• Nenhum resultado encontrado

Formada pela fusão entre as companhias aéreas: Azul Linhas Aéreas Brasileiras e Trip Linhas Aéreas, a Azul representa a terceira maior companhia aérea do país, com participação de mercado na ordem de 17,4% (ANAC, 2017). Possui uma frota de 134 aeronaves, aproximadamente 860 voos diários e 104 destinos servidos. Com reconhecimento internacional pelos índices de pontualidade (2013) e gestão low cost, ambos na América do Sul (2017), a Azul destaca-se também pelo programa ReclicAzul Total, uma iniciativa sustentável que consiste na coleta de latas de alumínio, embalagens plásticas e garrafas PET em todos os voos com destino às cidades de Campinas (Viracopos), Recife e em breve Belo Horizonte. A empresa disponibiliza à equipe de comissário três (3) tipos de sacos plásticos

que diferem entre si pela coloração a que se destinam: cor amarelo para as latas de alumínio, cor azul para embalagens plásticas e demais resíduos recicláveis e cor preta para o descarte de resíduos não recicláveis. (AZUL, 2017).

Figura 30 – Trolley e sacos plásticos utilizados na coleta seletiva. Azul Linhas Aéreas.

Fonte: Cms. Fabiana Campos.

De acordo com Sami Foguel (2017), vice-presidente de Clientes da Azul:

"Essa é uma importante novidade no processo e carrega o DNA da nossa empresa, sobretudo no que diz respeito à inovação. Esta é uma ação exclusiva da Azul no Brasil entre companhias aéreas, e representa o respeito com o meio ambiente, além de trazer ganhos importantes para a população das cidades onde temos o ReciclAzul Total".

O programa é administrado pelas áreas de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social e os valores arrecadados com a reciclagem de latas de alumínio destinam-se à ações sociais beneficentes. De acordo com informações do próprio site da empresa, em 2015 todo valor arrecadado com a reciclagem de latas de alumínio foi destinado a compra de cadeiras de rodas para instituições de acolhimento à idosos.

Dentre os aeroportos que integram o projeto de reciclagem da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, em Guarulhos a administradora aeroportuária GRU informou que todas as latas de

alumínio que são coletadas a bordo das aeronaves são destinadas a uma cooperativa local, denominada Coop-Reciclável e que somente no ano de 2015 no terminal T1 foram arrecadadas 2,65 toneladas de latas de alumínio para reciclagem. (INVEPAR, 2018).

Figura 31 – Logomarca do programa de coleta seletiva – Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

Fonte: Azul Linhas Aéreas Brasileiras, 2018

O voo descrito na pesquisa compreende a etapa Campinas / Viracopos – Dourados /MS. A aeronave utilizada foi um ATR 72-600, de fabricação francesa, com capacidade máxima para 70 passageiros. A pesquisa foi preenchida pela comissária Fabiana Campos a qual declarou estar ciente quanto ao propósito da pesquisa e comprometeu-se à exatidão das informações para o desenvolvimento do estudo.

Quadro 9 – Identificação do voo AD 2664

Fonte: Fabiana Campos, 2018.

Identificação do voo Nome do (a) colaborador (a) Fabiana Campos

Função a bordo Comissária

Tipo da aeronave ATR 72-600

Origem do voo SBKP / VIRACOPOS - SP

Destino do voo SBDO / DOURADOS - MS.

Capacidade máx. passageiros 70 Passageiros embarcados 64

Em Viracopos a empresa responsável pelo abastecimento de refeições a bordo das aeronaves da Azul Linhas Aéreas é a GRSA – Soluções em Alimentação e Serviços.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras é uma empresa genuinamente low cost e portanto, em voos nacionais, as opções de refeição a bordo de suas aeronaves limita-se apena a bebidas e snacks.

Quadro 10 – Composição do serviço de bordo AD 2664

Composição do serviço de bordo Tipo de

serviço Lanche da manhã

Produtos

ofertados 8 Garrafas de água refrigerante 37 latas de 8 Sucos de caixinha 1 kg. Café em pó. 72 snacks Materiais de

apoio Copos plásticos Guardanapos de papel

Fonte: Cms. Fabiana Campos, 2018.

O serviço de bordo é caracterizado pelo dinamismo e pela simplicidade operacional, uma vez que a equipe de comissários distribui uma opção de snack doce ou salgado e oferece as opções de bebidas descritas no quadro acima.

A descrição dos produtos ofertados a bordo das aeronaves da Azul em voos nacionais pode ser observada no próprio endereço eletrônico da empresa, conforme a figura abaixo:

Figura 32 – Opções de snacks - Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

Fonte: Azul Linhas Aéreas Brasileiras, 2018.

Figura 33 – Opções de bebidas – Azul Linhas Aéreas.

Fonte: Azul Linhas Aéreas Brasileiras, 2018.

O procedimento de coleta dos resíduos do voo AD 2664 foi executado pela equipe de comissários os quais trajavam avental e luvas plásticas. O aeroporto de destino – Dourados /MS não faz parte do programa de reciclagem ReciclAzul e portanto, todo resíduo coletado foi depositado em sacos plásticos pretos acondicionados em trolleys de descarte em geral.

Figura 34 – Resíduos plásticos acondicionados em trolley - AD 2664.

A comissária Fabiana Campos informou que a aeronave dispõe de dois (2) trolleys de lixeira para descarte em geral, luvas para o serviço de bordo e embalagem específica para materiais infecto contagiantes. Declarou ainda que a empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras adota políticas operacionais para estimular a coleta seletiva entretanto não considera essa prática viável durante os voos:

[...] A empresa faz a coleta seletiva apenas das latas de alumínio, é feito um speech referente a coleta das latas e posteriormente uma comissária passa com um saco amarelo recolhendo apenas as latas e outra comissária recolhe todos os outros resíduos em um saco preto. Esse processo causa muita demora no procedimento pelo fato dos passageiros não prestarem atenção ao speech e insistirem em colocar o lixo comum no saco amarelo.

[...] Durante voos noturnos a prioridade do passageiro é descansar e é muito comum encontrar ao final dos voos, resíduos sólidos e líquidos depositados em bolsões de assento dificultando a coleta seletiva e danificando o material informativo inserido nesses bolsões”. (CAMPOS, FABIANA, 2018).

Sobre a questão do risco laboral, Fabiana entende que a especificação dos produtos (embalagens plásticas e latas de alumínio), não caracteriza riscos aos passageiros ou a equipe de comissários. Disse ainda nunca ter se acidentado durante a coleta de resíduos, tampouco tem conhecimento sobre colegas de trabalho que já se acidentaram.

Documentos relacionados