• Nenhum resultado encontrado

III. O PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL

3.1 Justificativa

Não obstante a definição que o Choque de Gestão conferiu à avaliação de desempenho dos servidores, como um “processo sistemático e contínuo de acompanhamento, aferição da aptidão e da capacidade do servidor para o desempenho das atribuições do cargo por ele ocupado” (MINAS GERAIS, 2013d, p. 04), o estudo de caso realizado na SEE/MG demonstrou deficiências nos processos de AED e ADI dos servidores. Estas estão especialmente relacionadas à atribuição de nota desvinculada de um processo contínuo de planejamento e acompanhamento do desempenho do servidor.

Neste momento em que a SEE/MG encontra-se, novamente, na fase de implementação de uma nova metodologia, alguns cuidados fazem-se necessários.

Primeiramente, para a efetivação do processo em âmbito local, é importante que todos compreendam não apenas os formulários, mas também os pressupostos da gestão e da avaliação de desempenho por competências.

A compreensão dos pressupostos da Gestão de Desempenho por Competência, da mesma forma que os procedimentos e formulários da nova metodologia, é de fundamental importância para a efetivação da avaliação de desempenho.

Com a adesão à nova metodologia, a legislação alterou formulários e procedimentos dos processos de ADI e AED, sem, contudo, haver tempo hábil para estudo e adequada preparação da equipe responsável pela implementação da avaliação de desempenho na SEE/MG.

De fato, pelo que foi verificado na pesquisa, a divulgação da nova metodologia na SEE/MG realizada no primeiro semestre de 2014 não foi suficiente para envolver gestores e avaliados, tanto por insuficiência de carga horária de trabalho como pela pouca abrangência dos atores envolvidos.

Partindo-se da premissa de que informar sobre a alteração da legislação e dos formulários não é suficiente para implantar a avaliação por competências na SEE/MG, as resistências dos anos anteriores somam-se às novas deficiências verificadas na fase de implantação. Assim, o primeiro obstáculo a ser vencido é a falta de compreensão da metodologia e da forma como esta se vincula à gestão do desempenho na SEE/MG.

O questionário proposto abriu espaço para os respondentes apresentarem sugestões que favorecessem a implantação da nova metodologia de avaliação de desempenho por competências, em âmbito regional e estadual.

Conforme mencionado anteriormente, em sua grande maioria, os respondentes solicitaram oportunidades de capacitação direcionada aos envolvidos e fizeram observações quanto à necessidade de maior comprometimento de gestores e comissões de avaliação.

Considerando que a mudança de perspectiva introduzida pela Gestão de Desempenho por Competências é algo complexo e abrangente, a implantação da nova metodologia de avaliação de desempenho por competências na SEE/MG demandará maior tempo de estudo e amadurecimento do processo.

As ações de capacitação estão previstas na Política de Desenvolvimento dos Servidores Públicos Civis do Estado de Minas Gerais, instituída por meio

do Decreto nº 44.205, de 12 de janeiro de 2006, possui como finalidade a ampliação da profissionalização dos servidores mediante o fomento à participação em ações de capacitação em áreas e temas de interesse do Estado.

Por se tratar não apenas de mudança de formulários na AED e ADI, mas de um modelo de gestão adotado para todo o Estado e integrado a outros processos de gestão de pessoas, entende-se que os 120 minutos dispensados nas reuniões com os servidores da UC e as oito horas de treinamento com os gestores setoriais (SREs), no primeiro semestre de 2014, foram pontuais, servindo apenas para informar sobre as mudanças no processo e nos formulários.

Dessa forma, faz-se necessário capacitar todos os servidores administrativos que são avaliados pelos processos de AED e ADI, iniciando-se por aqueles que atuam, de forma compartilhada, na implementação da avaliação de desempenho, em âmbito regional e local.

Para viabilizar a capacitação de um maior número de servidores, considera-se conveniente desenvolver um curso de capacitação, na modalidade a distância, a fim de contemplar, ao mesmo tempo, gestores e servidores das unidades central e regionais.

A Educação a Distância (EaD) tem ganhado espaço na formação continuada pelas vantagens que sua metodologia oferece. Entre elas podem ser citadas: acesso facilitado aos conteúdos disponibilizados online; flexibilização de horário; tutoria e acompanhamento individualizado; interatividade; e, principalmente, redução de custos, ao permitir atender, a distância, um grande número de pessoas num mesmo período.

Estima-se que precisa ser capacitado um total de 637 gestores/servidores, sendo 47 Gestores setoriais do SISAD; 295 Secretários de comissão de avaliação (60 da Unidade Central e 235 das SREs); e 295 Presidentes de comissão de avaliação (60 da Unidade Central e 235 das SREs).

Para atender a cada um dos públicos especificados, propõe-se formar turmas distintas, utilizando-se o ambiente virtual da plataforma Moodle, como ferramenta de gerenciamento dos conteúdos online. A ferramenta Moodle é um

software livre, e a SEE/MG já conta com estrutura tecnológica disponível para alocar

o ambiente virtual de aprendizagem.

A possibilidade de atender a demanda de capacitação da SEE/MG por meio da EaD é uma alternativa de baixo custo, tendo em vista a realidade geográfica

do Estado de Minas Gerais e as distâncias em que a capital, Belo Horizonte, encontra-se em relação a cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino.

Essa alternativa já foi utilizada pela DIAD/SRH, face à necessidade de capacitação dos servidores que atuavam na condição de gestores setoriais do SISAD das 47 SREs, à época, e à contenção de despesas imposta pela Lei de Responsabilidade Fiscal ao Estado em 2009/2010.

O “Curso a distância de capacitação e aperfeiçoamento para equipes de AD sobre Avaliação de Desempenho” foi desenvolvido e implantado pela equipe da DIAD/SRH, sob a coordenação da autora, entre dezembro de 2009 e agosto de 2010.

Para viabilizar a participação efetiva dos 110 servidores, dentre os gestores setoriais, equipes técnicas das SREs e servidores da própria equipe da DIAD/SRH, foi proposto aos diretores das SREs que fizessem constar no PGDI dos participantes a possibilidade de destinar duas horas semanais de trabalho à realização das atividades do curso.

Ao final dos dez módulos, os participantes avaliaram satisfatoriamente o aprendizado e demonstraram grande aceitação da metodologia e da organização do curso.

Valendo-se desta experiência positiva de 2010 e considerando a necessidade da DIAD/SRH de formar continuamente servidores que atuam, de forma compartilhada, na implementação da nova metodologia de avaliação de desempenho por competências, em âmbito regional e local, a autora propõe o curso “Avaliação de Desempenho na Gestão do Desempenho por Competências - SEE/MG”.

O curso pretende capacitar, na modalidade a distância, três públicos distintos: I - Gestores setoriais do SISAD (SREs); II - Gestores que atuam como presidentes de comissão de avaliação; III - Secretários de comissão de avaliação da Unidade Central e SREs, a fim de atuarem adequadamente nos processos de Avaliação de Desempenho Individual (ADI) e Avaliação Especial de Desempenho (AED) dos servidores administrativos em exercício nas unidades central e regionais da SEE/MG.

Considerando que, em 2010, a DIAD/SRH se responsabilizou pelo material disponibilizado e acompanhamento dos participantes e que a SEE/MG

conta com recurso tecnológico suficiente para o desenvolvimento dos trabalhos na plataforma Moodle, o curso proposto terá custo zero.

Dessa forma, aproveitando a capacidade técnica da equipe da DIAD/SRH e a estrutura tecnológica disponível na SEE/MG, o curso a distância sobre “Avaliação de Desempenho na Gestão do Desempenho por Competências – SEE/MG” se apresenta como uma solução viável e estratégica neste momento de implantação da nova metodologia da avaliação de desempenho por competências nos processos de AED e ADI.

3.2 O curso “Avaliação de Desempenho na Gestão do Desempenho por