• Nenhum resultado encontrado

1. Modelo do e-mail enviado para conhecidos/as e amigos/as: Querida/o amiga/amigo,

como você já deve saber, estou fazendo mestrado em Ciências da Religião na PUC/SP. O tema do meu trabalho é Homossexualidade, Religião e Gênero e quero investigar qual é a influência do ideário cristão na construção da auto- imagem de gays e lésbicas (veja resumo do meu projeto abaixo). Estou, neste momento, preparando minha pesquisa de campo e venho pedir sua ajuda para encontrar pessoas que concordem em colaborar, especialmente por meio da participação de um grupo focal no dia 19 de maio, um sábado, das 9h às 12h, na cidade de São Paulo. Nesse grupo, reunirei homens que se declaram gays de diversas idades (a partir de 18 anos), origens, profissões, etc. A eles serão propostos tópicos sobre o tema para discutirem entre si. Não há nenhum objetivo final a ser atingido, nem certo ou errado. É no bate-papo, na troca de idéias entre os participantes do grupo que surgirá o material de que necessito. Importante: o encontro será gravado (em áudio), mas na dissertação os nomes serão trocados e as informações pessoais serão mantidas em sigilo.No segundo semestre, farei pelo menos mais um grupo focal, dessa vez com lésbicas.

Assim, venho lhe pedir a enorme gentileza de enviar o convite em anexo para amigos gays (homens) acima de 18 de anos que vocês achem que podem se interessar pelo tema OU me envie endereços de email ou telefone deles (caso eles a/o autorizem a fazê-lo). Preciso formar um grupo heterogêneo (me interessa especialmente que tenham idades bem diferentes), de preferência formado por pessoas que não me conhecem pessoalmente e que não sejam todos militantes, para evitar viés que invalide os dados obtidos. Por favor, NÃO REENCAMINHE ESSA MENSAGEM, NÃO MANDE AS INFORMAÇÕES DETALHADAS NELA, NEM EXPLIQUE O FOCO DA PESQUISA aos possíveis participantes do grupo, novamente para evitar viés que invalide o trabalho. Também lhe peço a gentileza de NÃO divulgar essa mensagem em lista de discussão ou site.

Agradeço muitíssimo a sua colaboração. Um beijo grande, Valéria RESUMO

Homens e mulheres homossexuais brasileiros são criados numa sociedade que os exclui e os marginaliza. Desde muito cedo, aprendem que homossexuais são sujos, doentes, anormais, pecadores. Depois da puberdade, aqueles que sentem atração por pessoa do mesmo sexo já internalizaram os preconceitos e sentem dificuldades para se aceitar e para serem aceitos, pois têm uma

imagem negativa da homossexualidade e, portanto, de si mesmos. Em uma sociedade em que a maioria da população segue alguma religião cristã, há que se considerar a importância da condenação religiosa da homossexualidade e seus efeitos sobre a auto-imagem de quem segue essa orientação sexual. É importante se ter em conta também as questões de gênero, pois num país sexista como o Brasil, o que se aproxima do feminino é desqualificado, visto como incompetente, frágil, menos importante.

Esse projeto tem por objetivo investigar qual é a influência do pensamento religioso cristão sobre a construção da auto-imagem das e dos homossexuais. Devido ao fato de o ideário cristão valorizar de forma diferente homens e mulheres, investigar-se-á se há diferença dessa influência para homens e para mulheres homossexuais. Para isso, será feito um levantamento do discurso cristão sobre a homossexualidade por meio da análise de discurso de cartas, documentos, declarações das hierarquias religiosas cristãs, dando-se ênfase àqueles que tiveram maior repercussão na mídia. Paralelamente, serão feitos grupos focais com homossexuais para se investigar a imagem que têm de si. Depois, será feito o cruzamento das informações obtidas, analisando se aparecem elementos do discurso religioso na construção da auto-imagem das e dos homossexuais e se esse o pensamento cristão tem “peso” diferente para homens e mulheres.

2.Modelo de convite enviado em anexo no e-mail CONVITE

Em primeiro lugar, gostaria de me apresentar: meu nome é Valéria Melki Busin, sou formada em psicologia pela USP e curso Mestrado em Ciências da Religião na PUC/SP, com apoio da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Meu trabalho de pesquisa no mestrado diz respeito às relações entre religião e homossexualidade. A religião é um elemento cultural muito importante no Brasil, sendo um dos fatores que ajudam a construir a forma de pensar da sociedade. Por isso, essa pesquisa tem como objetivo principal investigar em que medida esse fator cultural incide sobre homossexuais.

Para coletar as informações de que preciso para essa pesquisa acadêmica, vou observar um grupo de pessoas que reunirei para trocar idéias e experiências sobre o tema em questão. Nesse debate entre os participantes, poderá surgir o material expressivo necessário para o desenvolvimento do meu estudo. Trata-se de um grupo focal, uma técnica de investigação qualitativa bastante usada em Ciências Humanas.

Por indicação de um amigo/a comum, obtive seu contato e gostaria de saber se há interesse de sua parte em colaborar com essa pesquisa. Sua contribuição poderá se dar pela participação em um grupo de discussão (grupo focal) sobre o tema e/ou por meio do preenchimento de questionários ou entrevista individual. Esclareço que não há obrigatoriedade de sua participação em todas as discussões feitas no grupo focal, nem se espera que os participantes cheguem a qualquer tipo de consenso ou resultado final. O que importa, nesse caso, é simplesmente debater os tópicos propostos pela pesquisadora. Quanto aos questionários e entrevistas, as pessoas têm total liberdade para responder ou não qualquer uma das questões apresentadas.

É importante esclarecer que a pesquisa não oferece risco de nenhum tipo aos colaboradores e você pode solicitar a exclusão de seu consentimento para participar dela a qualquer momento e em qualquer fase, sem que isso implique nenhum tipo de sanção ou dano. Coletarei os dados pessoalmente e lhe garanto sigilo, ou seja, que sua identidade será preservada. Esclareço também que a sua participação é voluntária e, assim, não haverá nenhum tipo de remuneração aos participantes da pesquisa.

Gostaria de convidá-lo especialmente para participar do encontro para debater o tema religião e homossexualidade no grupo focal que será realizado no dia 19 de maio de 2007,

um sábado, das 9h às 12h, na cidade de São Paulo, em local que lhe será informado

posteriormente. Serão convidados a formar o grupo homens que se declaram homossexuais, com idades diversas a partir de 18 anos, e que se interessem por discutir essa questão. Esclareço, ainda, que para colaborar com a pesquisa não há obrigatoriedade de pertencer a uma determinada religião, nem de participar de nenhuma atividade religiosa, apenas a disposição de debater o tema proposto. Após a apresentação do trabalho final de mestrado, comprometo-me a compartilhar com você os resultados obtidos pela pesquisa.

Se você deseja colaborar com a pesquisa, por gentileza, responda as questões em anexo e me envie pelo e-mail valeriamelki@uol.com.br . Você também pode me passar as respostas pelo telefone (11) 5678-4407 ou 9218-9480, ou me mandá-las pelo correio, para Rua Ferdinando Frantz, 279 – São Paulo – SP – cep 04438-080.

Agradeço muito a sua atenção e espero contar com sua valiosa contribuição. Caso deseje mais esclarecimentos, não hesite em me contatar.

Atenciosamente,

Valéria Melki Busin valeriamelki@uol.com.br (11) 5678-4407 / 9218-9480

Observação importante: nem todos que se dispuserem a colaborar serão chamados para o Grupo Focal de 19 de maio, pois há necessidade de compor o grupo com perfis diversos.

Se você deseja colaborar com a pesquisa Homossexualidade, Religião e Gênero, assinale as formas com que se dispõe a colaborar:

( ) Grupo Focal. ( ) Questionário ( ) Entrevista PERFIL Nome: _________________________________________________ Telefone:_______________________________________________ E-mail:_________________________________________________ Endereço:_______________________________________________ _________________________________________________ Sexo: _________________________________________________ Idade: _________________________________________________ Religião: _______________________________________________ Raça/etnia: _____________________________________________ Profissão:_______________________________________________ Renda familiar: __________________________________________

É militante LGBTTI? ( ) Não