• Nenhum resultado encontrado

Proposta de Ementa

Introdu¸c˜ao `a L´ogica e `a Verifica¸c˜ao de Programas

b´asicos de programa¸c˜ao; l´ogica de Hoare, pr´e- e p´os-condi¸c˜oes, comandos nulos, atribui¸c˜ao, sele¸c˜ao, itera¸c˜ao; invariantes, termina¸c˜ao. Exemplos cl´assicos de provas de corre¸c˜ao parcial e corre¸c˜ao total de programas.

5 Forma de Avalia¸c˜ ao

Provas, projeto e listas de exerc´ıcio.

6 Bibliografia B´ asica

1. Fl´avio Soares Correa da Silva, Marcelo Finger, and Ana Cristina Vieira de Melo,L´ogica para Computa¸c˜ao, Cengage Learning, 2006.

2. Michael Huth and Mark Ryan,Logic in Computer Science: Modelling and Reasoning about Systems, Cambridge University Press; 2 edition, 2004.

3. David Gries, The Science of Programmin, Springer Verlag, 1981.

2

Proposta de Ementa Inteligˆencia Artificial

LIAMF

1 Objetivos

O objetivo deste curso ´e apresentar as t´ecnicas centrais de inteligˆencia artifi-cial, como busca, busca com heur´ıstica, representa¸c˜ao de conhecimento, plane-jamento, incerteza e aprendizado. No final do curso o aluno deve ser capaz de aplicar estas t´ecnicas a outras ´aeas da computa¸c˜ao.

2 Justificativa

A importˆancia da Inteligˆencia Artificial tem crescido tremendamente nos ´ultimos anos, devido tanto aos instigantes resultados cient´ıficos obtidos como `as suas possibilidades de aplica¸c˜ao - algumas delas com grande sucesso comercial - que vˆem surgindo e se firmando a cada dia.

Como empreendimento cient´ıfico, essa ´area do conhecimento humano - ainda em sua infˆancia, se comparada com outras ´areas como a F´ısica ou a Qu´ımica - ainda est´a em forma¸c˜ao, e discuss˜oes metodol´ogicas ainda ocorrem paralela-mente `a obten¸c˜ao de resultados que fazem uso dos m´etodos em discuss˜ao. Como empreendimento tecnol´ogico, os resultados recentes em representa¸c˜ao de conhec-imento, aprendizado de m´aquina e racioc´ınio com informa¸c˜oes imperfeitas tˆem possibilitado a constru¸c˜ao de produtos e artefatos eficientes e de grande sucesso em ´areas como rob´otica m´ovel, sistemas para a WWW, mecanismos de busca e recomenda¸c˜ao de produtos, dentre tantos outros.

3 Pr´ e-Requisitos

mac122.

Seria interessante que os alunos j´a tivessem feito o curso de l´ogica (mac239).

4 Conte´ udo

O conte´udo est´a dividido em quatro ´areas principais:

1. Busca: busca cega, busca com heur´ısticas, staisfa¸c˜ao de restri¸c˜oes, jogos advers´ariais (cerca de 6 semanas).

2. Representa¸c˜ao de Conhecimento e Planejamento: engenharia de conhec-imento, representa¸c˜oes de a¸c˜oes, planejamento cl´assico, ontologias (cerca de 3 semanas).

1

3. Incerteza: abordagens probabil´ısticas, tomada de decis˜oes, processos de decis˜ao markovianos (cerca de 2 semanas)

4. Aprendizado: aprendizado supervisionado, ´arvores de decis˜ao, classifica¸c˜ao, m´aquinas de suporte vetorial (cerca de 4 semanas)

5 Forma de Avalia¸c˜ ao

Provas, projeto e listas de exerc´ıcio.

6 Bibliografia B´ asica

O livro texto usado ser´a:

“Artificial Intelligence: A Modern Approach” - Stuart Russell e Peter Norvig

2

++++ Presentes:

João (1o. BCC), Daniel (1o. BCC), Gustavo (1o. BCC), Lucas (1o. BCC), Bruno Sesso (1o. BCC), William (1o. BCC), Vinícius (2o. BCC), Gervásio (2o. BCC), Pedro (4o. BCC), Jackson (4o. BCC), Wilson (ex-BCC), Igor (ex-BCC), Toshi (ex-BCC), Carlinhos (prof, ex-BCC), Zé (prof), Hirata (prof), Nina, (prof), Routo (prof), Arnaldo (prof), Hitoshi (prof), Leliane (prof), Coelho (prof), Daniel (prof)

++++ Relato:

• Pedro começou apresentando a grade curricular do Grinnel College (a apresentação está disponível no paca do Apoio ao BCC). Alguns destaques da apresentação: CURRÍCULO ATUAL . lá eles usam robótica como apli-cação na disciplina de introdução a programação. . autômatos é disciplina obrigatória . os alunos precisam escolher 1 de 2 disciplinas de sistemas . os alunos precisam escolher 1 de 2 disciplinas de linguagens . os alunos precisam escolher 1 de 2 disciplinas de desenvolvimento de

software . os alunos são obrigados a fazer 3 disciplinas de matemática.

2 obrigatórias e 1 que eles escolhem. . as eletivas deles parecem com as nossas . eles tem seminários e grupos de leitura . eles empregam o método de ensino em espiral. Primeiro o aluno vê o tópico no nível de “familiarity”, depois “Usage” e por último “Assessment” MUDANÇAS: . em Engenharia de Software os alunos entram em projetos que já estão em andamento . em redes eles separaram em redes e segurança . não tem estatística. O pessoal de lá não vê necessidade de uma disciplina (Coelho comentou que provavelmente eles vejam em outra disciplina) COMENTÁRIOS DIVER-SOS: . a quantidade de créditos deles é bem estranha. Provavelmente para ser equivalente aos números do BCC os números deles precisariam ser multiplicados por 2

• Pedro apresentou alguns números de uma pesquisa que ele fez para verificar a existência de algumas disciplinas que tem gerado discussões nas reuniões sobre a mudança da grade: . Cálculo numérico aparece em 9 das 11 grades verificadas . Programação linear aparece em 5 das 11 grades verificadas . Conceitos de Linguagens de Programação aparece em 8 das 11 grades verificadas . Carlinhos sugeriu que seria interessante conversar com Walter ou Ernesto e pedir que eles bolassem uma disciplina que englobe tópicos de numérico. Essa disciplina poderia ser selecionada por algumas trilhas que se interessassem nela.

• Pedro e Coelho resumiram como foi a reunião com o grupo que está cuidando das disciplinas de algoritmos: . Lá na reunião o Fernando comentou que álgebra linear é um problema porque é mal dada. Será que os professores do BCC não ministrariam melhor os tópicos importantes dessa disciplina para o nosso curso? . Sobre a linguagem usada em 122: se a disciplina/livro-texto usar java então a parte de ponteiros que costuma

1

ser vista na disciplina teria que ir para Técnicas de Programação I que seria vista no mesmo semestre . Vários alunos comentaram sobre ponteiros.

Vinicius comentou que o tópico é trabalhoso por causa da sintaxe. Na opinião dele é melhor ver no início porque assim poderia ser usado em outros EPs mais avançados sem maiores problemas. . Carlinhos comentou que um livro texto facilitaria na hora de dividir os tópicos das disciplinas . Coelho e Pedro falaram que a parte de ADT foi para técnicas de programação I . Todos concordaram que os professores devem usar livros texto na hora de bolarem as ementas . Ainda sobre 122, Routo chamou atenção para o título da disciplina. ÉPrincípios de Desenvolvimento de Algoritmos.

Não seria estranho estar mostrando para os alunos tantos tópicos de baixo nível de desenvolvimento nessa disciplina? Será que é o lugar certo? Pedro comentou que atualmente muitos tópicos mais alto níveis são vistos em análise de algoritmos. . Coelho comentou que lá na reunião o pessoal sugeriu que um pouco de complexidade fosse apresentado na disciplina de Introdução ao BCC que será vista no primeiro semestre

• Falando um pouco sobre a disciplina de desenvolvimento de sistemas, Hitoshi questionou se IHC e acessibilidade seriam vistos aqui. Daniel ficou de ver com o pessoal do grupo. Carlinhos sugeriu que a parte de raciocínio adversarial também fosse visto nessa disciplina.

[]’s Daniel

g-mac mailing list g-mac@lists.ime.usp.br https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/g-mac

2

Exemplos de

currículos no

CS2013

No documento Reformula¸c˜ao do BCC-IME-USP (páginas 194-200)

Documentos relacionados