• Nenhum resultado encontrado

http://www.apoenarh.com.br/wp-content/uploads/2011/08/treinamento-escola-lideranca.png

Para que o líder consiga o efeito esperado se faz necessário o compro-metimento de todos os envolvidos neste processo. Os líderes e liderados devem estar incentivados a encontrar um ponto de congruência dentro da equipe em busca de um bem maior, no mercado globalizado, não há mais espaço para o individualismo e os modelos tácitos estão sendo incentivados dentro das organi-zações. É muito difícil trazer todos os membros da equipe para junto do líder, mas precisamos alcançar o máximo de pessoas. Conforme afirma Hunter (2006), o resultado que levam muitos gerentes a posição de liderança, são habilidades técnicas orientadas para o resultado, mas não são exatamente as melhores fer-ramentas para inspirar os outros a fazerem um bom trabalho.

Segundo Guns (1998), algumas dessas ideias de ação poderão ser utili-zadas para estimular a aprendizagem, como por exemplo:

a. Exponha para os seus colegas uma história sobre alguém que não conseguia enxergar a ligação entre aprendizagem e prosperi-dade futura, tanto pessoal quanto organizacional. Peça que eles relatem histórias semelhantes relacionadas a funcionários de sua organização ou

48 de outra. Então explore várias maneiras possíveis de superar essas defi-ciências em estabelecer ligações.

b. Pergunte aos seus colegas o que atrapalha a aprendizagem em sua equipe de trabalho. Peça que identifiquem obstáculos específicos, sejam pessoais, da equipe de trabalho ou da organização. Facilite a solu-ção de problemas em equipe para determinar como superar, em cada tipo de obstáculos, o principal problema.

c. Trabalhe com alguns líderes-chave de sua organização para desenvolver uma pesquisa de liderança relativa aos elementos de desafio e apoio. Inclua cerca de cinco comportamentos em cada tópico e utilize uma escala de cinco pontos para cada comportamento. Faça com que o instrumento de pesquisa esteja disponível para todos os líderes interes-sados de sua organização. Se você tiver um programa de feedback as-cendente (um sistema pelo qual funcionários classificam o comporta-mento de seus chefes em relação à liderança), incorpore esse instru-mento à pesquisa. O programa também poderá ser incorporado a outros programas de gerenciamento ou de comunicação.

d. Trabalhe com a gerência sênior para tornar informações fi-nanceiras e estratégicas da sua organização disponível aos funcionários.

Depois encontre meios para esclarecer e avivar essas informações para que possam ser amplamente compartilhadas e suscitem interesse e apoio. Utilize essas informações para liderar discussões sobre como fun-cionários poderiam ser pessoalmente afetados por tudo que o futuro re-serva.

e. Estimule seus colegas a preparar um manual para orientar novos funcionários em seu empreendimento poderá contribuir para a aprendizagem da organização.

Habilidades de líderes que aceleram a aprendizagem são aquelas que abrem a equipe para novas informações, conhecimentos e experiências. O

diá-49 logo é um tipo especial de discurso em equipe que estimula os membros a fala-rem não só com a mente, mas também com o coração. A articulação do líder dentro da equipe é fundamental para o seu sucesso, já que ele precisará da cooperação dos membros de sua equipe no exercício das atividades na organi-zação.

Líderes precisam ser capazes de exercer pensamento estratégico, geren-ciar mudanças, ministrar treinamento colaborativo e possuir habilidade de facili-tação. O líder deverá agir como líder e como membro de equipe ao mesmo tempo Cohen (2003) escreve que as pessoas que possuem habilidades de influ-enciar e utilizam visando os fins da organização, de objetivos individuais ou de oposição direta aos objetivos da organização.

Todos os funcionários precisam questionar, ouvir e refletir; ler, escrever e calcular; alavancar conhecimentos e descobrir como aprender melhor. As mu-danças devem ser bem definidas dentro das equipes, para que os membros pos-sam ajudar neste processo. Nesse aspecto, o principal interessado em divulgar as regras para atingir o que se pretende tem que ser o líder, mas depois de divulgado todos os membros passam a ter responsabilidade na implantação e na execução das mudanças e do aprendizado.

Mais do que uma relação com os outros, como habitualmente pensa-mos, a liderança é, antes de tudo, uma relação consigo mesmo; e, sendo assim, “um solido sentimento de sua própria identidade autô-noma é indispensável para que se possa ter uma relação normal com o outro” (TORRES, 1996, p. 146).

Ao procurarmos tipos de líderes para a nossa equipe, precisamos verificar se há necessidade, pois, em determinados momentos os critérios ou até mesmo, os tipos de liderança podem causar uma desmotivação ou desinteresse dos membros. É necessário, também, a participação e o envolvimento dos membros neste processo. Hunter (2006), afirma que estudos recentes sugerem um apoio e acompanhamento no treinamento breve e intensivo, por que podem causar um impacto negativo no desempenho da liderança.

50 O comportamento de uma equipe poderá mostrar o tipo de líder e as suas necessidades e/ou dificuldades para liderar, haja vista, que o sistema influencia o desempenho de um grupo. Os participantes de um grupo podem, ou não, ex-plicitar quem tem a verdadeira liderança no grupo, mas de modo geral reconhe-cem os líderes informais de algum modo – seja por um maior respeito ou apenas fazendo perguntas ou pedindo ajuda, (COHEN, 2003).

Visando identificar as diferentes lideranças existentes nas organizações, estas precisam desenvolver mecanismos por meio de uma visão holística, bus-cando assim, a melhor forma de utilização dessas lideranças, a fim de melhorar o comportamento das equipes e fazer com que elas funcionem de forma harmô-nica e positiva.

A INFLUÊNCIA DA LIDERANÇA NA