• Nenhum resultado encontrado

Quando se trata de sexo, você só deve fazer o que deseja

Seu comportamento sexual influencia a maneira como você se vê. Ou seja, a autoestima é influenciada pela sexualidade e vice-versa. E o que isso significa para a sua vida?

Toda mulher cresce ouvindo um monte de mensagens conflitantes sobre o que se deve ou não fazer em matéria de sexo. É provável que seus pais, avós e professores tenham lhe ensinado uma lição básica: comporte-se como uma boa moça, ou seja, MANTENHA AS PERNAS FECHADAS! No entanto, é praticamente impossível evitar os filmes, programas de televisão e revistas que trazem informações explícitas sobre como agir de forma sedutora e como usar "pequenos truques" quando você e seu parceiro forem para a cama.

Quase toda mulher ouve esses dois tipos de mensagens conflitantes continuamente, e isso é muito confuso!

"Mantenha as pernas fechadas!"

"Os homens gostam de mulheres sensuais! '

'Provoque-o!'

'Não vá para a cama no primeiro encontro.

"Tome a iniciativa."

'Use um decote revelador!"

'Evite roupas muito ousadas. '

'Mantenha as pernas fechadas!"

Quais dessas mensagens você deve levar a sério?

A verdade é que cada uma delas é válida em diferentes momentos da vida. Cabe a você ficar alerta e prestar atenção ao que está se passando ao seu redor. E também só cabe a você decidir quando a mensagem é apropriada e por quê. Como você é a única responsável por sua própria sexualidade, precisa ter clareza quanto ao que é bom para a sua vida e o que pode vir a lhe causar arrependimentos. É assim que se constrói e se mantém uma autoestima positiva.

Veja o que as mulheres inteligentes devem saber sobre sexo e autoestima:

Lembre-se de que sexo é muito, muito importante

O que você faz ou deixa de fazer na cama com alguém que acaba de conhecer pode mudar sua vida. Ter relações sexuais com um homem provavelmente vai abrir seu coração e deixá-la mais

vulnerável. Mas não há como garantir que seu parceiro se sentirá da mesma forma. Isso não tem a ver com quanto você é sensual ou boa de cama. Simplesmente é assim que as coisas são. Mulheres bem resolvidas têm consciência de que sexo é uma das atividades mais importantes da vida; elas jamais o levam na brincadeira.

Conheça-o bem antes de ir para a cama com ele

Nossa amiga Isabelle conheceu Arthur na semana passada. Ele já se declarou apaixonado por ela. Repetiu uma dúzia de vezes quanto a deseja e disse pelo menos uma destas frases: "Você é a mulher mais interessante que já conheci", "Você é a mulher mais linda com quem já saí", "Você tem as pernas mais bonitas do mundo". Talvez tenha falado outras coisas semelhantes. Isabelle se sente enaltecida, mas isso não quer dizer que ela precise ser tola.

Se você está pensando em fazer sexo com alguém que acaba de conhecer, espere. Eis alguns fatos que você deve ter sempre em mente: é claro que ele quer fazer sexo com você. Por que não iria querer? Existem dezenas de razões para ele achá-la atraente. Mas se ele quer levá-la para a cama, precisa ter paciência. Se não puder esperar, há duas possibilidades: ou ele tem algum problema ou não está tão interessado. O fato é que as mulheres que se valorizam não têm pressa para fazer sexo. Elas esperam até que conheçam o outro melhor.

Faça perguntas importantes antes de transar

Aqui estão algumas perguntas que você deve fazer: Você é casado? Está namorando ou saindo com mais alguém? Com quantas pessoas? Quando foi a última vez que fez exames para saber se tem alguma doença sexualmente transmissível? Posso ver os resultados?

Você é monogâmico? Foi fiel no seu último relacionamento? E no penúltimo? Você é nervoso?

Depois de checar tudo isso, dê a si mesma um tempo para digerir todas as respostas e certificar-se de que ele disse a verdade. Se ficar desconfiada de alguma coisa, é melhor cair fora. Mulheres com autoestima elevada não têm medo de fazer perguntas difíceis.

Não faça sexo só porque ele pagou o jantar

A comida estava maravilhosa; o ambiente, divino. Mas seu corpo vale mais do que algumas taças de vinho e uma boa lagosta. Não se sinta obrigada a fazer sexo só porque ele sacou o cartão de crédito da carteira. Gastar dinheiro com você não faz dele seu dono nem concede privilégios a ele, mesmo que esse homem venha a lhe comprar presentes realmente fabulosos. Mulheres que têm amor- próprio sabem que, quando um homem gasta dinheiro com ela, não está comprando os direitos sobre seu corpo.

Cuide da saúde de seu corpo

A intimidade sexual traz muitas recompensas, mas também alguns riscos. Riscos emocionais. Risco de gravidez. Riscos à saúde.

Com a ameaça incontestável das doenças sexualmente trans- missíveis, você não pode se permitir fazer sexo sem proteção. Preservativos são obrigatórios, e o uso deles não é negociável. Se quiserem abrir mão da camisinha, você e seu parceiro devem antes fazer testes de HIV e de outras DSTs. Converse sobre isso e não deixe de ver os resultados com seus próprios olhos. As mulheres inteligentes se preocupam consigo mesmas o suficiente para cuidar bem de seu corpo e de sua saúde.

Mantenha sempre pelo menos um dos pés no chão

Sonhar é ótimo, mas uma dose saudável de realidade é igualmente essencial. Muitas mulheres abrem o coração e oferecem seu corpo antes de se terem dado um tempo para estudar algumas questões matemáticas básicas da sexualidade. Reflita sobre as seguintes equações:

Sexo não é igual a amor.

Sexo não é igual a relacionamento. Sexo não é igual a para sempre.

Sexo não é igual à garantia de um telefonema na manhã seguinte.

Se você não gosta dessa "nova matemática", é provável que não esteja pronta para se perder na fantasia de um fim de semana de sexo. Não viva com base em seus devaneios. As mulheres inteligentes sempre se lembram de manter os pés na realidade.

Não faça sexo com um ex que a magoou

É claro que você ainda gosta dele. É claro que ele conhece seu corpo muito bem. E é claro que é mais fácil sair com ele - que está a apenas um telefonema de distância - do que encontrar alguém novo esta semana. Mas isso não faz diferença, porque continua sendo um erro. Às vezes, parece ótimo transar com o ex, o que não significa que seja uma atitude inteligente. Se você não conseguir se libertar de seu

passado emocional, não será capaz de construir um futuro saudável. Mulheres com autoestima elevada fazem escolhas sábias.

Não misture sexo e álcool

Não há nada de errado com uma taça de vinho. Provavelmente não há nada de errado com duas. Mas se você começar a noite mergulhada em álcool, poderá terminar afogada em más escolhas. Fazer sexo ou não é uma decisão que você deve tomar sóbria. As mulheres inteligentes sabem que bom senso e álcool não se misturam.

Espere até o dia seguinte para contar a suas amigas

É claro que você está eufórica. Está prestes a se tornar mais íntima de alguém de quem realmente gosta. Suas amigas ficarão tão por felizes por você! Mas elas não precisam ficar felizes esta noite\ Portanto, controle-se. Este não é o momento mais adequado para espalhar aos quatro ventos como ele beija bem. Se ele a vir telefonando ou enviando mensagens para suas amigas, vai pensar que você é louca. Deixe para contar tudo a elas depois. Como diriam os comissários de bordo: "Neste momento, todos os telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos devem ser desligados." As mulheres inteligentes sabem que algumas coisas devem ser guardadas para si mesmas -pelo menos por um tempo.

Se você não trabalha na polícia, deixe as algemas em casa

Ter um novo parceiro romântico sempre desperta o desejo de experimentar coisas novas. Mas algumas mulheres o fazem com afinco exagerado e cedo demais. Deixe as excentricidades para mais

tarde. Se o relacionamento continuar, haverá inúmeras oportunidades para conhecer novas variantes sexuais. Quando você tiver alguns anos de casada, pode começar a pensar em maneiras de apimentar a relação. Neste momento, o objetivo é aumentar a intimidade, e não fazer experimentações. As mulheres inteligentes não tentam levar a intimidade a extremos.

Faça sexo por amor, não por dinheiro

Talvez você tenha amigas que se casaram por dinheiro e que a aconselham a usar o sexo para conseguir um bom casamento. Mas relacionamentos motivados por interesse geralmente terminam no fundo do poço. Mulheres que se valorizam fazem sexo por paixão, por amor ou por luxúria. E não porque estão em busca de um vale- refeição. Se você deseja estabilidade financeira, peça um aumento ao seu chefe.

Não comece a agir como se fosse esposa dele

Fazer sexo com um homem não a transforma automaticamente na esposa dele. Não comece a preparar o café da manhã, limpar o apartamento e levar o cachorro para passear. Nem é preciso dizer que sob nenhuma condição você deve lavar as roupas dele! Se ele precisa desse nível de cuidados, sugira que contrate uma empregada. Mulheres com amor-próprio não assumem tarefas de esposa enquanto não chegar a hora certa — depois que a cerimônia termina e os convidados vão para casa. Se você tiver dificuldade em compreender isso, talvez não deva fazer sexo enquanto não se casar. É um erro pensar que, se assumir prematuramente o papel de esposa cuidadosa, ele gostará mais de você. É mais provável que isso o deixe nervoso.

Não pressuponha que, por terem feito sexo, ele vai agir como se fosse seu marido

Amor, intimidade e comprometimento são coisas maravilhosas, mas é preciso entender que a maioria dos homens não relaciona sexo a casamento. Ele pode ter pago jantares em restaurantes finos e passado semanas tentando levá-la para a cama. Contudo, isso não quer dizer que esteja pronto para apresentá-la à família dele, ajudá- la a tomar conta dos seus sobrinhos enquanto sua irmã está fora ou lhe emprestar dinheiro para pagar as contas. Isso até pode acontecer, mas é provável que leve algum tempo. Se você espera intimidade imediata e comprometimento total, suas chances de ficar com o coração partido são enormes. As mulheres inteligentes têm expectativas realistas.

O fato de ter feito uma vez não significa que precisa fazer duas Não continue um relacionamento com uma pessoa de quem não gosta só porque fizeram sexo. Você não é obrigada a dizer "sim" pelo resto da vida apenas por ter ido para a cama com alguém. Muitas mulheres acabaram presas em relacionamentos medíocres ou até destrutivos porque não souberam dizer "não" na segunda vez. Se passar pela sua cabeça o pensamento

"eu fiz uma vez, como posso dizer não agora?", livre-se dele. Você pode dizer "não" porque tem esse direito. As mulheres inteligentes sabem se valorizar.

Se fizer isso, provavelmente quem vai se sentir mal é você mesma. É sempre um erro ir para a cama com um homem só para chamar a atenção de outro ou provocar ciúme. Uma mulher com boa autoestima não faz sexo quando não é capaz de manter o cérebro e o corpo no mesmo lugar. Use o bom senso, não a raiva, para tomar suas decisões sexuais.

Se você não está pronta para ir para a cama, não vá!

O único momento certo para fazer sexo é quando é certo para VOCÊ. Não existem regras a serem seguidas; não há horários a serem cumpridos. Se não tiver certeza, é porque não está pronta. Não deixe que suas amigas a pressionem, não deixe que ele a pressione e, acima de tudo, não pressione a si mesma. Mulheres que se valorizam não fazem o que não querem simplesmente porque estão se sentindo forçadas. E elas sempre se reservam o direito de mudar de ideia.

As mulheres inteligentes sabem que... Segredo 9: Proteger-se dos homens fortalece a

autoestima

Se alguma vez você se relacionou com um homem que destruiu sua autoestima, precisa começar a refletir sobre como isso aconteceu. Com toda a certeza, você não saiu por aí procurando alguém que não tivesse amor e respeito por você. Então o que deu errado? Como um sujeito como esse passou pelo seu "radar emocional"? Pense nisso.

Se você estivesse elaborando um anúncio para encontrar um parceiro em um site de relacionamentos, escreveria alguma das frases abaixo?

"Estou à procura de problemas sérios. Posso contar com você?"

"Nervoso, mau-caráter ou mesquinho? Ninguém é perfeito."

"Incansavelmente negativo e espiritualmente fracassado? Estou pronta a escutar, escutar e escutar."

"Incapaz de ser fiel? Podemos lidar com isso." "Problemas com álcool? Tudo bem."

"Morrendo de medo de assumir compromissos? Vamos conversar mais um pouco."

"Drogas? Armas? Amigos assustadores? Pelo menos não vou ficar entediada."

"Sem emprego? Sem dinheiro? Sem problema."

É claro que a sua resposta é NÃO. Você sabe que desejar algo assim é arranjar encrenca. Entretanto, muitas mulheres que estão lendo este livro já aceitaram uma ou mais histórias de horror como essas e viram seu mundo virar de cabeça para baixo. Quando enfim tudo voltou ao normal, sua autoestima já havia sido totalmente devastada. Valorizar-se depende da decisão de não permitir que cenários como esses façam parte da sua vida. E como você pode conseguir isso?

Reconheça os homens tóxicos

Um homem tóxico é aquele que destrói sua autoestima, seja sem querer ou propositalmente. Ele pode vir em vários formatos: egoísta, egocêntrico, violento, infiel, destrutivo, autodestrutivo, ou apenas pouco interessado em você. Um homem assim invariavelmente fará com que você não se sinta atraente o bastante, como se lhe faltasse algo ou como se precisasse provar seu valor. Já vimos mulheres que aceitam esse tipo de problema se mostrarem absolutamente firmes ao ajudar pessoas queridas a evitar os mesmos erros. Elas são capazes de defender os amigos com unhas e dentes, mas são totalmente displicentes quando se trata de suas próprias escolhas. Se você não está com ninguém agora, esta é a hora certa para aprender a se proteger.

Muitos homens tóxicos podem parecer inacreditavelmente charmosos e atenciosos no início de um relacionamento. É por isso que você precisa ter cuidado na hora de escolher as pessoas que vão fazer parte da sua vida. Você deve dar um tempo - muito tempo - antes de entregar seu coração. Observe tudo e faça todas as perguntas. Você precisa ser capaz de identificar um problema em potencial, acreditar em sua intuição e aprender a se afastar.

Sabemos como isso é difícil. Mas aqui está um truque que pode ajudar: imagine que você tenha uma filha de 19 anos. O que diria a ela a respeito dos homens que você namorou? Se algum deles convidasse sua filha para sair, que conselhos você lhe daria? Pense nessa menina. Pense na vida que você deseja que ela tenha. Pense no que ela merece. Pense nas más decisões que poderiam arruinar as esperanças dela de encontrar alguém que a ajude a crescer e a se sentir bem consigo mesma. Pense em por que você deseja protegê-la das escolhas erradas. Use seus instintos maternos. Depois, imagine que você seja essa jovem de 19 anos e preste atenção à sabedoria que

lhe está sendo oferecida. Esse é um poderoso choque de realidade e uma valiosa ferramenta para ajudá-la a cuidar melhor de si mesma.

As mulheres inteligentes não permitem que os homens brinquem com seu coração.

As mulheres inteligentes sabem que...

Segredo 10: Limites claros protegem sua autoestima