• Nenhum resultado encontrado

METODOLOGIA DA PESQUISA

4.2 Levantamento dos Dados

Em Minas Gerais, existem atualmente os cursos de graduação em Fonoaudiologia oferecidos em Belo Horizonte pela Universidade Federal, pela Pontifícia Universidade Católica e pela Faculdade Metodista Izabela Hendrix ( FAMIH ).

Em Uberaba o curso é oferecido pela Universidade Federal de Uberaba e em, Alfenas, pela Universidade de Alfenas. A tabela 4.2.1, mostra o número de fonoaudiólogos no estado de Minas Gerais, segundo dados obtidos em Dezembro de 2000 no Conselho Regional de Fonoaudiologia - 6ª região:

TABELA 4.2.1 - Fonoaudiólogos em Minas Gerais

FONOAUDIÓLOGOS Em minas Gerais Em Belo Horizonte

1384 464

Deste número total, a tabela 4.2.2 apresenta os que detém especialização, com respectivas áreas:

TABELA 4.2.2- Fonoaudiólogos com Especialização em MG

ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO QUANTIDADE Audiologia 7 Linguagem 14 Motricidade Oral 75 Voz 11 Total 107

Fonte : Conselho Regional de Fonoaudiologia- 6ª Região - 2000

A maioria das especializações foram alcançadas através de cursos feitos fora de Minas Gerais ( CRF, 2001).

No Curso de Fonoaudiologia das Faculdades Metodistas Izabela Hendrix -FAMIH, em Belo Horizonte, segundo dados obtidos na própria Instituição, dos 19 fonoaudiólogos que atuam como docentes e preceptores, apenas 3 têm o título de Mestre.

Em outros estados brasileiros, o número de cursos de graduação em Fonoaudiologia, além de ser maior do que em Minas Gerais (CFF, 2000) caracteriza-se por quadros de docentes, em sua maioria, com mestrado e doutorado, como se expõe a seguir.

O quadro 4.2.1 mostra o corpo docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade de São Carlos, em São Paulo, com respectivas titulações, e cuja competência é, dentre outras, habilitar o graduando a lecionar disciplinas da área em cursos de fonoaudiologia e afins.

Os dados apresentados referem-se ao corpo docente de um Curso de Fonoaudiologia, e são mostrados, neste estudo, como ilustração acerca da titulação dos profissionais que o compõem.

QUADRO 4.2.1 - Corpo Docente -USC -SP

PROFESSOR TITULAÇÃO

Alcione Ghedini Brasolotto

Mestre em educação Especial - Universidade Federal de São Carlos doutora em Distúrbios da Comunicação Humana – Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina

Ana Elisa Lara de Noronha Souza

Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana – Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP - Bauru Dionísia Aparecida

Cusin Lamônica

Mestre em Educação Especial – Universidade federal de São Carlos doutora em Distúrbios da Comunicação Humana – Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina

Eliane Aparecida Tech Castiquini

Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Ester Dalva Silvestre Junqueira

Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Laís Odila Silveira Camargo

Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Liliane Campos Stumm Mendes

Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte

Mestre em Educação Especial – Universidade federal de São Carlos doutoranda em Neurociências – UNICAMP

Sandra de Oliveira Saes

Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana – Universidade Federal Paulista

Sandra Elisa Rosseto Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana – Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP - Bauru Sílvia Elaine Zuim de

Moraes Baldrighi

Mestre e doutora em Distúrbios da Comunicação Humana - Universidade Federal Paulista

Simone Rocha de Vasconcellos Hage

Mestre em Lingüística - UNICAMP /Doutora em Ciências Médicas/Neurociências – UNICAMP

Vera Lúcia garcia Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana – Universidade Federal de São Paulo/Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana - Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina

Fonte : Universidade de São Carlos - Coordenação do Curso de fonoaudiologia - 2001

Citou-se, para essa ilustração, uma Instituição paulista pelo fato do estado de São Paulo deter um maior número de cursos de graduação e pós-graduação na área de Fonoaudiologia, o que, sem dúvida, favorece a busca de titulação, conforme é mostrado, também, no quadro 4.2.1, em que 100% dos professores se especializaram em Instituições locais.

Ressalta-se que os problemas encontrados na prática, a necessidade de compreender mais para melhor atuar, a produção incessante de conhecimentos científicos e a abertura de novos campos de trabalho fazem com que o profissional fonoaudiólogo busque atualização

e aperfeiçoamento constantes a fim desempenhar suas atividades com maior competência e qualidade.

No entanto, em relação a cursos de Especialização, inexiste especialização específica na área de Fonoaudiologia em Instituições de ensino de Minas Gerais(CFF,2000).

Dos dados obtidos no Conselho Federal de Fonoaudiologia, em dezembro de 2000, a maioria de cursos de especialização nas áreas de Fonoaudiologia (linguagem, motricidade oral, voz e audição) estão centrados no Estado de São Paulo.

Dentre os 18 cursos de especialização registrados no Conselho Federal de Fonoaudiologia, 14 estão em São Paulo, dificultando, assim, o acesso do fonoaudiólogo residente em Minas Gerais à sua especialização e/ou atualização.

O quadro 4.2.2 aponta algumas das instituições, em estados brasileiros, que oferecem Pós- graduação Stricto Senso em fonoaudiologia.

QUADRO 4.2.2 - Instituições que oferecem pós-graduação

INSTITUIÇÃO ESTADO

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Rio Grande do Sul -RS UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO Mato Grosso do sul -MS UNIFOR – UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Fortaleza –CE

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ Rio de Janeiro- RJ CEFAC-CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM

FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA

São Paulo -SP

UNIV. DE S. PAULO HOSP. REAB. DE LESÕES LÁBIO-PALATAIS

Bauru – SP PONT. UNIV. CATÓLICA – PUC/SP S.Paulo - SP FAC. CIÊNCIAS DA SAÚDE S. CAMILO S.Paulo - SP FAC. DE MEDICINA UNIV. S. PAULO S.Paulo - SP UNIV. FEDERAL DE S. PAULO S.Paulo - SP UNIFRAN –UNIVERSIDADE DE FRANCA Franca - SP Fonte: CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA, 2001

Com base na falta de oferta de cursos de mestrado no estado de Minas Gerais, conforme dados fornecidos pelo CFF (2000), fonoaudiólogos em situação de docência, neste estado, vêm optando por fazê-lo em outras áreas, a fim de obterem seus títulos e continuar dando as suas aulas, ou até mesmo buscando em instituições fora do estado.

Segundo Costa (2001) muitos destes profissionais, relatam que, financeiramente, profissionalmente e também por problemas domésticos, têm dificuldades para se atualizarem.

Alguns alegam que não recebem autorização das Instituições onde trabalham para se ausentarem, outros se sentem incapazes de deixar a família por algum período; outros dizem que economicamente é inviável .