus - Palotina Campus - Litoral

Campus Avançado - Jandaia do Sul

Fazendas / Estações Experimentais (PR) Fazenda Canguiri - Pinhais

Fazenda Jeca Martins - Castro

Estação Experimental de Paranavaí - Paranavaí Estação Experimental de Bandeirantes - Bandeirantes Estação Experimental Profº. Dr. Rudi Arno Seitz - São João do Triunfo

135

Museu de Arqueologia e Etnologia - Paranaguá Centro Administrativo da UFPR - Piraquara Centro de Estudos do Mar - Pontal do Sul - Mirassol

Figura 4 - Localização das Sedes da UFPR. Fonte: Relatório de Atividades da UFPR, 2015. LAMENHA PEQUENA BOTIATUVINHA SÃO BRAZ SANTA FELICIDADE SÃO JOÃO CASCATINHA PILARZINHO TABOÃO ABRANCHES CACHOEIRA BARREIRINHA SANTA CÂNDIDA