• Nenhum resultado encontrado

Informações sobre os freios  Observe e no início desse capítulo na

No documento Manual de instruções. Fox (páginas 99-101)

página 93.

Pastilhas de freio novas ainda não possuem o

efeito de frenagem total durante os primeiros 300 km e precisam ser “amaciadas” → . A força de frenagem um pouco reduzida, entretanto, po- de ser compensada com uma forte pressão no pedal do freio. No período do amaciamento, a

distância de frenagem é maior em freadas totais ou frenagens de emergência que com pastilhas

de freio amaciadas. Durante o amaciamento de- vem ser evitadas freadas totais e situações que resultem em altas solicitações dos freios. Por exemplo, quando se conduz muito próximo dos demais veículos.

O desgaste das pastilhas de freio depende muito das condições de utilização e da forma de condu- ção. Em caso de se conduzir com frequência no tráfego urbano e em trechos curtos ou com uma forma de condução esportiva, é necessário que a espessura das pastilhas de freio seja verificada por uma Concessionária Volkswagen ou por uma empresa especializada periodicamente. Na condução com freios molhados, como, por exemplo, após travessias de trechos alagados ou após chuva intensa ou após uma lavagem do veí- culo, o efeito de frenagem pode ocorrer com re- tardo em razão dos discos de freio úmidos ou congelados no inverno. Os freios devem ser “se- cos por frenagem” o mais rápido possível por meio de frenagens cuidadosas em caso de uma 

21B.5B1.F

O

velocidade mais alta. Atentar para que, nesse ca- so, veículos vindos por trás e outros condutores não sejam colocados em perigo → .

Uma camada de sal sobre os discos de freio e so-

bre as pastilhas de freio retarda o efeito de fre-

nagem e aumenta a distância de frenagem. Quando não tiverem ocorrido frenagens em ruas com camadas de sal por um período prolongado, será necessário raspar a camada de sal por meio de frenagens cautelosas → .

Corrosão nos discos de freio e sujeira nas pasti-

lhas de freio são favorecidas por períodos longos de parada, pouco desempenho de rodagem e bai- xa demanda. Em caso de pouca demanda das pastilhas do freio, bem como na existência de corrosão, a Volkswagen recomenda limpar os dis- cos de freio e as pastilhas do freio por meio de diversas freadas a partir de velocidades mais al- tas, sempre respeitando o limite de velocidade imposto pelo local e a condição de dirigibilidade do momento (por exemplo, pista molhada ou se- ca, condução noturna ou diurna). Atentar para que, nesse caso, veículos vindos por trás e outros condutores não sejam colocados em perigo → .

Avaria do sistema de freio

Quando o veículo não frear mais como usualmen- te (aumento súbito da distância de frenagem), é possível que um circuito do freio esteja falhando. Isso será indicado pela luz de advertência  e eventualmente por uma mensagem de texto. Procurar imediatamente uma Concessionária Volkswagen ou uma empresa especializada para eliminar o dano. Durante o trajeto, conduzir em baixa velocidade e se preparar para distâncias maiores de frenagem e para uma pressão maior no pedal.

Servofreio

O servofreio funciona somente com o motor em funcionamento e amplifica a pressão do pedal que o condutor exerce sobre o pedal do freio. Quando o servofreio não funcionar ou o veículo for rebocado, o pedal do freio deverá ser pisado com mais força, pois a distância de frenagem au- mentará em razão da falta da assistência à força de frenagem → .

ATENÇÃO

Pastilhas de freio novas não têm inicialmente o efeito de frenagem ideal.

● Pastilhas de freio novas ainda não possuem o efeito de frenagem total nos primeiros 300 km de utilização e precisam ser “amaciadas”. Nesse caso, um efeito de frenagem reduzido pode ser aumentado aplicando-se mais pres- são sobre o pedal do freio.

● Para reduzir o risco de acidentes, ferimentos graves e a perda do controle do veículo, de- ve-se conduzir de forma especialmente cui- dadosa com pastilhas de freio novas. ● Durante o período de amaciamento das pas-

tilhas de freio novas, nunca se aproximar de- mais de outros veículos ou gerar situações de condução que resultem em uma solicitação elevada do freio.

ATENÇÃO

Freios superaquecidos reduzem o efeito de fre- nagem e aumentam muito a distância de frena- gem.

● Na condução em declives, os freios são soli- citados de forma considerável e se aquecem rapidamente.

● Antes de percorrer um trecho mais longo com declives acentuados, diminuir a veloci- dade, mudar para uma marcha mais baixa ou selecionar uma posição de marcha mais bai- xa. Assim, é possível aproveitar o efeito de frenagem do motor por completo e o freio é aliviado.

● Spoilers dianteiros que não sejam de série ou que estejam avariados podem restringir a ali- mentação de ar dos freios e causar o supera- quecimento dos freios.

ATENÇÃO

Freios molhados ou congelados ou freios com sal freiam mais tarde e aumentam a distância de frenagem.

● Experimentar os freios com testes cautelo- sos.

● Secar sempre os freios por meio de algumas frenagens cautelosas e mantê-los livres de gelo e de sal quando as condições de visibili- dade, climáticas, da pista e do trânsito per- mitirem.

ATENÇÃO

A condução sem servofreio pode aumentar bas- tante a distância de frenagem e, assim, causar acidentes e ferimentos graves. 

● Nunca deixar o veículo rodar com o motor desligado.

● Quando o servofreio não funcionar ou o veí- culo for rebocado, o pedal do freio deverá ser pisado com mais força, pois a distância de frenagem aumentará em razão da falta da assistência à força de frenagem.

NOTA

●Nunca deixar os freios “deslizarem” com uma pressão leve no pedal quando não for realmen- te necessário frear. Pressão constante sobre o pedal do freio causa um superaquecimento dos freios. Isto pode diminuir bastante o de- sempenho de frenagem, aumentar a distância de frenagem e, sob certas circunstâncias, cau- sar a falha total do sistema de freio.

●Antes de percorrer um trecho mais longo com declives acentuados, diminuir a velocidade, mudar para uma marcha mais baixa ou selecio- nar uma posição de marcha mais baixa. Assim, é possível aproveitar o efeito de frenagem do motor por completo e o freio é aliviado. Caso contrário, o freio pode se superaquecer e, pos- sivelmente, falhar. Utilizar os freios somente quando necessário para diminuir a velocidade ou parar.

Quando as pastilhas do freio dianteiras fo- rem verificadas, as pastilhas do freio trasei- ras também devem ser verificadas simultanea- mente. A espessura de todas as pastilhas do freio deve ser verificada visual e regularmente, inspe- cionando-se as pastilhas do freio pelas aberturas das rodas ou a partir da parte inferior do veículo. Quando necessário, desmontar as rodas para po- der realizar uma verificação completa. Para isso, a Volkswagen recomenda as Concessionárias

Volkswagen. 

Conduzir com o veículo carregado

No documento Manual de instruções. Fox (páginas 99-101)