• Nenhum resultado encontrado

3.1 Caracterização do Estudo

O presente estudo é caracterizado por uma pesquisa do tipo retrospectivo, de análise documental e de pesquisa de campo.

3.2 Amostra

O estudo foi realizado por meio da análise de 182 jogos (categoria adulto masculino) da fase de classificação do Novo Basquete Brasil 2ª Edição (NBB2) na temporada 2009/2010. Fizeram parte do campeonato 14 equipes. Foram utilizadas as análises estatísticas oficiais de todos, disponibilizados via site pela Liga Nacional de Basquete (LNB). Para a análise dos jogos cada equipe participante tem o seus próprios scautistas, que são treinados pela liga antes do inícios do campeonato.

3.3 Procedimentos experimentais

Inicialmente foi acessado, via internet, o site oficial da LNB (http://www.liganacionaldebasquete.com.br), em que foram disponibilizadas todas as

estatísticas oficiais do NBB2. Estes dados foram salvos em um computador. Na seqüência foi criado um único documento no programa Microsoft Excel, para agrupar todos os dados.

Para evitar o viés de uma equipe possuir maior número de posses de bola, em relação à outra, fator que pode alterar a magnitude dos resultados encontrados nas variáveis dependentes, as variáveis foram normalizadas, em função do número de posses de bola. Este procedimento tem sido realizado e sugerido por outros trabalhos (Leite,2003; Navarro etal 2009). Esta normalização foi realizada multiplicando a variável dependente de interesse por 100 e dividindo este resultado pelo número de posses de bola obtido no jogo.

Para o calculo das posses de bola foi usada a equação proposta por Olivier (2004): (PB= Arremessos tentados-rebotes ofensivos+ erros-0.4x lances-livres tentados).

Os indicadores dos fundamentos técnicos e das ações do jogo analisados foram: percentual dos arremesso de 2 pontos, arremessos de 2 pontos tentados, percentual dos arremessos de 3 pontos, arremessos de 3 pontos tentados, percentual de arremessos de lances-livres, lances-livres tentados, rebotes defensivos adquiridos; rebotes ofensivos adquiridos; assistências realizadas (é o passe para um jogador de mesma equipe, subseqüente ao arremesso que resulta em ponto), bolas roubadas (são as recuperações de bola, interceptando passes ou dribles da equipe adversária), bolas perdidas, violações (violações às regras, tais FRPR µDQGDGD¶ H µGRLV GULEOHV¶ H SDVVHV HUUDGRV), faltas cometidas e faltas recebidas.

Na sequência foram realizadas as análises estatísticas. Inicialmente, foram testados os pressupostos de normalidade, homocedasticidade e independência dos dados por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov, Bartlet e Box-M, respectivamente. Após, foram realizadas as análises multivariadas estatísticas, de acordo com cada experimento proposto. As análises estatísticas serão realizadas no software SPSS (v.14.0), com nível de significância estabelecido em P<0,05.

Estudo I

Neste experimento, foi analisada a variável independente de vitória no jogo, em função das variáveis dependentes dos fundamentos técnicos e ações do jogo. Os jogos foram analisados a partir do resultado final da partida, de acordo com a vitória ou derrota. Desta forma, será atribuído o valor 1 para a equipe vencedora e 0 para a perdedora. A partir desta classificação pré-estabelecida, em função dos resultados dos jogos, foi utilizada uma Análise Discriminante para verificar quais as variáveis são capazes de distinguir a vitória da derrota nos jogos e para verificar quais variáveis mais contribuem para essa diferença.

Os jogos também foram classificados, em função do nível de equilíbrio entre as pontuações obtidas pelas duas equipes, de acordo com propostas utilizadas em alguns estudos (LEITE, 2003; SAMPAIO, 1998). De acordo com estes estudos, os jogos devem ser classificados em três níveis, a saber: (a) jogos desequilibrados, no qual a diferença final dos pontos entre as duas equipes foi igual ou superior a 11 pontos; (b) jogos equilibrados, em que houve diferença final dos pontos entre as equipes de 6 até 10 pontos; (c) jogos muito equilibrados, nos quais houve diferença final inferior ou igual a 5 pontos. A partir desta classificação prévia, foi realizada uma Análise Discriminante para verificar se as variáveis foram capazes de discriminar o

equilíbrio dos jogos e para verificar quais variáveis mais contribuem para essa diferença. Assim, nesta parte do estudo foi analisada a variável independente de Classificação do Equilíbrio dos Jogos (Dinâmica de Jogo) para investigar quais as variáveis dependentes melhor distinguem a dinâmica do jogo.

Estudo II

Foi realizada uma Análise de Cluster para propor uma diferente caracterização das dinâmicas dos jogos, em função das variáveis selecionadas no estudo. Nesta parte do estudo, para propor nova classificação da dinâmica do jogo, as equipes foram as variáveis dependentes e os indicadores dos fundamentos técnicos e as ações do jogo foram as variáveis independentes.

Estudo III

No terceiro experimento foi utilizada uma analise de Regressão Linear Múltipla para identificar quais as variáveis dependentes predizem o numero de pontos marcados. O número de pontos finais da partida foi a variável dependente e as demais variáveis dos indicadores dos fundamentos técnicos e das ações do jogo foram as variáveis independentes. Foram feitas análises nas seguintes condições: (a) Em função dos arremessos serem os responsáveis diretos para a obtenção da pontuação no basquetebol, foram excluídas as variáveis de arremessos de percentual de arremessos de 2 pontos, arremessos de 2 pontos tentados, percentual de arremessos de 3 pontos, arremessos de 3 pontos tentados, percentual de arremessos de lances-livre e lances-livres tentados. Uma vez que, este primeira analise tem como objetivo entender a contribuição das demais variáveis na organização que proporcione maior número de arremessos e pontos no jogo; (b) a segunda análise foi composta somente pelas variáveis relacionadas ao arremesso. Com o objetivo de identificar a importância de cada variável na obtenção da pontuação; (C) a terceira análise utilizou todas as variáveis disponíveis no scoult; para identificar se existe alguma alteração no peso das variáveis quando (d) a quarta analise deste estudo se utilizara de todas as variáveis do estudo, tendo como objetivo identificar a predição da pontuação nas diferentes classificações de jogos.

No documento Universidade Estadual de Londrina (páginas 30-33)

Documentos relacionados