• Nenhum resultado encontrado

Limites claros protegem sua autoestima Estabelecer limites claros significa decidir de que forma você quer

levar sua vida. Você tem o poder de escolha sobre como e com quem deseja passar seu tempo. O segredo para estabelecer limites é fácil: tudo o que você precisa fazer é aprender quando dizer "sim" e quando dizer "não".

Você deve dizer um entusiasmado "sim" àquelas situações que vão colocar sua vida no rumo que você deseja e um "não" definitivo a tudo o que irá afastá-la dessa direção. Vai dizer "sim" às pessoas que demonstram ser cuidadosas, amáveis e colaboradoras e "não" àquelas que se mostram capazes de feri-la de alguma maneira. Tudo bem, talvez não seja tão simples assim. Algumas vezes, isso pode parecer um verdadeiro desafio. No entanto, considerando o impacto que essa decisão tem sobre sua autoestima, vale o sacrifício.

Júlia, por exemplo, tem um problema muito comum associado à baixa autoestima: ela não sabe dizer "não". Por isso, não consegue priorizar o próprio tempo e a própria energia.

Isso não significa que ela seja uma segunda Madre Teresa de Calcutá, porque não se dedica aos pobres nem às crianças carentes. Ela gasta todo o seu tempo ajudando amigas consumistas, namorados complicados e parentes egoístas. Para ela, os interesses

das outras pessoas sempre vêm em primeiro lugar. Júlia passa tanto tempo agradando os outros e dizendo "sim" ao que lhe pedem que, algumas vezes, sente-se como se não existisse. Todos a amam e seu telefone nunca para de tocar. Quem não adoraria ter uma amiga que sempre se relega ao segundo plano?

Se você pedisse a Júlia que tomasse conta de seu cãozinho por uma semana, ela diria "sim".

Se você a convidasse para ver um filme de terror, ela diria "sim", apesar de odiar esse gênero e ter que manter os olhos fechados todo o tempo.

Quando o namorado de Júlia lhe pede qualquer coisa como lavar sua roupa, levar seu carro para consertar, limpar sua casa ou lhe emprestar dinheiro para comprar um computador novo —, ela diz "sim".

Quando os amigos de Júlia telefonam para reclamar de seus problemas, ela está sempre pronta a ouvir por horas a fio -mesmo que fique irritada com isso.

Júlia está tão acostumada a se sacrificar pelos outros que já nem sabe como ser diferente. Nenhuma tarefa é complexa demais e nenhum horário é impróprio.

Sua incapacidade de dizer "não" não se limita a satisfazer as exigências dos outros. Ela tem apenas 29 anos e, no entanto, já tomou algumas decisões muito erradas na vida — incluindo um mau casamento e vários relacionamentos destrutivos -porque disse "sim" sem refletir o bastante.

Júlia tem uma dúzia de motivos diferentes para explicar seu comportamento. Ela justifica o mau casamento dizendo que não teve coragem de recusar o pedido do então namorado para não ferir os sentimentos dele. Também sentiu medo de que ninguém mais a pedisse em casamento. Ela admite que coloca as necessidades dos outros - por mais triviais que sejam - antes das suas porque quer que todos gostem dela. Júlia teme perder os amigos se parar de

permitir que eles a usem como quiserem. Além disso, ela tem receio de que, ao dizer "não", nunca mais tenha outra chance de dizer "sim". É fácil perceber que ela não reconhece o próprio valor.

Aprender a estabelecer limites é um passo fundamental para a construção da autoestima. Esses limites mostram às pessoas que você se ama e se respeita. Muitas mulheres nem se dão conta de que têm o poder de decidir o que querem para sua vida. Elas não percebem que podem controlar o que entra em seu cérebro e o que acontece a seu corpo. No nível mais elementar, não sabem que, quando um telefone toca, não é preciso atender sempre. Em um nível mais complicado e doloroso, algumas mulheres não entendem que podem dizer "não" ao abuso físico e emocional.

Muitas mulheres estabelecem limites inadequados porque temem as consequências. "Se eu disser que não vou ao cinema com Janete, pode ser que ela nunca mais me convide." "Se eu falar com a Glória que não quero mais ouvir suas reclamações sobre trabalho até altas horas da noite, ela pode não querer mais ser minha amiga." "Se eu disser ao meu namorado que não vou abrir mão do meu excelente emprego e da minha carreira para me mudar sem qualquer planejamento para o outro lado do país, ele pode resolver arrumar outra mulher." "Se eu deixar de fazer tudo para o meu namorado, talvez ele perceba que consegue viver sem mim." "Se eu proibir o meu noivo de levar os amigos para beber, comer e fazer a maior bagunça no meu apartamento, é possível que ele encontre outro lugar para ir e não volte mais." "Se eu abandonar meu marido, que me agride, ou denunciá-lo à polícia, posso ter que passar o resto da vida sozinha."

As mulheres inteligentes sabem que, quando estabelecem limites conscientes em suas vidas, precisam estar dispostas a abrir mão daquilo que não é bom para elas. Sim, você pode perder alguns amigos egoístas e, sim, pode perder alguns homens tóxicos - mas se eles se forem tão facilmente, é porque não eram ideais para você.

Além disso, você estará abrindo espaço para relações melhores e mais enriquecedoras. Lembre-se: as pessoas têm muito mais respeito por mulheres que se valorizam. Homens saudáveis não gostam de estar com uma mulher que se deixa pisar como um capacho. Isso os deixa desconfortáveis.

Você pode começar a estabelecei seus limites usando frases simples, como:

"Vou ter que desligar o telefone agora porque preciso ir para a cama (ou ler um livro, ou ver televisão, ou lavar roupa, ou jogar paciência no computador, ou apenas ficar à toa)."

"Não posso mesmo sair agora. Vamos remarcar nosso encontro para um momento em que eu não esteja sob tanta pressão no trabalho."

"Claro, posso preparar o jantar, mas você vai ter que lava toda a louça e limpar a cozinha quando eu terminar."

Algumas vezes, essas frases ficam um pouco mais complicadas. Observe, por exemplo, a que se segue: "Sou eu que decido o que é melhor para mim e decidi que não vou tolero essa linguagem agressiva, portanto, vamos colocar um ponto final nesta conversa agora mesmo." Você acha que é capaz d dizer uma frase como essa? Pode imaginar quanto se sentiria mais forte e saudável?

Existem inúmeras informações disponíveis em livros e na internet para ajudá-la a construir limites mais saudáveis Muitas mulheres recorrem a terapias ou grupos de apóie Buscar informações e procurar ajuda são sinais de que você está cultivando a sua autoestima.

As mulheres inteligentes dominam a arte de dizer "não" e usam a palavra "sim" com cautela.

As mulheres inteligentes sabem que os limites as mantêm em segurança; eles são sua maior defesa.

As mulheres inteligentes sabem que...

Segredo 11: A construção da autoestima é um trabalho de equipe