• Nenhum resultado encontrado

O instrumento de pesquisa – questionário – é estruturado e fechado conforme apresentado no APÊNDICE A. Para cada situação proposta ao respondente apresenta-se uma escala de três pontos, na qual o mesmo opta, ao analisar sua empresa como um todo, por aquela que mais descreve sua organização, sendo cada assertiva classificada como fortemente descritiva (F), moderadamente descritiva (M) e fracamente descritiva (Fr).

O questionário é composto por três seções. A primeira aborda aspectos relativos à postura declarada do gestor acerca do tema Gestão do Conhecimento. Na segunda seção trata-se da utilização de medidas e procedimentos relacionados à Gestão do Conhecimento. A terceira parte trabalha a temática da VCS a partir do Framework VRIO proposto por Barney (1991,1995). A estruturação das seções do instrumento visa responder ao problema de pesquisa e aos objetivos geral e específicos, conforme apresentado anteriormente.

As seções 1 e 2 do questionário foram embasadas no estudo desenvolvido por Bukowitz e Williams (2002)15, no qual é construído o Diagnóstico de Gestão do Conhecimento estruturado em dois processos: tático e estratégico. Para este trabalho utiliza-se somente a parte estratégica deste instrumento.

_________________________

O presente instrumento é composto em parte pela pesquisa de BUKOWITZ, W.; WILLIAMS, R. publicada no Manual de Gestão do Conhecimento. cap.’Diagnóstico de Gestão do Conhecimento’. pp. 41-46 pela Artmed Editora. Porto Alegre, 2002 cujos direitos de reprodução foram concedidos à mestranda Virginia Aparecida Castro para utilização em sua pesquisa no Programa de Mestrado em Administração da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia. Esta autorização é amparada pela Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98.15

94

O processo estratégico para Bukowitz e Williams (2002) busca alinhar a estratégia de conhecimento da organização com a estratégia geral de negócios, a partir de uma avaliação contínua, preocupando com o papel dos grupos e lideranças organizacionais específicas.

Este processo estratégico é projetado em três etapas descritas como ‘Avalie’, ‘Construa e Mantenha’ e ‘Descarte’. Na etapa ‘Avalie’ a organização define o conhecimento necessário em contraste com as necessidades futuras de conhecimento.

O passo ‘Construa e Mantenha’ assegura que o conhecimento organizacional futuro manterá a organização viável e competitiva. A etapa ‘Descarte’ refere-se ao exame do custo de oportunidade e fontes alternativas de valor, despojando o que não está mais criando valor.

Cada uma destas etapas é composta por 20 afirmações. Este questionário, em seu formato original, foi testado em organizações clientes da Price Waterhouse & Coopers (BUKOWITZ; WILLIAMS,2002).

Para esta pesquisa, o instrumento desenvolvido por Bukowitz e Williams (2002) foi adaptado, visando atender às necessidades deste estudo. Assim sendo, a primeira seção do questionário – situações (S) de 1 a 38 – busca cumprir o objetivo de detectar a postura declarada que os gestores das empresas pesquisadas possuem em relação ao tema Gestão do Conhecimento.

Para a constituição desta primeira seção utiliza-se uma mescla das assertivas propostas por Bukowitz e Williams (2002), com afirmações das etapas ‘Avalie’, ‘Construa e Mantenha’ e ‘Descarte’. As afirmações estão dispostas de maneira a atender os objetivos específicos, sendo ordenados de maneira diferente do original. Além disto, algumas assertivas tiveram alterações no texto original de forma a se adaptar ao foco deste trabalho.

Assim sendo, o texto da situação S7 foi alterado de “O nosso processo de desenvolvimento do produto inclui os nossos clientes explicitamente” para “O nosso

processo de desenvolvimento de produto/serviço inclui a opinião dos clientes explicitamente”.

Na situação S13 foi adaptado de “Empenhamo-nos para manter as pessoas que possuem capacidades indispensáveis para a missão“ para “Empenhamo-nos para manter as pessoas que possuem capacidades indispensáveis para cumprir a missão da empresa”.

A S19 foi alterada de “Tomamos decisões de despojamento de conhecimento baseadas na importância estratégica do capital intelectual e nas projeções financeiras” para “Tomamos decisões de descarte de conhecimento baseadas na importância estratégica do capital intelectual e nas projeções financeiras”.

Na situação S25 foi adaptado de “Despojamos o conhecimento de uma maneira planejada, deliberada” para “Descartamos o conhecimento de uma maneira planejada, deliberada”.

O texto da S30 foi alterado de “Quando despojamos ativos tangíveis, estamos conscientes dos componentes de conhecimento que eles contêm” para “Quando descartamos ativos tangíveis, estamos conscientes dos componentes de conhecimento que eles contêm”.

A segunda seção do questionário busca cumprir o objetivo de identificar a presença de medidas e procedimentos relacionados à Gestão do Conhecimento utilizada pelas empresas pesquisadas. Isto é coletado no questionário por meio das situações de 39 a 59 propostas ao respondente.

Para tanto se utiliza uma mescla das assertivas propostas por Bukowitz e Williams (2002), com afirmações das etapas ‘Avalie’ e ‘Construa e Mantenha’. As afirmações estão dispostas de maneira a atender os objetivos específicos por isto foram ordenados de maneira diferente do original.

Além disto, a situação S50 teve alteração no texto original de forma a se adaptar ao foco deste trabalho, sendo alterada de “A avaliação do capital intelectual é parte do

96

processo de mensuração do desempenho organizacional geral” para “A avaliação da gestão do conhecimento é parte do processo de mensuração do desempenho organizacional geral”.

A seção 3 do questionário é embasada no estudo desenvolvido por Barney (1991,1995), a partir do VRIO Framework – value, rareness, imitability and

organization –.

Esta seção busca cumprir o objetivo de verificar se o recurso conhecimento é visto como fonte de VCS na perspectiva RBV de acordo com o framewok VRIO. Assim, pretende-se verificar se os recursos e capacidades são valorosos, raros, imperfeitamente imitáveis/substituíveis e possuem suporte da organização.

A coleta destas informações se dá por meio das situações de 60 a 70, as quais foram desenvolvidas pela autora com base no estudo de Barney (1991,1995) e visam verificar cada item do VRIO Framework.