• Nenhum resultado encontrado

7.3 Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

a) características do processo de produção

1) Varejo

Produção Própria

Responsável pela divisão industrial do grupo, a Guararapes possui dois pólos industriais, um em Fortaleza/CE e outro em Natal/RN. A fábrica localizada em Natal ocupa uma área de 150 mil m² e é responsável pela produção de malha e por parte da confecção. Já a unidade de Fortaleza/CE é responsável pela confecção de jeans e camisaria, e ocupa uma área de 60 mil m².

O desenvolvimento de peças mais modais reflete o objetivo da Companhia de atender às exigências de suas consumidoras através de produtos mais elaborados desenvolvidos de acordo com a real necessidade da Riachuelo.

O modelo integrado propicia vantagens garantindo um abastecimento contínuo e eficiente por parte da Guararapes, que intensificou sua participação nas vendas da Riachuelo através do direcionamento de 100% de sua produção à Riachuelo a partir de setembro de 2008.

Características do processo

Produção de camisas, calças e outras confecções

O processo de industrialização atualmente é constituído por pequenos grupos de produção. O sistema visa agilizar e flexibilizar o processo produtivo, reduzindo o tempo de fabricação e melhorando a qualidade.

O modelo funciona da seguinte forma:

Preparação: Inicia-se com o corte do tecido em lotes, refilamento e numeração peça a peça, por atados com referência dos produtos, o que assegura uma perfeita montagem de tamanhos, cores e modelos.

Distribuição: As peças são remetidas à área de distribuição onde são separadas em atados e incorporados os demais aviamentos, necessários à sua efetiva confecção e, em seguida, remetidas aos grupos de produção.

Costura: Efetivada por pequenos grupos com equipamentos suficientes para entregar a quantidade de corte recebida em até 2 dias úteis. Esses grupos são constituídos de 9 a 33 pessoas, conforme o tipo de peça que serão confeccionadas.

Acabamento: Nesta fase, os produtos passam por um acabamento final que consiste na colocação de botões, rebites e outros acessórios, passando ainda, por uma limpeza geral, onde são retirados excessos de linha. Esse trabalho também é feito pelo próprio grupo de costura.

Engomado: Constituído por colaboradores do setor que cuidam das peças e em seguida encaminham à embalagem. Esta última fase do processo produtivo consiste na colocação de alfinetes, cartões de referência nos produtos, acondicionamento em sacos plásticos e caixas e colocação de etiqueta de código de barra, para remessa aos clientes.

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

Produção de malha

O processo de produção de malhas constitui-se de três setores distintos, de acordo com o tipo de malha; ou seja, malharia circular, malharia retilínea e malharia Kettensthull.

Inicia-se o processo pela alocação da matéria-prima para os respectivos setores, de acordo com a necessidade de cada modelo.

Uma vez produzido o lote correspondente, inicia-se o processo de tinturaria e acabamento. Neste setor a malha toma sua cor definitiva, utilizando máquinas específicas, de acordo com a fibra a ser processada.

Após confirmada a solidez e tonalidade da cor, executa-se o processo de amaciamento e termo de fixação da fibra, garantindo o toque macio, reduzindo o encolhimento residual para padrões aceitáveis. Em seguida, a malha é transferida para o setor de confecção, onde a peça final é confeccionada.

Produtos de terceiros

Além da produção própria, a empresa trabalha com produtos acabados de fornecedores nacionais e internacionais. Este modelo permite buscar a melhor opção entre o que deve ser produzido pelas unidades fabris próprias, comprar de fornecedores locais ou através da importação de produtos.

A companhia conta com uma equipe de Controle de Qualidade e Conformidade, que busca garantir o padrão dos produtos ofertados em suas lojas.

2) Serviços e Produtos Financeiros

A Midway Financeira S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento é responsável pelas operações de financiamento aos consumidores dos produtos e serviços financeiros, buscando os recursos financeiros mais adequados para o suporte de tais transações. O grupo oferece aos seus clientes, além das operações de Vendas com juros, empréstimo pessoal, Saque Fácil, três tipos de seguros (Desemprego, Residencial e Acidentes pessoais), três tipos de assistências (Residencial, Veículos e Odontológica) e ainda um produto para proteção do cartão. A partir de 2010, a companhia passou a oferecer o cartão embandeirado aos seus clientes em parceria com as bandeiras Visa e Mastercard.

b) características do processo de distribuição

1) Varejo

A Transportadora Casa Verde – TCV – é responsável por parte da logística do grupo e, devido aos investimentos realizados nos últimos anos, principalmente em tecnologia, é capaz de entregar regularmente os produtos fabricados pela Companhia para as Lojas Riachuelo de forma bastante eficaz. Para suportar todo o processo logístico, a Companhia conta com três centros de distribuição localizados em Guarulhos/SP, Natal/RN e Manaus/AM.

2) Serviços e Produtos Financeiros

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

c) características dos mercados de atuação, em especial:

i. participação em cada um dos mercados e ii. condições de competição nos mercados

A Riachuelo encerrou 2013 com 212 lojas em operação, totalizando 490,0 mil m² em área de vendas. O mapa a seguir demonstra a distribuição das lojas entre as diferentes regiões geográficas do país. A Companhia não exporta seus produtos.

O posicionamento de mercado da Riachuelo trabalha o conceito de popularização da moda, oferecendo para as diversas classes sociais todos os atributos da moda a preços competitivos, com o intuito de atrair o consumidor do mercado informal para o formal, além de disponibilizar condições de pagamento específicas para o nível de renda de seus clientes.

A Riachuelo possui como mercado-alvo os segmentos de renda C e D uma vez que aproximadamente 75% de seus 23 milhões de clientes possuem renda mensal de até R$1 mil. A melhora do cenário macroeconômico verificado no decorrer dos últimos anos aumentou o poder de compra de uma parcela significativa da população que também passou a ser beneficiada por programas sociais desenvolvidos pelo governo, principalmente nas regiões Nordeste e Norte, onde a Companhia possui um forte apelo de marca.

O mercado de varejo de moda brasileiro é muito fragmentado. Estima-se que os cinco principais players possuem juntos, menos de 10% de Market share enquanto a maior parte do mercado ainda pertence à informalidade.

S: 24 LOJAS PR: 12 Lojas RS: 8 Lojas SC: 4 Lojas

212 lojas: 25 estados e Distrito Federal

N: 14 LOJAS AM: 5 Lojas PA: 5 Lojas TO:1 Loja AC:1 Loja AP:1 Loja RO:1 Loja CO: 23 LOJAS DF: 7 Lojas GO: 9 Lojas MS:5 Lojas MT:2 Lojas SE: 102 LOJAS ES: 5 Lojas MG: 14 Lojas RJ:19 Lojas SP:64 Lojas NE: 49 LOJAS AL: 5 Lojas BA: 11 Lojas CE:8 Lojas MA:4 Lojas PB:3 Lojas PE:9 Lojas PI: 3 Lojas RN:4 Lojas SE:2 Lojas

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

d) eventual sazonalidade

1) Varejo

O mercado de varejo apresenta forte sazonalidade entre os trimestres, onde as datas comemorativas e feriados nacionais, tais como Natal e Dia das Mães impulsionam as vendas. Há também a sazonalidade regionalizada, onde algumas regiões são mais sensíveis às estações do ano e seus respectivos climas, principalmente o inverno.

2) Produtos e Serviços Financeiros

Os Produtos e Serviços Financeiros não apresentam a mesma sazonalidade do varejo.

e) principais insumos e matérias primas, informando:

As nossas principais matérias primas e insumos são tecido plano, malha, fios, linhas, botões e zíperes.

i. descrição das relações mantidas com fornecedores, inclusive se

estão sujeitas a controle ou regulamentação governamental, com indicação dos órgãos e da respectiva legislação aplicável

Atualmente as principais matérias-primas como tecido plano e malhas diferenciadas estão sendo importadas através do escritório localizado em Shangai. Os índigos e os fios são adquiridos no mercado nacional através de diversos fornecedores.

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

ii. eventual dependência de poucos fornecedores

A Companhia conta com mais de mil fornecedores entre nacionais e internacionais. Os critérios de escolhas dos fornecedores levam em conta: preço, qualidade, prazo de entrega e a sua situação financeira.

iii. eventual volatilidade em seus preços

Devido a fatores alheios ao nosso controle, tais como regulamentações e políticas governamentais, condições econômicas nacionais ou internacionais, inflação e outros fatores macroeconômicos, nossos fornecedores poderão aumentar o preço de suas mercadorias.