• Nenhum resultado encontrado

O processo de revisão da literatura requer a elaboração de uma síntese, alicerçada em diferentes tópicos, capaz de criar uma ampla compreensão acerca do conhecimento já existente sobre o tema a ser estudado.

Existem diferentes formas de realizar uma revisão da literatura ou de descrever o estado da arte de um tema. Essas formas incluem tanto a revisão bibliográfica tradicional, também conhecida como revisão narrativa, quanto a revisão bibliográfica sistemática, a qual usa métodos ordenados e específicos para descrever um tema (BOTELHO, 2012).

O método utilizado para fazer uma revisão bibliográfica sistemática utiliza ferramentas que permitem a coleta, categorização, avaliação e síntese dos resultados de pesquisa do tema investigado, de maneira a facilitar a utilização destes na prática. Castro (2001) destaca "a importância de uma revisão planejada para responder a uma pergunta específica e que utiliza métodos explícitos e sistemáticos para identificar, selecionar e avaliar criticamente os estudos, e para coletar e analisar dados desses estudos incluídos na revisão”.

A revisão da literatura para este trabalho está alicerçada no arcabouço conceitual da Gestão Baseada em Evidências – GBE. Na GBE, normalmente é utilizado o método da revisão integrativa, como parte da revisão sistemática bibliográfica.

A revisão integrativa é um método específico que possibilita a síntese de várias pesquisas já publicadas, contribuindo para a geração de novos conhecimentos, pautados nos resultados apresentados em estudos anteriores (MENDES; SILVEIRA; GALVÃO, 2008).

Esse método foi escolhido para elaboração da revisão da literatura desta pesquisa por possibilitar a síntese e análise do conhecimento científico produzido sobre o tema investigado

(BROOME, 1993). O processo de revisão integrativa segue etapas bem definidas apresentadas e detalhadas a seguir:

1ª Etapa: Identificação do tema e seleção da questão de pesquisa. Nela são definidos o problema e a formulação de uma pergunta de pesquisa (MENDES; SILVEIRA; GALVÃO, 2008). Portanto, para orientar a revisão integrativa deste trabalho, formulou-se a seguinte pergunta: “Em que medida, segundo a ótica das mulheres atendidas, as Políticas Públicas para Mulheres implementadas nos municípios de Santa Rosa e Santo Ângelo (RS) têm contribuído para o empoderamento delas, além de buscar a eliminação de todas as formas de violência contra elas?”

Com a pergunta estabelecida, o próximo passo foi a definição das palavras-chave da estratégia de busca, e a determinação dos bancos de dados utilizados (BROOME, 1993).

Os descritores utilizados na estratégia foram: Mulher or gênero or woman or gender; políticas públicas or policy public; "Políticas públicas" and mulheres or igualdade and gênero or policy public for woman or equality of gender.

Esta pesquisa foi alicerçada na base de dado da SciELO8. O levantamento dos estudos considerados na revisão integrativa foi realizado a partir do segundo semestre de 2016 até fevereiro de 2017. A estratégia de busca foi previamente testada no banco de dados, com o intuito de verificar como ela recuperaria os estudos pertinentes à pergunta de pesquisa. A estratégia foi implementada em três passos, descritos no Quadro 2:

Quadro 2 – Estratégia de busca utilizada na base de dados da SciELO Estratégia Conceito Descritores

Total

Bases Dados SCIELO

1º Teste Mulher/Gênero Mulher or gênero or woman or

gender

3.198 + 18.409 + 5.133 +

13.581 40.321

2º Teste Políticas Públicas políticas públicas or policy

public 5.379 + 13.241 18.620

3º Teste Políticas Públicas para as Mulheres

"Políticas públicas" and mulheres or igualdade and gênero or policy public for woman or equality of gender

272 + 150 + 85 + 292 799

Fonte: Elaborado pela Autora, (2017).

2ª Etapa: Estabelecimento de critérios de inclusão de estudos. Após a busca de dados, definiu-se os seguintes critérios de inclusão: a) artigos completos publicados em português,

8 A Scientific Electronic Library Online – SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

inglês e /ou espanhol; b) estudos que tratam de gênero, mulher, evolução do papel da mulher na sociedade, políticas públicas para mulheres, igualdade de gênero e direitos das mulheres.

3ª Etapa: Identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados. Para a identificação dos estudos e sua pré-seleção, realizou-se a leitura criteriosa dos títulos, resumos e palavras-chave de todas as publicações completas localizadas pela estratégia de busca, e posteriormente verificou-se sua adequação aos critérios de inclusão no estudo. Nos casos em que o título, o resumo e as palavras-chave não foram suficientes para definir a seleção, o artigo completo foi recuperado.

Com base na leitura dos títulos e resumos dos estudos encontrados pela estratégia de busca, excluiu-se os estudos não relacionados com a temática. Embora todas as publicações apresentassem alguns dos descritores no título, resumo e/ou palavras-chave, nem todas atendiam aos critérios de inclusão.

Após a identificação dos estudos, definiu-se os que seriam lidos na íntegra. Após esse passo, elegeu-se as publicações que seriam incluídas (86), conforme Apêndice E, e excluídas (713). É importante destacar que alguns artigos estavam duplicados, variando o idioma, então optou-se por analisar os que estavam em língua portuguesa.

4ª Etapa: Categorização dos estudos selecionados. A quarta etapa teve por objetivo sumarizar e documentar as informações extraídas dos artigos científicos encontrados nas fases anteriores (BROOME, 1993). Esta etapa é similar à etapa da análise dos dados realizada em pesquisas científicas tradicionais.

As categorias utilizadas neste estudo basearam-se na literatura corrente sobre os temas e na análise dos artigos selecionados. Como categorias analíticas foram utilizados fatores que influenciam na condição histórica de subordinação da mulher em relação ao homem, levando à criação de políticas públicas específicas para elas, a fim de estabelecer a igualdade de gêneros e a proteção das mulheres contra a violência.

5ª Etapa: Análise e interpretação dos resultados. Nesta etapa foram analisados os materiais selecionados e, a partir da leitura deles, passou-se a fazer a construção de um texto inicial.

6ª Etapa: Apresentação dos dados da revisão. Esta última etapa integra a elaboração das próximas seções da fundamentação teórica. Cabe ressaltar que, para corroborar os resultados alcançados na revisão integrativa da literatura, outros autores foram citados no decorrer da fundamentação teórica.