• Nenhum resultado encontrado

O Macrocontexto: As instituições de ensino superior e os cursos dos profissionais abordados

METACOMPETÊNCIAS COMPETÊNCIAS:

5. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

5.1 O Macrocontexto: As instituições de ensino superior e os cursos dos profissionais abordados

O macrocontexto abordado nesta tese contempla os locais de trabalho dos entrevistados. Indiretamente, foram três as instituições de ensino abordadas: a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e a Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC). Segue-se um breve histórico dessas instituições de ensino superior, focando nos cursos de formação nos quais trabalham os professores que participaram da pesquisa.

5.1.1 Universidade Federal de Minas Gerais - A IES Pública

A Universidade de Minas Gerias (UMG) foi criada em 1927, pela Lei n. 956. De início, incorporou institutos de ensino superior já existentes no Estado: Faculdade de Direito (1892), Escola de Engenharia (1911), Faculdade de Medicina (1911), curso de Odontologia (1907) e curso de Farmácia (1911). Quando da sua federalização, em 1949, já contava com a Escola de Arquitetura (1930), a Faculdade de Filosofia (1939) e a Faculdade de Ciências Econômicas (1941). Em 1950, surgiu a Escola de Enfermagem; em 1961, a Escola de Veterinária; em 1962, o Conservatório Mineiro de Música e a escola de Biblioteconomia; e em 1963, a escola de Belas-Artes. Em 1965, foi federalizada, passando a chamar-se Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 1969, foi criada a escola de Educação Física. Com a Reforma Universitária de 1968, houve uma mudança estrutural na UFMG. A Faculdade de Filosofia deu origem a várias faculdades e institutos: a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, o Instituto de Ciências Biológicas, o Instituto de Ciências Exatas e seus ciclos básicos, o Instituto de Geociências e as faculdades de Letras e de Educação. Nos últimos quatro anos, foram criados novos cursos: Agronomia (sediado em Montes Claros), Artes Cênicas, Engenharia de Controle e Automação, Matemática Computacional, Fonoaudiologia, Turismo e Nutrição. O mecanismo seletivo do corpo discente desta universidade é, basicamente, o vestibular, o qual tem sido realizado também no interior do Estado, em doze outras cidades (UFMG, 2007).

De acordo com o art. 5º de seu Estatuto, conforme a Resolução n. 4, de 1999, a UFMG

[...] tem por objetivos precípuos a geração, o desenvolvimento, a transmissão e a aplicação de conhecimentos por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, de

forma indissociada entre si e integrados na educação do cidadão, na formação técnico-profissional, na difusão da cultura e na criação filosófica, artística e tecnológica (UFMG, 2007).

Assim sendo, a UFMG contempla cursos de todas as áreas do conhecimento: ciências agrárias, biológicas, exatas e da terra, engenharias, ciências humanas, da saúde, sociais aplicadas, lingüística, letras e artes. O seu corpo docente é o mais qualificado do Estado, com uma elevada concentração de doutores e mestres em todos os departamentos, em números tanto relativos como absolutos. A qualidade de seus cursos, incluindo os de pós-graduação lato e stricto senso, é reconhecida como de mais alto nível em termos nacionais, tanto pelo MEC como por órgãos de fomento à pesquisa, assim como pela própria sociedade (UFMG, 2007).

Atualmente, a UFMG oferece 49 cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, nos quais estão matriculados mais de 22 mil alunos. A cidade de Belo Horizonte centraliza a oferta de cursos em 19 unidades acadêmicas: 11 no campus Pampulha; 6 em unidades isoladas (Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Direito, Economia e Engenharia Civil); Medicina, Enfermagem, Nutrição e Fonoaudiologia, compondo, juntamente com o Hospital das Clínicas, o campus Saúde; e o curso de Agronomia, que funciona fora da Capital, no Núcleo de Ciências Agrárias, em Montes Claros, região Norte de Minas. No nível de pós-graduação, a UFMG oferta cursos nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Fisiológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharias, Lingüística, Letras e Artes. Dentre eles, somam-se 57 cursos de Especialização, 58 de Mestrado e 48 de Doutorado, além de 37 de residência médica. O número de alunos na pós-graduação somam mais de 10 mil. A UFMG conta com 547 grupos e 889 linhas de pesquisa. Quanto à extensão, 281 projetos estão em andamento, envolvendo cursos, eventos e prestação de servições, atingindo um público superior a cinco milhões de pessoas, distribuídas por todo o estado. No que diz respeito ao corpo docente, 1.592 (65,1%) são doutores e livres docentes, 600 (24,5%) são mestres, 152 (6,2%) são especialistas e 102 (4,2%) são graduados. Desses 2.44633 profissionais, 2.044 (83,6%) atuam em regime de dedicação exclusiva, 137 (5,6%) em regime de quarenta horas e 265 (10,8%) em regime de vinte horas (UFMG, 2007), todos regidos pelo Regime Jurídico Único.

33

Foram abordados nesta pesquisa professores dos departamentos dos Cursos de Engenharia Civil e Elétrica, Direito e Psicologia. Tais cursos foram autorizados, respectivamente, em 1912, 1963, 1892 e 1963 (UFMG, 2007).

Quanto às políticas atuais de gestão de pessoas, a UFMG conta com um Estatuto e um

Regimento Geral. Neste último, alguns aspectos quanto a admissão, carreira acadêmica,

regime de trabalho, afastamentos, férias e licenças, remoção e transferência, e regime disciplinar estão regulamentados. No entanto, seu Plano de Desenvolvimento Institucional ainda está em discussão no Conselho Universitário, não possuindo, portanto, orientações formais relativas ao desenvolvimento do seu corpo docente (UFMG, 2007).

5.1.2 Pontifícia Universidade Católica - A IES Confessional

Criada em 2 de julho de 1958, integrando escolas católicas já existentes (inclusive a Faculdade Mineira de Direito, cujo projeto data de 1948, cujo reconhecimento pelo Governo Federal veio em 1952), a Universidade Católica de Minas Gerais foi reconhecida oficialmente em 12 de dezembro do mesmo ano. Sua mantenedora era a Sociedade Mineira de Cultura, entidade sem fins lucrativos. A partir de 1959, outras unidades foram sendo criadas. Neste mesmo ano, a UCMG foi transferida para o Campus do Coração Eucarístico (bairro da cidade de Belo Horizonte). Esta Instituição de ensino superior foi declarada de utilidade pública estadual em 1960 e de utilidade pública federal em 1967. Em 1963, foi criado o Instituto Politécnico (IPUC). Em 1969, a Faculdade de Ciências Médicas desligou-se da UCMG. No ano de 1970, foi aprovado um novo Estatuto para a Instituição, no qual se determinava sua unificação didática, pedagógica e administrativa (PUC-MINAS, 2007).

Após submeter-se à avaliação do Vaticano, findada em 1983, uma portaria do Ministério da Educação e Cultura (MEC), datada de 1984, alterou seu nome para Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Trata-se, portanto, de uma instituição de direito privado, cujo objetivo é prestar um serviço público de interesse coletivo. Não tem fins lucrativos e todos os excedentes gerados são revertidos em benefício de seus objetivos principais: o ensino, a pesquisa e a extensão (PUC-MINAS, 2007).

Na área de ensino, a PUC-MG conta com 52 cursos de graduação, dispersos pelas áreas humanas, exatas e biológicas, e quatro cursos de graduação tecnológica (seqüenciais). No nível de pós-graduação, tem ofertado mais de 100 cursos de especialização, 18 cursos de mestrado e 6 de doutorado. Quanto ao corpo docente, somam-se cerca de 2.500 professores. Atualmente, possui dez unidades. Na região metropolitana de Belo Horizonte, conta com o

campus do Coração Eucarístico, o da unidade Contagem, o da unidade Betim, o do Barreiro, o do São Gabriel e o da Praça da Liberdade. As outras unidades situam-se nas cidades de Poços de Caldas, Arcos, Serro e Ganhães (PUC-MINAS, 2007).

Foram ouvidos nesta pesquisa professores dos departamentos dos Cursos de Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica, além de Direito e Psicologia. Tais cursos foram autorizados, respectivamente, em 1975, 1966, 1966, 1949 e 1967.

No que tange às suas políticas de gestão de pessoas, o Estatuto da Carreira Docente dispõe sobre processos admissionais, carreira, regime de trabalho, férias, licenças e afastamentos. Segundo o art. 72, esta universidade proporcionará a seus docentes programas de fomento de titulação acadêmica, chamados de Planos de Capacitação Docente (PCD), os quais, de acordo com o parágrafo único deste mesmo artigo, têm por objetivo central oferecer condições para a qualificação do corpo docente, via concessão de bolsas de estudo para cursos de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado (ADPUC-MINAS, 2006).

5.1.3 Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura – A IES Comunitária

Em 30 de novembro de 1965, foi instituída a Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. Neste mesmo ano, foi criada a Faculdade de Engenharia da FUMEC. Esta Instituição de ensino superior foi declarada de utilidade pública estadual em 1971 e de utilidade pública federal em 1986. Aos 35 anos de existência, foi credenciada como Centro Universitário, aglutinando a Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Belo Horizonte, a Faculdade de Ciências Humanas e a Faculdade de Engenharia e Arquitetura (FUMEC, 2007).

Em 2004, a FUMEC foi credenciada como Universidade. Conta, atualmente, com 26 cursos de graduação, 4 cursos seqüenciais, 34 cursos de especialização, 3 de mestrado e 1 de doutorado. A FUMEC funciona em um campus e diversas unidades fisicamente próximas, que abrigam laboratórios, cursos de pós-graduação lato e stricto senso. Um segundo campus encontra-se em construção, no município de Nova Lima. A IES conta com mais de 15 mil alunos e cerca de 540 professores, a maioria com regime parcial de dedicação (FUMEC, 2007).

Os cursos de Engenharia, Direito e Psicologia foram autorizados, respectivamente, em 1966, 1994 e 1971 (SAMPAIO, 2005).

A missão da FUMEC foi definida no seu Estatuto (FUMEC, 2002a:2) como: “formar cidadãos conscientes de sua responsabilidade social, portadores dos valores de justiça e ética,

nas diferentes áreas do conhecimento, aptos para a inserção nos diversos setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira”. Com relação ao corpo docente, este documento especifica apenas categorias da carreira docente. Em seu Regimento (FUMEC, 2002b) constam as determinações acerca da carreira docente, seus direitos, deveres e atribuições, e as penalidades aplicáveis. O Plano de Carreira Docente (FUMEC, 2003) especifica as atividades do professor dentro e fora do âmbito da sala de aula, sua carreira e os processos de avaliação, seus direitos, deveres e atribuições, aspectos referentes ao processo seletivo e ao regime de trabalho e a tabela salarial praticada na Instituição. O Plano de

Desenvolvimento Institucional da Universidade FUMEC prevê um significativo investimento

em capacitação de pessoal e concessão de bolsas de estudo para cursos lato e stricto-sensu (FUMEC, 2007).