• Nenhum resultado encontrado

Orientações adicionais sobre mudanças climáticas mudanças climáticas

Conteúdo

Este apêndice possui algumas respostas exemplificativas e perguntas frequentes sobre questões específicas do questionário "Mudanças Climáticas". Tópicos:

 Mensuração de suas emissões

 Definição de uma meta

 Atividades de redução das emissões

 Oportunidades e riscos das mudanças climáticas

Escolhemos esses dados para oferecer orientações adicionais, pois foram considerados pela cadeia de valor do CDP como os pontos mais importantes das respostas sobre mudanças climáticas. Esta seção destina-se especialmente aos novos respondentes do CDP que precisam de alguma assistência técnica adicional para garantir que suas respostas sejam, na medida do possível, relevantes, precisas e transparentes. Esta seção baseia-se na orientação do questionário "Mudanças Climáticas";

recomendamos que os fornecedores leiam a seção relevante na orientação do questionário "Mudanças Climáticas" antes de continuarem.

Mensuração de suas emissões

As questões CC8.2 e CC8.3a pedem as emissões do Escopo 1 e do Escopo 2 no ano de referência. Por favor, certifique-se de que você estabeleceu corretamente seu limite organizacional, pois ele fundamental para estas questões e garantem que seu inventário de GEE reflete com precisão suas emissões do ano de referência. Sua importância deve-se também à existência de certa sobreposição entre as emissões dos Escopos 1&2 e 3 entre diversas empresas, criando, dentro do sistema, uma contagem dupla das emissões. Isso ocorre porque as emissões dos Escopos 1 e 2 de sua empresa serão classificadas como emissões do Escopo 3 de seus clientes/fornecedores. No entanto, nunca deve ocorrer dupla contagem das categorias dos Escopos 1 e 2 entre as empresas e dentro de seu próprio inventário de emissões.

Ao definir seu limite organizacional, você deve selecionar uma abordagem para a consolidação das emissões de GEE e aplicar essa abordagem de forma consistente para definir os negócios e as operações que constituem a empresa. Sua abordagem irá determinar quais operações, instalações e fontes devem ser incluídas no inventário e indicar se as emissões são diretas ou indiretas

A norma corporativa (Corporate Standard) do GHG Protocol

(http://www.ghgprotocol.org/files/ghgp/public/ghg-protocol-revised.pdf) oferece as definições de limites no capítulo 3. Há três abordagens diferentes:

 Participação acionária: Sob a abordagem da participação acionária, uma empresa calcula suas emissões de gases de efeito estufa das atividades de acordo com a sua participação nas ações daquela atividade. A participação acionária reflete o interesse econômico, que é a extensão dos direitos de uma empresa sobre os riscos e vantagens decorrentes de uma operação.

Normalmente, o compartilhamento de riscos econômicos e recompensas em uma operação está alinhado à percentagem da participação da empresa na operação e a sua participação no capital será normalmente o mesmo que o percentual de propriedade.

 Controle Financeiro: Uma organização possui controle financeiro sobre uma operação se ela tem a capacidade de dirigir as políticas financeiras e operacionais desta operação com vista à obtenção de benefícios econômicos provenientes de suas atividades.

63

 Controle Operacional: Uma organização possui controle operacional sobre uma operação se ela ou uma de suas subsidiárias tem a autoridade máxima para introduzir e implementar suas políticas operacionais

Ao responder as questões CC8.2 e CC8.3a, bem como a questão CC12.1, você mostra a seus clientes que está medindo suas emissões e, portanto, está se colocando em uma posição para gerenciá-las no futuro, se você já não está fazendo isso.

Abaixo estão algumas das perguntas mais frequentes para ajudá-lo com suas respostas.

Q1: Aprimoramos nossos sistemas de coletas de dados, podemos mudar nosso valor dos anos anteriores?

Talvez você precise alterar o valor do ano base, contanto que isso provoque um limite significativo. O CDP e o GHG Protocol não definem o que é um limite significativo. No entanto, as razões mais comuns para a alteração de anos base ocorrem quando uma empresa foi alterada por meio de aquisições e/ou desinvestimentos, quando alterou-se a metodologia ou limite usado para calcular as emissões, ou se houve mudanças das fontes excluídas. O ano-base deve refletir a data mais antiga possível de dados precisos de emissões. Qualquer alteração do valor do ano-base em si deve ser indicada no campo de informações adicionais em CC7.1. É possível que você queira atualizar o valor entre o ano-base e o ano de referência atual, no entanto, isso não é necessário e quaisquer alterações nas emissões devido a melhoria das coletas de dados podem ser reportadas em CC12.1. Para mais informações, consulte a Norma Corporativa (Corporate Standard) do GHG Protocol, capítulo 5

:

http://www.ghgprotocol.org/files/ghgp/public/ghg-protocol-revised.pdf

Q2 Alugamos nossos edifícios de escritórios, como podemos relatar estas emissões?

Você precisa de duas informações antes de determinar se é necessário relatar essas emissões como Escopo 1, 2 ou 3.

O primeiro fator que você precisa considerar é a abordagem utilizada para determinar seu limite organizacional. Se você utilizar a abordagem da participação acionária ou do controlo financeiro, o locatário (aquele que loca a propriedade alheia) apenas contabilizará as emissões dos ativos locados que são tratados como ativos de propriedade plena na contabilidade financeira e sejam indicados como tal no balanço (ou seja, arrendamento financeiro ou de capital). Se você estiver usando o controle operacional, o locatário somente contabilizará as emissões dos bens arrendados que sejam operados por ele (ou seja, se aplica o critério do controle operacional).

O segundo fator é o tipo de lease contratado. O arrendamento pode ser operacional/de capital ou operacional. As orientações sobre quais bens arrendados são operacionais e quais são financeiros/de capital devem ser obtidas com a contabilidade de sua empresa. Em geral, em um contrato de financiamento/capital, uma organização assume todos os riscos e ganhos do ativo locado; o ativo é tratado como de propriedade plena e assim é tratado no balanço. Todos os bens arrendados que não cumprem esses critérios são operacionais. Consulte a tabela A. 1 da Norma do Escopo 3 do GHG Protocol abaixo.

64 Fonte: GHG Protocol Corporate Value Chain

Exemplo 1

A empresa "A" é locatária de seus quatro escritórios globais, localizados em Londres, Tóquio, Sydney e Hong Kong. A empresa "A" também usa a abordagem de controle financeiro para calcular seus inventários de GEE. Após consulta com o departamento de contabilidade da empresa, foi afirmado que o escritório de Londres é uma locação operacional, enquanto Taiwan, Tóquio e Nova Iorque são financeiras/de capital. Neste exemplo, a empresa "A" será responsável pela contabilização dos Escopos 1 e 2 de Taiwan, Tóquio e Nova Iorque. As emissões do escritório de Londres serão contabilizadas no inventário do Escopo 3, na categoria "Ativos arrendados a montante (upstream)".

Para orientações adicionais, consulte o Apêndice A: Accounting for Emissions from leased assets, p. 124 do Scope 3 Protocol

(Contabilização das emissões de bens locados, Escopo 3)

.

Q3 Posso incluir as compras de energias renováveis em meu Escopo 2?

Alinhadas com as orientações do GHG Protocol, as empresas podem refletir suas compras de baixo carbono no valor do Escopo 2 com base no mercado, contanto que a energia seja respaldada por instrumentos de acompanhamento adequados, tais como Renewable Energy Certificates (RECs) na América do Norte e cancelado pela empresa. É necessário ser transparente sobre isso em CC10.1a e CC11.4. Para obter mais informações sobre como contabilizar as compras de energias renováveis, consulte a nota técnica do CDP sobre a contabilização das emissões do Escopo 2 https://www.cdp.net/en-US/Pages/guidance-climate-change.aspx

Exemplo 2

A empresa "B" tem duas instalações, uma localizada em Mumbai e outra em Ohio. Atualmente, não há instrumentos contratuais em Mumbai, embora existam em Ohio. Como tal, este exemplo mostra como eles calcularam o valor de seu Escopo 2 baseado no mercado.

Durante o ano de referência, a instalação de Mumbai consumiu 8.000.000 KWh, enquanto a instalação de Ohio consumiu 11.000.000 KWh. Além disso, a empresa "B" comprou e cancelou 3.000 MWh em

65 Certificados de Energia Renovável (RECs) nos Estados Unidos. A empresa deve calcular suas emissões do Escopo 2 de cada instalação da seguinte forma:

e CO Mumbai  8 , 000 , 000 * 0 . 89  7 , 120 , 000

2

Fator médio da grade de Mumbai = 0,89 KWh/CO2e

e CO RECs

Ohio  3 , 000 , 000 * 0 [ ]  8 , 000 , 000 * 0 . 48  3 , 840 , 000

2

Fator médio da grade de Ohio = 0,89 KWh/CO2e

Observe: tendo em vista que, em Mumbai, não existem instrumentos contratuais, o valor do Escopo 2 dessa instalação seria exatamente o mesmo para o cálculo baseado na localização ou baseado no mercado. Contudo, ao calcular o valor global baseado na localização, a empresa calcularia o valor de Ohio usando o fator médio da grade.

Definição de uma meta

Tendo definido que sua empresa está medindo suas emissões, seus clientes também querem entender como você as está gerenciando. Uma maneira para fazer isso é ver quais fornecedores estabeleceram uma meta para reduzir suas emissões absolutas ou reduzir a intensidade de suas emissões. Isto permite ao cliente identificar quais fornecedores pretendem reduzir as emissões e compreender como o perfil de emissões dos fornecedores - que representam suas próprias emissões do Escopo 3 - pode ser modificado com o tempo. Existem dois tipos de metas que podem ser relatadas ao CDP: metas absolutas e de intensidade. Abaixo estão algumas das perguntas mais frequentes para ajudá-lo com suas respostas.

Q4 desejamos adicionar uma meta de intensidade neste ano com base no número de empregados. É possível adicionar esta meta de intensidade com um ano-base diferente do ano das outras metas?

Sim, as metas não precisam ter os mesmos anos-base e anos da meta. Além disso, não há exigência de que o ano-base de uma meta esteja alinhada com o ano-base de suas emissões relatadas em CC7.1.

Q5 Definimos uma meta há dois anos para 2017 e, tendo monitorado nossa meta, decidimos que precisamos estender seu prazo. Como devemos relatar essa mudança sobre os detalhes de nossa meta?

A melhor prática seria relatar duas metas independentes: sua meta original e, em seguida, a meta modificada. Na coluna "comentário" você pode explicar a alteração da meta original, explicando suas razões e fazendo referência a sua nova meta (indique o ID da nova meta). Após, em CC3.1e, você pode descrever o progresso dessas duas metas.

Exemplo 3

A empresa "C" tinha uma meta absoluta de emissões: reduzir suas emissões em 60% até 2017, usando 2000 como sua linha de base. Essa era uma meta ambiciosa e, agora, após medirmos seu progresso, percebemos que precisamos estendê-la por mais um ano. Neste exemplo, eles poderiam responder assim:

CC3.1: Sua empresa possuía uma meta de redução de emissões ativa (concluída ou atingida) no ano de referência?

 Meta absoluta

CC3.1a: Forneça detalhes de sua meta absoluta

66

CC3.1e: Forneça mais detalhes sobre o progresso alcançado em relação a todas as metas do ano de referência

Q6 Possuimos uma meta de intensidade, mas como podemos calcular as emissões absolutas refletidas por estas metas?

Para calcular as emissões absolutas refletidas por suas metas de intensidade, você precisará fazer suposições sobre alterações nas métricas comerciais em que se baseia a sua meta. Por exemplo, se sua

ID % Completa (tempo) % Completa

(emissões)

Comentário

Abs1 87.5 85 Definir esta meta ambiciosa

em 2000. No entanto, a meio caminho do ano de referência mais recente, calculamos que precisávamos implementar outra atividade de redução de emissões para cumprir essa meta. Portanto, nós

implementamos a atividade, mas modificamos nosso ano da meta para 2018, que causa reflexos na meta ABS2

Abs2 82.34 85 Esta é nossa meta atual

67 meta é reduzir as emissões do Escopo 1 por receitas em 10% até 2020, será necessário

prever/estimar sua receita esperada e as implicações dessa alteração para as emissões absolutas dessa meta em comparação com o ano-base da meta. Você pode, na coluna "comentários", indicar que isto é baseado em projeções de receitas e que serão realizados ajustes anuais a esta meta, se

necessário.

Atividades de redução das emissões

Seus clientes estão interessados em saber como você pretende cumprir sua meta e o progresso desse cumprimento. Assim, muitos usam a questão CC3.3, bem como a CC12.1a, para compreender as iniciativas implementadas por sua empresa. Abaixo, apresentamos uma pergunta frequente. Há mais orientações sobre as atividades de redução de emissões e como você pode relatá-las com mais precisão no apêndice I.

Q7 Uma empresa implementa uma atividade de redução de emissões com duração de 3 anos.

Ela pode contabilizar as reduções anuais nos anos 1, 2 e 3 em CC12.1a?

Na questão CC12.1a, pede-se que as empresas desagreguem todos os fatores que influenciaram a mudança geral de suas emissões dos Escopos 1+2 no ano de referência em comparação ao ano anterior. Então, sim - se uma atividade de redução de emissões foi implementada para três anos (e causa efeitos sobre as emissões em todos os três anos) a empresa deve contabilizar cada ano das reduções anuais em CC12.1a. Observe que esta atividade de redução de emissões pode ser indicada em CC3.3b apenas em relação ao ano de implementação, isto é, o primeiro ano.

Riscos e oportunidades (CC5 e CC6)

Os riscos da mudança climática costumam estar incorporados na cadeia de abastecimento das empresas. Para ajudar a mitigar estes riscos, seus clientes querem saber se seus fornecedores estão cientes dos riscos da mudança climática para seus próprios negócios. Isso também torna o cliente ciente dos riscos em sua cadeia de abastecimento. Portanto, você deve ser transparente e certificar-se de que você está relatando todos os riscos substanciais que podem afetar os seus próprios negócios e o de seus clientes. Abaixo, apresentamos várias perguntas frequentes e exemplos prontos sobre como relatar.

Q8 O CDP nos pede para informar sobre riscos substanciais. O que você entende por substanciais?

O CDP pede que você relate sobre os riscos das mudanças climáticas que têm o potencial para gerar uma mudança substancial em suas atividades comerciais, receitas ou despesas? O CDP não tem uma definição estrita do termo "substancial", pois isso pode variar entre as empresas. Por exemplo, a redução de 1% nos lucros terá efeitos diferentes para cada empresa, dependendo das margens de lucro com o qual elas trabalham. Da mesma forma, um impacto relacionado às mudanças climáticas, por exemplo, os preços do carbono na cadeia de abastecimento, irão variar entre empresas diferentes, dependendo de quanto elas dependem daquele bem/serviço. Pede-se às empresas, portanto, que definam o termo

"substancial" da mesma forma que o utilizariam em sua tomada de decisões comerciais. Fatores a serem considerados podem incluir:

(a) A porcentagem de unidades de negócios afetadas;

(b) O impacto causado às unidades de negócios, e (c) O potencial de preocupação aos acionistas ou clientes.

Um risco de magnitude relativamente alto poderia ocorrer devido a uma grande mudança em um desses aspectos, ou devido a uma pequena mudança em todos os três, criando um impacto maior. Ao divulgar riscos e oportunidades, a empresa pode também desejar relatar os riscos e oportunidades que possuam interesse para os investidores e/ou membros da cadeia de valor.

Q9 Temos uma série de riscos climáticos físicos. No entanto, não temos um plano de gestão para um desses riscos. Seremos penalizados se o relatarmos sem todos os seus detalhes?

68 Não, você não será penalizado e, sendo relevante, você deve relatá-lo. Apenas a linha ocm maior Pontuação dessas tabelas de riscos e oportunidades receberão pontuações. Dessa forma, em relação à pontuação, a quantidade de riscos e oportunidades identificados não é relevante. Observe que os pontos têm origem na linha com maior pontuação de cada uma das tabelas por exemplo, se você selecionar riscos dos regulamentos e físicos, ambas as linhas com maior pontuação serão contabilizadas.

Maiores detalhes sobre os requisitos de Pontuação estão disponíveis na Metodologia de Pontuação do CDP: https://www.cdp.net/en-US/Pages/guidance-climate-change.aspx#scoring

69 Exemplo 4

A empresa "D" identificou três riscos físicos do clima e um risco regulatório. No entanto, ela estabeleceu planos de gestão para apenas um risco físico e para o risco da regulamentação. Estão preocupados, pois acreditam que podem ser penalizados se relatarem isso. A pontuação funcionaria da seguinte maneira para que a empresa não fosse penalizada.

CC5.1: Sua empresa identificou riscos relacionados às mudanças climáticas (atuais ou futuros) com potencial para gerar uma mudança substancial em seus negócios, faturamento e gastos?

Riscos causados por mudanças nos regulamentos

Riscos causados por mudanças físicas nos parâmetros climáticos Riscos causados por outros fatores relacionados ao clima

CC5.1a: Descreva seus riscos causados por mudanças nos regulamentos

Gerador do

Método de gestão Custo de gestão

Regimes de

Até 1 ano Direto Praticamente certo

70 Neste exemplo, como há apenas um risco, será marcado o risco do regime de Cap and Trade.

CC5.1b: Descreva os riscos inerentes causados por mudanças nos parâmetros físicos do clima

negócios. média exigirão o aumento da refrigeração das instalações em alguns locais ou o aquecimento em outros. A mudança na temperatura média terá um impacto no consumo de energia, bem como nos custos de energia. Temos vários planos de gestão, incluindo o

Estimamos custos em torno de US

$250.000, que inclui a pesquisa e a contratação de novos funcionários.

Aumento do nível do mar

Esperam-se que o nível do mar sofra elevações consideráveis na costa leste da Austrália durante os próximos 50 anos.

Tendo em vista possuirmos 4 instalações localizadas na costa, que operam entre 1-15 metros acima do nível atual do mar, qualquer aumento

Os custos serão estimados em 12-24 meses

71 No exemplo acima, apenas a primeira linha receberá pontos, pois esta é a linha de pontuação mais alta.

Iremos determinar isso durante os próximos 12 meses.