• Nenhum resultado encontrado

Nos dias atuais onde vivemos com economias que não tem mais fronteiras, está cada vez mais importante que os países e suas empresas tenham grande diferencial em seus produtos, tendo sempre uma visão global. As empresas cada vez mais cedo estão se internacionalizando, não seguindo mais a forma gradual de internacionalização, citando como exemplo as Born Global que são o tema de pesquisa desse estudo.

Ao se internacionalizarem, as empresas estão expostas a uma pressão competitiva muito maior que no mercado local (STI/MDIC, 2009). As empresas ao terem um avanço tecnológico terão produtos mais inovadores, tendo vantagem sobre a concorrência, além do mais, tal avanço tecnológico acaba impactando na redução de custos de produção e de preços (STI/MDIC, 2008).

O mercado global é altamente competitivo e o acelerado desenvolvimento tecnológico torna o produto com o ciclo de vida muito menor, exigindo das empresas uma maior capacidade inovadora e rápida para desenvolverem produtos e serviços mais eficientes.

Portanto, a crescente integração de diferentes tecnologias torna a inovação cada vez mais arriscada e com maior custo (STI/MDCI, 2008).

A internacionalização se torna um meio das empresas enfrentarem toda essa situação, esse cenário desafiador para as empresas as torna muito mais ousadas, se aventurando no mercado internacional. As empresas internacionalizam cada vez mais suas atividades intensivas em conhecimentos e junto abrem seus processos de inovação para colaboração com parceiros externos, tendo como objetivo acessar novos conhecimentos e tecnologias de forma mais rápida.

Estes pontos foram identificados pelo relatório “Science, Tecnology and Industry Outlook 2008” (STI/MDCI, 2008), que trouxe as seguintes tendências no padrão mundial de pesquisa e desenvolvimento:

Crescimento em termos absolutos das atividades de P&D (pesquisa e desenvolvimento):

 Emergência dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) na área de ciência, tecnologia e

inovação;

 Significativa globalização das atividades de P&D&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação);

 Aumento de P&D no setor de serviços;

 Ênfase crescente em inovações não tecnológicas;

 Maior internacionalização e mobilidade de pessoas altamente qualificadas.

As empresas cada vez mais distribuem seus centros de P&D com o objetivo de conhecer as tendências do mercado local, acessar o conhecimento da região e buscar novas idéias e tecnologias (STI/MDCI, 2008). As empresas sabendo que seus clientes cada vez mais exigentes principalmente com a questão inovação têm conectado suas redes de com pessoas, instituições e empresas de diversos países (STI/MDCI, 2008).

4 MÉTODO

Neste capítulo serão apresentados os elementos metodológicos utilizados no desenvolvimento deste estudo.

Para a coleta dos dados se escolheu o método qualitativo, por se tratar de uma empresa e permitir que o entrevistado possa expor, com liberdade, seus progressos e inovações. Foi escolhido o estudo de natureza qualitativa, pois se esperava “Descobrir relações entre elementos e processos” (GONÇALVES; MEIRELLES, 2004).

A opção por um estudo com natureza qualitativa se mostrou oportuna e adequada aos objetivos propostos no estudo. Segundo Godoy (1995) um fenômeno pode ser mais bem compreendido no contexto em que ocorre e do qual é parte, devendo ser analisado numa perspectiva integrada. Para tanto, o pesquisador vai a campo buscando “captar” o fenômeno em estudo a partir da perspectiva das pessoas nele envolvidas, considerando todos os pontos de vista relevantes.

Como características básicas da metodologia qualitativa têm-se, segundo Godoy (1995): o ambiente natural é a fonte direta de dados, e o pesquisador é o instrumento fundamental; a pesquisa é descritiva; os pesquisadores tentam compreender os fenômenos a partir da perspectiva dos participantes; e pesquisadores não partem de hipóteses estabelecidas

a priori e sim de focos de interesses amplos.

Em relação à estratégia de pesquisa, foi realizado um estudo de caso com a empresa Imply Tecnologia. Escolheu-se esta empresa por ter as características fundamentais para ser considerada uma empresa Born Global, contribuindo assim para o objetivo do estudo. Outro critério foi o da disponibilidade, já que a empresa se dispôs a participar do estudo, permitindo o acesso à organização, o fornecimento de informações e a realização de entrevistas com o representante da empresa.

A opção por se fazer uma pesquisa do tipo “estudo de caso” também foi orientada pela essência do que compreende um estudo desse tipo. Segundo Yin (2005, p.32), “um estudo de caso é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos”.

Para o estudo, foram buscados dados de fontes primárias e secundárias. Dados primários foram obtidos através de entrevista realizada, e os dados secundários, de publicações, notícias, relatórios e site da empresa. Tal escolha encontra respaldo em Yin

(2005) que afirma ser razoável “corroborar os dados obtidos em entrevistas com informações obtidas através de outras fontes”. Portanto, a análise de dados secundários serve como estratégia para colaborar com as demais informações obtidas através da entrevista.

A entrevista foi o tipo semi-estruturada cujo roteiro se encontra no Apêndice 1, sendo que esse roteiro foi estabelecido com base na literatura pesquisada. Utilizou-se deste formato por permitir ao entrevistado, ao mesmo tempo em que abordasse os temas e assuntos relevantes ao objetivo da pesquisa, apresentasse suas opiniões e pontos de vista com relativa liberdade. Desta forma, a teoria apresentada no referencial teórico pôde ser questionada na entrevista, verificando assim o real conhecimento e a realidade da empresa com relação ao fenômeno Born Global.

A utilização de gravador não se fez necessário, o entrevistado optou por, ao mesmo tempo em que respondia a entrevista, ir mostrando todos os setores da empresa e realizando comentários, sendo assim, o pesquisador foi tomando nota de todos os pontos, procurando ser o mais fiel possível ao relato do entrevistado. Ao término da entrevista, teve início a revisão das anotações e complementação daquilo que havia sido anotado. A digitação para o meio eletrônico foi feita logo em seguida.

Por último, foi realizada análise e tratamento dos dados obtidos, para assim torná-los significativos e válidos. Esta análise consiste na interpretação dos dados brutos e comparação com a teoria que serviu como base para este estudo, que será apresentado no capítulo a seguir.

5 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

Neste capítulo serão apresentados os resultados obtidos, sendo que os dados estão divididos por seções: Características da empresa, perspectivas futuras, inovação, negócios internacionais, processo de internacionalização, internacionalização e inovação na Imply.

Documentos relacionados