• Nenhum resultado encontrado

3. Procedimentos Metodológicos

3.1. Delimitação da Área de Pesquisa

3.1.2. Levantamento de Campo

O levantamento dos dados primários38 foi feito através de um questionário de pesquisa (anexo 3) contendo questões fechadas coletadas em entrevistas diretas com os agricultores selecionados pela amostra.

O questionário foi estruturado com o intuito de não apenas levantar as informações referentes à situação do momento da pesquisa, mas, também, apontar aspectos gerais das

37 Vale ressaltar que alguns desses imóveis não foram considerados para essa pesquisa. Foi o caso das propriedades cujas áreas se encontravam parcialmente nas microbacias estudadas, as quais foram preteridas, uma vez que, priorizou-se aquelas integralmente localizadas nas microbaciais

transformações históricas locais, especialmente em relação à diferenciação dos sistemas de produção.

A principal referência metodológica adotada para sua elaboração foi a abordagem sistêmica, pela qual se procurou interligar subsistemas específicos (cultivos, criações, e itinerários técnicos) através de descritores agro-sócio-econômicos em relação ao conjunto funcional da exploração agrícola e assim se chegar a uma primeira aproximação à sua dinâmica interna. Quatro grandes blocos definiram sua estrutura:

• Identificação do Estabelecimento: data de aplicação do questionário; nome da propriedade e sua localização na microbacia hidrográfica; nome e endereço do proprietário e do entrevistado e a relação deste com o primeiro;

• Formação do Estabelecimento - limites dentro e fora da propriedade: identificação da localização do estabelecimento e condição legal da terra (própria, posse e tomada em arrendamento e/ou em parceria autônoma);

• Caracterização do Estabelecimento: área, principais atividades, fontes de renda, assistência técnica, associativismo, crédito rural, mão-de-obra, uso e manejo do solo, instalações permanentes, animais de trabalho, máquinas e equipamentos;

• Caracterização da Produção Agropecuária: dimensionamento da produção vegetal e animal, detalhamento da tecnologia empregada e destino da produção.

Estes blocos somaram 1.052 variáveis, a maior parte delas relacionadas com hipóteses pré-estabelecidas com base no conhecimento prévio que se tinha da realidade local pela literatura disponível e pelas visitas exploratórias. Em relação à natureza das variáveis, a maioria era qualitativa, ficando a quantificação para as variáveis descritoras da produção e das áreas de cultivos.

O Conceito de Estabelecimento Rural

Conforme dito anteriormente, logo no primeiro teste de campo do questionário detectou-se a incompatibilidade entre os limites geográficos da propriedade (imóvel rural) e a

unidade de gestão do sistema de produção. Isto porque a unidade gestora39 podia ocupar, na totalidade ou em partes, uma ou mais propriedades e, o inverso também era verdadeiro no caso do imóvel rural que abrigava mais de uma unidade de gestão. Ou seja, os limites do estabelecimento não se definiam em função da unidade de propriedade legal da terra mas sim pelas unidades de uso dos recursos e de decisão; arrendatários e parceiros autônomos (aqueles que detêm o poder decisório no processo de produção) podem formar um estabelecimento em imóvel rural de outrem, da mesma forma que proprietários podem arrendar ou tomar em parceria áreas produtivas além de sua própria.

Em termos práticos, agrupou-se, num único estabelecimento, as áreas ocupadas pela mesma unidade gestora, dentro e fora da propriedade, formando um "espaço", denominado de

estabelecimento rural, de dimensões maiores, do mesmo tamanho ou menores que o imóvel

rural. Como o estabelecimento rural formava-se por áreas contínuas e descontínuas, desde que subordinadas a uma única unidade gestora, registrou-se diferentes arranjos fundiários.

Como exemplo pode-se citar o caso de uma mesma propriedade contendo mais de um estabelecimento ao congregar vários produtores (arrendatários, parceiros e o próprio proprietário da terra) e, o oposto, um único estabelecimento formado pela associação de mais de uma propriedade, segundo duas situações básicas: aquisição de outras propriedades e áreas divididas legalmente em razão de herança mas que na prática eram trabalhadas conjuntamente por todos ou parte dos herdeiros.

O conceito de estabelecimento rural é, como se percebe, bastante flexível, tendo sido necessário concebê-lo para que os dados de pesquisa pudessem refletir as condições reais do processo de trabalho e uso do solo, em uma região onde esgotou-se a fronteira agrícola e registrou-se significativos processos de urbanização, industrialização e modernização agrícola.

Assim, a unidade de coleta de dados passou da propriedade para o estabelecimento rural, mantendo-a, no entanto, como referência de entrada e agrupando-a ou dividindo-a segundo a lógica de expansão ou retração da unidade gestora.

Em função do processo de agregação ou desmembramento das propriedades na composição dos estabelecimentos rurais, obteve-se ao final dos levantamentos de campo, um

39 Entende-se unidade gestora como o locus de decisão econômica e produtiva, formado por um ou mais produtores, onde não haja possibilidade de diferenciar, entre as parcelas envolvidas, a produção e o uso de máquinas e equipamentos.

total de 69 questionários, dos quais, 61 foram efetivamente utilizados40 na análise estatística descritiva e no processo de tipificação dos produtores pela análise estatística multivariada (Tabela 6).

Tabela 6. Número de Questionários Amostrados, Aplicados e Utilizados por Microbacia Hidrográfica, Leme/SP, 1995.

Microbacias Hidrográficas Questionários (nº)

Amostrados Aplicados Utilizados

Ribeirão do Meio 23 26 20

Córrego do Constantino 12 12 11

Córrego Água da Posse 16 21 20

Fazenda Santa Inácia 3 3 3

Córrego do Monjolo 8 7 7

Total 62 69 61

Fonte: FINEP/FUNCAMP/FEAGRI (1999).

40 Os oito questionários descartados referiam-se a: a) propriedades que, embora componentes da paisagem e da amostra, não tinham produção agropecuária (um sítio de lazer, uma cerâmica e uma produtora de carvão) e, b) propriedades que estavam totalmente arrendadas ou em parceria junto às usinas sucro-alcooleiras da região, com as quais não foi possível realizar a aplicação dos questionários.