• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 – A RELAÇÃO FORMAÇÃO-PRÁTICA E O PROFESSOR QUE ENSINA

3.1 Mapeamento das pesquisas produzidas no âmbito do OBEDUC que analisavam aspectos

Dentre as muitas metodologias disponíveis, o projeto iniciou com a realização de uma pesquisa bibliográfica em um banco de dados de todas dissertações e teses do Programa Observatório da Educação com Matemática em todos os editais. Tais informações foram acessadas a partir do banco de dados construído em um projeto de pesquisa de pós- doutorado2, considerando as temáticas abordadas, conforme aponta o gráfico 3.

Gráfico 3 – Pesquisas acadêmicas brasileiras da Educação Matemática desenvolvidas no OBEDUC / categorias

temáticas.

2 Projeto desenvolvido no pós-doutorado da Profª Drª Renata Prenstteter Gama supervisionada pela Profª Drª

Fonte: Banco de dados das pesquisas desenvolvidas no OBEDUC que envolveram matemática

Foram selecionados os trabalhos neste rol de produções, identificando para tanto aqueles relacionados com a Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental que tratavam sobre professor e o ensino e aprendizagem. Esta primeira seleção resultou em um acervo contendo quarenta investigações.

O recorte selecionado foi submetido a uma leitura mais detalhada e posterior fichamento (apêndice 2) a fim de melhor organizar o mapeamento e análise dos dados obtidos. Para tanto, consideraram-se descritores como o título, autor, orientador, universidade, ano, questionamento, objetivo, metodologia, referencial teórico e resultados. A tabulação permitiu construir uma visão geral do material disponível. Houve a identificação dos principais tópicos aparentes para assim ser constituída a análise.

O mapeamento exposto a seguir permite o estabelecimento de uma percepção geral sobre os quarenta trabalhos relacionados com o professor na pesquisa-formação-prática docente, visualizando assim a distribuição dos mesmos por região, por instituições formativas, por ano de produção, por modalidades de ensino, metodologias priorizadas e enfoques delineados.

Ao longo de todos os editais do OBEDUC, foram produzidas pesquisas nas diferentes regiões brasileiras. O gráfico a seguir mostra a distribuição regional daquelas selecionadas para elaboração do presente mapeamento. Foram identificadas pesquisas produzidas nas

cidades de Lajeado, São Paulo, Santo André, Itatiba, Ribeirão Preto, Goiânia, Salvador, Ilhéus, Natal e Belém.

Gráfico 4 – Distribuição regional das pesquisas acadêmicas desenvolvidas no OBEDUC relacionadas com o

professor na pesquisa-formação na prática docente.

Fonte: autora

Embora tenham sido produzidas pesquisas com o enfoque selecionado em todas as regiões do país, fica evidente a predominância na região sudeste, em especial no Estado de São Paulo, assim como ocorreu no Programa OBEDUC de modo geral, fato este possível de visualizar no capítulo 3 deste trabalho. Da totalidade de 40 trabalhos sistematizados no período de 2002 a 2017, a região Sudeste sediou a produção acadêmica de 26 deles, garantindo 65% em percentual, sendo a região em que há maior quantidade de cursos de pós- graduação e projetos financiados. As demais regiões representam grande extensão territorial do país, o que pode significar a necessidade de ampliação dos programas de pós-graduação, financiamento e estudos no contexto de pesquisa-formação, como o proporcionado pelo OBEDUC, sendo necessárias novas políticas neste sentido.

Quanto às modalidades de ensino em que se deu a produção dos quarenta trabalhos em análise, tivemos 38 ocorrências em nível de Mestrado e apenas 2 em nível de doutorado. As produções de mestrado foram nas áreas de Educação, Ciências, Matemática, Filosofia e História das Ciências, Neurociência e Neolinguística. Já as de Doutorado foram apenas nas áreas de Educação e de Ciências e Matemática.

Tabela 3 – Distribuição das pesquisas acadêmicas de Mestrado do OBEDUC relacionadas com o professor na pesquisa-formação na prática docente.

Modalidade Área Quantidade

Mestrado Educação Matemática 14 Mestrado Ciências e Matemática 10

Mestrado Educação 6

Mestrado História e Filosofia das Ciências 2 Mestrado Neurociência / Neurolinguística 2

Mestrado Ciências 1

Mestrado Ciências exatas 1

Fonte: autora

Na modalidade do Mestrado, a área da Educação Matemática foi priorizada para o desenvolvimento das pesquisas, representando 14 trabalhos do total. No âmbito da modalidade de Doutorado, na qual tivemos apenas dois trabalhos, um se referiu a área da Educação e o outro está relacionado com Ciências e Matemática. Os dados apontam a predominância dos projetos financiados que se referem ao ensino e aprendizagem e/ou ao professor que ensina Matemática em programas de pós-graduação mais específicos de suas próprias esferas de estudo, em especial na área de Matemática e Ciências, o que resultou em grande produção acadêmica especificamente no campo da Matemática, trazendo grande contribuição, fato este que também direcionou o presente estudo para o Programa OBEDUC. Entretanto, é válido ressaltar que o campo da educação de forma geral também contou com um número significativo de estudos que poderia ser ampliado com a continuidade desta proposta de incentivo à produção acadêmica integrando pesquisa e formação.

Considerando o ano em que as pesquisas foram delineadas, o gráfico 5 sistematiza os dados obtidos.

Gráfico 5 – Distribuição anual das pesquisas acadêmicas desenvolvidas no OBEDUC relacionadas com o professor na pesquisa-formação na prática docente.

Fonte: autora

Dos quarenta trabalhos analisados, a maior quantidade foi finalizada no ano de 2015, representada por 10 pesquisas. Observa-se, assim, que a maior parte dos trabalhos foram finalizados nos anos medianos do Projeto Observatório da Educação. Identifica-se uma significativa ascensão do número de projetos no ano de 2012, podendo ser devido uma maior divulgação e ampliação da proposta do OBEDUC. É importante considerar ainda que a partir do edital do ano de 2008, houve ampliação das bolsas que passaram a ser concedidas também aos professores da educação básica e graduandos, para além dos coordenadores e estudantes de pós-graduação que já contavam com o benefício. A disposição do gráfico confirma ainda a duração média dos projetos em andamento, sendo de dois a quatro anos. Esta duração é compatível com o gráfico anterior, o qual a ponta a predominância dos estudos na modalidade de mestrado acadêmico, havendo uma única pesquisa na modalidade de doutorado, que requer maior tempo para finalização.

Após a leitura e fichamento das quarenta pesquisas delineadas neste panorama, as mesmas foram organizadas e classificadas conforme o enfoque principal a partir da identificação do eixo analítico de cada uma, pois assim foi possível selecionarmos aquelas propícias a trazer contribuições diante da problemática apresentada e objetivos desta investigação. Assim, o gráfico a seguir ilustra os dados obtidos.

Gráfico 6 – Distribuição por enfoque das pesquisas acadêmicas desenvolvidas no OBEDUC relacionadas com o professor na pesquisa-formação na prática docente.

Fonte: autora

A maior parte das pesquisas analisadas tiveram como foco principal os processos de ensino e aprendizagem, sendo 15 trabalhos da totalidade. Logo em seguida, tivemos 13 trabalhos que trouxeram o professor enquanto enfoque, ou seja, que fizeram análises e aprofundaram aspectos que concernem ao sujeito docente em suas práticas, saberes, demandas e aprendizagens. As citadas pesquisas representaram 32% do total e serão objeto de análise nas etapas subsequentes por serem condizentes ao objetivo desta pesquisa. Conforme mencionado, as etapas a seguir representam a continuidade dos procedimentos de análise com as pesquisas que apresentaram o professor como foco principal.

3.2 Conhecendo as onze pesquisas com enfoque no professor e realizadas na prática