• Nenhum resultado encontrado

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE – OS INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (IQEI) é um instrumento de autoavaliação da qualidade para instituições de Educação Infantil, realizados por meio de um processo participativo, envolvendo a escola e a família (BRASIL, 2009).

Este instrumento é inovador para a Educação Brasileira, resultante de um trabalho coletivo de diversos grupos, desenvolvido em todo o País. O Grupo Técnico foi composto por diferentes entidades, tais como: Ação Educativa; Avante Educação e Mobilização Social; Centros de estudos e Universidades de diferentes cidades; Fundações: Abrinq, Carlos Chagas, Orsa, Victor Civita; Institutos: Avisalá, Girassol, de Pesquisa Econômica Aplicada; Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil; Organizações: OMEP e a UNESCO; Uniões Nacionais dos Conselhos e dos Dirigentes Municipais de Educação; Todos pela Educação; Secretárias da Educação Básica, Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, do MEC e Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação (Seesp/MEC).

Neste instrumento, foram definidos sinalizadores que identificam aspectos importantes para avaliação da qualidade na Educação Infantil. Seu desenvolvimento foi realizado em sete oficinas. Os Indicadores foram testados em 22 instituições de Educação Infantil, sendo estas públicas, filantrópicas, comunitárias e particulares, em dez diferentes cidades, especificamente, em São Paulo, nas cidades de Bauru, Bebedouro e Ribeirão Preto (BRASIL, 2009).

De acordo com Campos e Silva (2009, p. 9) autoras que apresentam os Indicadores, esta ferramenta tem como objetivo auxiliar a comunidade escolar a encontrar seu próprio caminho na busca “de práticas educativas que respeitem os direitos fundamentais das crianças e ajudem a construir uma sociedade mais democrática”.

No entanto, a utilização dos Indicadores é voluntária, por se tratar de um processo de autoavaliação. O processo não visa à hierarquização das instituições de Educação Infantil, e sim, seu autoconhecimento em busca da melhoria da qualidade (BRASIL, 2009).

Os Indicadores é um instrumento flexível que podem ser aplicado de diversas formas. O documento sugere que seja discutido por toda a comunidade escolar, da seguinte forma: iniciando em pequenos grupos e finalizando em plenária. Os IQEI, conforme apresentado no anexo A, constituem-se por um instrumento composto por 26 indicadores divididos em sete dimensões:

1 Planejamento Institucional;

2 Multiplicidade de Experiências e Linguagens; 3 Interações;

4 Promoção da Saúde;

5 Espaços, Materiais e Mobiliários;

6 Formação e Condições de Trabalho das Professoras e demais Profissionais;

7 Cooperação e Troca com Famílias e Participação na Rede de Proteção Social.

Cada dimensão contém uma parte explicativa sobre, o que trata a dimensão, seguida da apresentação do indicador e de perguntas sobre o mesmo para sua avaliação. As questões presentes nos Indicadores variam de duas, no mínimo; a oito, no máximo. Os IQEI sugerem que as questões sejam avaliadas por meio da atribuição de cores. As cores sugeridas são: verde, quando a condição for atendida ou for boa; amarela, quando a condição for avaliada como mediana; e vermelha, quando a condição não for atendida ou estiver ruim. Ao final da dimensão, encontra- se um espaço para avaliação geral do indicador, como também para anotação dos pontos importantes discutidos na avaliação (BRASIL, 2009).

Ao término da avaliação de cada dimensão, a sugestão dos Indicadores é que as avaliações sejam compartilhadas em uma plenária. Nesta plenária, serão apresentadas as avaliações das dimensões, como também suas discussões. Após chegarem a uma visão comum em relação à qualidade da instituição, sugere-se que seja estabelecido um plano de ação que consiste no estabelecimento de metas, responsabilidades e prazos, após a detecção dos problemas apontados pela avaliação (BRASIL, 2009).

Quanto ao uso dos Indicadores apesar de voluntário, é sugerido que:

seja utilizado a cada um ou dois anos, pois tão importante quanto a avaliação da qualidade da instituição de educação infantil pela comunidade é o processo de acompanhamento dos resultados, dos limites e das dificuldades encontradas na implementação do plano de ação. É importante que o uso dos indicadores seja visto como um processo pelo qual a instituição de educação infantil passa, e não como um evento que só ocorre nos dias de avaliação e planejamento. Para tanto, é importante que sejam definidos os responsáveis por esse acompanhamento (BRASIL, 2009, p.29).

Para o desenvolvimento do presente estudo, foi realizada uma adaptação do instrumento apresentado, utilizando-se o critério de seleção similar ao aplicado na pesquisa realizada por Menegasso (2005).

O referido trabalho trata da análise semântica e contextual dos termos referentes a inclusão, na escala ITERS-R, detalhada anteriormente. O critério de seleção utilizado pela pesquisadora foi com base nos termos relacionados à inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. No estudo, dos 39 itens

pertencentes à escala, 12 referiram-se à inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais.

O mesmo processo de seleção foi utilizado, com base nas expressões, tais como: pessoas ou crianças com deficiência, pessoas ou crianças com necessidades educacionais especiais, especializado e Educação Especial. Foram destacadas 15 questões, distribuídas nos 26 indicadores presentes no instrumento, conforme destacado no anexo A.

A fim de especificar o foco do presente estudo, de acordo com a linha de pesquisa do programa, à qual este trabalho vincula-se que se refere às Políticas e Formas de Atendimentos: campos de atuação, programas, procedimentos, recursos, e intervenções especializadas abrangendo, prioritariamente, os campos da Educação, Saúde, Seguridade Social e Trabalho, foram selecionadas somente as questões que se referiam à expressão “criança com deficiência”. Dentre as 15 questões, dez delas continham a expressão citada. Conforme é apresentado nos dados do Quadro 1.

Quadro 1: Questões a Respeito da Criança com Deficiência – IQEI

1. As professoras promovem a participação das 4)*!18!( 4 . +':*4*A14*! em todas as atividades do cotidiano?

2. As 4)*!18!( 4 . +':*4*A14*! recebem atendimento educacional especializado – AEE quando necessitam?

3. As professoras organizam espaços, brincadeiras e materiais acessíveis de modo a favorecer a interação entre as 4)*!18!( 4 . +':*4*A14*! e as demais crianças?

4. Os espaços e equipamentos são acessíveis para acolher as 4)*!18!( 4 . +':*4*A14*!, de acordo com o Decreto-Lei nº 5.296/2004?

5. Há mobiliários e equipamentos acessíveis para 4)*!18!( 4 . +':*4*A14*!?

6. Há livros e outros materiais de leitura, brinquedos, materiais pedagógicos e audiovisuais adequados às necessidades das 4)*!18!( 4 . +':*4*A14*!?

7. As professoras são orientadas e apoiadas na inclusão de 4)*!18!( 4 . +':*4*A14*!? 8. As professoras conhecem os livros acessíveis para 4)*!18!( 4 . +':*4*A14*!?

9. Os familiares das 4)*!18!( 4 . +':*4*A14*! são bem acolhidos e conhecem o direito de seus filhos à educação?

10. A instituição encaminha para a sala de recursos multifuncionais as 4)*!18!( 4 . +':*4*A14*!

que necessitam de atendimento educacional especializado? Fonte: Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009).

D K

Considerando-se o objetivo do presente estudo, o método possui uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Bogdan e Biklen (1994) descrevem que a essência da pesquisa qualitativa tem cinco características: a) o ambiente natural como fonte direta, tendo o investigador como seu principal instrumento de busca de dados; b) o caráter descritivo dos dados recolhidos; c) o interesse do investigador pelo processo em si, mais do que pelos resultados; d) a análise dos dados por meio de forma indutiva; e) o interesse do investigador em tentar compreender o significado que os participantes atribuem às suas experiências.

Documentos relacionados