• Nenhum resultado encontrado

4.1. Conceito

O artigo 313-A do Código Penal foi inserido pela Lei nº 9.983/2000, sendo conhecido também como “peculato eletrônico”.

Consiste na conduta de inserir ou facilitar, o funcionário autorizado, a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administração Pública com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano.

4.2. Objetividade jurídica

O bem jurídico tutelado é a Administração Pública, no que diz respeito à regularidade dos sistemas informatizados ou bancos de dados.

4.3. Objeto material

São os dados, falsos ou corretos, consistentes nas informações pertencentes à Administração Pública, as quais constam ou devam constar nos sistemas informatizados ou bancos de dados.

Sistema informatizado é o conjunto de elementos, materiais ou não, coordenados entre si, que funcionam como uma estrutura organizada, tendo a finalidade de armazenar e transmitir dados, usando tecnologia em computadores. Pode significar uma rede de computadores ligados entre si, por exemplo, que transmitem informações uns aos outros, permitindo que o funcionário de uma repartição tome conhecimento de um dado, levando-o a deferir o pagamento de um benefício ou eliminar algum que esteja sendo pago.

33

Banco de dados é a compilação organizada e inter-relacionada de informes, guardados em um meio físico, com o objetivo de servir de fonte de consulta para finalidades variadas, evitando-se a perda de informações financeiras ou relacionadas, por exemplo, a pessoas, lugares, coisas, serviços, etc.

A diferença existente entre o sistema informatizado e o banco de dados é que o primeiro sempre se relaciona aos computadores, enquanto o segundo pode ter, como base, arquivos, fichas e papéis não relacionados à informática.

4.4. Conduta típica

Trata-se de crime de tipo misto alternativo, ou crime de ação múltipla ou de conteúdo variado. Isso significa que, se duas ou mais condutas descritas no tipo forem praticadas no mesmo contexto fático, incidirá crime único, não havendo, portanto, concurso de crimes.

Embora descreva quatro verbos nucleares (inserir; facilitar a inserção; alterar; excluir), convém seja a análise fracionada, contemplando duas hipóteses: a) inserir ou facilitar a inserção de dados falsos; b) alterar ou

excluir indevidamente dados corretos.

a) inserir ou facilitar a inserção de dados falsos

Inserir significa introduzir, colocar, adicionar, fazer com

algo seja colocado em determinado lugar. Facilitar a inserção tem a conotação

de contribuir, tornar mais fácil a atividade de alguém inserir algo em determinado lugar.

Nessa primeira hipótese, o funcionário público insere

diretamente dados falsos no sistema informatizado ou no banco de dados, ou

adota providências para facilitar a inserção de dados falsos por terceira pessoa. Imaginemos, por exemplo, que um auditor-fiscal com acesso autorizado ao sistema de informática da Receita Federal, inseriu dados falsos no banco de dados daquele órgão, realizando compensação ilícita de débitos de várias empresas, de modo a obter vantagem indevida para si e

34 também para diversos empresários. Nessa situação, o auditor-fiscal responderá pelo crime de inserção de dados falsos em sistema de informação.

Outro exemplo: Considere que Wilson, servidor público lotado no INSS, tenha inserido nos bancos de dados dessa autarquia informações falsas a respeito de Rodrigo, o que possibilitou a este receber quantia indevida a título de aposentadoria. Nessa situação hipotética, Wilson praticou o crime de inserção de dados falsos em sistema de informação.

O Superior Tribunal de Justiça considerou a incidência do delito do artigo 313-A do Código Penal na conduta de funcionário autorizado, que, auxiliado por outros agentes, inseriu dados falsos no sistema informatizado do INSS com o fim de obter o benefício do INSS (vantagem indevida) para clientes de escritório de advocacia.7

Também caracteriza o crime previsto no artigo 313-A do Código Penal a conduta do funcionário público autorizado, que deixa, conscientemente, o seu computador funcional logado com o intuito que terceira pessoa inseria os dados falsos no sistema informatizado.

Nessa primeira hipótese, o funcionário público insere diretamente dados falsos no sistema informatizado ou no banco de dados, ou providencia mecanismos para facilitar a inserção de dados falsos por terceira pessoa.

b) Alterar ou excluir indevidamente dados corretos.

Nesse modo de execução do delito, a conduta do

funcionário público consiste em alterar ou excluir dados corretos constantes no

sistema informatizado ou no banco de dados. Alterar significa modificar, trocar,

mudar. Excluir, por sua vez, significa suprimir, eliminar, apagar.

É o caso do funcionário público municipal, responsável pelo banco de dados eletrônico da dívida ativa que exclui, todas as certidões da dívida ativa que existiam em nome de determinada empresa.

7

35 Imaginemos, ainda, a conduta do funcionário público autorizado que altera dados inseridos no sistema informatizado, para que passasse a constar valor menor de tributo efetivamente devido, com o intuito de beneficiar o contribuinte.

4.5. Sujeito ativo

Trata-se de crime próprio ou especial, já que exige do sujeito ativo a qualidade de funcionário público. E, no caso, não basta ser funcionário público. Conforme expressa disposição do artigo 313-A do Código Penal, o sujeito ativo deve ser funcionário público autorizado, ou seja, aquele com atribuição específica para manejar o sistema informatizado ou banco de dados da Administração Pública, mediante a utilização de senha ou qualquer outro mecanismo que revele restrição de acesso aos demais funcionários públicos ou público em geral.

É possível que o particular seja coautor ou partícipe desse crime, uma vez que a qualidade de funcionário público, a despeito de possuir caráter pessoal, é elementar do crime de inserção de dados falsos em sistema de informações, comunicando-se, portanto, aos demais agentes, conforme prevê o artigo 30 do Código Penal.

Documentos relacionados