• Nenhum resultado encontrado

Proposta para a Grade Curricular BCC (16/MAI/2014)

1. RELATO

Fábio: a estatística no BCC deveria ser menos teoremas e ser mais aplicada. Alunos saem do BCC sem saber realizar experimentos.

Adilson: Estatística I é muito básica.

Probabilidade I é melhor e precisa apenas de integrais (Cálculo I).

Carlinhos perguntou se não ter estat 1 e estat 2 vai fazer falta. O Adilson disse que não acha que vai faltar. Prob 1 segundo o Adilson não é um curso tão introdutório. Importante: Não precisa de cálculo 3!! Se for necessário integral dupla ou coordenadas polares o professor pode discutir esse tópico!

Adilson: Depois seria legal ter Inferência em Estatística.

Adilson: Considera fundamental Processos Estocáticos.

Arnaldo: se o aluno tivesse que escolher entre processos estocásticos e inferência, o que o aluno deveria usar para fazer essa escolha?

Adilson começou explicando sobre "como fazer uma boa amostra?" Essa preocupação existia na época em que não dava pra "ver" o BD todo. Hj em dia amostra não é mais tão importante pois tem-se todo o conteúdo no BD. Mesmo assim é importante se preocupar com isso. É importante lembrar de tempo de processamento (soluções eficientes)

Adilson: Probabilidade não dá pra abrir mão, alguns assuntos vistos em estat. 2 são vistos por alto e o professor falava "isso vai ser visto mais em diante". Estat 1, Estat 2 é "use porque funciona", Prob 1 e

1

Inferência vai mostrar de fato "porque funciona".

Arnaldo: o curso de inferência tem uma cara mais de

laboratório/aplicação? O Adilson disse que sim, os professores são motivados a passarem trabalhos de simulação!!

Hirata -> não vão achar estranho o pessoal do BCC poder passar por cima de estat1 e estat2? Carlinhos comentou o mesmo. Coelho também comentou o mesmo. William perguntou se não vamos ter problema com alunos menos maduros. Carlinhos lembrou a questão de vetores e geometria que foi um tiro no pé na última reformulação da grade.

Arnaldo comentou sobre ter um curso de prob1' e inferência1'? Turmas separadas complicaria para a carga didática da estatística? Isso facilitaria a mudança no pré-requisito. Agrada o Adilson porque haveria um foco maior em simulação, projetos computacionais.

Interessante.

Jackson chamou atenção pros créditos serem maiores caso

houvesse essa mudança (prob1 tem 6 créditos). Tb falou dos requisitos pois algumas disciplinas tem requisitos demais. Sobre créditos,

aumentaria 4 créditos se fosse feita a mudança. A questão do requisito é ligada ao curso. Então será que a gente consegue personalizar de fato os cursos para o BCC?

Wilson perguntou se é possível fazer AMV no início sem tantos

requisitos. O Adilson falou que inferência de fato é importante antes!

Marcelo -> optativa da graduação: teoria dos jogos ou análise markoviana. É possível encaixar? Adilson falou que sim, é possível!

(inclusive já está) O Adilson falou que está ok limitando a quantidade de vagas.

Adilson -> Introdução à pb. estatística junto com cálculo 1 do jeito que hoje é visto não é bom. Isso às vezes "prende" o professor de estatística

Arnaldo: pode fazer processos estocásticos sem ter feito inferência?

Sim! É possível serem considerados ortogonais. Assim:

Probabilidade I -> Inferência

-> Noções de Processos Estocática

Vinicius e Victor falaram que algumas coisas sobre quartis, mediana não são mto vistos no futuro.

2

Toshi falou q qdo fez proc. estocásticos o prof passou 1 mês falando conteúdo imaginando que os alunos tinham feito probabilidade 1.

Adilson perguntou se fala-se de inferência bayesiana. Mta gente gosta.

Talvez fosse interessante falar disso na disciplina de inferência.

Talvez isso fosse uma justificativa para ter uma inferência específica para computação. Fabio tinha comentado que pra computação talvez o mais importante seja entender exatamente quando usar cada método / mecanismo de estatística.

Informes finais:

Finger comentou que talvez apareça uma trilha de IA pois só o Finger faz eScience. Seria Sistemas Inteligentes. Vai ter uma parte de sistemas, parte de IA e a parte de fundamentos (lógica matemática, teoria dos conjuntos, teoria dos jogos, etc...) Leliane e Flavio estão responsáveis por essa trilha.

Carlinhos falou sobre ter uma disciplina de cálculo numérico. Voltou a conversar com o Ernesto. Ele concordou em preparar uma ementa para cálculo numérico. A ideia seria entrar no núcleo. Isso retomaria a ideia que o Walter tinha proposto.

Coelho fez informes: a partir do ano que vem com a nova grade de 2015:

. linguagens formais e autômotos e grafos não são mais obrigatórias . vai ter introd. ao BCC de 2 créditos. Vai aparecer

como pendente pros alunos antes de 2015 no jupiter mas isso não significa que eles precisam fazer.

. álgebra linear para computação vai ser dado pela última vez no semestre que vem. Se for reprovado vai ter q fazer: vetores e geometria e álgebra linear.

3

RESUMO DA REUNIÃO DE 28/3/2014 Início: 12:00 Fim: 13:08

0. PRESENTES:

André (1o. BCC), Igor (ex-BCC), Lucas (3o. BCC), Vinicius (3o. BCC), Vitor (3o. BCC), Wil (ex-BCC), mais um aluno que não lembramos, Daniel, Nina e

coelho.

1. RELATO

• Comentamos um pouco sobre a disciplina Introdução ao BCC lembrando que ela será obrigatória.

• Daniel falou como foi a reunião do conselho em que foram aprovadas mudanças já para 2015: http://bcc.ime.usp.br/curriculo2015/

• A trilha de eScience que foi apresentada pelo Junior e pelo Marcelo Finger na última reunião com a comissão pré-conselho foi discutida. O Igor explicou o que ele tinha entendido principalmente da opção que o aluno teria que fazer para seguir um de dois subconjuntos de disciplinas (IA ou Processamento de Sinais e Imagens). Foram feitas algumas observações que percebemos na trilha. Em resumo foi:

Introdução ao BCC mudou (1o. para o 2o. semestre) As físicas não apareceram

As estatísticas mudaram (Esse foi o tópico de uma próxima reunião) Detalhando um pouco mais:

* modelagem e sistemas de fato ficaria no lugar de Física?

* Os pré-requisitos de Probabilidade I estão sendo contemplados?

mae0121 e mae0212 e mat0121 (Cálculo II, ok, mas as outras não apareceram). Além disso Prob I é uma disciplina de 6 créditos e estamos interessados em uma de 4 créditos.

* Sobre estatísticas: Pelo que vimos do conteúdo as disciplinas estão boas para serem feitas no início do curso.

* Sobre estatísticas: Será que é possível fazer probabilidade I e inferência estatística no lugar de estat1 e estat2 por conta dos pré-requisitos?

1

• Coelho relembrou a trilha de Teoria mostrando que é uma outra “visão”

para as trilhas, seguindo a ideia dos módulos com regras sobre quantas disciplinas de cada módulo precisam ser feitas. Durante a discussão apare-ceu a sugestão de que a trilha de eScience seguisse as ideias de módulos que foram apresentadas por outras trilhas. Por exemplo, poderia haver um módulo de IA e um módulo de Processamento de Sinais e Imagens, além de outros.

• Alguns alunos falaram que a trilha de eScience está muito pesada. Que seria um desafio grande conseguir terminar em 4 anos, o que poderia afastar interessados.

• Resumindo, algumas propostas para o pessoal de eScience seriam:

Respeitar o núcleo que já tínhamos, ou então voltar a discutir o núcleo nas várias instâncias das reuniões

Ter blocos menores para seguir as ideias de módulos: IA, Processa-mento de Sinais e Imagens, Otimização (a ideia seria ter o mesmo módulo chamado de Otimização já proposto na trilha de Teoria)

g-mac mailing list g-mac@lists.ime.usp.br https://lists.ime.usp.br/mailman/listinfo/g-mac

2

RESUMO DA REUNIÃO DE 14/3/2014 Início 11:45 Término 12:45

No documento Reformula¸c˜ao do BCC-IME-USP (páginas 116-121)

Documentos relacionados