• Nenhum resultado encontrado

INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA 32

 

Esta área do estágio pedagógico previa a realização de um trabalho de investigação – ação, através da identificação de um problema da escola e consequente argumentação quanto à sua pertinência contextual. O trabalho desenvolvido nesta área viria a ser, no seu todo, realizado pelos professores estagiários em formato de trabalho de grupo.

Houve, desde de cedo, a preocupação do NE em conseguir encontrar um problema relevante na comunidade escolar e para o qual se tornasse pertinente a intervenção sobre o mesmo, com vista a elaborar e apresentar um conjunto de propostas que visassem a sua resolução. Um dos primeiros problemas que tivemos oportunidade de identificar, surgiu nas primeiras reuniões com o professor orientador – esse problema centrava-se na fiabilidade interobservadores, existente entre os professores de EF da escola no momento da recolha de informação.

Depois de identificado esse problema, o NE procedeu a um estudo alargado sobre essa temática. Assim, através de uma consulta dos planos de turma e avaliações de anos anteriores, foi possível verificar uma significativa discrepância em relação ao nível dos alunos entre o final de um ano letivo e o início de um novo ano. Além disso, verificou-se a ausência de qualquer grelha universal de registos para os professores de EF da escola, impedindo retirar uma otimização ao nível da uniformização dos registos obtidos durante as avaliações dos níveis de desempenho dos alunos. Como tal, e após conversas com os restantes professores do grupo de EF da escola, que concordaram com a existência de lacunas a esse nível, ficou definido o problema do nosso estudo.

Após a definição do tema, tornava-se importante identificar uma questão de partida - "Como preparar os professores de educação física para a recolha de informação no contexto da Escola Básica Dom Domingos Jardo?". Esta questão serviu de arranque para a formulação de um projeto, com vista a orientar todo o trabalho de investigação a desenvolver. Por forma a rentabilizar a construção desse projeto, e de acordo com o que é proposto pelo Guia de Estágio, decidimos articular o seu desenvolvimento com os trabalhos da disciplina de investigação educacional, lecionada ao longo do semestre deste curso de mestrado. Todavia, ao longo do desenvolvimento do trabalho, fomos sentindo necessidade de proceder a reajustes

Após essa reformulação, a questão de partida para este estudo passou a ser: “Existirá maior discrepância na observação dos professores quando cada professor recorre ao seu método individual de avaliação comparativamente à aplicação da grelha comum de registos com critérios de observação definidos?”. Tomando consciência da importância desta temática, estabelecemos como objetivo geral do nosso estudo (Anexo 21), procurar homogeneizar a informação que é recolhida entre os professores, tornando esta informação mais fiável para um planeamento mais cuidado e de acordo com o nível de cada aluno. Sobre os objetivos específicos do estudo, estes passaram por:

§ Verificar a coerência das avaliações aferidas pelos diferentes professores de EF da EBDDJ, considerando a classificação dos níveis dos PNEF em diferentes matérias abordadas;

§ Analisar a coerência das avaliações aferidas pelos diferentes professores de Educação Física da EBDDJ, em dois momentos distintos de observação; § Verificar a contribuição de uma grelha de registos comum a todos os

professores, integrando critérios de observação específicos de cada matéria, com vista a homogeneizar a recolha de informações entre os professores; § Propor um conjunto de sugestões metodológicas que pudessem contribuir

para a resolução do problema identificado.

O passo seguinte centrou-se na recolha de referências bibliográficas que pudessem sustentar o tema proposto. Neste aspeto, salienta-se o contributo oferecido pelas orientações dos professores da disciplina de Investigação Educacional, através do fornecimento de bibliografia que fomos utilizando no decurso do projeto. Além das orientações dos professores, foi igualmente importante o contacto com anteriores colegas que desenvolveram trabalhos semelhantes, inseridos nesta temática, e que partilharam algumas dicas úteis para a concretização do nosso projeto.

Segundo Comédias (2005), a incoerência de resultados que muitas vezes se verifica entre as avaliações de diferentes professores, poderá ser contornada com o estudo profundo dos níveis de especificação de cada matéria e treino de observação. O mesmo autor refere que a maior preocupação deve estar centrada nos observadores por estes apresentarem insuficiente domínio das matérias e critérios de avaliação, reduzido treino de observação e não acreditarem que a avaliação seja um elemento estruturante do processo ensino aprendizagem.

No seguimento da importância direcionada ao papel dos professores, enquanto observadores, Comédias (2004) refere um fenómeno conhecido por

solidão do professor – isto significa a existência de um trabalho demasiado

individualista, por parte do professor, em relação à componente avaliativa. Sendo este um aspeto que, naturalmente, acabará por ter enorme influência sobre a observação, e avaliação, do professor, deve haver antes um trabalho conjunto que promova a partilha de opiniões entre os professores e/ou a elaboração de grelhas de observação, e registo, comuns (em consonância com os critérios de avaliação estabelecidos pelo DEF), por forma a permitir que vários professores possam observar, de uma mesma forma, a situação a avaliar (Comédias, 2004).

Para o desenvolvimento deste projeto, decidimos recorrer a um total de 8 alunos (quatro alunos do sexo masculino e quatro alunos do sexo feminino), de uma turma do 7º ano de escolaridade (3º Ciclo). Estes alunos foram selecionados de forma aleatória em relação ao seu nível de desempenho na disciplina. Uma vez que o estudo visava a participação dos professores do grupo de EF da escola, à exceção dos professores estagiários responsáveis pela aplicação do trabalho, pretendeu-se que os alunos a observar pertencessem a uma das turmas dos professores estagiários, de forma a minimizar vieses que pudessem interferir no processo de observação e avaliação de cada um dos restantes professores intervenientes no estudo. A amostra deste estudo, no que concerne aos professores participantes, foi constituída por um total de 7 professores do grupo de professores de EF da escola. Foram realizadas observações, ao vivo, pelos professores, nas matérias de Andebol e Ginástica de Solo. A seleção destas matérias justificou-se pelo facto de se pretender proporcionar uma avaliação de cada uma das matérias nucleares dos PNEF, optando-se pelo Andebol devido à sua característica de jogo desportivo coletivo de invasão, com aspetos próprios mas comuns a outras matérias de modalidades coletivas e nucleares (caso do Basquetebol ou Futebol), e pela Ginástica de solo por ser uma matéria de cariz individual com extrema relevância no quadro de composição curricular da disciplina de EF na EBDDJ. Estudaram-se apenas duas modalidades por razões relacionadas com os reduzidos recursos temporais disponíveis para o presente estudo.

A inexistência de uma grelha de registos comum a todos os professores levou a que fosse criada uma grelha de registos para o presente estudo, com vista a

Foram criadas duas grelhas de registos para as modalidades em estudo, tendo os indicadores de observação sido retirados do projeto curricular de educação física do agrupamento, em consonância com aqueles que são os critérios de êxito relativos ao nível Introdutório, Parte Elementar e Elementar. No decurso do estudo, foi pedido a cada professor que avaliasse o grupo de alunos em dois momentos distintos – um primeiro momento em que cada professor avaliava os alunos de acordo com o seu método individual de avaliação, enquanto no segundo momento cada professor realizava a sua avaliação com suporte na grelha de registos disponibilizada.

Na organização das provas de avaliação para cada uma das matérias recorreu-se, essencialmente, a situações de jogo reduzido (na modalidade de Andebol) e de sequência (na modalidade de Ginástica de Solo). Durante a organização das provas de avaliação para o estudo, concretamente no decurso dos trabalhos da modalidade de Andebol, foi o professor estagiário da turma a organizar os grupos de acordo com o seu critério de homogeneidade e heterogeneidade.

Sobre os resultados alcançados durante o estudo, no caso da matéria de Ginástica de Solo, os professores revelaram resultados relativamente coerentes nos níveis atribuídos aos alunos (nos dois momentos de observação realizados). Pese embora o facto de continuar a registar-se uma discrepância com alguma relevância nesta matéria, foi possível verificar que quando os professores recorrem a um instrumento comum – grelha de registos com critérios definidos – podem vir a demonstrar resultados mais uniformes.

No Andebol foi também possível verificar a discrepância de resultados existente nas observações efetuadas pelos professores da amostra e com particular relevância. Nesta matéria, e fazendo uma comparação sobre os dois momentos de observação, verificou-se que em mais de metade dos casos os professores apresentaram resultados mais consistentes, diminuindo o número de níveis diferentes identificados – contudo, no caso de um dos alunos observados nesta matéria, registou-se o caso em que o recurso à grelha de registos acabou por contrariar a coerência dos resultados dos professores (ao contrário da tendência sugerida, houve um aumento da discrepância entre as observações dos professores sobre este aluno, após o recurso à grelha de registos).

Em síntese, tendo em conta que nas duas matérias observadas foi possível verificar que 50%, ou mais, das observações dos professores revelaram maior coerência (após a utilização da grelha elaborada para este estudo), pudemos constatar que, de acordo com o objetivo do estudo, a utilização de uma grelha comum de registos contribuiu para a uniformização dos resultados das avaliações dos professores da amostra, revelando-se um instrumento valioso para alcançar observações mais fiáveis e com vista a um planeamento mais consistente de acordo com o nível de cada aluno.

Considerando que a utilização de uma grelha comum de registos não deve ser a única medida a ser utilizada para melhorar a coerência e uniformização dos processos de observação e avaliação dos alunos na disciplina de EF, foram elaboradas algumas sugestões para intervenção futura, com vista a obter uma redução do problema em estudo. Essas propostas passam por: (1) Realização de formação contínua de professores, com vista à atualização dos conhecimentos sobre os PNEF – esta formação poderá ser sob forma de palestras, workshops ou ações de formação que possam ser dinamizadas na escola; (2) Aferição de critérios, recorrendo a formação entre os professores do departamento quanto aos objetivos e conteúdos das matérias; (3) Aproveitar o espaço das reuniões de departamento para proceder a observações e discussões sobre diferentes situações de aprendizagem e avaliação nas diferentes matérias, visando uma melhoria do conhecimento coletivo sobre os conteúdos dos PNEF e alcançar um maior grau de homogeneidade na atribuição dos níveis dos alunos.

Área 3 – Participação da Escola

Documentos relacionados