• Nenhum resultado encontrado

SM3: Dados no âmbito dos produtos (bens e serviços)

Fluxograma das Questões

Excel+ORS ORS

Excel+ORS ORS

SM3.1: Você fornecerá dados de sua empresa no âmbito dos produtos para os bens ou serviços de sua empresa, em

caso afirmativo, qual funcionalidade você irá utilizar?

SM3.1a: Forneça o percentual geral do total de emissões, para todos os escopos que são cobertos por estes produtos

SM3.2: Descreva os bens/serviços para o qual você

fornecerá dados; utilize o modelo a seguir e o anexe à

resposta

SM3.2a Complete a tabela a seguir com os bens/serviços cujos dados serão fornecidos (Produto n)

SM3.2b: Preencha a tabela a seguir com os dados dos estágios do ciclo de vida de seus bens e/ou serviços

SM3.2c: Dê detalhes das iniciativas de redução de emissões finalizadas ou planejadas para este produto

SM3.2e: Explique quais iniciativas foram motivadas pelos membros requerentes

SM3.2d: Dentre as iniciativas descritas em SM3.2c, alguma delas foi fomentada pelos membros do pedido de informações?

Sim Não

Apresentado na página SM3 –

Introdução do produto

Apresentado na página SM3 – fases do ciclo de vida dos produtos

Apresentado na página SM3 – reduções das emissões dos produtos

FIM

38

Orientações Gerais

"Produto" significa "bem" ou "serviço". A metodologia de pegada dos produtos está cada vez mais padronizada; cada vez mais elementos de um produto estão sendo mensurados de forma independente, permitindo que o fabricante final ou revendedor consiga calcular com maior precisão e facilidade o conteúdo de GEE de um produto manufaturado.

O CDP e seus membros da cadeia de valor pedem que você comece a trilhar este caminho; além disso, eles desejam coletar dados mais específicos sobre os produtos. Caso você possua as pegadas completas de um produto relevante, sejam elas "cradle to gate" ou "cradle to grave", use as tabelas abaixo para fornecer esses dados.

No entanto, caso você não possua uma análise completa, mas é capaz de separar sua parte do produto da parte subsequente de seu cliente, por favor preencha as tabelas abaixo. Em qualquer caso, deixe claro os estágios descritos por você.

Em particular, as empresas devem considerar os bens ou serviços que fornecem aos membros do programa Supply Chain do CDP, os quais estão pedindo pelos dados – e tentem oferecer informações sobre esses produtos. No entanto, note que as empresas não devem limitar-se a fornecer dados apenas sobre esses produtos.

O CDP também oferece às empresas a possibilidade de apresentar os dados de produtos/serviços por meio de uma tabela modelo do Excel.

Pré-preenchimento

Não há questões qualificadas para pré-preenchimento nesta página.

Orientações Específicas sobre as Questões

SM3.1: Você fornecerá dados de sua empresa no âmbito dos produtos para os bens ou serviços de sua empresa, em caso afirmativo, qual funcionalidade você irá utilizar?

Selecione:

 Sim, fornecerei dados pelo ORS

 Sim, fornecerei dados pelo Excel + ORS

 Não fornecerei dados

O CDP oferece duas formas para a que os dados no âmbito dos produtos sejam relatados. Você poderá utilizar o ORS. Neste caso, as seguintes questões aparecerão: SM3.2a-e isto é, as questões sobre ações de redução de emissões serão incluídas.

O CDP também oferece a oportunidade de as empresas fornecerem seus dados por meio de uma tabela predefinida do Excel. Ela cobre as questões SM3.2a-c. Isso alivia os encargos associados à prestação de informações. Caso tenha selecionado a opção Excel+ORS, você deverá anexar o arquivo do Excel à questão SM3.2. As questões SM3.2d-e serão apresentadas no ORS.

Se você não possuir os dados dos produtos, selecione "Não fornecerei dados" no menu suspenso de SM3.1. Caso tenha selecionado essa opção, você terá terminado o módulo "mudança climática" da cadeia de valor.

Todas as empresas que estiverem fornecendo dados no âmbito dos produtos deverão responder a questão SM3.1a após ter respondido a questão SM3.1.

SM3.1a: Digite a porcentagem geral do total de emissões de todos os escopos que estão cobertos por esses produtos

39 A questão pretende avaliar a pertinência para os GEE dos produtos que você está relatando informações. Talvez você perceba que apenas alguns produtos são responsáveis pela maior parte de suas emissões (princípio de Pareto ou regra 80-20). Se for esse o caso, é possível que você não precise divulgar dados no âmbito dos produtos para todos os seus produtos e, dessa forma, concentrar-se nos produtos mais relevantes para você e seus clientes. Para responder a esta questão, você também deve considerar os clientes que estão solicitando as informações e os tipos de produtos que eles compram de você. De qualquer forma, é importante que seus clientes saibam da relevância dos produtos que estão comprando de você em termos de suas emissões globais de GEE.

Você poderá relatar esta informação através da soma de suas emissões dos Escopo 1, 2 e 3.

SM3.2: Descreva os bens/serviços para o qual você fornecerá dados; utilize o modelo a seguir e o anexe à resposta

Esta questão somente será apresentada se você selecionou "Sim, fornecerei dados pelo Excel+ORS"

em resposta à questão SM3.1

Você pode responder às questões SM3.2a-c (orientação fornecida abaixo) usando um modelo do Excel, que pode ser encontrado no toolkit do fornecedor. Com isso, o CDP deseja facilitar a divulgação dos dados.

Para anexar o documento à Coluna 4, clique no botão "BUSCAR" (Browse) para localizar o documento e então clique no botão "ANEXAR" (Attach) para anexá-lo à resposta. Após ter anexado seu documento, você verá o nome do documento, uma caixa vazia e o botão REMOVER (Remove) na coluna.

SM3.2a: Complete a tabela a seguir com os bens e serviços cujos dados serão fornecidos

Esta questão somente será apresentada se você selecionou "Sim, fornecerei dados pelo ORS" em resposta à questão SM3.1 Se você estiver respondendo pelo Excel, as orientações abaixo também são relevantes.

40

Footprint (EUPEF)

PAS 2050

WBCSD

Life Cycle Metrics for Chemical Products

Outros, especifique Adicionar linha

Coluna 1: Nome do bem/serviço

 Forneça o nome do produto para o qual você fornecerá dados. A resposta deve ter um máximo de 2.400 caracteres.

Coluna 2: Descrição do bem/serviço

 Descreva o bem ou serviço para o qual você está fornecendo dados de GEE para o ciclo de vida do produto. Pode ser um bem, por exemplo, "tubo de 180 gramas de pasta de dente em um pacote de papelão" ou um serviço, "design de um panfleto publicitário em A5 e colorido". Isto será referido como "uma unidade", na coluna 4 de SM3.2b.

 Produtos de diferentes locais podem ter pegadas bastante diferentes devido às circunstâncias locais, tais como o uso de diferentes tipos de combustível ou métodos de geração elétrica. Você poderá diferenciar os produtos feitos em locais diferentes se isso não for proibido pela metodologia de pegada do produto que você estiver utilizando. No entanto, é preciso:

o Explicar o que fez;

o Relatar os locais que fornecem produtos aos membros requerentes, se for o caso; e o Não declarar apenas locais seletivos que apresentem as menores pegadas do

produto, fornecendo também as pegadas do produto para vários locais ou o valor da pegada média em todos os locais.

Coluna 3, Tipo de produto

 Selecione:

o Final

o Intermediário

 Use este menu suspenso para identificar de forma clara o tipo de produto ou bem/serviço para o qual você está fornecendo dados.

Produtos intermédios são entradas da produção de outros bens ou serviços que exigem

processamentos adicionais, transformação ou inclusão em outro produto antes da utilização pelo consumidor final. Os produtos intermédios não são consumidos pelo usuário final em sua forma atual.

 Produtos finais são bens e serviços consumidos pelo usuário final em sua forma atual, sem mais processamentos, transformações ou inclusão em outro produto; eles podem ser vendidos para um varejista antes de serem vendidos para o usuário final. O usuário final pode ser um indivíduo ou uma empresa.

Coluna 4: SKU (Unidade de Manutenção de Estoque, SKU, na sigla em inglês)

 Forneça a unidade de manutenção do estoque (SKU) do produto que você está fornecendo dados. Isso refere-se à quantidade de produtos comprados pelo cliente por um determinado preço/quantidade de emissões. Se você não possuir uma SKU para o produto/serviço que está fornecendo dados, por favor dê a quantidade do bem/serviço informado na coluna 1.

Coluna 5: Total de emissões em CO2e por unidade

41

 Relate as emissões do produto final/intermediário em kg de CO2e por unidade do bem ou serviço.

Coluna 6: +/- variação percentual do valor anterior

 Se você já relatou um valor para o CDP e está fornecendo um valor atualizado, digite a diferença percentual entre os dois valores. Se o novo valor for menor, insira a diferença com um sinal negativo (-).

Coluna 7: Data do valor fornecido anteriormente

 Dar a data do valor anterior, no formato dia/mês/ano, por exemplo, 24/11/2014 ou 06/06/2013.

Coluna 8: Explicação da mudança

 Explica por que o valor foi alterado.

Coluna 9: Métodos utilizados para estimar as emissões do ciclo

 Dê detalhes do método utilizado para estimar as emissões do ciclo de vida. Você pode indicar se seguiu normas publicadas como, por exemplo, ISO 14040 & 14044, o GHG Protocol Product Life Cycle Accounting, PAS 2050 ou uma norma desenvolvida por sua empresa. Você também pode fornecer detalhes sobre o seguinte: limite da avaliação; GEE incluídos/excluídos; referências de fontes de dados utilizadas.

SM3.2b: Preencha a tabela a seguir com os dados dos estágios do ciclo de vida de seus bens e/ou serviços

Se você estiver usando o modelo do Excel, copie as linhas para inserir vários estágios do ciclo de vida.

Use a função "Adicionar linha" na parte inferior da tabela para gerar linhas adicionais. Você pode usar esta função, mais de uma vez para adicionar mais de dez linhas, se necessário.

Nome do

42 indicar os

valores decimais (não uma vírgula)

Adicionar linha

Coluna 1: Nome do bem/serviço

 Recorte e cole as anotações feitas na coluna 1 de SM3.2a.

 Selecione uma das opções a seguir.

Coluna 2: Selecione o escopo

 Use a coluna "Qualidade dos dados" para indicar se você está usando o valor do escopo 2 baseada na localização ou baseado no mercado.

 Selecione uma das opções a seguir.

o Escopo 1 o Escopo 2 o Escopo 3

o Escopo 1 e Escopo 2 o Escopos 1+2+3;

o Outros, especifique

Coluna 3: Introduza o estágio do ciclo de vida

 Forneça os estágios do ciclo de vida apropriados para o produto final/intermediário para o qual você está fornecendo dados. Selecione uma das opções a seguir.

o Montagem

o Uso do consumidor o Cradle to gate o Cradle to grave o Distribuição

o Fim do ciclo/Descarte final o Energia/combustível o Fabricação

o Aquisição de material o Operação das instalações o Embalagens

o Pré-processamento o Processamento o Produção o Reciclagem o Armazenamento o Transporte o Resíduos

o Outros, especifique

43 Você deve adicionar uma linha para cada estágio do ciclo de vida. No ORS, você poderá adicionar linhas, utilizando o botão "Add Row" (Adicionar linha) no canto inferior direito da tabela.

Esta coluna é usada em conjunto com a coluna 2; os dados combinados oferecerão ao CDP a fase precisa do ciclo de vida. Você pode misturar e combinar, por exemplo "Resíduos" poderiam ser um resultado das emissões do Escopo 1 se o desperdício for resultado do processamento direto de um produto, ou pode ser um resultado das emissões do Escopo 3 se os resíduos foram criados através do uso de um produto pelo cliente. Continue adicionando linhas para cada estágio do ciclo de vida cujos dados são possíveis de serem informados. Se o estágio do ciclo de vida necessário não estiver disponível, por exemplo, se você está tentando fornecer dados para um serviço (no caso da estada, por exemplo, - check in, uso do quarto, check out e limpeza), selecione "Outros, especifique" e escreva os dados necessários.

Coluna 4: Emissões (kg CO2e) por unidade do estágio do ciclo de vida

 Relate as emissões do produto final/intermediário em kg de CO2e por estágio do ciclo de vida.

Se você estiver fornecendo dados somente para estágio(s) do ciclo de vida do produto, o valor fornecido será o valor desse estágio ou agregado desses estágios.

Coluna 5: Este estágio pertence a você ou está sob o seu controle?

 Selecione "Sim" ou "Não" no menu suspenso, dependendo se o controle sobre aquela determinada operação é seu ou não. Use a mesma definição de controle definida para seu limite organizacional (controle financeiro/operacional).

Coluna 6: Tipos de dados

 Informe se você utilizou dados primários, dados secundários ou ambos para calcular as emissões desta fase do ciclo de vida. De acordo com o protocolo de gases de efeito estufa, os dados primários são dados de atividades específicas da cadeia de valor da empresa, enquanto os dados secundários são dados que não dizem respeito às atividades específicas da cadeia de valor da empresa. Portanto, os dados obtidos de um fornecedor que usou métodos alternativos (proxy) não são considerados dados primários.

Coluna 7: Qualidade dos dados

 Forneça todas as informações consideradas relevantes para os seus clientes em relação à qualidade dos dados utilizados para produzir o valor desta fase do ciclo de vida. Consulte o capítulo 8 do GHG product standard para auxiliá-lo a avaliar a qualidade dos dados. Sua resposta deve conter 2.500 caracteres no máximo. O limite de caracteres inclui os espaços.

Coluna 8: Caso esteja realizando a verificação/garantia dos dados de emissão deste produto, diga-nos como

 Explique a norma utilizada, o nome do verificador/garantidor e sua relação à sua organização.

 O CDP reconhece que a verificação e a garantia dos dados no âmbito dos produtos ainda estão em fase inicial de desenvolvimento. Se estiver tomando medidas para verificar ou garantir os dados fornecidos, use a caixa de texto para explicar como. Inclua quaisquer informações sobre a norma utilizada, se este for o caso (por exemplo, PAS 2050, GHG Protocol, etc.).

SM3.2c: Dê detalhes das iniciativas de redução de emissões finalizadas ou planejadas para este produto

44 Esta questão está incluída no modelo do Excel. Use a função "Adicionar linha" na parte inferior da tabela para gerar linhas adicionais. Você pode usar esta função, mais de uma vez para adicionar mais de dez linhas, se necessário. Nesta questão, forneça informações sobre quaisquer iniciativas que você tenha para reduzir as emissões do ciclo de vida deste produto. Forneça:

Coluna 1: Nome do bem/serviço

 Recorte e cole as anotações feitas na coluna 1 de SM3.2b.

Coluna 2: ID da Iniciativa

 Identifique a iniciativa, selecionando no menu suspenso. Este número será usado para rastrear o bem/serviço identificado em todas as suas respostas.

Coluna 3: Descrição da iniciativa

 Faça uma breve descrição da iniciativa e como as reduções de emissões serão alcançadas.

Coluna 4: Concluída ou planejada

 Selecione na lista suspensa se a iniciativa está concluída, ou se está sendo planejada.

Coluna 5: Reduções das emissões em kg de CO2e por unidade

 Forneça a quantidade de redução das emissões em kg de CO2e por unidade de produto.

Use a função "Adicionar Linha" (Add Row) para incluir dados sobre os produtos divulgados.

SM3.2d: Dentre as iniciativas descritas em SM3.2c, alguma delas foi fomentada pelos membros do pedido de informações?

Responda a esta pergunta selecionando "Sim" ou "Não" no menu suspenso do ORS. Se selecionar

"Sim", você deverá responder à questão SM3.2e; Se você selecionar "Não", você chegará ao final deste grupo de questões sobre produtos individuais.

SM3.2e: Explique quais iniciativas foram motivadas pelos membros requerentes

Esta questão aparece apenas se a opção "Sim" estiver marcada em resposta à questão SM3.2d.

Note que esta tabela (SM3.2e) foi montada para que apenas o cliente selecionado por você na coluna ("Selecione o(s) membro(s) requerente(s)") seja capaz de ver os dados relevantes para ele. Se você inserir uma resposta e deixar de selecionar um membro requerente, sua resposta não será visível.

45 Membro(s) requerente(s) Nome do bem/serviço ID da Iniciativa

[Nomes dos membros requerentes]

[Resposta de texto com até 2.500 caracteres]

menu suspenso

Adicionar linha

Coluna 1: Membro(s) requerente(s)

Use este campo para identificar o membro requerente ou membro(s) que fomentaram a iniciativa de redução de emissões.Note que esta tabela foi montada para que apenas o cliente selecionado por você seja capaz de ver os dados relevantes para eles. Se você inserir uma resposta e deixar de selecionar um membro requerente, sua resposta não será visível.

Coluna 2: Nome do bem/serviço

A resposta de texto deve ter até 2.500 caracteres e o nome do bem/serviço. O limite de caracteres inclui os espaços.

Coluna 3: ID da Iniciativa

Identifique a iniciativa usando o ID utilizado anteriormente na coluna 2 de SM3.2c.

46