• Nenhum resultado encontrado

BiBliotecas Municipais serviços educativos

01 a 28 sÁBado

ar liMpo – estÁ nas tuas Mãos! sugestões de leitura Rede Municipal

de BiBliotecas de alMada No mês em que se realiza a Semana Europeia da Mobilidade, cujo tema central é “Ar limpo – Está nas tuas mãos!”, a Rede Municipal de Bibliotecas de Almada destaca a sua coleção de livros e filmes sobre o tema ambiente. Com estas sugestões podes aprender mais sobre esta temática, e podes também pensar no teu contributo para melhorar a qualidade do ar e do estado atual do planeta terra, principalmente da cidade que habitamos.

07 sÁBado

recoletores de palavras oficina dinaMizada por Miguel Horta BiBlioteca Municipal MaRia laMas, capaRica

16h

Os participantes partem para as ruas, recolhendo palavras esquecidas em velhos jornais poisados nas mesas dos cafés, recortando palavras de cartazes colados nas paredes ou capturando a textura de uma palavra impressa em relevo numa placa esquecida de uma estátua, ou letreiro de loja. Pelo caminho, interpelarão transeuntes, perguntando qual a sua palavra mais querida, a mais importante ou ainda aquela com que acordaram naquela manhã.

14 sÁBado

para fazer o retrato de uM pÁssaro oficina

BiBlioteca Municipal de alMada

16h

Quando a palavra e a pintura se cruzam abrindo as portas do nosso imaginário, qual a melhor maneira de fazer o retrato de um pássaro é o que iremos descobrir. Para o poeta Jacques Prévert é necessário “Pintar primeiro uma gaiola com a porta aberta e pintar depois alguma coisa bonita, alguma coisa simples….” Destinatários: crianças dos 4 aos 10 anos

Número máximo de participantes: 10 famílias (máximo 20 participantes) Atividade sujeita a marcação prévia.

14 sÁBado

presos, de oliver Jeffers Hora do conto

BiBlioteca Municipal José saRaMago, FeiJó

16h

Tudo começou quando o papagaio do rapaz ficou preso numa árvore. Mas o verdadeiro problema surgiu quando ele atirou um sapato para soltar o papagaio e este também ficou preso na árvore. Seguiram-se uma escada, um balde de tinta, um orangotango e uma baleia, que se encontrava no sítio errado à hora errada. Se ao menos o rapaz conseguisse ter uma ideia que o ajudasse a resolver as coisas… Destinatários: crianças dos 3 aos 6 anos

Número máximo de participantes: 15 famílias (máximo 30 participantes) Atividade sujeita a marcação prévia. Voltam à biblioteca e começam a

fazer o seu poema coletivo. Tesoura para aqui, cola para acolá, opinião do menino, opinião do avô e da mãe ou do namorado, colam ou registam as palavras na folha dando corpo ao poema.

Destinatários: idades a partir dos 5 anos

Número máximo de participantes: 20 famílias (máximo 40 participantes) Atividade sujeita a marcação prévia.

14 sÁBado

estou triste

proJeto ler e falar soBre todos os assuntos… da infÂncia À adolescÊncia, dinaMizado por isaBel sequeira BiBlioteca Municipal de alMada

15h30

As razões da tristeza na infância. A perda, a morte, como aceitar uma criança triste, como explicar temas como a morte, a separação, o divórcio. Estas são problemáticas presentes no desenvolvimento infantil e que acarretam, por parte dos adultos, grande constrangimento. No entanto, fazem parte do ciclo da vida, pelo que devemos às crianças explicações coerentes e de profundo humanismo. Destinatários: pais

Número máximo de participantes: 20 Atividade sujeita a marcação prévia.

A GEND A ALMAD A SETEMBRO 2013 criAN ç A s E j ov EN s 14 sÁBADo

KAriNGANA BLuEs, BicA TEATro HorA Do coNTo

BiBlioteca Municipal Maria laMas, caparica

16h

Karingana Blues encena uma viagem pelos países de língua portuguesa, (re) contando histórias teatralizadas para um público infantojuvenil e familiar. Juntando teatro, música, poesia, cantiga e meia dúzia de adereços, provocamos de forma divertida encontros, cumplicidade e sorrisos.

Destinatários: crianças dos 4 aos 12 anos e familiar

Número máximo de participantes: 20 famílias (máximo 40 participantes) Atividade sujeita a marcação prévia.

21 sÁBADo

NA BArriGA

coMpANHiA cAóTicA – AssociAção BiBlioteca Municipal de alMada

11h30

Um espetáculo engraçado e terno que leva os espectadores numa viagem atribulada aos momentos que antecederam os seus nascimentos. Numa tenda-útero vão ver e ouvir uma representação um pouco delirante do que talvez tenham vivido in-útero. Depois de ajudar espermatozoides desajeitados, de algumas festinhas, abanões e alguns truques para não ter de sair todo nu cá para fora, os espectadores vão nascer uma segunda vez com o protagonista Bébé, passando, a custo, por um tubo de saída...E claro, toda gente receberá um certificado de segundo nascimento oficialíssimo!

Destinatários: crianças dos 3 aos 5 anos

Número máximo de participantes: 15 adultos + 15 crianças

Atividade sujeita a marcação prévia.

21 sÁBADo

Não quEro ir à EscoLA projETo LEr E FALAr soBrE ToDos os AssuNTos… DA iNFÂNciA à ADoLEscÊNciA, DiNAMizADo por isABEL sEquEirA BiBlioteca Municipal de alMada, sala paBlo neruda

15h30

O dia a dia da criança na escola é pautado por uma série de fatores, não só ligados à aprendizagem, como também relacionados com o seu desenvolvimento social e emocional – relação com os pares, vitórias, angústias e frustrações. O lugar da família na gestão de todos estes fatores, passa por uma intervenção eficaz na gestão do tempo de estudo e de dedicação às tarefas escolares. Importa, igualmente, promover e implementar métodos de estudo – o ensinar a estudar.

Destinatários: pais

Número máximo de participantes: 20 Atividade sujeita a marcação prévia.

21 sÁBADo

ANDAr por Aí,

DE isABEL MiNHós MArTiNs E MADALENA MAToso HorA Do coNTo

BiBlioteca Municipal de alMada

16h

Era uma vez um menino que gostava de andar por aí, mas principalmente gostava de andar por aí com o seu avô. “Vamos só ali”, diz o avô, “não demoramos mesmo nada…” , mas o menino sabe que andar por aí quer dizer a manhã toda. Vem conhecer as aventuras deste menino e, como ele, andar por aí que a rua não tem teto, nem paredes, e é um lugar onde muitas aventuras podem acontecer. Na Semana Europeia da Mobilidade vamos andar a pé e contribuir para o ar ficar mais limpo porque este ano o tema desta semana é “Ar limpo – Está nas tuas mãos! ”

Destinatários: crianças dos 5 aos 10 anos

Número máximo de participantes: 10 famílias (máximo 20 participantes) Atividade sujeita a marcação prévia.

BiBliotecas Municipais serviços educativos

21 sÁBado

oficina estojo escolar reciclado

BiBlioteca Municipal José saraMago, FeiJó

16h

Com criatividade, podemos reaproveitar materiais que teriam como destino o lixo, dando-lhe novas funções. Assim, dá para evitar o desperdício e ainda dar um toque de personalidade ao teu material escolar, fazendo um belíssimo estojo para guardar as tuas canetas.

Destinatários: crianças dos 5 aos 10 anos

Número máximo de participantes: 15 famílias (máximo 30 participantes) Atividade sujeita a marcação prévia.

21 sÁBado

a Maior casa do Mundo, de leo lionni

Hora do conto BiBlioteca Municipal Maria laMas, caparica

16h

Alguns caracóis viviam numa suculenta couve. Moviam-se delicadamente à volta dela, transportando as suas casas de folha em folha, em busca de um sítio tenro para mordiscar. Um dia, um caracolinho disse ao seu pai: - Quando for grande, quero ter a maior casa do mundo.

- Que disparate – respondeu o pai, que por acaso era o caracol mais sensato de toda a couve.

- Há coisas que são melhores pequenas. E contou-lhe uma história... Destinatários: crianças dos 4 aos 10 anos

Número máximo de participantes: 10 famílias (máximo 20 participantes) Atividade sujeita a marcação prévia.

28 sÁBado

oficina os nossos Heróis BiBlioteca Municipal de alMada

16h

Quer se chamem Aladino, Super-Homem, Alice ou Ulisses, os heróis pertencem ao mundo encantado

do imaginário, da aventura e do sonho. Tragam os vossos heróis e vamos desvendar as suas histórias e segredos.

Destinatários: crianças dos 5 aos 10 anos

Número máximo de participantes: 10 famílias (máximo 20 participantes) Atividade sujeita a marcação prévia.

28 sÁBado

a Maior casa do Mundo, de leo lionni

Hora do conto BiBlioteca Municipal José saraMago, FeiJó

16h

Alguns caracóis viviam numa suculenta couve. Moviam-se delicadamente à volta dela, transportando as suas casas de folha em folha, em busca de um sítio tenro para mordiscar. Um dia, um caracolinho disse ao seu pai que queria ter a maior casa do mundo, mas o pai disse-lhe que há coisas que são melhores pequenas.

Destinatários: crianças dos 4 aos 8 anos

Número máximo de participantes: 15 famílias (máximo 30 participantes) Atividade sujeita a marcação prévia.

A GEND A ALMAD A SETEMBRO 2013 criAN ç A s E j ov EN s Arquivo Histórico sErviço EDucAtivo coNtiNuAM A DEcorrEr o Arquivo EM itiNErâNciA Escolas E instituiçõEs do concElho

O Arquivo Histórico Municipal, centro de salvaguarda e transmissão da memória e identidade documental coletiva do concelho, disponibiliza às escolas e outras instituições públicas ou particulares um conjunto de exposições itinerantes sobre temas do património histórico e cultural de Almada.

Estão disponíveis: “Lendas e tradições de Almada”; “Implantação da República em Almada”; “Observações médicas e meteorológicas: A Medicina nos séculos XVIII e XIX”; “O Reguengo de Caparica” e “Bulhão Pato: O poeta que viveu na Caparica”.

Destinatários: escolas do 2.º e 3.º Ciclo e Secundário e outras instituições

Atividades sujeitas a marcação prévia. o pApEL E os pApéis

Do Arquivo Histórico

casa Pargana - arquivo histórico

qui.: 10h – 12h30 | 14h – 17h

O Arquivo Histórico convida as escolas, associações, instituições e grupos organizados a visitar as suas instalações e serviços, com o objetivo de dar a conhecer um pouco da história do edifício, os acervos documentais aí preservados e as diferentes tarefas arquivísticas e documentais desenvolvidas em prol da memória e identidade do concelho. Para além das áreas públicas, os visitantes poderão conhecer os “bastidores” e áreas reservadas, como os depósitos documentais.

A atividade pretende transmitir conceitos como memória, identidade, documento de arquivo e contribuir para a formação de uma cidadania ativa e sólida.

Atividade sujeita a marcação prévia. Mínimo: 5 participantes.

À DEscobErtA DE ALMADA NA HistóriA

casa Pargana - arquivo histórico O Arquivo Histórico de Almada promove uma vez por mês um itinerário para revisitar e/ou descobrir a história e património dos núcleos históricos de Almada. Atividade destinada a promover a história e património do concelho e contribuir para a valorização cultural. Destinatários: escolas e outros grupos organizados.

Número de participantes: 15 a 30 Últimas quintas-feiras de cada mês, das 10h às 12h.

Atividade sujeita a marcação prévia e condicionada às condições climatéricas.

pALEstrAs tEMáticAs

casa Pargana - arquivo histórico Sessões sobre as temáticas: o papel do Arquivo Histórico na comunidade, a história e património do concelho e/ ou das freguesias e outros aspetos relacionados com a vida do concelho (o quotidiano, as personalidades, as instituições, as festas e outras vivências). A realização da atividade poderá, mediante solicitação, ter lugar nas instalações do Arquivo Histórico ou nas instalações das escolas e das instituições interessadas.

Mínimo de 10 participantes e máximo de 30 participantes.

Destinatários: grupos de estudantes ou outros grupos organizados. A atividade realizar-se-á às quartas-feiras quinzenais de cada mês. Atividades sujeitas a marcação prévia.

ALMADA quiNHENtistA Exposição itiNErANtE coMEMorAçõEs Dos 500 ANos Do ForAL MANuELiNo DE ALMADA casa Pargana - arquivo histórico

10h – 12h30 | 14h – 17h30

O Arquivo Histórico, para assinalar a passagem dos 500 anos da concessão de foral novo a Almada por D. Manuel I em junho de 1513, disponibiliza às escolas do concelho uma exposição itinerante dedicada a reconstituir a memória histórica do território e comunidade almadense, desde o reinado de D. Manuel I e ao longo do século XVI.

Neste período, em que o reino de Portugal vive um clima de prosperidade económica e de expansão marítima, Almada constitui um importante aglomerado na margem sul do estuário do Tejo, possuindo um vasto termo. A exposição propõe a descoberta de vários aspetos ligados à atividade económica, social e cultural dos habitantes desta região, como as principais atividades agrícolas, as “indústrias” implantadas, a importância da pesca, os transportes, o comércio local, a organização e administração municipal, o quotidiano e as festividades.

Casa da CerCa serviço eduCativo

a Partir de 16 seGuNda

Curso livre a Casa Na História da arte iNsCrições abertas Casa da CerCa – Centro de arte Contemporânea

18h30 -20h

A Casa da Cerca organiza este breve curso centrado no tema da “Casa” como objeto de investigação e que propõe uma visita ao interior deste tema vastamente abordado na História da Arte.

O curso é gratuito e realiza-se nos dias 9, 16, 23 e 30 de outubro, das 18h30 às 20h. Destina-se a jovens e adultos. Será ministrado por Ana Isabel Ribeiro, Emília Ferreira e Sónia Francisco.

Inscrições a partir de 16 de setembro, por telefone 21 272 4950 ou por e-mail casadacerca@cma.m-almada.pt.

CoNtiNuaM a deCorrer

visitas Guiadas ao JardiM botâNiCo o CHão das artes Casa da CerCa – Centro de arte Contemporânea

ter. e Qui.: 10h30 – 12h30 | 14h30 – 16h30

O Chão das Artes desenvolve um projeto que explora a ligação entre a Natureza e a Arte, pela existência de

plantas cujos componentes vegetais originam materiais que dão corpo e forma à realização artística. A videira de onde se faz o carvão; o linho e o algodão, dos quais se extraem fibras para o fabrico de telas, a ruiva-dos-tintureiros de onde se obtém o vermelho são exemplos das espécies que podem ser vistas neste espaço situado na envolvente da Casa da Cerca.

Destinatários: público em geral e público escolar (ensino secundário e ensino superior).

Atividades sujeitas a marcação prévia. visitas às exPosições CoM ofiCiNa Criativa Casa da CerCa – Centro de arte Contemporânea

ter. a sex.: 10h | 14h30

Visitas às exposições, seguidas de oficina criativa.

Destinatários: Público Escolar, pré-escolar e 1ºciclo; 2 e 3ºs ciclos Duração: 1h30

Atividades sujeitas a marcação prévia. visitas orieNtadas

às exPosições

Casa da CerCa – Centro de arte Contemporânea

ter. e Qui.: 10h30 – 12h30 | 14h30 – 16h30

Destinatários: público em geral e público escolar (ensino secundário e ensino superior).

Atividades sujeitas a marcação prévia.

divisão de Museus serviço eduCativo

18 a 27 Quarta a sexta

CoNHeCer a História loCal almada Velha

Qua. a sex.: 10h – 12h | 14h30 – 16h30

Percurso pedonal de orientação e descoberta da história e do património cultural em Almada Velha. No percurso visitamos a Igreja de Santiago, o Museu Medieval e o Museu da Música Filarmónica. Ao percorrer as ruas de Almada Velha observamos os seus monumentos, os tipos de habitação e ficamos a conhecer alguns factos históricos associados à toponímia e curiosidades relacionadas com a história da nossa localidade.

Destinatários: grupos organizados; 3º e 4º ano do 1º Ciclo e 2º e 3º Ciclo Número máximo de participantes: 1 turma Atividade sujeita a marcação prévia.

18 a 27 Quarta a sexta

Cores e Padrões museu medieVal

Qua. a sex.: 10h – 11h30 | 14h30 – 16h

Vamos descobrir para que servem os azulejos, conhecer as suas cores e padrões e as histórias que nos contam, numa visita ao Museu Medieval.

Para finalizar um atelier de pintura onde vamos criar padrões com o auxílio de figuras geométricas. Destinatários: grupos organizados; do 1º Ciclo

Número máximo de participantes: 1 turma Atividade sujeita a marcação prévia.

24 a 27 terça a sexta

a baNda saiu à rua e… a MúsiCa aNdou Pelos ares! Maestro leoNel duarte ferreira: MúsiCo iNveNtivo, síMbolo assoCiativo museu da músiCa FilarmóniCa

ter. a sex.: 10h – 11h30 | 14h30 – 16h

Vem descobrir as bandas filarmónicas: os seus músicos, os seus instrumentos e, como não podia deixar de ser, o grande maestro. É este o convite que te fazemos nesta visita/jogo.

Destinatários: grupos organizados; do pré-escolar e 1º Ciclo

Número máximo de participantes: 25 Atividade sujeita a marcação prévia.

A GEND A ALMAD A SETEMBRO 2013 criAN ç A s E j ov EN s 06 sEXTA

A viDA ENTrE MArés NA prAiA Do porTiNho DA cosTA Praia do Portinho da Costa

9h

Condicionada a períodos de maré-baixa, esta atividade consiste na identificação e reconhecimento de espécies do estuário do Tejo exemplificativos de substratos rochosos da zona intermareal da praia, visita a um dos locais da arriba ilustrativo da história geológica do concelho

Iniciativa dinamizada pela Câmara Municipal de Almada, no âmbito do programa de atividades de educação ambiental Bandeira Azul 2013. Os participantes deverão levar roupa e calçado confortável, adequados para circular em zonas rochosas e poças de maré, chapéu, água e merenda. Por marcação para grupo entre os 10 e os 25 participantes, a partir dos 9 anos. 21 272 25 18 ecoteca@cma.m-almada.pt ATé 30 sEGUNDA AqUário virTUAL vENhA coNhEcEr o LiTorAL DE ALMADA Centro de Monitorização e interPretação aMbiental da Costa da CaPariCa Manhã | tarde O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental – CMIA da Costa da Caparica dispõe de uma plataforma interativa, designada Aquário Virtual, que através das novas tecnologias dá a conhecer, de forma lúdica e interativa, a biodiversidade da costa atlântica de Almada. Iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Almada, integrada no programa de atividades de educação ambiental Bandeira Azul 2013.

Atividade sujeita a inscrição prévia de grupos entre 10 e 25 participantes. 21 272 25 18 ecoteca@cma.m-almada.pt coNTiNUAM A DEcorrEr TEATro MUNicipAL sErviço EDUcATivo ter. a sex.: 18h – 20h | sáb.: 15h – 18h

O Teatro Municipal Joaquim Benite dispõe de um espaço de Atividades de Tempos Livres (ATL). Nos dias de espetáculos o horário é alargado até ao final, para que os pais possam deixar os seus filhos à guarda de uma monitora enquanto assistem às representações. Direcionado para crianças dos 3 aos 12 anos, este serviço é gratuito.

Aqui os mais novos desenvolvem ateliers de expressão dramática, de expressão musical, de artes plásticas, de culinária e até podem participar na produção de pequenos espetáculos. O ATL do Teatro Municipal organiza festas de aniversário, aos fins de semana, com animação e lanche para as crianças.

criAr A cor

ATELiEr DE EXprEssão pLásTicA soCiedade FilarMóniCa inCrível alMadense

Quintas: 17h – 19h

Destinado a jovens entre os 6 e 14 anos que gostam de descobrir, de experimentar e de transformar. Pintura, escultura, cerâmica, assemblage, colagem e ilustração são algumas das ofertas deste atelier. Mensalidades: 30€ (materiais incluídos) Inscrições: 96 453 60 04 | 96 727 03 65 criar.a.cor@gmail.com AcrobAciAs AérEAs soCiedade FilarMóniCa inCrível alMadense Se está à procura de novas

experiências na área do exercício físico, as aulas de novo circo e acrobacias aéreas podem ser uma boa opção. No ginásio da Sociedade Filarmónica Incrível Almadense pode praticar as diferentes componentes destas modalidades, como trapézio, lira, corda lisa, corda vertical, tecido vertical, marinho, rede aérea, dança vertical. Jovens e adultos: 3ªfeira (19h às 20h30); 5ªfeira (18h às 19h30) Crianças com mais de 4 anos: sábado (10h às 11h30)

Mais informações:

incrivelalmadesne@gmail.com www.incrivelalmadense.com ATELiErs pArA criANçAs vitória Clube Quintinhas

sáb.: 10h30 – 13h

Construção de brinquedos com materiais recicláveis. Destinatários: 9 a 15 anos 91 260 02 36 – José Serra EDUcAção EM 3 ATos soCiedade FilarMóniCa inCrível alMadense, salão nobre | Ginásio

Inscrições abertas para atividades físicas. Destinatários: crianças dos 6 aos 10 anos Inscrições abertas para expressão dramática.

Destinatários: crianças do 5º ao 9º ano de escolaridade.

Inscrições abertas para apoio escolar. Destinatários: crianças do 5º ao 9º ano de escolaridade.

CONTINUAM A DECORRER

PROjETO

DE sENsIbIlIzAçãO MUsICAl Sociedade Filarmónica incrível almadenSe Inscrições abertas para: Nível I – Música para bebés e pais Destinatários: 0 – 2 anos | 2 – 3 anos Nível II – Expressão Musical Movimento

Destinatários: 3 - 5 anos Nível III – Educação Musical Destinatários: 5 - 9 anos

PROgRAMA DE ExPREssãO MUsICAl E MúsICA PARA PAIs E bEbés Sociedade recreativa muSical traFarienSe

11h – 12h

Acontecimento quinzenal que pretende sensibilizar as crianças para a música em conjunto com os pais. Destinatários: 4 aos 24 meses Inscrições: € 12 por criança, acompanhada por dois adultos. CENTRO CUlTURAl E sOCIAl bEIRINHAs Beira mar

atlético cluBe de almada Tempos livres para as crianças.

CARTãO jOvEM EURO<26 / AlMADA jOvEM

centro cultural Juvenil de Santo amaro, laranJeiro Agora é até aos 30! Cartão Almada Jovem. Se tens entre 12 e 30 anos (inclusive) então esta informação é para ti!

O Cartão Almada Jovem é uma iniciativa que resulta da assinatura de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Almada e a Movijovem e que te dá vantagens em várias áreas do teu dia a dia. Este Cartão permite, para além do acesso a vantagens inerentes ao Cartão Jovem Euro <30 (nacional), também o acesso a vantagens específicas do Município de Almada. Para conheceres em pormenor os descontos exclusivos do Cartão Almada Jovem, consulta www.m-almada.pt/juventude.

O Cartão pode ser adquirido no Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro (Casa Amarela), no Laranjeiro. Aproveita ao máximo o Cartão Almada Jovem!

€ 10 e apresentação do bilhete de identidade

Descontos em equipamentos, serviços e edições da Câmara Municipal de Almada: caSaS municipaiS da Juventude - 20% de desconto nos serviços, formações e espetáculos promovidos ou da responsabilidade da Câmara Municipal de Almada

centro de lazer de S. João de caparica - 10% de desconto nas dormidas Fórum municipal romeu correia - 50% de desconto nos espetáculos promovidos ou da responsabilidade da Câmara Municipal de Almada

No documento SEMANA DA MOBILIDADE DIA EUROPEU SEM CARROS (páginas 77-85)

Documentos relacionados