• Nenhum resultado encontrado

Esta seção apresentará o método de trabalho que será utilizado para a elaboração desta pesquisa. A opção pelo método de trabalho deve ser orientada pelo método científico adotado, tornando-se um conjunto de procedimentos e técnicas para se obter e analisar os dados necessários e de tal forma que a pesquisa seja entendida e aceita dentro dos padrões científicos adotados pela comunidade acadêmica na condução de pesquisas. (SAUNDERS, LEWIS e THORNJILL, 2009). De acordo com Markoni e Lakatos (1991), o método de trabalho é um conjunto das atividades sistemáticas e racionais que permitem alcançar o objetivo através de um caminho a ser seguido.

A elaboração do método de trabalho para esta pesquisa apoia-se nas orientações para estudos de caso sugeridas por Cauchick Miguel et al. (2010) e

também nas abordagens realizadas por Piran (2015), que desenvolve um trabalho aplicando um modelo DEA para medir a eficiência em uma indústria fabricante de ônibus. O método adotado para esta pesquisa está ilustrado na Figura 9.

Fonte: Elaborado pelo autor

A primeira fase do método constitui-se de uma revisão sistemática da literatura, de acordo com Morandi e Camargo In: Dresch, Lacerda e Antunes Junior (2015), onde

buscou-se pelo assunto desta pesquisa em publicações nas bases de dados online e também em publicações escritas. Os termos de busca e as fontes pesquisadas estão descritas no capítulo primeiro desta pesquisa. Ainda na primeira etapa foi elaborado o modelo DEA conceitual, que seria utilizado para os cálculos da eficiência de uma operação de produção, bem como a avaliação desse modelo conceitual frente os padrões de cálculo utilizados pelo OEE. Nessa etapa buscou-se conceituar um modelo DEA que pudesse envolver variáveis não consideradas pelo OEE, porém de importância fundamental dentro dos conceitos de operações de produção.

Na segunda fase do método buscou-se formar um grupo focal para discutir o objetivo da pesquisa e o modelo DEA que poderia ser utilizado para atingir os objetivos da pesquisa. Nessa etapa realizaram-se encontros com profissionais que trabalharam com pesquisas nessa área, os quais serão detalhados na seção que trata da coleta de dados para esta pesquisa. Também foi realizado um seminário para discutir a pesquisa e os parâmetros de operações de produção que não constam nos cálculos do OEE e que poderiam ser medidos pelo modelo DEA. Esse seminário contou com a presença dos profissionais do grupo focal mais o autor desta pesquisa.

A terceira fase constitui-se do projeto do modelo DEA. O primeiro passo foi a escolha de um grupo de especialistas na empresa estudada. A formação desse grupo de especialistas será detalhada na seção que trata da coleta de dados para esta pesquisa. Para esse grupo de especialistas foi apresentado o objetivo da pesquisa, o conceito de utilização do modelo DEA, foram analisadas as possibilidades de pesquisa dentre as operações de produção da fábrica e foi definida a operação de produção para a realização da pesquisa.

Com base nas análises realizadas na segunda fase e nas discussões com o grupo de especialistas, foi projetado o modelo DEA. Esse projeto inicial precisou ser avaliado com o grupo focal e com os especialistas da empresa para que fosse refinado, fazendo-se os ajustes necessários e por fim, validado juntamente com o grupo focal. O grupo focal teve como objetivos avaliar a classificação das variáveis propostas e as justificativas para inseri-las no modelo DEA.

A quarta fase do método constituiu-se na coleta dos dados na operação de produção. A forma de coleta de cada um dos dados do modelo, a preparação da operação, e a formatação dos relatórios de programação do equipamento para exportação automática dos dados reais de produção foram elaborados em conjunto

com o grupo de especialistas na empresa. Após essa preparação, foram coletados os dados para o modelo DEA e no mesmo período, os dados do OEE do equipamento utilizado nessa operação. Posteriormente os dados foram tratados e analisados.

Na quinta fase foi calculado o modelo DEA e também o OEE com base nos dados coletados. Na sequência, foi aplicado o método STEPWISE, conforme Wagner e Shimshak (2007), no modelo DEA com o objetivo de identificar variáveis que não estivessem influenciando o comportamento dos cálculos e dessa forma, excluí-las do modelo. Esse método, de acordo com Wagner e Shimshak (2007), pode auxiliar na eliminação dos problemas de discriminação nos modelos DEA. Após identificadas as variáveis que não interferem nos resultados dos cálculos, as mesmas foram excluídas do modelo e novamente foi calculada a DEA.

A sexta fase do método contempla a análise dos resultados dos cálculos do OEE e do modelo DEA. Nessa etapa os resultados do OEE são analisados paralelamente com os resultados do modelo DEA e na sequência as principais diferenças encontradas são identificadas, analisadas e discutidas com o grupo focal e com os especialistas na empresa. Essa é uma das etapas mais importantes da pesquisa, pois os resultados encontrados devem evidenciar diferenças entre as causas de ineficiência identificadas em ambos os cálculos e poder, a partir das evidências encontradas com o cálculo do modelo DEA, orientar tomadas de decisão diferentes ou complementares ao OEE de maneira que seja possível melhorar a eficiência da operação de produção analisada.

A sétima fase constitui-se na discussão dos resultados do OEE e do modelo DEA. Nessa etapa busca-se avaliar de que forma as principais diferenças evidenciadas em relação às causas de ineficiência na operação de produção analisada podem contribuir para orientar as tomadas de decisão por parte dos gestores na empresa analisada e de que forma essas informações podem contribuir para a formação de conhecimento teórico que pode ser expandido e aplicado em diferentes tipos de operações de produção, nos mais variados ramos de empresas e negócios.

As conclusões do trabalho formam a oitava fase do método de trabalho utilizado para esta pesquisa. Nessa etapa são sintetizados os resultados obtidos, são apresentadas as limitações do trabalho e também são apresentadas sugestões para futuras pesquisas envolvendo o tema pesquisado.