• Nenhum resultado encontrado

Eléctrica

Na área das instalações eléctricas, o decreto de lei n.º 226/2005, de 28 de Dezembro, estabeleceu que as Regras Técnicas das Instalações Eléctricas de Baixa Tensão – RTIEBT – são aprovadas por portaria do ministro que tutela a área da economia, sob proposta do director-geral de Geologia e Energia.

As RTIEBT definem assim um conjunto de normas de instalação e de segurança a observar nas instalações eléctricas de utilização em baixa tensão.

Como a legislação do sector eléctrico não contemplava expressamente os requisitos para a ligação das infra-estruturas eléctricas à rede do SEP, Sistema Eléctrico de Serviço Público, a Direcção Geral de Geologia e Energia necessitou de analisar com as entidades envolvidas (ANIIE – Associação Nacional Inspectora de Instalações Eléctricas e os distribuidores vinculados), um conjunto de regras que, dentro do enquadramento legal aplicável, respondam, quer às necessidades dos promotores, quer às preocupações destas entidades no que se refere à regulamentação técnica e de segurança aplicáveis (74).

Na tabela seguinte estão considerados os decretos de lei e portarias relacionados com as instalações de distribuição de energia eléctrica.

150

Tabela A1 – Legislação relativa a instalações de distribuição de energia eléctrica.

Documento Assunto Descrição/Observações

Decreto de lei N.º 226/2005 de 28 de Dezembro

Aprovação das regras técnicas das instalações eléctricas de baixa tensão

Estabeleceu que as Regras Técnicas das Instalações Eléctricas de Baixa Tensão são aprovadas por portaria do ministro que tutela a área da economia, sob proposta do director- geral de Geologia e Energia. Portaria N.º 949-A/2006 de 11

de Setembro

Aprova as Regras Técnicas das Instalações Eléctricas de Baixa Tensão

(RTIEBT)

As RTIEBT é a legislação que substituiu no ano 2006 os regulamentos RSIUEE e RSICEE (75).

Decreto Regulamentar N.º 31/83 de 18 de Abril

Estatuto do Técnico Responsável por instalações eléctricas de serviço

particular

Estabeleceu que, podiam ser técnicos responsáveis os engenheiros electrotécnicos, os engenheiros técnicos da especialidade de electrotecnia, bem como os electricistas, desde que, todos eles, estivessem inscritos na Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Decreto de lei N.º229/2006 de 24 de Novembro

Altera o Decreto Regulamentar N.º 31/83 de 18 de Abril

Estabelece a inscrição dos técnicos responsáveis pelo projecto, execução e exploração de instalações eléctricas na entidade da administração pública central. Decreto de Lei N.º272/92 de 3

de Dezembro

Estabelece normas relativas às associações inspectoras de instalações

eléctricas

As associações inspectoras de instalações eléctricas têm como objectivos prioritários melhorar a qualidade e a fiabilidade das instalações eléctricas e aumentar a segurança das pessoas e bens. Decreto de Lei N.º101/2007 de

2 de Abril

Altera o Decreto de Lei N.º272/92 de 3 de Dezembro

Procedeu-se a uma classificação das instalações eléctricas de serviço particular simplificada, reduzindo- se as anteriores cinco categorias para três tipos.

Guia Técnico de Instalações eléctricas estabelecidas em

condomínios fechados

Rede particular de distribuição de energia eléctrica em baixa tensão e

instalação de iluminação exterior

O presente Guia-Técnico destina-se a estabelecer os princípios orientadores e as regras gerais a que devem obedecer o projecto, a execução e a entrada em exploração das infra-estruturas eléctricas estabelecidas em propriedade privada (condomínios fechados).

151

Gás Natural e GPL (gás de petróleo liquefeito)

No que diz respeito às instalações de distribuição de gás natural e GPL, existe em Portugal uma legislação bastante complexa e exigente quanto a instalações, redes e ramais de distribuição, equipamentos sob pressão, armazenamento, entidades inspectoras, entidades instaladoras, instrumentos de medição, urbanização e edificação etc. Na tabela seguinte são referidos alguns decretos de lei e portarias que o autor achou mais relevantes no âmbito do tema da dissertação.

Tabela A2 – Legislação relativa a instalações de gás natural e GPL.

DOCUMENTO ASSUNTO DESCRIÇÃO/OBSERVAÇÕES

Instalações de gás

Decreto de lei N.º 232/90 de 16 de Julho

Projecto, construção, exploração e manutenção de sistemas de abastecimento do gás canalizado

Estabelece os princípios a que deve obedecer o projecto, a construção, a exploração e a manutenção do sistema de abastecimento dos gases combustíveis canalizados. Decreto de lei N.º521/99 de 10 de Dezembro Projecto de construção, ampliação ou reconstrução de instalação de gás e inspecções

Estabelece as normas a que ficam sujeitos os projectos de instalações de gás a incluir nos projectos de construção, ampliação ou reconstrução de edifícios, bem como o regime aplicável à execução da inspecção das instalações.

Portaria N.º361/98 de 26 de Junho

Aprova o Regulamento Técnico Relativo ao Projecto, Construção, Exploração e Manutenção das Instalações de Gás Combustível Canalizado em

Edifícios

Estabelece as condições técnicas a que devem obedecer o projecto, a construção e a exploração das instalações de gás combustível canalizado em edifícios habitados.

Portaria N.º 362/2000 de 20 de Junho

Inspecções e manutenção das redes e ramais de distribuição e

instalação de gás

Estabelece as regras aplicáveis aos procedimentos a que devem obedecer as inspecções e a manutenção das redes e ramais de distribuição e instalações de gás. Foi alterada pela portaria N.º690/2001de 10 de Julho.

152

Tabela A2 (cont.) – Legislação relativa a instalações de gás natural e GPL.

DOCUMENTO ASSUNTO DESCRIÇÃO/OBSERVAÇÕES

Redes e Ramais de distribuição de gás

Decreto de lei N.º 125/97 de 23 de Maio

Redes e ramais de distribuições alimentados com gases alimentados com gases combustíveis da 3ª família

Estabelece as disposições relativas ao projecto, à construção e à exploração das redes e ramais de distribuição alimentadas com gases combustíveis da 3ª família (GPL). Foi alterado pelo decreto de lei N.º389/2007 de 30 de Novembro. Portaria N.º 386/94 de 16 de Junho Projecto, Construção, Exploração e Manutenção de Redes de Distribuição de Gases

Combustíveis.

Aprova o Regulamento Técnico Relativo ao Projecto, Construção, Exploração e Manutenção de Redes de Distribuição de Gases Combustíveis. Revoga a Portaria 788/90, de 4 de Setembro e alterada pela portaria N.º690/2001de 10 de Julho.

Equipamentos sob pressão

Decreto de lei N.º90/2010 de 22 de Julho Regulamento de instalação, de funcionamento, de reparação e de alteração de equipamentos sob pressão

Revoga o decreto de lei N.º97/2000 de 25 de Maio

Portaria N.º460/2001 de 8 de Maio

Aprova o Regulamento de Segurança das Instalações de Armazenagem de Gases de Petróleo Liquefeitos (GPL) com capacidade até 200 m3, por recipiente.

Outros

Portaria N.º34/2007 de 8 de

Janeiro Contadores de Gás

Aprova o regulamento aplicável aos contadores de gás e dispositivos de conversão de volume para uso doméstico, comercial e das indústrias ligeiras. Portaria N.º 1532/2008 de 29 de

Dezembro

Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em

Edifícios (SCIE)

Aprova o Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em Edifícios (SCIE).

NP 1037 – Partes 1,2,3 e 4

Ventilação e evacuação dos produtos da combustão dos locais com aparelhos a gás

Defini as regras a que devem obedecer os sistemas de ventilação natural dos edifícios de habitação, de modo a que os mesmos cumpram a sua função nos seus múltiplos aspectos, como seja o funcionamento dos aparelhos a gás e a qualidade do ar interior.

153