• Nenhum resultado encontrado

Orientações Específicas sobre as Questões

Coluna 7: Método de alocação

 Para alocar emissões para seus clientes, sua empresa pode ter usado uma série de métodos de alocação. O Capítulo 8 (página 86) da Norma Corporate Value Chain (Scope 3) Accounting and Reporting (http://www.ghgprotocol.org/standards/scope-3-standard) do GHG Protocol descreve alguns desses métodos. Há também outros textos sobre a avaliação do ciclo de vida que tratam dos detalhes de diferentes métodos de alocação. Para efeitos de relatórios ao CDP, estabeleceu-se uma classificação baseada na Norma Corporate Value Chain (Scope 3). Você pode selecionar os seguintes valores:

o A alocação não é necessária devido aos tipos de dados primários disponíveis o A alocação não é necessária - dados secundários

o A alocação tem como base a massa de produtos adquiridos o A alocação tem como base o volume de produtos adquiridos

o A alocação tem como base o conteúdo energético dos produtos adquiridos o A alocação tem como base o conteúdo químico dos produtos adquiridos o A alocação tem como base o número de unidades adquiridas

o A alocação tem como base a área

o A alocação tem como base outro fator físico

o A alocação tem como base o valor de mercado dos produtos adquiridos o Outros, especifique

Pode ser difícil estimar qual porcentagem das suas emissões são atribuíveis às compras dos seus respectivos clientes. A Norma Corporate Value Chain (Escopo 3) Accounting and Reporting do World Resources Institute e do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (parceria que criou a norma GHG Protocol Corporate) ajuda as empresas a enfrentar este desafio.

26 A Norma Corporate Value Chain (Escopo 3) foi elaborada pelo esforço de empresas que tentam calcular suas emissões do Escopo 3. No entanto, seus procedimentos também podem ser usados pelos fornecedores das mesmas empresas para avaliar quanto de suas (dos fornecedores) emissões de GEE estão associadas às compras de seus clientes. Como tal, o padrão pode ser usado por fornecedores ou clientes. A norma pode ser encontrada no site http://www.ghgprotocol.org/standards/scope-3-standard.

Ela contém informações que ajudarão você a repartir suas emissões às compras dos seus respectivos clientes (ver capítulo 8). Se você tivesse somente um cliente, este seria um processo fácil e todas as emissões dos Escopo 1, 2 e 3 fariam parte dos cálculos do Escopo 3 de seu cliente. No entanto, na prática, a maioria das empresas tem mais de um cliente, portanto, a atribuição das emissões para as compras de cada um deles é algo mais complicado. Utilizamos o termo "alocar"/"alocação" nos referirmos a esta atribuição. O termo é definido pela norma do GHG Protocol como:

"Alocação é o processo de particionamento das emissões de GEE de uma única instalação ou de outro sistema (por exemplo, atividade, veículo, linha de produção, unidade de negócios, etc.) entre seus vários outputs.

A alocação é necessária quando:

Uma única instalação ou outro sistema produz saídas múltiplas, e

As emissões são medidas apenas em uma instalação para o sistema como um todo"

O padrão discuti o processo para determinar como dividir ("particionar") as emissões entre os diferentes bens e serviços.

No entanto, se você sabe que uma quantidade específica de toneladas de carvão ou kilowatt/horas de eletricidade foi usada na produção de bens de um determinado cliente, ou na prestação de serviços para um cliente específico, então todas as emissões da queima daquele carvão, ou associadas ao uso daquela eletricidade, podem ser vinculadas às compras desse cliente específico. Dessa forma, você evita a "alocação" no sentido técnico de ter que particionar as emissões. Gostaríamos de pedir que você use esses dados para completar a tabela da questão SM1.1.

A situação descrita acima exige um procedimento que permita você saber quanto carvão foi queimado para fazer os produtos de um determinado cliente ou a leitura de submedidores elétricos no início e no final das atividades efetuadas para um determinado cliente. Existem outras maneiras para evitar esse processo de particionamento; elas são encontradas na seção 8.2 da norma "Avoid Or Minimize Allocation If Possible" (Se Possível, Evite ou Minimize as Alocações).

Às vezes pode não ser possível ou prático fazer medições com esse nível de detalhamento. Você pode saber a quantidade de eletricidade que uma determinada linha de produção usou no último trimestre ou quanta gasolina foi gasta no ano passado para aquecer os escritórios de sua empresa, mas durante esses períodos, houve trabalho realizado para mais de um cliente. Consequentemente, as emissões associadas a essa eletricidade e gás precisam ser alocadas para mais de um cliente. O capítulo 8 explica as diferentes abordagens para se fazer isso.

Lembre-se que, embora o documento tenha sido escrito a partir da perspectiva de um cliente para calcular suas emissões do Escopo 3 e determinar o que fazer com os dados de seus fornecedores, as técnicas descritas também podem ser usadas pelo fornecedor com o objetivo de decidir como alocar suas emissões para os clientes (ou seja, a sua situação). É também interessante notar que a nova

27 norma é chamada de Norma do Escopo 3, pois foi redigida sob a perspectiva de seu cliente, investigando as emissões que estão fora do limite organizacional dele. No entanto, ela contém conselhos para ajudar o fornecedor a alocar suas emissões dos Escopos 1, 2 e 3 – não apenas as emissões do Escopo 3.

Ao alocar emissões, use dados de emissões que sejam tão específicos quanto possível para os produtos que o cliente comprou de você. Isso é particularmente importante no caso de empresas diversificadas e que produzem uma vasta gama de produtos.

O Box 1 abaixo mostra a ordem de preferência para diferentes tipos de dados. Esta ordem é uma adaptação da tabela 7.7 da Norma do Escopo 3.

Box 1: Níveis de dados

Tipo de dados Descrição

1. Dados no âmbito das atividades, processo ou linha de produção

Emissões de GEE por atividades, processos ou linhas de produção que produzem o produto de interesse 2. Dados no âmbito das instalações Emissões de GEE por instalações ou

operações que produzem o produto de interesse

3. Dados no âmbito das unidades de negócios Emissões de GEE por unidades de negócios que produzem o produto de interesse

4. Dados no âmbito corporativo Emissões de GEE de toda a corporação O Box 2, baseado na tabela 8.1 da Norma do Escopo 3 do GHG Protocol, mostra as opções possíveis para a alocação dos dados das emissões. Para saber mais sobre como decidir qual equação usar, consulte o capítulo 8: http://www.ghgprotocol.org/standards/scope-3-standard.

Box 2: Opções para a alocação das emissões aos clientes Método

de Alocação

Definição

Alocação física

Alocação das emissões de uma atividade com base em uma relação física subjacente entre as múltiplas entradas/saídas e a quantidade de emissões geradas

Massa Massa de coprodutos

𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠 𝐴𝑙𝑜𝑐𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑑𝑎 𝐼𝑛𝑠𝑡𝑎𝑙𝑎çã𝑜 = 𝑀𝑎𝑠𝑠𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝐶𝑜𝑚𝑝𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠

𝑀𝑎𝑠𝑠𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙 𝑑𝑜𝑠 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑧𝑖𝑑𝑜𝑠 × 𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑖𝑠 Volume Volume de carga transportada

𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠 𝐴𝑙𝑜𝑐𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑑𝑎 𝐼𝑛𝑠𝑡𝑎𝑙𝑎çã𝑜 = 𝑉𝑜𝑙𝑢𝑚𝑒 𝑑𝑒 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝐶𝑜𝑚𝑝𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠

𝑉𝑜𝑙𝑢𝑚𝑒 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑧𝑖𝑑𝑜𝑠 × 𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑖𝑠 Número

de unidades

Número de unidades vendidas

𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠 𝐴𝑙𝑜𝑐𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑑𝑎 𝐼𝑛𝑠𝑡𝑎𝑙𝑎çã𝑜 =# 𝑑𝑒 𝑈𝑛𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝐶𝑜𝑚𝑝𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠

# 𝑑𝑒 𝑈𝑛𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑧𝑖𝑑𝑜𝑠 × 𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑖𝑠

28 Energia Conteúdo energético de coprodutos de aquecimento e eletricidade

𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠 𝐴𝑙𝑜𝑐𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑑𝑎 𝐼𝑛𝑠𝑡𝑎𝑙𝑎çã𝑜 = 𝐶𝑜𝑛𝑡𝑒ú𝑑𝑜 𝑒𝑛𝑒𝑟𝑔é𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑑𝑜𝑠 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝐶𝑜𝑚𝑝𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠

𝐶𝑜𝑛𝑡𝑒ú𝑑𝑜 𝑒𝑛𝑒𝑟𝑔é𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙 𝑑𝑜𝑠 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑧𝑖𝑑𝑜𝑠 × 𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑖𝑠

Produto químico

Composição química de coprodutos químicos

𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠 𝐴𝑙𝑜𝑐𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑑𝑎 𝐼𝑛𝑠𝑡𝑎𝑙𝑎çã𝑜 = 𝐶𝑜𝑚𝑝. 𝑄𝑢í𝑚𝑖𝑐𝑎 𝑑𝑜𝑠 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝐶𝑜𝑚𝑝𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠

𝐶𝑜𝑚𝑝. 𝑄𝑢í𝑚𝑖𝑐𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙 𝑑𝑜𝑠 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑧𝑖𝑑𝑜𝑠 × 𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑖𝑠

Outros fatores

Conteúdo proteico dos coprodutos alimentares, espaço ocupado por produtos Outras fórmulas

Alocação econômic a

Alocação das emissões de uma atividade com base no valor de mercado de cada saída/produto

Valor de mercado

Valor de mercado de coprodutos

𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠 𝐴𝑙𝑜𝑐𝑎𝑑𝑎𝑠 𝑑𝑎 𝐼𝑛𝑠𝑡𝑎𝑙𝑎çã𝑜 = 𝑉𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑑𝑒 𝑀𝑒𝑟𝑐𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑜𝑠 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝐶𝑜𝑚𝑝𝑟𝑎𝑑𝑜𝑠

𝑉𝑎𝑙𝑜𝑟 𝑑𝑒 𝑀𝑒𝑟𝑐𝑎𝑑𝑜 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙 𝑑𝑜𝑠 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑡𝑜𝑠 𝑃𝑟𝑜𝑑𝑢𝑧𝑖𝑑𝑜𝑠 × 𝐸𝑚𝑖𝑠𝑠õ𝑒𝑠 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑖𝑠

Ao determinar o "valor de mercado", as empresas devem usar o preço de venda (ou seja, o preço que o cliente paga para adquirir produtos do fornecedor), ao invés do custo de produção do fornecedor (ou seja, os custos incorridos pelo fornecedor para fabricar os seus produtos).

Outros métodos

Alocação das emissões de uma atividade com base em métodos de alocação específicos de um setor ou empresa

Outros fatores

Outras fórmulas

Coluna 8: Explique como as fontes de GEE foram identificadas, incluindo as maiores limitações