• Nenhum resultado encontrado

limitada devido a vários fatores. A seleção das teorias é uma atividade inerente ao pesquisador, e estas escolhas podem ter sido feitas de maneira a restringir as discussões. Principalmente nos pontos de conflito, a apresentação das diversas visões pode ter sido imparciais devido à racionalidade do autor, ainda que inconsciente. Para minimizar estas limitações buscou-se levantar em profundidade a teoria pertinente, desde suas origens históricas até a contemporaneidade, apresentando-as em sua completude.

O método selecionado pode não ter sido capaz de absorver a amplitude e complexidade do campo, o que poderia ter sido alcançado mediante o uso de outros métodos de pesquisa. Contudo, este risco foi minimizado, pois o método foi identificado como o mais adequado para a pesquisa proposta porque proporciona imersão nos dados e no contexto da organização e, ainda, buscou-se explorar ao máximo todas as técnicas da pesquisa qualitativa.

A pesquisa qualitativa permite uma rica análise dos dados pesquisados, contudo, também podem apresentar fragilidades do caso não analisados com acurácia. Visando reforçar a validade dos dados foram seguidos os passos determinados por Flores (1994), como apresentados anteriormente.

O estudo de caso realizado foi único e, embora não permitiu tecer comparações com outros estudos, justifica-se por ter sido realizado em uma organização peculiar, que nasceu com ideais voltados ao desenvolvimento da sustentabilidade. Embora a organização não use esta denominação, os conceitos da sustentabilidade estão presentes em suas diversas práticas. Nesta organização, também há uma lógica de mercado diferenciada por se tratar de uma organização sem fins lucrativos, assim, a racionalidade também é peculiar, influenciando o desenvolvimento das práticas e aprendizagem diferente do que, provavelmente seria em uma organização com maior direcionamento ao mercado, como sugerido por Ramos (1952, 1966) e Serva (1996).

Merriam (2009) fala sobre o estudo de caso argumentando que o conhecimento específico, que dependente do contexto, tem maior valor do que o conhecimento geral, e os exemplos são importantes, podendo confirmar ideias de pesquisa preconcebidas. Assim, há a possibilidade de certas generalizações no estudo de caso. Por fim, o autor reforça o que já foi posto de que o estudo de caso

se aproxime de um relato histórico, pois serve para entender algo que acontece, como e porque acontece, sendo um caso modelo que demanda imersão.

Ainda visando reduzir a limitação dos dados coletados os mesmos foram triangulados entre as diferentes modalidades de coleta de dados, sendo documentais, vídeo e entrevistas (triangulação de fonte). Estas três fontes mostraram a mesma tendência, apresentando informações convergentes, demonstrando a validade das mesmas.

A validade explica o motivo das teorias apresentadas estarem presentes neste trabalho e sua capacidade de explicar as situações empíricas pesquisadas. Oliveira, Walter e Bach (2011) explicam que esta validação está relacionada com a exatidão que os conceitos são representados pelos dados pesquisados. Foi, portanto, visualizado no campo todos os conceitos expostos na revisão bibliográfica. As práticas de sustentabilidade foram identificadas e relacionadas. Os processos de aprendizagem destas práticas também foram verificados na organização e a racionalidade predominante foi identificada com base nas análises.

A validade interna diz respeito à onde serão coletados os dados e como mensurá-los ou tratá-los. Decorrente disto há a necessidade de o instrumento de pesquisa abranger todos os dados necessários para a análise das categorias da pesquisa. Após isto, também há a necessidade da adequada identificação de meios de visualização dos resultados, identificando a realidade da organização pesquisada (OLIVEIRA; WALTER; BACH, 2011).

A validade externa diz respeito a generalização dos dados para outras situações (OLIVEIRA; WALTER; BACH, 2011), embora outros autores, como Merriam (2009) e Flores (1994) afirmarem haver algumas críticas em relação a isto. Yin (2006) explica que esta validade "define o domínio para o qual as descobertas do estudo podem ser generalizados" (YIN, 2006, p.63). O autor explica que há crítica de que os casos únicos oferecem uma base pobre para a generalização. Em relação a isto o presente trabalho não teve, desde o início, o objetivo de buscar generalizações, até mesmo porque pesquisou uma organização peculiar. Os dados são importantes para mostrar a possibilidade de relacionamento entre as categorias e sugestão de um modelo conceitual, cujos resultados podem ser analisados em outros estudos por meio da noção de transferibilidade (MERRIAM, 2009).

Transferibilidade, de acordo com Coutinho (2008, p.8) "refere-se a possibilidade de que os resultados obtidos num determinado contexto numa pesquisa qualitativa possam ser aplicados noutro contexto".

Em relação a validade interna foram coletados dados documentais que descrevem a atuação da organização. Como a organização é fortemente voltada à comunidade e oferece serviços a este público, possui significativo esforço de comunicação, por meio de seu site e impressos, o que contribuiu com a coleta de dados. O vídeo analisado foi relevante por apresentar informações históricas da organização e as entrevistas.; por fim, abrangeu pessoas de diversos setores e níveis hierárquicos, fornecendo informações com diferentes visões.

A validade de construto avança dos instrumentos para as teorias utilizadas, visualizando os conceitos teóricos nos dados coletados, identificando-se quais teorias estão respondendo as questões de pesquisa. Depois de estabelecido que o construto é importante no sentido teórico, busca-se a adequação do instrumento. Em relação aos conceitos, os mesmos foram apresentados na revisão bibliográfica e evidências foram buscadas na pesquisa, seguindo os objetivos. O percurso empírico foi planejado de forma a manter a essência dos conceitos, tanto na seleção dos indicadores quanto na seleção de formas de coleta de dados.

Na interpretação dos dados também podem ter ocorrido limitações devido ao método escolhido, sobre a correta aplicação do método e sobre a capacidade do pesquisador em interpretá-las. Em relação ao método buscou-se aporte em atores diversos e se seguiu fielmente os passos sugeridos pelo autor adotado. O autor realizou leituras diversas em busca das interpretações possíveis, no intuito de esgotar os dados.

Uma dificuldade a ser destacada é a falta de outras pesquisas envolvendo a mesma gama de assuntos, o que limitou a realização de comparações entre os resultados obtidos neste trabalho com resultados de outras pesquisas.

A confiabilidade, para Yin (2006, p.63), “demonstra que as operações de um estudo, como os procedimentos para a coleta de dados, podem ser repetidas, com os mesmos resultados". Embora haja a subjetividade e o julgamento do autor na análise dos dados, outro pesquisador, seguindo os mesmos métodos, poderia obter dados semelhantes ao consultar os mesmos documentos e realizar novas

entrevistas.