• Nenhum resultado encontrado

Instrumentos de análise – categorias de análise

Capítulo III Análise e tratamento de dados

1.2. Instrumentos de análise – categorias de análise

Procedemos à organização dos dados recolhidos em categorias e subcategorias de análise descrevendo cada uma delas. Em cada subcategoria foram incluídos um ou mais excertos de transcrições de pequenas sequências e referido o contexto em que foram produzidas de forma a que cada excerto pertença a essa categoria, que não possa ser em simultâneo incluído noutra, que seja adequado e pertinente, isto é, adaptado ao conteúdo dessa categoria (Bardin, 1986, p. 36).

As técnicas de análise de conteúdo são uma grande ajuda sobretudo para quem tem pouca experiência. De facto, para a maior parte das pessoas parece simples observar e interpretar o real, ou seja, o que se passa à sua volta mas é bem difícil para quem não esquece que nessa interpretação está espelhada, também, a sua experiência pessoal anterior, as suas ideias prévias, enfim, a sua subjetividade. Durante o desenvolvimento das atividades de intervenção pedagógica no âmbito deste projeto tornou-se ainda mais difícil abstrair, uma vez que temos consciência que somos observadores participantes mas, em simultâneo, somos alvo de observação direta. A análise de conteúdo e a necessidade de definir categorias e subcategorias de análise de dados exigiram muito esforço mas, permitiram reduzir a nossa subjetividade e, como diz Bardin, manter uma atitude de “vigilance critique” (ibidem, p. 27) da qual fomos tendo mais consciência à medida que foi necessário ver e rever tudo o material videogravado ou recolhido durante as sessões.

Grawitz, a propósito do estabelecer categorias, alerta-nos para o cuidado em fazê-lo pois estas não podem ser demasiado rígidas a ponto de não poderem incluir a complexidade do conteúdo nem demasiado superficiais que tudo lá caiba sem permitir distinguir os elementos de comunicação (1996, p. 562). O tempo investido na reflexão foi útil pois “la valeur d’une analyse de contenu dépend (…) du schéma d’analyse ou catégories et en définitive, de la concordance entre la réalité à analyser et ces catégories” (ibidem, p. 574). Por outro lado, esta autora também defende que não é muito conveniente criar demasiadas dimensões a ser observadas, uma vez que a ser assim torna-se necessária a criação de numerosas categorias, que evidentemente dispersam e tornam menos eficaz o trabalho do observador.

Nesta análise damos muita importância aos dados recolhidos por videogravação embora, como já referimos, conheçamos os limites desta técnica de registo que ainda assim, ela permite ver, rever e situar no tempo os excertos significativos que escolhemos.

O quadro seguinte identifica as categorias e subcategorias que selecionámos bem como a descrição de cada subcategoria. Este quadro ajuda-nos na análise da informação recolhida e no tratamento dos dados. É claro que estes dados estão interligados e tanto as categorias como as subcategorias não podem ser vistas isoladamente, elas fazem parte de um todo no qual o investigador se inclui.

Quadro IV – Categorias e subcategorias de análise Categorias Subcategorias Indicadores

C1 Desenvolvimento da SDL com base no jogo Sc1.1. A SDL recorrendo ao QIM

1. Estabelece correspondências imagem  Língua escrita/som.

2. Identifica o momento em que existe mudança de

língua oralmente/identifica a língua utilizada.

3. Estabelece corretamente sequências de acontecimentos.

Aplica os conhecimentos que adquiriu.

Sc1.2.

A SDL recorrendo a materiais manipuláveis

4. Estabelece correspondências imagem  Língua

escrita/som.

5. Estabelece corretamente sequências de acontecimentos.

Aplica os conhecimentos que adquiriu.

C2 Desenvolvimento

de competências sociais

Sc2.1.

Respeito pelo espaço do outro

1. Não invade o espaço do outro, nem muda de lugar

sem autorização.

Sc2.2.

Cumprimento de regras

2. Cumpre as regras combinadas para participação

oral nas atividades.

Sc2.3.

Respeito pelo outro

3. Aceita o outro com as suas diferenças e

especificidades, respeitando-as.

Sc2.4.

Reação das crianças às atividades

4. Manifesta-se por gestos ou verbalmente mostrando o seu envolvimento no jogo.

C3 Desenvolvimento

da motricidade fina

Sc3.1.

Execução dos movimentos finos adequados que permitem utilizar as funções

do QIM

1. Clica e arrasta palavras ou ferramentas para pontos

específicos do QIM. Treina a pega da caneta e desenha ou escreve no QIM.

Sc3.2.

Execução dos movimentos finos adequados que permitem utilizar as peças

dos jogos com materiais manipuláveis

2. Recorta imagens para preencher a biografia

linguística. Coloca peças em cartolina fazendo-as aderir com velcro ou blu tack. Treina a pega do lápis para desenho. Copia palavras.

A primeira categoria “Desenvolvimento da SDL com base no jogo” foi estabelecida por atender ao principal objetivo do nosso trabalho que pretende comparar a estratégia do jogo na SDL através de dois processos diferentes, recorrendo à utilização do QIM ou recorrendo aos mesmos jogos usando materiais manipuláveis, razão pela qual foram criadas duas subcategorias. As crianças do grupo ao qual se aplicou a estratégia jogo estão na faixa etária dos três aos cinco anos. Na fundamentação teórica deste trabalho já se explicou porque entendemos ser muito importante iniciar a SDL em idades precoces.

Esta primeira categoria possibilita tirar ilações que são úteis na avaliação geral do projeto. No entanto, foi criada para permitir perceber qual era o grau de satisfação que os dois tipos de jogos QIM/materiais manipuláveis davam às crianças. Mas nesta categoria incluímos, também, a avaliação do impacto da SDL obtido após os jogos com o QIM comparativamente com a eficácia que se obtinha após a realização do mesmo jogo com material manipulável.

Entendemos ser importante criar a segunda categoria “Desenvolvimento de

competências sociais” que sendo uma das áreas de conteúdos das OCEPE, despertou a

nossa atenção pois, a nossa intervenção coincidiu com o início do ano letivo, altura em que começámos a ver que as crianças do grupo eram participativas e empenhadas mas verificámos que ainda não respeitavam algumas regras necessárias à convivência social na sala. De facto, esqueciam-se de colocar o dedo no ar pedindo permissão para intervir, falavam em simultâneo com outros colegas e nem sempre partilhavam voluntariamente os materiais. Sentimos, assim, necessidade de adaptar o nosso projeto trabalhando também as competências sociais.

A categoria “Desenvolvimento da motricidade fina” foi necessária dado que neste projeto as crianças tinham que utilizar as ferramentas do QIM e também as necessárias para trabalhar com material manipulável (lápis, pincéis, canetas, papel, blu tack, colas e tesouras) para jogar nas duas modalidades. Nesse sentido, houve a preocupação de treinar os movimentos finos necessários para a execução das tarefas que os jogos com o QIM implicavam, já que as crianças já estavam familiarizadas com os instrumentos para pintar escrever e jogar com materiais manipuláveis

Documentos relacionados