• Nenhum resultado encontrado

PARTE 2. COMPONENTE TEÓRICA

1 INTRODUÇÃO

Ao iniciar esta pesquisa foi necessário buscar por informações básicas sobre o uso da actigrafia para determinação do gasto energético. Partindo desse ponto, surgiram demandas de conhecimento, tais como: identificar quais a melhores práticas de actigrafia para determinação de gasto energético, identificar os tipos de actígrafos utilizados nos estudos científicos, as principais situações de aplicação prática de actigrafia para determinação de gasto energético, dentre outras.

A partir daí, sentiu-se a necessidade de aprofundar tal busca por temas mais específicos, tais como os métodos de cálculo do gasto energético a partir dos resultados de actigrafia, e quais desses métodos seriam mais adequados para situações ocupacionais.

Para isso, utilizou-se de revisão sistemática em três etapas específicas que progrediram de acordo com essa evolução da trajetória de busca de informações e conhecimento. A primeira fase se deu por uma busca exploratória com o objetivo de ter uma visão panorâmica sobre o uso de actigrafia para determinação de gasto energético. Para isso foi feita a primeira etapa da revisão sistemática.

Com base nos resultados dessa primeira fase, identificou-se que uma das principais formas de cálculo de gasto energético por actigrafia são as equações específicas. Nessa fase levantou-se a hipótese de que seria possível avaliar as equações utilizadas e propor alguma contribuição a partir desse contexto, fosse com uma nova modelação ou pela compilação de equações já existentes através de técnicas de decisão que elegessem equações mais adequadas para situações específicas. Nessa etapa desenvolveu-se a segunda etapa da revisão sistemática abarcando a temática das equações de estimativa de gasto energético.

Entretanto, os estudos apontaram que no decorrer dos últimos anos a proposição de equações diminuiu e surgiram gradativamente proposições de regressão utilizando-se de técnicas de aprendizagem de máquina, com maior ênfase no número de proposições que utilizaram técnicas de redes neurais artificiais. Nessa fase foi desenvolvida a terceira etapa da revisão sistemática, abordando o uso de redes neurais para determinação de gasto energético.

Esse segundo bloco da tese apresenta as três revisões que representam a trajetória da evolução dessas buscas e da elaboração da hipótese principal da pesquisa.

A seguir são apresentados os objetivos e hipótese específicos do bloco, o capítulo 2 com um panorama geral sobre o uso de actigrafia para determinação de gasto energético, o capítulo 3 com uma revisão sobre equações de estimativa de gasto energético, o capítulo 4 sobre o uso de redes neurais para estimativa de gasto energético e o capítulo 5 com as principais conclusões do bloco.

Programa Doutoral em Segurança e Saúde Ocupacionais

34

1. Introdução

1.1 OBJETIVOS E HIPÓTESE DA COMPONENTE TEÓRICA

Objetivo geral da componente teórica

Obter um panorama do uso de actigrafia para determinação de gasto energético humano em contexto ocupacional.

Objetivos específicos da componente teórica

 Identificar as melhores práticas para avaliar o gasto energético do ser humano apontadas pela literatura, com o recurso às técnicas de actigrafia;

 Identificar os principais dispositivos de actigrafia utilizados nos estudos apresentados na literatura e suas respetivas regras de utilização;

 Identificar as principais variáveis utilizadas nos métodos de cálculo;

 Identificar e analisar os principais métodos de cálculo utilizados para determinação de gasto energético com possibilidade de aplicação em contexto ocupacional.

Hipótese da componente Teórica

O uso de actigrafia é uma alternativa viável para estimativa do gasto energético em situações ocupacionais.

1.2 ASPECTOS METODOLÓGICOS

As revisões sistemáticas aqui apresentadas foram elaboradas com inspiração no protocolo apresentado por Lucena et al. (2018), de acordo com os seguintes passos: identificação de estudos, triagem, elegibilidade (inclusão / exclusão), extração de dados, análise e apresentação de resultados.

Para as três revisões foram utilizadas combinações de termos-chave diferentes. As bases de dados eletrônicas acessadas foram as as mesmas para as três revisões, sendo elas: Academic Search Complete, Scopus, Science Direct, Web of Science, PubMed, e Informaworld by Francis & Taylor. Mas antes de escolhê-las foram testadas outras bases de dados e periódicos disponíveis no sistema de bibliotecas da FEUP. Entretanto, essas são as que fornecem resultados relevantes. A maior parte das bases de dados ignoradas forneceu resultado nulo para as buscas.

Tabela 4:Termos-chave utilizados nas revisões sistemáticas

Revisão Termos-chave

1 Capítulo 2: Um panorama sobre gasto energético e actigrafia

“Energy Expenditure” + “Actigraphy”

2 Capítulo 3: Equações de gasto energético “Energy Expenditure” + “Equation”

3 Capítulo 4: Gasto energético por redes neurais artificiais

“Energy Expenditure” + “Artificial Neural Network”

Não houve restrição de data de publicação para nenhuma das três revisões. Entretanto, utilizou-se filtros para as bases de dados em cada uma delas no intuito de diminuir o número de referências que não se equadravam nos critérios de elegibilidade bem como os resultados nulos.

Na primeira revisão, a que gerou um panorama sobre a estimativa de gasto energético por actigrafia, para a busca na Scopus e na Science Direct utilizou-se o filtro “Title, Abstract and keywords”, e para a PubMed aplicou-se o filtro “Title and Abstract”.

Na segunda revisão, sobre equações de gasto energético, utilizou-se o filtro “Title” em todas as bases de dados.

Na terceira revisão, tratando sobre gasto energético por redes neurais artificiais, para as plataformas Scopus e Science Direct utilizou-se o filtro “Title, Abstract and Keywords”. Na base de dados PubMed utilizou-se o filtro “Title and Abstract”. Nas demais não se utilizou filtro de busca.

Apesar de cada revisão ter critérios específicos de triagem, todos os estudos encontrados foram triados considerando os critérios comuns de serem artigos cujos idiomas de escrita sejam restritos a Inglês, Português, Espanhol e Francês.

Foram excluídas as referências e artigos que eram protocolos de estudo, editoriais, capítulos de livros, artigos de opinião, resumos, comunicações de congressos e conferências; artigos cujos textos estavam indisponíveis, artigos sobre determinação de gasto energético de animais, artigos sobre determinação de gasto de energia elétrica, artigos com populações abaixo de 18 anos de idade, ou seja, crianças e adolescentes, e artigos com populações acima de 65 anos de idade. Também foram excluídos estudos sobre comportamentos e hábitos durante o sono; e estudos com populações doentes, ou em condições especiais, tais como obesos e gestantes.