• Nenhum resultado encontrado

5.1 Tipo de Estudo:

Trata-se de um projeto de intervenção para desenvolver estratégias para melhoria da adesão ao tratamento dos pacientes portadores da hipertensão arterial sistêmica da UBS Matadouro. Como benefício, espera-se conseguir captar maior número de usuários com hipertensão arterial a realizar consulta de acompanhamento mensal e uma maior participação nos grupos de educação permanente.

Para tanto, a partir do Método Simplificado do Planejamento Estratégico Situacional – PES, foi elaborado o plano de intervenção que ocorreu em três etapas sendo: a) diagnóstico situacional e b) revisão bibliográfica.

Este projeto de intervenção que está sendo realizado na unidade de saúde da família do Matadouro que após levantamento situacional constatou-se que: o número de hipertensos cadastrados na área de atuação da ESF Matadouro é menos do que relatado pelas agentes comunitárias de saúde, posteriormente foi observada juntamente com a equipe da unidade a dificuldade de realização de ações de promoção/educação em saúde com este público (dificuldades vivenciadas pela não adesão/participação nas ações de educação em saúde) e analisando nosso contexto de atenção à saúde no que se refere ao assunto prevenção e promoção.

5.2 Local do Estudo e Caracterização da População:

A pesquisa será realizada no município de Custódia/PE, localizada na mesorregião do Sertão Pernambucano. A população recenseada e estimada é de 36.184 habitantes, e a maioria da população residente é urbana. O município atualmente conta com 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam como Estratégia de Saúde da Família, o que representa uma cobertura total da população adscrita no Sistema Local de Saúde.

5.2.1 Unidade Básica de Saúde da Família Matadouro

A Unidade Básica de Saúde da Família Matadouro localiza-se na Avenida Inocêncio Lima S/N, Bairro Matadouro no município de Custódia-PE. Possui uma equipe completa e multidisciplinar composta por: 01 (um) médico do Programa Mais Médico, 01 (uma) enfermeira, 01 (uma) técnica de enfermagem, 08 (oito) agentes comunitários de saúde, além disso, existe 01 (uma) dentista, 01 (uma) auxiliar em saúde bucal, 01 (uma) recepcionista, 01 (uma) auxiliar de serviços gerais e 02 (dois) vigias. A área física da UBS é adequada, contendo várias salas como consultório médico, sala para enfermagem, sala de inalação, sala de curativos, sala para os agentes comunitários de saúde, um consultório para a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, consultório dentário com uma sala de atividades educativas com escovódromo, uma sala de observação, depósito de material de limpeza, farmácia, sala de esterilização, cozinha, banheiros e sala de espera, depósito de resíduo contaminado/comum. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 07h:00 às 16h:00.

A área está composta de 08 (oito) microáreas, são 1.605 famílias e um total de 3.439 pessoas cadastradas no sistema E-SUS AB, em 2015. Através dos registros existentes no Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB), em abril de 2014, concluiu-se que a maioria da população adscrita são adultos e idosos e desses, aproximadamente, um terço são portadores de doenças crônicas como Hipertensão Arterial e Diabetes.

5.2.2 Diagnóstico situacional do UBS Matadouro

A partir do plano de estratégias que visou ao estabelecimento do diagnóstico situacional da comunidade usuária dos serviços do UBS Matadouro, foram detectados vários problemas, que considerando a temática (baixa adesão dos hipertensos as consultas de acompanhamento), nortearam fatores como: quantidade inadequada de alguns medicamentos na farmácia; consulta médica com escuta desqualificada, baixa adesão dos pacientes portadores de hipertensão e diabetes ao tratamento farmacológico; acompanhamento inócuo de parte dos ACS; abandono do tratamento medicamentoso dos portadores de doenças crônicas; uso inadequado das medicações de uso contínuo.

O diagnóstico, realizado por meio dos sistemas de informação, permitiu conhecer a realidade social, econômica, política, cultural, ambiental, epidemiológica e de morbimortalidade da população. A partir desse diagnóstico, definiram-se as necessidades da população, as quais se tornaram base do planejamento local de saúde. Vários problemas foram

identificados, em parceria da equipe da UBS, durante o diagnóstico situacional. Entretanto, a não adesão à consulta de acompanhamento e a terapêutica medicamentosa dos hipertensos foi considerada prioritária, devido à equipe considerar possuir certa governabilidade sobre tal problema. O grande número de pacientes hipertensos cadastrados (786 usuários) chamou a atenção da equipe no sentido de alertá-la sobre a necessidade de realizar ações para aumentar os números de adeptos ao acompanhamento mensal, que é outro fator que preocupa a equipe, pois o quantitativo é aquém do desejado. E, para atingir esse objetivo, deve ser elaborada uma proposta de intervenção no processo de atendimento do paciente hipertenso e o elo que o usuário tem com a unidade de saúde promovido pela educação permanente.

5.3 Período do Estudo:

O referido projeto terá duração de 18 meses, com início em janeiro de 2017 e avaliação final em junho de 2018.

5.4 Coleta de Dados:

Inicialmente, realizou-se o levantamento por meio do número de cadastros pelo SIAB na Secretaria Municipal de Saúde.

Além disso, a observação ativa foi realizada na vivência na comunidade da UBS, durante as consultas médicas, acolhimento e visitas domiciliares dos ACS, enfermeira e médico, observando os problemas de saúde mais prevalentes, seguimento de tratamento, estilo de vida dos moradores, moradia e nível de escolaridade.

Os pacientes serão convidados através de convites individuais, no momento do convite o usuário irá responder um questionário para que possa ser integrado nos grupos pré-estabelecidos. Este a participará de uma palestra sobre a importância da adesão ao tratamento da hipertensão, que será ofertada na sala de reuniões na dita USF, será utilizado como recurso audiovisual datashow (para uma melhor compreensão do assunto a ser abordado), contará com a participação da equipe da USF Matadouro, o nutricionista do NASF e um cardiologista do município como convidado. O público alvo das ações de promoção será os hipertensos,

porém a equipe protagoniza o projeto de intervenção porque a finalidade do mesmo é sensibilizar os profissionais inseridos na ESF a realizarem mais ações promotoras/ educadoras em saúde.

5.5 Análise dos Dados:

A ação será avaliada mensurando-se o grau de participação do público alvo, tanto nas ações de hiperdia (acompanhamento nas consultas mensais), como em outras de caráter educativo. Para avaliação das ações a unidade terá um caderno único para registro de ações de promoção à saúde voltadas para hipertensos, onde serão colhidas as assinaturas dos participantes durante o desenvolvimento das atividades, permitindo o registro numérico da participação deste público nas ações de todos os profissionais, tanto as individualizadas, quanto as realizadas em grupo: assim como o registro em fotos e nas fichas de produção diária (ficha de atendimento individual ou atividade coletiva do E-SUS AB).

Documentos relacionados