• Nenhum resultado encontrado

2.2. Estudos indiretos

2.2.2. Casa Itzimná

A Casa Itzimná, projetada pela equipe de arquitetos Reyes Rios + Larraín Arquitectos, é uma das referências a seguir, pois se trata de uma casa térrea contemporânea que tira como partido a exploração visual.

De aproximadamente 500m², sua estrutura leve garante que o conforto ambiental chegue ao ambiente construído, com uma ventilação e iluminação natural ideais para o clima e

56 interferindo o mínimo possível no meio ambiente.

Figura 35 e 36 – Vistas internas da Casa Itzimná, no México

Fonte: http://dianabrooks.com.br/casa-itzimna-mexico/

A casa está inserida em um lote de 2.000 m² com árvores endêmicas de grande tamanho com mais de cinquenta anos de idade, localizados principalmente em seu perímetro com um grande valor agregado ao terreno.

Segundo dados fornecidos pelos arquitetos, o sistema de construção alcançado permite a utilização de elementos estruturais básicos como perfis tubulares quadrados de aço de 2,5 polegadas e vigas de apenas 8 polegadas para colunas e travas de borda, respectivamente, capazes de serem acopladas a blocos de 12,5 cm de espessura em paredes rígidas e painéis de 15 cm para lajes que cobrem vãos de 4,8 metros. Nesse sentido, a adoção de materiais leves é uma opção favorável para o desenvolvimento do projeto do ecomuseu.

O estudo das propriedades dos materiais permitiu criar um sistema construtivo inovador à um custo acessível, que entre seus atributos, permite unir concreto celular com a camada de estuque a base da resina.

Pode-se dizer que o projeto da casa Itzimná chamou a atenção pela simplicidade material e integração com a natural, mostrando que o lugar onde uma família habita precisa manter o contato com a natureza diariamente para que o seu valor seja reconhecido. Vale salientar que a planta baixa é livre e funcional, o que pode ser aproveitado no partido arquitetônico de um museu adaptado.

57

2.2.3. Museu Rebildporten

Como referência de espaço de exposição inserido num local predominantemente natural, o Rebildporten é um exemplo de centro de visitação e espaço de exposições para um dos destinos turísticos mais belos e populares no norte da Dinamarca: Rebild Hills e Rold Forest.

Nesse sentido, o RebildPorten cria um novo ponto de encontro que informa e inspira os visitantes - uma configuração ideal para a narrativa sobre a história cultural e experiências naturais neste ambiente único.

Figura 37 - Localização do Museu RebildPorten, na Dinamarca.

Fonte: Google Maps (2016)

Situado ao norte de Jutland (Dinamarca), o lugar é uma reserva natural única, fazendo com que a área tenha um potencial extraordinário para oferecer experiências espetaculares nesta paisagem distinta. Assim como a maioria dos demais estudos de referência, o projeto se mimetiza na natureza e busca incentivar a atividade museológica por meio de uma arquitetura que apela para o conceito e que isso se rebate na sua identidade física.

A estrutura é projetada de forma adaptada à natureza a qual está situada. É criada no encontro entre edifício e natureza e aparece como uma estrutura escultórica feita de madeira, fazendo assim com que seja acessível ao olho do observador - muito similar a uma floresta quando alguém se move através dela, olhando para cima através da formação caótica das linhas cruzadas dos galhos. Ao formar o edifício a partir de madeira crua

58 cortada, o visitante não apenas tem a experiência de uma caminhada na floresta e de uma atmosfera particular determinada pela força rusticidade da natureza, mas também do perfume de madeira e natureza, que estabelece o clima para a visita da floresta e das colinas.

A característica distinta do edifício - a força gráfica da estrutura em madeira e a referência visual a árvores e galhos - funciona como uma matriz para logos, elementos de comunicação, mídia, elementos de orientação na paisagem, etc.; para criar uma aparência e conceito de orientação que une paisagem, edifício e a experiência do usuário em uma história consecutiva.

Figura 38 e 39 - Vista da fachada principal do Museu Rebildporten e detalhes

Fonte: archdaily.com.br

Vale salientar que a estrutura e identidade visual da construção não são viáveis para um projeto voltado para deficientes visuais, uma vez que os “galhos” se tornam barreiras que podem causar acidentes; portanto, a abstração para a concepção projetual é válida, mas a aplicação da mesma ideia ou similar se torna inviável para um projeto acessível e confortável.

59 Figura 40 - Croqui do Rebildporten.

Fonte: http://www.archdaily.com.br

Após as análises das referências projetuais, foi feito um quadro comparativo tabelado com todos os projetos discriminados em critérios de dimensão, função, forma, programa e sistema estrutural e materiais para uma melhor compreensão do que foi assimilado.

Em conclusão, pode-se afirmar que todas as referências tiveram como partido principal a integração entre a arquitetura, o homem e a natureza; ou pelo menos a consideração pelo entorno e o respeito ao patrimônio histórico, como foi o caso do Museu da Língua Portuguesa. Tendo isso em vista, todas as soluções e materiais escolhidos foram pensados na sustentabilidade. O programa da maioria corresponde ao de espaços museológicos, onde alguns acrescentam outros usos educacionais e dois correspondem a residências.

Nenhuma dessas referências são museus adaptados especificamente para deficientes visuais, no entanto todos são acessíveis ao público. É com isso que as referências relativas à acessibilidade visual no Ecomuseu CECI serão feitas a partir de soluções pontuais ou desenvolvidas pelo próprio autor por meio da criatividade; todas considerando as normas da NBR 9050/2015.

60 Tabela 1 – Quadro comparativo dos estudos de referência

Projeto Tunga CE Burle Marx MRB Língua Portugue

sa

Catuçab a

Itzmná Museu Rebildporte

n Dimensão

2.194m² 1.705m² 1.540m² 7240m² 1500m² 500m² 540m²

Função Expositiva Expositiva e educativa Expositiva Expositiva e educativa

Habitação Habitação Expositiva

Forma Retangular monolítica

Dois blocos retangulares que se conectam por meio de

outro espaço retangular, formando

um “U”

Retangular Retangular Retangular Retangular Retangular

Programa Salas de

exposição

Anfiteatro, conveniência, biblioteca, ateliê e

auditório

Salas expositivas e

lanchonetes

Salas expositivas, auditório e

salas educativas

Sala, quarto, cozinha e

BWC

Sala, quartos, cozinha e BWC

Salas expositivas

Sistema estrutural e

Materiais

Concreto com vedações em vidro, perfis em

aço inox e acabamentos

em madeira

Concreto com acabamentos em pedra

natural e madeira.

Brises metálicos.

Estrutura metálica com vedações em

aço e acabamento

patinado natural.

Concreto e aço

Madeira Concreto, perfis metálicos e acabamentos em madeira de

bambu

Madeira

Fonte: acervo do autor

Documentos relacionados