• Nenhum resultado encontrado

3.1 LATAM AIRLINES

3.1.2 Voo Internacional – Frankfurt / Guarulhos-SP

O voo JJ8071 teve origem no Aeroporto Internacional de Frankfurt-Alemanha com destino ao Aeroporto Internacional Gov. André Franco Montoro, em Guarulhos-São Paulo.

A aeronave, um Boeing 777 -300ER com capacidade para 379 passageiros possui dois (2) corredores laterais ao longo de duas (2) classes de assentos; econômica e executiva, além de quatro (4) estações de comissários - galleys, configuração típica de aeronaves wide bodies.

A comissária Chefe Mari Mendonça foi a responsável pela exatidão das informações prestadas e declarou estar ciente do propósito do estudo. O quadro a seguir refere-se a identificação do voo em questão:

Quadro 4 - Identificação do voo JJ 8071

Fonte: Cms. Mari Frigério, 2018.

Identificação do voo Nome do (a) colaborador (a) Mari Mendonça

Função a bordo Comissária.

Tipo da aeronave Boeing 777-300ER

Origem do voo EDDF- FRANKFURT

Destino do voo SBGR – GUARULHOS / SÃO PAULO

Capacidade máx. passageiros 379 Passageiros embarcados 312

O serviço de catering na origem foi de responsabilidade da empresa Gate gourmet. Em voos internacionais de longa duração, o serviço de bordo contempla variados tipos de refeições, no voo em questão o serviço oferecido compreendia o jantar e o café da manhã.

Figura 16- Chegada da equipe de comissaria (catering) de Frankfurt na aeronave:

Fonte: Aero Ícarus, 2012

Figura 17 – Entrada dos trolleys. JJ 8071.

Outra particularidade de um voo internacional com classe de assentos segmentada é a disponibilização de louças de porcelana, garrafas, copos e taças de vidros como material de apoio ao serviço de bordo, exclusivamente observado na classe executiva. Para as opções de entretenimento a bordo, destaca-se o vultoso número de exemplares de jornais e revistas disponibilizados aos passageiros da classe executiva, dentre outras opções de entretenimento digital.

Figura 18 - Classe executiva: Xícaras, taças e copos de vidro. JJ 8071.

A introdução do serviço de bordo iniciou-se 25 minutos após o horário de decolagem com a opção do jantar. Decorridos exatos 1h50min de voo, o serviço de bordo havia sido concluído e o deu-se início ao processo de coleta dos resíduos. Toda a equipe de comissários utilizava um avental complementar ao uniforme de trabalho e calçavam luvas de plástico durante a coleta. Apesar do volume de resíduos produzidos a bordo, não se observou distinção entre os trolleys de lixeira, quanto à identificação dos materiais coletados ou alguma simbologia em alusão à prática de coleta seletiva. O serviço subsequente, café da manhã, transcorreu com a mesma dinâmica. A composição do serviço de bordo poderá ser observada na tabela abaixo:

Tabela 1– Composição do serviço de bordo JJ8071. Jantar e Café da manhã.

*Valor aproximado.

Fonte: Cms. Mari Mendonça, 2018.

A distribuição em percentuais da totalidade das bebidas embarcada na aeronave poderá ser melhor visualizada no gráfico a seguir.

Material de apoio Qtde.

Copos plásticos 305 Copos de isopor 243 Copos de vidro 51 Taças de vidro 39 Xícaras de porcelana 87 Pratos de porcelana 91 Potes de porcelana 91 Pratos de plástico 612 Talheres de plástico (kit) 310 Talheres de metal (kit) 83 Guardanapos de tecido 86 Guardanapos de papel 500* Refeições Qtde. Classe econômica 117 Classe executiva 52 Total 61 Bebidas Qtde. Garrafas de água 1,5L 117 Garrafas de refrigerante 1,5L 52 Suco de caixinha 61 Leite de caixinha 1L 7 Latas de refrigerante 91 Latas de cerveja 46

Garrafas de bebidas alcoólicas 38

Gráfico 2 – Distribuição de bebidas embarcadas no voo JJ 8071

Fonte: O autor.

Gráfico 3 – Distribuição do material de apoio do voo JJ 8071.

Fonte: O autor.

A figura 18 apresenta as opções de jantar oferecidos a bordo da aeronave, observa-se que bandeja da classe executiva é composta em sua maioria de louças de cerâmica, material reutilizável após devida higienização. A opção oferecida à classe econômica, por sua vez, destaca-se pela composição de produtos em embalagens plásticas.

Distribução do material de apoio voo JJ 8071.

Copos plásticos Copos de isopor Copos de vidro

Taças de vidro Xícaras de porcelana Pratos de porcelana Potes de porcelana Pratos de plástico Talheres de plástico (kit) Talheres de metal (kit) Guardanapos de tecido

28% 13% 15% 2% 22% 11% 9%

Distribuição de bebidas voo JJ 8071

Garrafa de água 1,5L Garrafa de refrigerante 1.5L Suco de caixinha Leite de caixinha 1L Latas de refrigerante Latas de cerveja Garrafas de bebidas alcoólicas

Figura 19- Opções de Jantar – Classe executiva e econômica. JJ 8071.

Fonte: Cms. Mari Mendonça, 2018.

A primeira ilustração corresponde a bandeja de jantar oferecida na classe executiva. Observa-se que a refeição é servida em pratos e potes de porcelana, os talheres de metal estão envoltos por um guardanapo de tecido e há outros produtos embalados por material plástico.

A segunda ilustração apresenta a refeição oferecida para o jantar da classe econômica, destaque para a quantidade de material plástico contido na bandeja.

A padronização dos materiais utilizados no serviço de bordo segue da mesma forma para o café da manhã, conforme ilustração abaixo:

Figura 20- Opções de café da manhã – Classe executiva e econômica JJ 8071.

Fonte: Cms. Mari Mendonça, 2018.

Mari ainda relatou que em algumas aeronaves da frota há um trolley especial denominado “trash compactor”, um compactador de resíduos usado com a finalidade de otimizar o espaço da lixeira. O compactador possui três divisões onde são depositados resíduos em geral exceto jornais, revistas e resíduos líquidos, entretanto não há distinção quanto as cores dos sacos plásticos tampouco alguma instrução para a segregação dos materiais e a destinação desses resíduos.

Figura 21 – Painel do Trash Compactor voo JJ 8071.

Fonte: Mari Frigério, 2018.

Figura 22 – Trash Compactor voo JJ 8071.

Fonte: Mari Frigério, 2018.

Ao final do voo a comissária Mari Mendonça relatou algumas intercorrências durante o serviço de bordo. Copos de vidro, xícaras e potes de porcelana foram quebrados acidentalmente durante o serviço e a coleta das refeições. Nenhum passageiro ou comissário reportou queixa de ferimento.

Figura 23- Avarias nos materiais de apoio do serviço de bordo. JJ 8071.

Fonte: Cms. Mari Mendonça, 2018.

Segundo a Mari Mendonça, a aeronave dispõe de embalagem exclusiva para o acondicionamento de materiais perfurocortantes, entretanto o uso é exclusivo para materiais infectocontagiosos como seringas e agulhas. Para utensílios como copos e louças quebradas não há um procedimento específico quanto ao acondicionamento dos mesmos. Relatou ainda que, segundo a experiência de cada profissional, prevalece o improviso no acondicionamento desses materiais. A imagem abaixo corrobora com o relato:

Figura 24- Improvisação no acondicionamento do material avariado. JJ 8071.

Fonte: Cms. Mari Mendonça, 2018.

Observa-se no detalhe à direita que a etiqueta utilizada é de uso exclusivo da equipe de manutenção de interiores da aeronave, fazendo uso específico para avarias de equipamentos internos da aeronave, além do acondicionamento impróprio em saco plástico comum. A comissária Mari Mendonça ainda informou que o material avariado é depositado sobre a bancada da galley em condição de fácil visualização para a equipe de coleta de lixo, no caso específico do aeroporto de Guarulhos, a empresa de coleta Brasanitas.

Todos os demais resíduos coletados foram depositados em sacos plásticos pretos, acondicionados em oito (8) Trolleys de lixeira dispostos ao longo da aeronave.

O volume de resíduos e a heterogeneidade dos materiais coletados indiscriminadamente poderão ser observados na ilustração abaixo:

Figura 25- Heterogeneidade dos materiais coletados. JJ 8071.

Fonte: Cms. Mari Mendonça, 2018

A comissária ainda informou que a aeronave dispõe de sacos plásticos brancos para a coleta de material infectante, máscaras de proteção facial e luvas de plástico. Também descreveu ter conhecimento sobre colegas que já se acidentaram durante o processo de coleta de resíduos e que considera a atividade de risco quando não executada de maneira correta, sem o uso de luvas. No campo “informações complementares”, Mari completou:

Apesar de ter conhecimento sobre o tema e também acreditar que a prática da coleta seletiva é uma iniciativa sustentável, o layout dos trolleys e as limitações de espaço dentro da galley comprometeriam a eficiência da coleta. A empresa também deveria fazer um trabalho de conscientização com os passageiros.

No segundo semestre de 2012, A então TAM Linhas Aéreas iniciou um projeto de coleta seletiva a bordo de suas aeronaves, atendendo a um novo procedimento de descarte de resíduos implantado pela INFRAERO no Aeroporto de Congonhas em São Paulo. Já em 2014, sem alguma justificativa pública, o programa deixou de existir. (AVIAÇÃO BRASIL, 2012).

Documentos relacionados