• Nenhum resultado encontrado

MAQUETES ELETRÔNICAS DE AMBIENTES INTERNOS

No documento Representação Gráfica 3D (páginas 22-29)

TÓPICO 1 — COMPUTAÇÃO GRÁFICA AVANÇADA APLICADA

4.2 MAQUETES ELETRÔNICAS DE AMBIENTES INTERNOS

A criação de maquetes eletrônicas em ambientes internos tem proporcionado inovações para o mercado imobiliário, utilizadas como simuladores de ambientes. Além disso, a maquete digital é de fácil desenvolvimento com o grande diferencial do realismo comparado com as maquetes comuns.

FIGURA 8 – EXEMPLOS DE MAQUETES ELETRÔNICAS DE AMBIENTES INTERNOS

FONTE: Adaptada de <https://virtualstudio3d.com.br/ambientes>. Acesso em: 25 ago. 2020.

Os softwares mais comuns na produção da maquete digital são: 3ds Max;

Lumion, AutoCad, Sketchup, Revit entre outros. A tecnologia possibilita que o consumidor final conheça melhor o ambiente além da visualização dos detalhes, ou seja, uma cópia da produção final.

Neste tópico, você aprendeu que:

• Há diferentes maneiras de representação gráfica de um projeto de interiores, desde desenhos analógicos e digitais, desenhos naturais e técnicos, desenhos auxiliares por computador, maquetes físicas e modelos digitais.

• No que diz respeito à execução do desenho técnico, pode-se dizer que há uma substituição cada vez maior do desenho manual pela elaboração do projeto utilizando o computador.

• A tecnologia CAD (Computer Aided Design – Desenho Auxiliado por Computador) compõe-se no uso de sistemas de computador para auxiliar no processo criativo, modificação e no desenvolvimento de projetos.

• As dimensões espaciais estão relacionadas às medidas de figuras geométricas, caracterizando-as em: unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais.

• Com os avanços tecnológicos, a modelagem em 3D passa a auxiliar na visualização e interpretação do objeto projetado.

• A criação da maquete eletrônica é de extrema importância para a indústria da construção. Além de ajudarem na comunicação visual, possibilitam ao profissional e ao cliente uma previsão do resultado final e auxilia na correção de eventuais erros.

• A criação de maquetes eletrônicas em ambientes internos tem proporcionado inovações para o mercado imobiliário, utilizadas como simuladores de ambientes.

• Os softwares mais comuns na produção da maquete digital são: 3ds Max;

Lumion, AutoCAD, Sketchup, Revit entre outros.

RESUMO DO TÓPICO 1

1 A tecnologia CAD (Computer Aided Design – Desenho Auxiliado por Computador) compõe-se no uso de sistemas de computador para auxiliar no processo criativo, modificação e no desenvolvimento de projetos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta diversas funções automáticas do sistema CAD: geométricas, caracterizando-as em: unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta características das dimensões unidimensionais:

a) ( ) A “unidimensionalidade” está relacionada à captação da percepção realista dos objetos visuais, ou seja, a simulação da representação gráfica.

b) ( ) As figuras unidimensionais possuem apenas um plano.

c) ( ) O desenho unidimensional possui duas medidas, ou seja, é o objeto que ocupa duas dimensões no espaço, altura e largura.

d) ( ) Segundo historiadores, foi a partir do Renascimento, que surgiu o modelo unidimensional.

3 Há diferentes maneiras de representação gráfica de um projeto de interiores, desde desenhos analógicos e digitais, desenhos naturais e técnicos, desenhos auxiliares por computador, maquetes físicas e modelos digitais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os principais software utilizados no desenvolvimento de maquetes eletrônicas:

a) ( ) Adobe Illustrator; Lumion, AutoCad, Sketchup, Revit.

b) ( ) 3ds Max; Lumion, AutoCad, Sketchup, Adobe Illustrator.

c) ( ) 3ds Max; Lumion, Adobe Illustrator, Sketchup, Revit.

d) ( ) 3ds Max; Lumion, AutoCad, Sketchup, Revit.

4 Nos últimos anos, com o mercado imobiliário em alta a demanda por profissionais capacitados na produção de maquete eletrônica aumentou aceleradamente. Este aspecto oportunizou novas tendências mercadológicas para os designers de interiores. Descreva com as suas palavras a importância da maquete 3D no projeto.

AUTOATIVIDADE

5 No que diz respeito à execução do desenho técnico, pode-se dizer que há uma substituição cada vez maior do desenho manual pela elaboração do projeto utilizando o computador. Descreva com as suas palavras características do progresso da prancheta para a ferramenta CAD.

TÓPICO 2 —

UNIDADE 1

SOFTWARE DE PROJETOS EM 3D – SKETCHUP

1 INTRODUÇÃO

Os programas de computação e representação gráfica auxiliam os profissionais projetistas no desenvolvimento e detalhamentos de projetos. Visto que o software pode ser utilizado em diversas etapas projetuais, o Sketchup, sem dúvidas, é muito utilizado por arquitetos, engenheiros e designers de interiores na elaboração de maquetes eletrônicas rápidas, práticas e acessíveis.

Acadêmico, o Sketchup está cada vez mais presente no mundo acadêmico e também é tido como exigência no mercado de trabalho para os profissionais da área. Além de todos os recursos básicos disponibilizados pelo programa, a cada ano é lançado uma nova versão com atualizações, comandos e novidades para melhorar ainda mais o seu projeto.

Possuindo diversos diferenciais, de forma simples e clara, as ferramentas disponíveis possibilitam a criação de volumes e formas diferenciadas, permitindo o avanço no processo criativo. A partir desses pressupostos, com um leque infinito de aplicações, será por meio do software Schetchup que vamos aprender a desenvolver as maquetes eletrônicas.

A partir desses pressupostos, no TÓPICO 2 – SOFTWARE DE PROJETOS EM 3D – SKETCHUP – estudaremos os seguintes temas: (1) introdução e evolução do software Sketchup, além os elementos compositivos dos princípios básicos de criação de documentos; (2) interface gráfica, apresentação, barra de ferramentas e eixos de coordenadas; e (3) identificação das ferramentas de: unidades de medidas, atalhos de visualização e seleção de objetos.

2 INTRODUÇÃO AO SKETCHUP

Antes de iniciarmos os estudos relacionados aos comandos do Sketchup, vamos conhecer a história do software. O Sketchup é um software especializado em modelagem 3D, criado pela Startup Last D. Software, em Boulder, no Estado do Colorado em 1999. Pelo fácil manuseio o programa foi inserido rapidamente no mercado de trabalho dos projetistas. Em 2006, o Sketchup foi comprado pela empresa Google e em 2012 foi novamente vendido para a Trimble Navigation. O

UNIDADE 1 — REPRESENTAÇÃO GRÁFICA APLICADA AO DESIGN DE INTERIORES

FIGURA 9 – MAQUETE ELETRÔNICA EM CONSTRUÇÃO

FONTE: Adaptada de <https://bit.ly/3xt2H2b>. Acesso em: 26 ago. 2020.

FIGURA 10 – EXEMPLO DE MAQUETE ELETRÔNICA FINALIZADA

FONTE: <https://bit.ly/3gEFqUK>. Acesso em: 26 ago. 2020.

No documento Representação Gráfica 3D (páginas 22-29)

Documentos relacionados