• Nenhum resultado encontrado

6.5 Síntese da análise comparativa

6.5.1 Integração entre MC e Inovação

A “Inovação Contínua” é a situação em que a MC e a Inovação estão intimamente relacionadas e estabelecem um papel de integração. Entende-se por integração a abordagem proposta por Kahn e Mentzer (1998) de que a integração interdepartamental pode ser desdobrada em interação e colaboração.

A interação está relacionada com a comunicação e troca de informações entre os departamentos, enquanto a colaboração está relacionada com uma relação contínua e interdependente, focada no alinhamento estratégico, em objetivos comuns, em sistemas de recompensas conjuntos e em espírito de equipe. Há ressalvas para a utilização desta definição para a integração entre MC e Inovação, por ser diferente de uma integração interdepartamental. A Inovação se estabelece em diferentes departamentos e a MC pode ocorrer com equipes multifuncionais em todas as áreas da organização.

As relações investigadas apresentam tanto aspectos de interação, reuniões e comunicação entre as equipes de MC e Inovação, como de colaboração, metas, objetivos e

projetos colaborativos. Os aspectos de interação e colaboração ficam evidentes pelas práticas e mecanismos de integração utilizados.

A integração entre MC e Inovação pode ser observada nas relações de 3 a 6. As relações 1 e 2 evidenciam a migração de técnicas e ferramentas para a melhoria da gestão do PDNP e para projetos de P&D&I, além disso não foram obtidos dados sobre essas relações, já que não estavam presentes em três das empresas estudadas. A integração entre MC e Inovação poderia ser mensurada pela seguinte função:

= (1) Sendo que para a função (1):

IC = Índice de integração;

= Peso para cada uma das relações;

= Nível de intensidade da presença da relação.

Cada relação pode ter peso diferente para a integração entre MC e Inovação, o que não foi abordado nesta Tese. O peso pode ser decorrente do porte da empresa, do setor econômico em que atua, entre outros. Além disso, outras relações, que não foram objeto de estudo, podem contribuir para a integração, tais como relações da dimensão “cultura organizacional”. Deve-se considerar que cada uma das relações tem mais de uma prática associada, devendo, portanto, ser observadas e mensuradas para auxiliar na definição do nível de intensidade de cada relação. Esta Tese objetivou identificar quais práticas mais influenciam cada relação, assim como os principais mecanismos de integração. Outros estudos precisam ser realizados para que o tema possa ser aprofundado e deve ser enfatizado que o nível de existência de cada relação depende também dos objetivos internos e das características externas, como, por exemplo, o mercado de atuação.

6.6 Fatores e mecanismos de integração

Para cada uma das relações foram identificados os principais mecanismos de integração entre MC e Inovação. Para as relações 1 e 2 não foi possível uma análise comparativa, já que apenas a empresa C apresenta tais relações. Para que a relação 1 na empresa C ocorra, foi apontada a existência de uma área de Excelência em Inovação, com pessoas treinadas em ferramentas e métodos de MC. Na relação número 2 enfatizam-se o treinamento e conhecimento em ferramentas e técnicas da MC por pessoas da área de P&D&I.

Para as relações de 3 a 6, que efetivamente refletem a integração entre MC e Inovação, identificaram-se os principais mecanismos de integração. Alguns mecanismos abordados na literatura não foram apontados pelas empresas como auxiliadores das relações. Estes são apresentados no Quadro 120. O Quadro mostra os principais Fatores Organizacionais (FO) investigados e os mecanismos de integração de cada um deles. O Quadro é um resumo dos mecanismos identificados para a integração entre MC e Inovação.

Quadro 120 - Avaliação comparativa dos mecanismos para as relações de MC de processos

FO Mecanismos A B C D E st ru tu ra

Utilização de estrutura organizacional matricial: com conexões entre as áreas funcionais e as equipes de projetos

de MC e de Inovação. Presente Presente Presente -

Realização de trabalho em equipes multifuncionais: o trabalho em equipe como forma de desenvolver projetos de MC e de Inovação, com a participação de pessoas de ambas

as áreas. Presente Presente Presente Presente

Existência de funções de articulação entre as áreas de MC e

de Inovação. - - - -

Rotação de cargos entre as áreas relacionadas com a MC e

com a de Inovação. - - - -

Participação em comitês de áreas relacionadas com a

Melhoria e com a Inovação. Presente Presente Presente Presente

G es tã o do Co nh ec im en

to Compartilhamento de práticas, ferramentas e técnicas entre

MC e Inovação. - - - -

Utilização de tecnologia e sistemas de informação para compartilhamento de informações de projetos, práticas e

ferramentas de MC e de Inovação. - - - Presente

Comunicação e reuniões entre as pessoas das áreas de MC e

de Inovação. Presente Presente Presente Presente

Compartilhamento de conhecimento de projetos anteriores de MC e de Inovação, envolvendo armazenamento,

recuperação e utilização de informações. Presente - - -

Cu

ltu

ra

Sistema de liderança e suporte da alta administração para

integração entre MC e Inovação. - - - -

Sistema de incentivo e recompensa integrado entre MC e

Inovação. - - - -

Abertura para ideias, sugestões e erros. - - - -

Compartilhamento de metas e objetivos entre MC e

Inovação. - Presente Presente -

Cultura de acesso entre MC e Inovação na organização. Presente - Presente -

O mecanismo “Cultura de acesso entre MC e Inovação” não havia sido identificado na literatura, assim como “Comitês com a participação de áreas relacionadas com a Melhoria e com a Inovação”. Porém, tais mecanismos foram indicados pelas empresas investigadas. As empresas A e C enfatizaram a cultura como forma de aproximação entre as pessoas das áreas de MC de processos e de Inovação de produtos e processos.

Os comitês e fóruns são utilizados por todas as empresas para a relação entre MC de processos e Inovação de processos, porque são fóruns da mesma área funcional, enquanto os comitês de Inovação de produtos envolvem várias áreas da empresa tais como marketing,

P&D e Desenvolvimento de Produto. Os comitês de Inovação de produtos, envolvendo a MC de produtos e processos, foram citados pelas empresas B e C.

De forma geral, os mecanismos mais enfatizados pelas organizações estão relacionados à estrutura organizacional. A realização do trabalho em equipes multifuncionais, estrutura matricial nos projetos de MC e de Inovação e comitês foram citados para as relações de 3 a 6.

Os resultados reforçam a forte relação entre os mecanismos da estrutura organizacional e a consistência das relações entre MC e Inovação, permitindo que os projetos e ações estejam integrados.

Ligados à gestão do conhecimento foram citados os mecanismos de reuniões e comunicação para troca de informações por todas as empresas, e, por apenas uma empresa, o sistema de informação para compartilhamento (empresa D) e o armazenamento e recuperação das informações (empresa A).

Os mecanismos de integração relacionados à cultura indicados foram o compartilhamento de metas e a cultura de acesso. Mecanismos como o sistema de liderança, incentivo e recompensa e abertura para ideias, apesar de auxiliarem a MC, não foram mencionados como auxiliadores das relações.

Os casos não têm o objetivo de generalização, apenas de observação da existência das relações e dos mecanismos de integração das mesmas. Análises podem ser feitas quanto às dificuldades encontradas pelas organizações nas relações e serão discutidas no próximo tópico.