• Nenhum resultado encontrado

3. MÉTODO DE PESQUISA

3.2. LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO

O acesso à informação, um das maiores dificuldades do meio acadêmico há alguns anos, com o avanço de tecnologia originou o problema contrário: o excesso de informação. Desse modo, existe uma alta gama de informações acessíveis, demandando uma análise mais acurada para conseguir filtrar e selecionar os artigos científicos mais aptos para atender aos anseios das pesquisas científicas (TREINTA, 2011). A autora ainda salienta que, o estudo bibliométrico busca identificar o conhecimento produzido pela comunidade científica sobre o tema, permitindo também uma avaliação das principais tendências sobre o assunto.

Diante desse cenário, para encontrar as fontes mais adequadas para contribuir com os objetivos da pesquisa, o caminho trilhado no presente estudo seguiu as etapas explicitadas na Figura 7.

Figura 7: Etapas do estudo bibliométrico

Fonte: Elaboração própria

A primeira etapa “Identificar as palavras chaves” teve como estratégia encontrar os termos alinhados a pesquisa, sendo que, para facilitar a compreensão foi elaborado um enquadramento dos principais tópicos do estudo no esquema da Figura 8, que mostra os pilares da análise: estratégia, gestão de processos, gerenciamento de projetos e vantagem competitiva.

Fonte: Elaboração própria

Com base nisso, os termos escolhidos foram “Estratégia”, “Gestão de Processos”, “Gerenciamento de Projetos” e “Vantagem Competitiva”. Porém, para ampliar a gama de documentos disponíveis as palavras foram alteradas para o idioma inglês “Strategy”, “Process Management”, “Project Management” e “Competitive Advantage”. E, para maximizar a opções foram utilizados os conectores “E”, busca conjunta dos termos, e “OU”, localização de um ou mais termos, também em inglês, respectivamente, “AND” e “OR”. Vale ressaltar que, na busca o uso da aspas direciona a pesquisa para as palavras iguais as inseridas.

Perante isso, foram realizadas três combinações dessas expressões em pesquisa de Julho de 2017 no Portal de Periódicos Capes em duas bases, Scopus e Engineering Village, gerando 7945 resultados, explicitado no Quadro 2.

Combinação de Expressões Base Resultados “Strategy” and “Project Management” and

“Process Management”

Scopus 53

Engineering Village 21 “Strategy” and “Competitive Advantage”

“Project Management” and “Process Management”

Scopus 3

Engineering Village 1

“Strategy” and “Competitive Advantage” “Project Management” or “Process

Management”

Scopus 204

Engineering Village 7663

TOTAL 7945

Fonte: Elaboração própria

Para aprimorar o resultado, na base do Scopus foi inserido os seguintes filtros: no tipo de documentos selecionado Article e na área de assunto marcado Business, Management and Accounting, Engineering e Social Science. Já no Engineering Village a seleção foi apenas Journal Article no tipo de documento. Desse modo, como novo resultado temos artigos, conforme apresentado no Quadro 3.

Quadro 3: Primeiro resultado da pesquisa em julho 2017 – com filtro

Combinação de Expressões Base Resultados

“Strategy” and “Project Management” and “Process Management”

Scopus 20

Engineering Village 13 “Strategy” and “Competitive Advantage”

“Project Management” and “Process Management”

Scopus 1

Engineering Village 0

“Strategy” and “Competitive Advantage” “Project Management” or “Process

Management”

Scopus 93

Engineering Village 2207

TOTAL 2334

Fonte: Elaboração própria

Com o intuito de identificar as duplicidades existentes e ter uma visão consolidada de todas as referências encontradas foi criado, na etapa 2, um banco de artigos na ferramenta

Mendeley. Logo, após aplicação da verificação para busca por documentos repetidos o resultado reduziu em 141 itens, restando então, 2193 artigos.

Para facilitar a etapa 3 de análise dos artigos, os dados foram extraídos para a ferramenta Microsoft Office Excel. Com uma quantidade grande de artigos, a ideia inicial era ler apenas os títulos de todos eles e a partir dessa ação realizar uma pré-seleção. Entretanto, em um teste com uma amostra pequena de 5 casos, pela a leitura do nome do artigo e depois do seu resumo, foi percebido que a escolha apenas pelo o nome traria problemas, uma vez que nesse cenário examinado, 3 dos artigos que teriam sido pré-selecionados ao ser realizada a leitura do resumo, na verdade não apresentavam sinergia com a temática da pesquisa.

Esse fato originou a necessidade de uma nova estratégia de atuação com direcionamento para uma análise dos resumos dos 2193 artigos. Mediante a leitura, 2100 foram descartados por não terem sinergia com o tema da pesquisa, restando, portanto, 93 artigos alinhados com estudo.

Na seleção dos artigos, etapa 4, os 93 foram procurados nas bases Scopus, Engineering Village e no caso de não ter sido encontrado em nenhuma das duas opções, foi verificado também no site do Scholar Google e depois no próprio site de busca da Google. No final o número sofreu mais uma diminuição em 38 itens, restando então, 55 artigos. Desse modo, a Figura 9 a seguir representa uma visão de seleção dos artigos.

Figura 9: Visão de seleção dos artigos

Fonte: Adaptado de Treinta (2011)

Após aprofundamento da análise dos 55 artigos, ainda existiam 13 artigos que não estavam alinhados com os pilares do estudo e dos 42 restantes, a maioria com o enfoque em

processos, como pode ser visto no Quadro 4, que apresenta uma visão de característica encontrada nos artigos, sendo que um documento pode ter mais de um foco.

Quadro 4: Foco dos artigos

Foco Quantidade de Artigos

Estratégia 12

Processos 34

Projetos 14

Competitividade 9

Fonte: Elaboração própria

Para solucionar essa situação e explorar mais sobre os outros temas, principalmente projetos, foi realizada mais uma pesquisa sistemática no Scopus e Engineering Village.

A nova investigação, realizada em abril de 2018, foi focando nos termos “Strategy”, “Project Management” e “Competitive Advantage”, incluindo também Integration (Integração) e Alignment (Alinhamento) e os filtros aplicados foram no Scopus, Article e na área de assunto marcado Business, Management and Accounting, Engineering e Social Science e no Engineering Village a seleção foi apenas Journal Article no tipo de documento. O resultado dessa busca pode ser observado nos Quadros 5 e 6, cujo retorno final foi de mais 906 artigos.

Combinação de Expressões Base Resultados

“Project Management” and “Process Management”

Scopus 606

Engineering Village 435

“Project Management” and “Process Management” and “Integration”

Scopus 98

Engineering Village 69

“Project Management” and “Process Management” and “Alignment”

Scopus 22

Engineering Village 19 “Project Management” and “Competitive

Advantage”

Scopus 610

Engineering Village 403 “Project Management” and “Strategy” and

“Competitive Advantage”

Scopus 180

Engineering Village 92

TOTAL 2534

Fonte: Elaboração própria

Quadro 6: Segundo resultado da pesquisa em abril 2018 – com filtro

Combinação de Expressões Base Resultados

“Project Management” and “Process Management”

Scopus 151

Engineering Village 138

“Project Management” and “Process Management” and “Integration”

Scopus 21

Engineering Village 23 “Project Management” and “Process

Management” and “Alignment”

Scopus 4

Engineering Village 5 “Project Management” and “Competitive

Advantage”

Scopus 262

Engineering Village 181 “Project Management” and “Strategy” and

“Competitive Advantage”

Scopus 81

Engineering Village 40

TOTAL 906

Fonte: Elaboração própria

Esses 906 documentos foram inseridos no banco de artigos original, elaborado na etapa 2 e que continha 2193, passando a ter 3099. Após verificação de duplicidade, o número ficou reduzido para 2501, exclusão de 598 repetidos. Logo, o acréscimo real é de 308 artigos.

O processo foi o mesmo: leitura dos resumos com seleção dos que tinham mais sinergia com o tema e depois busca pelo artigo. Posteriormente a primeira ação, 50 foram escolhidos e 28 foram encontrados.

Aprofundou-se a seguir a análise e desses novos artigos, 3 foram excluídos, restando 25. Assim, o total final, juntando a primeira e a segunda triagem, é de 67.

Mediante a esse número, a partir do Quadro 7 e do Gráfico 1, referentes a distribuição dos artigos nos anos de publicação, observa-se que 2007 teve a maior concentração de publicações de assuntos alinhados com a temática investigada, seguido dos anos 2012, 2013 e 2014.

Quadro 7: Distribuição dos artigos nos anos de publicação

Ano 1991 1997 1999 2001 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 Tot al Quantida de 1 1 2 3 2 2 3 5 7 3 3 3 3 6 6 6 2 5 4 67 % sobre total 1 % 1 % 3 % 4 % 3 % 3 % 4 % 7 % 10 % 4 % 4 % 4 % 4 % 9 % 9 % 9 % 3 % 7 % 6 % 100 % Fonte: Elaboração própria

Gráfico 1: Distribuição dos artigos nos anos de publicação

Fonte: Elaboração própria

Ressalta-se que, a construção da bibliografia foi complementada, além dos artigos da bibliometria, por outras fontes, tais como, livros de conceitos clássicos e outras obras para detalhamentos pontuais necessários ao desenvolvimento do estudo.

1 1 2 3 2 2 3 5 7 3 3 3 3 6 6 6 2 5 4