• Nenhum resultado encontrado

PARTE I – ENQUADRAMENTO TEÓRICO

Capítulo 2 – Apresentação e análise dos dados

2.1. Leitura interpretativa dos resultados da avaliação

A forma inicial que utilizamos para percecionar as dinâmicas existentes nas escolas foi através das classificações atribuídas aos domínios da Prestação do Serviço Educativo e da Liderança.

No quadro seguinte apresenta-se uma análise comparativa das classificações atribuídas pela IGEC às escolas/agrupamentos de escolas que constituem o corpus documental do nosso estudo, nos dois ciclos avaliativos.

Quadro 9 – Análise comparativa das classificações atribuídas pela IGEC nos dois ciclos avaliativos.

Escolas 1º Ciclo Avaliativo 2º Ciclo Avaliativo

E1 Prestação do Serv. Educativo Muito Bom Liderança e Gestão Muito Bom

Muito Bom Muito Bom E2 Prestação do Serv. Educativo Muito Bom

Liderança e Gestão Bom

Bom Bom E3 Prestação do Serv. Educativo Suficiente

Liderança e Gestão Bom

Suficiente Suficiente E4 Prestação do Serv. Educativo Suficiente

Liderança e Gestão Bom

Suficiente Suficiente E5 Prestação do Serv. Educativo Bom

Liderança e Gestão Suficiente

Suficiente Suficiente E6 Prestação do Serv. Educativo Bom

Liderança e Gestão Muito Bom

Bom Bom E7 Prestação do Serv. Educativo Bom

Liderança e Gestão Bom

Bom Bom E8 Prestação do Serv. Educativo Suficiente

Liderança e Gestão Bom

Bom Bom E9 Prestação do Serv. Educativo Bom

Liderança e Gestão Muito Bom

Muito Bom Muito Bom E10 Prestação do Serv. Educativo Bom

Liderança e Gestão Muito Bom

Muito Bom Excelente E11 Prestação do Serv. Educativo Bom

Liderança e Gestão Muito Bom

Bom

Muito Bom E12 Prestação do Serv. Educativo Suficiente

Liderança e Gestão Muito Bom

Bom Bom E13 Prestação do Serv. Educativo Bom

Liderança e Gestão Bom

Bom Bom

78 E14 Prestação do Serv. Educativo Bom

Liderança e Gestão Bom

Bom Bom E15 Prestação do Serv. Educativo Bom

Liderança e Gestão Bom

Bom

Bom

E16 Prestação do Serv. Educativo Bom Liderança e Gestão Bom

Suficiente Suficiente E17 Prestação do Serv. Educativo Suficiente

Liderança e Gestão Bom

Bom Bom E18 Prestação do Serv. Educativo Bom

Liderança e Gestão Bom

Muito Bom Muito Bom E19 Prestação do Serv. Educativo Bom

Liderança e Gestão Bom

Suficiente Suficiente E20 Prestação do Serv. Educativo Bom

Liderança e Gestão Bom

Muito Bom Muito Bom E21 Prestação do Serv. Educativo Bom

Liderança e Gestão Bom

Muito Bom Muito Bom

E22 Prestação do Serv. Educativo Bom Liderança e Gestão Bom

Muito Bom Muito Bom Legenda: verde – progressões; vermelho – regressões.

A leitura do Quadro 9 permite concluir em apenas uma escola registou a classificação de Muito Bom nos dois ciclos avaliativos e nos dois domínios; em nove escolas ou agrupamentos, no domínio da Prestação do Serviço Educativo, houve uma melhoria da classificação obtida, sendo que quatro melhoraram de Bom para Muito Bom, uma de Suficiente para Muito Bom e quatro de Suficiente para Bom. No que concerne às regressões, verificamos que uma escola/agrupamento regrediu de Muito Bom para Bom e três escolas regrediram de Bom para Suficiente.

No domínio da Liderança, cinco escolas/agrupamentos progrediram na sua classificação, sendo que em quatro houve uma melhoria de Bom para Muito Bom e numa foi atribuída a classificação de Excelente. Relativamente às escolas que pioraram as suas classificações neste domínio, há a registar um total de seis escolas/agrupamentos, sendo que quatro desceram as classificações de Muito Bom para Bom e duas de Bom para Suficiente.

79 No gráfico 1 apresentamos as classificações obtidas pelas vinte e duas escolas ou agrupamento de escolas no domínio da Prestação do Serviço Educativo nos dois ciclos avaliativos.

Gráfico 1 – Classificações por domínio – Prestação do Serviço Educativo

A classificação dominante neste domínio é a menção de Bom, que regista uma percentagem de 68,2% e 45,5% no 1.º ciclo e 2.º ciclo, respetivamente. Assim, e desde logo, uma primeira conclusão aponta para que o desempenho das escolas é Bom relativamente à prestação do seu serviço educativo. Saliente-se o aumento da classificação de Muito Bom atribuída a mais cinco escolas ou agrupamentos de escolas no 2.º ciclo avaliativo, que se poderá explicar pelo impacto do 1.º ciclo avaliativo na alteração de eventuais procedimentos. Atente-se que no 1.º ciclo avaliativo apenas duas escolas obtiveram a classificação mais alta, de Muito Bom (9,1%), sendo que no 2.º ciclo a atribuição dessa classificação foi conseguida por 31,8% das escolas.

Gráfico 2 – Classificações por domínio – Liderança

A classificação dominante neste domínio continua a ser a menção de Bom, onde tem uma percentagem de 68,2% e 31,8% no 1.º ciclo e 2.º ciclo, respetivamente. Destaca-

0 5 10 15 20

Excelente Muito Bom Bom Suficiente Insuficiente

1.º Ciclo 2.º Ciclo 0 5 10 15 20

Muito Bom Bom Suficiente Insuficiente

1.º Ciclo 2.º Ciclo

80 se o facto de existir, no 2.º ciclo, uma maior distribuição das classificações por todos os níveis classificativos, sendo de salientar a atribuição a uma escola do nível classificativo mais alto, Excelente.

O gráfico 3 compara as classificações dos domínios Prestação do Serviço Educativo e Liderança no 1.º ciclo avaliativo, com o objetivo de se identificar qual o domínio em que se registam as melhores classificações.

Gráfico 3 - Comparação das classificações do 1.º ciclo avaliativo

Podemos verificar que é no Domínio da Liderança que são registadas as duas classificações mais altas (Bom e Muito Bom), uma vez que em vinte e duas escolas analisadas, vinte e uma são classificadas com a menção de Bom ou Muito Bom (95,5%) enquanto que no Domínio da Prestação do Serviço Educativo a percentagem é de 77,2%, sendo de salientar a boa prestação das escolas e agrupamentos de escolas nestes dois domínios.

O gráfico 4 compara as classificações dos domínios Prestação do Serviço Educativo e Liderança no 2.º ciclo avaliativo, com o objetivo de identificar o domínio no qual se registam as melhores classificações.

Gráfico 4 - Comparação das classificações do 2.º ciclo avaliativo 0 5 10 15 20 MB B SUF INS

1.º Ciclo avaliativo

Prest. Serv. Eucativo Liderança 0 5 10 15 20 EXC MB B SUF

2.º Ciclo avaliativo

Prest. Serv. Educativo Liderança

81 O domínio da Prestação do Serviço Educativo mantém a percentagem de 77,2% para as classificações mais elevadas, enquanto o domínio da Liderança registou uma evolução negativa de 18,3% (correspondente a quatro escolas). Embora neste domínio se tenha atribuído uma classificação de Excelente, é de destacar a subida de uma para quatro escolas às quais foi atribuída a menção de Suficiente.

Decorrente da classificação atribuída aos dois domínios, pode traçar-se o seguinte retrato das vinte e duas escolas analisadas: 63,6% das escolas, em ambos os ciclos, prestam um Bom ou Muito Bom Serviço Educativo; 86,3% das escolas em ambos os ciclos têm uma Liderança classificada como Excelente, Muito Boa ou Boa. Globalmente verifica-se uma preponderância das melhores classificações no Domínio da Liderança, embora seja de notar a involução das classificações neste domínio no 2.º ciclo avaliativo. Esta evidência pode estar relacionada com a criação dos agrupamentos de escolas e das alterações à avaliação do desempenho docente, ocorridas em tempo coincidente com o período em que decorreu o 2.º ciclo de avaliação, e que provocaram reações de resistência, de desmotivação e de desinvestimento profissional dos professores (Day, 2001).