• Nenhum resultado encontrado

2 ZINES EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS: O ESTADO DA

2.2 Mapeamento de busca de dados – os caminhos escolhidos

Como vimos anteriormente, o pesquisador disposto a elaborar o EQ de sua investigação pode efetuar seu levantamento bibliográfico a partir de variados meios possíveis de buscas. Em meio a teses, dissertações, monografias, artigos de revistas e eventos, optamos por realizar nossas investigações, analisando, primeiramente, artigos publicados em revistas e, logo depois, os trabalhos apresentados em eventos científicos, os mais representativos na área do ensino de biologia, a nível nacional.

O Portal do Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) foi eleito o ponto de partida para a elaboração do EQ do nosso objeto de investigação. Como o próprio termo indica, o “portal” de periódicos, se constitui numa excelente “porta de entrada” para a realização de consultas a publicações diversas. Sendo assim, sua escolha deu-se pelo fato de o mesmo reunir uma quantidade expressiva de periódicos eletrônicos consagrados pelo meio cientifico do mundo inteiro, e por disponibilizar em um único local, várias bases de dados, o que nos permite designá- lo de metabuscador11. Seu endereço URL é: <http://www.periodicos.capes.gov.br>.

Para Maia (2005, p. 51), o Portal de Periódicos CAPES, lançado em 2000, tornou-se, rapidamente,

[...] um dos principais mecanismos de atualização da comunidade acadêmica brasileira com a produção científica nacional e internacional. O acesso é feito de qualquer terminal ligado à Internet a partir de uma instituição participante. Alunos, professores e pesquisadores podem acessar, transferir, copiar e imprimir, em parte ou na íntegra, publicações dos mais conceituados centros de pesquisa do mundo.

Desse modo, o levantamento dos periódicos nacionais ocorreu junto ao Portal da CAPES que, por intermédio da base de dados Google Acadêmico, possibilitou o acesso às produções literárias que privilegiavam a temática de nosso interesse.

Outro passo importante dessa fase da pesquisa consistiu em encontrar trabalhos publicados em importantes eventos científicos na área de biologia. Nesse caso, foram analisados os trabalhos apresentados nos Encontros Nacionais de Ensino de

11 Alguns buscadores reúnem o poder dos outros buscadores para produzir ainda mais resultados. São os chamados "metabuscadores". Trata-se de programas que irão procurar a palavra solicitada em vários mecanismos de busca e diretórios simultaneamente. Na prática, quando o internauta digita um termo em um metabuscador, é como se ele fizesse a mesma coisa em uma dúzia ou mais de diferentes serviços de busca. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/mundodigital/ultimas/2003/11/07/ult8u764.jhtm>. Acesso em: 25 jan.2017.

Biologia (ENEBIO) que são promovidos pela Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), geralmente, a cada dois anos. Optou-se pela SBEnBio em razão do seu grande número de pesquisadores, dentre eles: professores da educação básica, licenciandos, pós-graduandos e professores do ensino superior; e, por promover, divulgar e socializar o desenvolvimento e a pesquisa neste campo de conhecimento. Outra justificativa para a escolha desse local é o fato dos trabalhos apresentados no evento integrarem um número temático da “Revista da SBEnBio”.

A SBEnBio foi criada em 1997, tem natureza cientifico-cultural e, entre outras atribuições, tem organizado encontros nacionais e regionais de Ensino de Biologia, ambos bianualmente, que, por sua vez, se constituem potentes espaços de diálogos que almejam a (re) construção e consolidação de novos aportes para o ensino de biologia. Por tudo isso, este evento representa o cenário mais adequado para o levantamento das pesquisas. O endereço (URL) completo da página atual da SBEnBio é: <http://www.sbenbio.org.br/>.

Enfim, a escolha dos dois portais supracitados se justifica, sobretudo, pelas especificidades que cada um apresenta, pelo acesso público e universal, por estarem relacionados às questões educacionais, pela atualização do acervo e por sua relevância na comunidade científica e acadêmica.

Para mapear as publicações dos periódicos e dos encontros, foram utilizados os seguintes encaminhamentos: fontes de pesquisa; intervalo de tempo, palavras-chave (fanzine, espaços escolares e ensino de biologia) e métodos de inclusão e exclusão. Mais adiante, encontra-se o detalhamento dos procedimentos empregados.

Fonte de pesquisa: A base de dados Periódicos CAPES – Comunicação e

Cidadania; Txt: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos; Debates em Educação; Extraprensa; Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP; Entrelugares; Revista Geográfica de América Central; Signo; Galaxia; Saúde e Sociedade; Revista Philologus; Imaginário; Interdisciplinaridade; Alegrar; Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras; Revista de Educação, Ciências e Matemática; Revista Tecné; Episteme y Didaxis: TED; Comunicações; Debates em Educação Científica e Tecnológica; e, os periódicos dos encontros nacionais da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, como fontes básicas.

No tocante aos trabalhos publicados na revista da SBEnBio, houve o acesso individual ao link de cada reunião, compreendendo os trabalhos aprovados e apresentados no evento. No eixo temático referente às Estratégias Didáticas buscamos, por título, todos os trabalhos disponíveis.

Os títulos das produções encontradas nos portais foram avaliados e equiparados com os critérios de inclusão e exclusão, apresentados adiante, verificando a sua adequação com a questão norteadora da pesquisa. Os estudos pré-selecionados foram lidos na íntegra e categorizados. O mesmo procedimento foi adotado nas 6 (seis) edições dos Encontros Nacionais da SBEnBio (2005-2016) que estão abertas para acesso através da internet. Delimitamos, portanto, os últimos 11 anos de evento.

Espaço temporal: O intervalo de tempo foi definido após a finalização das

buscas nos dois espaços. Desse modo, foi definido, como interstício temporal, as publicações científicas compreendidas no período de 2005 a 2016 em virtude da busca de estudos mais recentes.

Palavras-chave: Para a busca do tema, tanto em dados on-line como nos

anais dos encontros científicos, foram utilizadas as seguintes palavras-chaves: fanzine ou equivalentes12; ensino de ciências e biologia; e, formação de professores.

Nos periódicos dos encontros científicos (SBEnBio), especificamente, a busca ocorreu através do link ‘Eventos’. Após a abertura desta sessão, foi possível visualizar a página destinada à busca de publicações por eixo temático, título, autores, coautores ou descritores, já determinados pelo site, dedicada a cada encontro.

Em todos os locais de buscas, exceto nos anais do I ENEBIO (2005), realizou- se a pesquisa com os termos separadamente e, em seguida, com o cruzamento dos mesmos para verificar se os textos se repetiam. No I ENEBIO não havia o eixo temático “Estratégias Didáticas”, escolhido para a execução das buscas nos anais dos demais eventos investigados. Sendo assim, para fins seletivos, é oportuno mencionar que fizemos a leitura de todos os títulos das publicações do evento para identificar aquelas

12 Por “equivalentes” ou “similares” de fanzines entendemos qualquer formato de publicação que vise a objetividade da informação, linguagem visual bem ilustrativa e textos de fácil compreensão. Nesta pesquisa, em específico, constituiu-se como fanzine: revistinhas, cartilhas, manuais, folhetos, histórias em quadrinhos e livretos.

que possuíam a mesma natureza semântica dos trabalhos que foram enquadrados neste Eixo nos eventos que se seguiram.

Métodos de inclusão e exclusão: a utilização das palavras-chave conduziu

a alguns “falso-positivos”, ou seja, pesquisas que não eram condizentes com o objeto de estudo. Em função disso, utilizamos como critérios de inclusão à aderência ao objetivo e ao tema proposto, bem como artigos científicos completos e originais publicados em nossa língua materna, o português, disponibilizados nas bases. Os critérios de exclusão foram artigos publicados que se repetiram, bem como os artigos que não abordavam a temática de nosso interesse ou que fugiram do tema proposto. Por tudo isso, foram selecionados apenas os estudos que, com convicção, fazem parte do universo temático investigado.

Em linhas gerais, os achados oriundos do levantamento bibliográfico sugerem pouca publicação sobre o tema fanzinedição nos espaços escolares. Esse fato pode ser indicativo, entre outras hipóteses, de que ainda não há uma publicação relevante, nos periódicos e eventos pesquisados, sobre a temática em foco. Para fins didáticos, é útil agrupar os dados que serão apresentados em quadros, em função do volume total de publicações nas bases de pesquisa já referidas e delimitadas, conforme será exposto a seguir.