• Nenhum resultado encontrado

3.2 AS LICENÇAS DE HERNANDO PIZARRO

3.2.1 Jornada de Ambaya

Pedro de Candía era um veterano da conquista do Peru. Quando foi autorizado a des- cobrir a província de Ambaya já era um homem rico, tendo adquirido sua fortuna graças à participação no resgate de Atahualpa e no saque de Cusco. Na ocasião, era um dos raros con- quistadores que dispunha de experiência militar, obtida na luta contra os turco-otomanos na Península Itálica, lutando pelas fileiras do exército espanhol.205 Como membro da recém- instalada sociedade colonial peruana, sua posição era bastante peculiar, tendo em vista sua condição de estrangeiro.206 A seu respeito, Pedro Cieza de León traçou o seguinte perfil:

era extranjero, é no tenía su persona tanta reputación que bastase á que los sol- dados le temiesen, y era hombre de poco entendimiento é que sentía las cosas con

205 Cf.BERNAND & GRUZINSKI, História do Novo Mundo, p.486-486.

98 tanta remisión, que yo creyera que aunque él diera en buena tierra é muy próspe- ra no fuera parte con la gente para cosa que buena fuera hacer.207

Esta visão negativa pode ser fruto de uma leitura teleológica realizada pelo cronista, na qual projeta sobre o comandante as características que presume a partir do resultado de sua empresa, mas também, das escolhas políticas que faria mais tarde. Contrário às guerras civis que assolaram o Peru, Cieza de León sabe que no interior desse real será maquinado um plano de insubordinação, interessado em matar Hernando Pizarro e libertar Diego de Almagro. Ao longo de toda a conspiração, Candía é descrito como um verdadeiro tolo, inepto a perceber o que vinha se confabulado em meio aos seus homens, deixando-se manipular por alguns dos seus capitães.

As origens de sua jornada, conforme já mencionamos, estão associadas ao depoimento obtido através de uma índia, dando conta da existência de uma grandiosa província, na qual seria possível lograr uma conquista extraordinária. A estabilidade alcançada por Pedro de Candía não foi capaz de arrefecer o seu ímpeto em dirigir uma empresa como esta, posto que na condição de capitán-general, seu nome e sua fazenda poderiam se tornar ainda mais sóli- dos do que já eram.

Entusiasmado com o que acreditava ser a chance de repetir os feitos de Hernán Cortés e de seu amigo Francisco Pizarro, Pedro de Candía abandonou toda e qualquer prudência, investindo tudo o que tinha acumulado nessa empresa. Sua fortuna, nas palavras de Bernand e Gruzinski seria tão efêmera quanto colossal.208 O grego não poderia imaginar que aquela aposta demarcaria o início de sua ruína. Desse modo:

sacó ochenta y cinco mil pesos de oro ó comenzó á gastar y á hacer gente, é dio voluntad á muchos nobles mancebos de ir aquella jornada, mirando que, pues Candía, siendo tan rico é teniendo tantos indios, lo gastaba é no lo tenía en nada para en comparación de lo que podia haber, y ellos no teniendo que gastar ni aventurar más del tiempo que en ello se gastase, que era cordura salir del Cuzco á buscar tierra rica donde tuviesen descanso; é para sus aderezos eran de Candía favorecidos é ayudados, é no solamente gastó con ellos lo que decimos que tenía, mas se adeudó en otro tanto.209

207 Cieza de León, Guerra de las Salinas, p.339.

208 BERNAND & GRUZINSKI, História do Novo Mundo, p.525. 209 Cieza de León, Guerra de las Salinas, p.334.

99 O real liderado por Pedro de Candía agregava um grande número de indivíduos peri- gosos e com muito pouco a perder, visto que a maior parte do investimento foi feito pelo pró- prio comandante. Na verdade, estamos diante da primeira experiência daquilo que Manuel Lucena Salmoral chamou de “operação de descarga”.210 A maior parte do grupo é formada

por recém-chegados, Candía teria inclusive mencionado a Hernando Pizarro que, com aquela entrada, poderia livrar-se de algunas inoportunidades que le daban.211 Antonio de Herrera os classificou como gente terrível,212 Cieza de León destacou, como vimos, o seu oportunismo. Porém, talvez o traço mais importante tenha sido o destacado por Gonzalo Oviedo y Valdés:

En este tiempo, se movió el capitán Candia á yr á poblar çierta tierra (…) é fué- ronse con él muchos de los unos é de los otros, assi de la parte de los Piçarros como de la de Almagro.213

Muitos dos expedicionários, até bem pouco tempo, estavam se digladiando em lados opostos do campo de batalha. O indulto concedido por Hernando Pizarro conferiu a alguns dos antigos partidários de Almagro uma segunda chance, enviando-lhes para descobrir e afas- tando sua incômoda presença dos lugares onde a família Pizarro coordenava suas ações. Uma parcela considerável desses homens ainda estava inconformada com a derrota na Batalha das Salinas, acreditando ainda na possibilidade de uma reviravolta no curso dos eventos, uma vez que o seu antigo líder ainda estava vivo.

A "Jornada de Ambaya" foi marcada não apenas pelo signo do insucesso em alcançar seu propósito, mas pela conspiração sobre a qual mencionamos anteriormente. A teimosia de Pedro de Candía em prosseguir com a jornada, apesar de não haver qualquer indicativo da localização da província, começou a causar desconforto entre os membros do real. Os mais exaltados divulgavam o pensamento de que tudo não passou de um estratagema armado por Hernando Pizarro, interessado em que todos morressem naquela montaña214. Pressionado, o comandante consente em regressar ao Peru.

210 Cf. SALMORAL, Historia de Iberoamérica, p.492. 211 Cieza de León, Guerra de las Salinas, LXV, p.334. 212 Décadas de Antonio de Herrera, p.296.

213 Oviedo y Valdés, p.336

214 Todos aborrecían ya á Pedro de Candía, pues por los dichos de una india habia querido meterlos en aquel

lugar, é pensaron é aun creyeron que Hernando Pizarro, industriosamente porque todos muriesen, le habia dado aquella empresa. In: Cieza de León, Guerra de las Salinas, p.343.

100 O caminho de volta é marcado pelo protagonismo de seu mestre arcabuzeiro, chamado Alonso de Mesa, o mais inflamado defensor da tese da conspiração maquinada por Hernando. Os almagristas presentes advogavam que o irmão do governador precisava ser assassinado e Diego de Almagro, por seu turno, libertado. Tendo em mente os sofrimentos enfrentados e a frustração das mãos vazias, muitos pizarristas também começavam a acreditar na trama em questão. Candía é convencido de que o grupo deve se dirigir à Cuzco, sob a falsa alegação de que iriam tratar do financiamento de uma nova entrada.

Alguns integrantes, no entanto, não tomaram partido da trama de Alonso de Mesa, es- crevendo a Hernando Pizarro a fim de comunicar-lhe o que se passava. O irmão do governa- dor pode assim se precaver, ordenando a prisão dos dois conspiradores, acrescido de Pedro de Candía. Ainda que tenha ficado provada a inocência desse último, sua relação com os Pizarro nunca mais voltaria a ser a mesma, prova disso seria o seu posterior envolvimento com as forças de Diego de Almagro, o moço. Alonso de Mesa foi o único condenado à morte.

O relato da "Jornada de Ambaya" é um dos melhores exemplos acerca do clima de tensão existente em muitas das entradas na fronteira oriental. Em que pesem as promessas de uma conquista vultosa, os expedicionários fazem a leitura dos eventos a partir do contexto político vivenciado no Peru. A insatisfação dos almagristas é latente, eles entendem que se encontram em posição ainda mais desfavorável do que a dos partidários da outra bandeira. A empresa, segundo as informações de Cieza de León, apresenta um líder hesitante, inapto para gerenciar os ânimos de uma gente tão perigosa, acabando por sucumbir perante um complô no qual teria estado, o tempo todo, à margem.

O episódio tratado também revela o quanto, ao menos nesse primeiro momento, a atenção dos expedicionários ainda está voltada para as terras do Peru. Os antigos domínios incaicos eram vistos como o lugar onde estavam concentradas as riquezas, a busca pelas pro- víncias grandiosas seria produto de um factoide, o discurso sobre “novas descobertas” era visto como uma forma de escamotear as verdadeiras intenções da governança colonial, se ver livre deles. Como veremos, essa não foi a única vez em que reações desse tipo, e ainda mais sérias, ocorreram durante as entradas amazônicas.