• Nenhum resultado encontrado

PERSPECTIVA E PROJEÇÃO PARALELA

No documento Representação Gráfica 3D (páginas 103-116)

TÓPICO 3 — CRIAÇÃO E EDIÇÃO DO MODELO III

4.2 PERSPECTIVA E PROJEÇÃO PARALELA

Uma ótima opção no Sketchup são as câmeras perspectiva e projeção paralela. Você pode utilizar as opções acessando o menu Câmera e escolha entre

“Perspectiva” ou “Projeção paralela”, como mostra a Figura 35.

A opção perspectiva nos dá uma visão mais realista do objeto criado, sendo a mais indicada para usar enquanto se desenha. A projeção paralela, “foge a realidade”, sendo indicada somente para ser utilizada em vistas isométricas (ROLA, 2015)

FIGURA 35 – PERSPECTIVA E PROJEÇÃO PARALELA

UNIDADE 2 — DESENHOS AVANÇADOS

Acadêmico, veja a diferença entre perspectiva e projeção paralela.

FIGURA 36 – DIFERENÇA ENTRE - PERSPECTIVA E PROJEÇÃO PARALELA

FONTE: Rola (2015, p. 31)

Resumidamente, a câmera em perspectiva é utilizada especificamente para a modelagem em 3D. Com a câmera ativada possui-se os pontos de fugas e a sensação do trabalho em 3D. Lembre-se a principal característica desta câmera é o efeito profundidade. Já a opção da câmera paralela utiliza-se para a apresentação de plantas baixas (plano 2D).

TÓPICO 3 — CRIAÇÃO E EDIÇÃO DO MODELO III

TUTORIAL SOBRE MODELAGEM 3D DA ESTRUTURA PRINCIPAL DO PRÉDIO MASSAMBARÁ E DE ELEMENTOS EXTERNOS

Amaral, P. L.

Silva, J. C Resumo: Este tutorial tem como objetivo descrever as etapas de modelagem de um prédio em três dimensões, não para que o leitor consiga modelar a mesma estrutura mostrada no tutorial, mas para tirar as dúvidas mais frequentes relacionadas à modelagem a partir de uma planta baixa e deixá-lo apto a conseguir modelar uma edificação, com o uso do software Google SketchUp.

Inicialmente é apresentada uma introdução ao software usado e, também, as principais ferramentas usadas no desenvolvimento, como passos seguintes apresenta-se o processo da modelagem ilustrado com figuras e explicações sobre funcionalidades adicionais, como o uso de plugins.

Palavras-chave: Construções, Modelagem Geométrica, Massambará, Google SketchUp.

1 INTRODUÇÃO

A modelagem tridimensional (ou 3D) é uma das áreas da computação gráfica, visa produzir virtualmente em três dimensões elementos reais, como cadeiras, casas, animais e muitos outros com ou sem interatividade, para auxiliar no processo de produção de algum projeto em 3D existem várias ferramentas no mercado, algumas das mais conhecidas são: SketchUp, Blender (MANSSOUR;

COHEN, 2006) e a 3DMax (AZEVEDO; CONCI, 2003).

Esse tutorial aborda como modelar um prédio a partir de uma planta baixa, não para que o leitor consiga modelar a mesma estrutura mostrada no tutorial e sim para tirar as dúvidas mais frequentes relacionadas à modelagem a partir de uma planta baixa e deixar qualquer um apto a conseguir modelar seja por qual planta for passando pela modelagem da estrutura principal até alguns elementos externos como porta, janela e rampa de acesso.

No caso do software utilizado nesse artigo tutorial, o Google SketchUp, com ele é possível criar modelos 3D de carros, vegetações, animais, casas e muito mais, podendo criar projetos com escalas, usar plantas para modelar estruturas e até mesmo compartilhar as criações on-line.

O Google Sketchup (SKETCHUP, 2012a) é versátil e será usado para LEITURA COMPLEMENTAR

UNIDADE 2 — DESENHOS AVANÇADOS

Além disso, nesse artigo será apresentado o plugin MakeFaces, a melhor escolha do template para um projeto desse tipo e as ferramentas básicas que serão utilizadas.

Desenvolvido para Designers, arquitetos, engenheiros e outros profissionais relacionados o Google Sketchup é um software gratuito que possui um conjunto de ferramentas voltadas para o desenvolvimento em três dimensões (OSÓRIO et al., 2004). O Google Sketchup possibilita a criação e edição de objetos 3D, sendo fácil transferir sua imaginação para a tela de seu computador. Com uma interface intuitiva é possível criar modelos 3D de forma rápida e fácil, e graças a isso tornar-se cada vez mais empolgado para pesquisar mais sobre as possibilidades (DOMINGOS, 2002). Também por ser gratuito o Google Sketchup pode ser encontrado para download em inúmeros sites especializados, nesse tutorial a versão usada foi a 8.0.3117, ele pode ser encontrado nesse link: http://

sketchup.google.com/intl/ptBR/download/ (SKETCHUP, 2012b).

2 DISCUSSÃO E DESENVOLVIMENTO 2.1 O PLUGIN MAKE FACES 1.4

Plugins são complementos que podem ser instalados no software para trazer algumas novas funcionalidades visando ganhar tempo na produção em que se estiver trabalhando. No caso desse tutorial o plugin utilizado será o MakeFaces 1.4, ele pode criar faces em polígonos fechados, isso será explicado na hora da modelagem (SKETCHUP, 2012c).

2.2 INSTALANDO O PLUGIN MAKEFACES 1.4

Para instalar o plugin é fácil, basta fazer o download do mesmo (ele é gratuito) e colocá-lo dentro da pasta Tools que fina no local de instalação do Google Sketchup. No caso de haver alguma dificuldade em encontrar a pasta Tools basta clicar no atalho do Google Sketchup com o botão direito do mouse estando ele no menu iniciar ou na área de trabalho, selecionar o item Propriedades e em seguida abrir local do Arquivo. Para habilitar o plugin é necessário ter na mesma pasta o arquivo progressbar.rb, no link a seguir é possível baixar os dois juntos: http://www.4shared.com/file/ezKAShc2/makefaces.html.

2.3 POR QUAL TEMPLATE COMEÇAR?

Uma vez tendo inicializado o Google Sketchup, uma série de templates serão exibidos na tela para que um deles seja selecionado. Mas o que são templates?

Nesse caso templates são modelos pré-definidos para ajudar no processo desenvolvimento, no caso de modelagem a partir de uma planta baixa, que será o adotado nesse tutorial deve-se começar usando o template Plan View – Meters, como o próprio nome sugere com ele a unidade de medida é a de metros. As diferenças entre os templates são principalmente a unidade de medida usada em cada um e seu plano de fundo para se trabalhar, no caso da que será usada nesse

TÓPICO 3 — CRIAÇÃO E EDIÇÃO DO MODELO III

tutorial a tela aparecerá predisposta em 2D com seu eixo Y marcado por uma linha verde, o X em vermelho e o Z em azul, rotacionando objeto será possível ter a visão 3D do projeto em questão. Cada template é acompanhado de um pequeno descritivo sobre ele e a sua unidade de medida como pode ser visto na Figura 1.

Figura 1: Plan View – Meters

Vale ressaltar que é possível mudar a unidade de medida de um projeto mesmo já tendo selecionado um determinado template que tenha uma unidade de medida diferente, para isso, com o Google Sketchup aberto deve-se selecionar o item “window” no menu superior do software e logo em seguida clicar em

“model info” na aba de opções que se abre, como demonstrado na Figura 2.

Figura 2: Selecionando o item Model Info

UNIDADE 2 — DESENHOS AVANÇADOS

“Architectural (Arquitetura), Decimal (decimais), Engeenring (Engenharia) e Frational (Fracionados)”. Logo ao lado temos: Meters (Metros), Inches (Polegadas), Feet (Pés), Milimeters (Milímetros) e Centimeters (Centimetros). A Figura 3 demonstra todo o processo:

Figura 3: Model Info Format

Também é possível alterar a precisão da unidade de medida em “Precision”

(Figura 4), além de outras possibilidades a serem exploradas, nesse tutorial para esta parte é tudo que será preciso ter como conhecimento.

Figura 4: Precision (Precisão) 2.4 AS FERRAMENTAS BÁSICAS

O Google Sketchup como muitos, se não todos os softwares que tratam de algum aspecto de imagens possui uma barra de ferramentas localizada no canto esquerdo da tela e também pode ser inserida no topo, antes de começar a modelar é necessário conhecer algumas delas, mas antes caso essa barra não aparece seja na parte inferior ou superior é possível habilitá-la no menu superior no item “View” em seguida selecionar “Tools Bar” e depois marcar ou desmarcar

“Getting Started” e “Large Tool Set”.

Com ela é possível selecionar objetos inteiros ou apenas parte deles como linhas para assim fazer alterações (Mover, rotacionar etc.). Vale lembrar que é possível selecionar vários objetos clicando em um campo da tela e arrastando um retângulo de seleção ou selecionar cada um deles com a tecla Shift do teclado

TÓPICO 3 — CRIAÇÃO E EDIÇÃO DO MODELO III

pressionada. Ao lado aparece um lápis, seu nome é Line por motivos óbvios é responsável por desenhar linhas retas. Fazendo o traçado de uma linha é possível digitar à medida que deseja para ela e confirmar o tamanho pressionando a tecla Enter do teclado. Como figuras geométricas temos o Rectangle (Retângulo), Circle (Círculo) e Polygon (Polígono), com eles é possível desenhar círculos, retângulos e polígonos de forma mais fácil. Para linhas curvas temos Arc, para apagar/deletar itens temos a Eraser e para aplicar cores ou texturas a ferramenta Paint Bucket.

Também se tem à disposição ferramentas Move, Push/Pull, Rotate, Orbit, Pan para mover a tela e Scale para aumentar ou diminuir tamanhos, além de outras mais que podem ser testadas, para esse tutorial essas serão as ferramentas apresentadas.

2.5 PLANTA BAIXA

Com o Google SketchUp é possível criar figuras a partir do zero, nesse tutorial a modelagem do prédio Massambará terá como base a planta baixa do mesmo cedida pela Universidade Severino Sombra. Uma planta baixa é um desenho de corte horizontal disposto em 2D com as medidas da edificação em questão, largura de quartos, portas etc. A intenção é que todos os ambientes estejam fielmente retratados nela e igualmente as informações necessárias (Figura 19).

Figura 19: Exemplo de planta baixa

FONTE: Adaptado de <https://www.faeterj-rio.edu.br/revista/artigos/06/Modelagem.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2020.

RESUMO DO TÓPICO 3

Neste tópico, você aprendeu que:

• As barras de construção são as ferramentas de auxílio na construção, sendo:

fita métrica, transferidor, texto e texto 3D.

• A ferramenta Transferidor permite medir ângulos e criar linhas de construção auxiliares.

• O Sketchup conta com uma ferramenta que converte qualquer texto em desenho 3D, que pode ser colocado em qualquer posição do projeto.

• Os estilos de visualização são: grade de linhas, linhas ocultas, sombreado, monocromático, raio x e linhas posteriores.

Ficou alguma dúvida? Construímos uma trilha de aprendizagem pensando em facilitar sua compreensão. Acesse o QR Code, que levará ao AVA, e veja as novidades que preparamos para seu estudo.

CHAMADA

1 O Sketchup conta com uma ferramenta que converte qualquer texto em desenho 3D, que pode ser colocado em qualquer posição do projeto. O texto convertido em 3D vira um grupo de linhas e faces e você poderá usar ferramentas como o empurrar/puxar (push/pull) e siga-me (follow me), entre outros. Descreva o passo a passo PARA CONFIGURAR AS OPÇÕES NA FERRAMENTA TEXTO EM 3D.

2 A ferramenta “transferidor” permite medir ângulos e criar linhas de construção auxiliares. A forma de manuseio é semelhante ao “rotar”, contudo, cria linhas auxiliares, não modificando o desenho/objeto. Descreva o passo a passo PARA UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA TRANSFERIDOR.

3 A ferramenta “fita métrica” produz linhas auxiliares infinitas e tracejadas sobre o desenho chamadas de “guias” (guides). As guias podem ser ligadas/

desligadas, não interferindo no desenho. Caso queira excluir apenas algumas linhas auxiliares, basta selecioná-las e pressionar a tecla DEL ou utilizar a ferramenta “Borracha”. Quais são as ferramentas de construção?

a) ( ) Fita métrica, Transferidor, Texto e Texto 3D.

b) ( ) Vista Isométrica, Transferidor, Texto e Texto 3D.

c) ( ) Fita métrica, Vista Superior, Texto e Texto 3D.

d) ( ) Fita métrica, Transferidor, Texto e Vista Frontal.

4 No Google Sketchup, além das opções de câmera: projeção paralela, perspectiva e perspectiva de dois pontos, possui-se, também, a barra de ferramentas de exibições, que nos permite navegar de forma rápida por diversos ângulos de visão do nosso projeto. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à projeção paralela:

a) ( ) Visão realista de objeto criado.

b) ( ) Câmera utilizada para criação das imagens em 3D.

c) ( ) Câmera utilizada para criação de profundidade.

d) ( ) Câmera paralela utiliza-se para a apresentação de plantas baixas (plano 2D).

5 Ao selecionar a opção “linhas posteriores”, serão exibidas linhas tracejadas nas arestas do módulo, ou seja, é possível visualizar a borda das peças mesmo atrás da face do módulo. Quando selecionada, esta configuração desabilita qual opção?

a) ( ) Objeto criado.

AUTOATIVIDADE

REFERÊNCIAS

GASPAR, J. Google Sketchup Pro 8 passo a passo. São Paulo: ProBook, 2012.

OSÓRIO, F. S. et al. Ambientes virtuais interativos e inteligentes: fundamentos, implementação e aplicações. In: CONGRESSO DA SBC, 24., 2004, Salvador.

Apresentação [...]. Salvador: Unisinos, 2004. Disponível em: http://osorio.wait4.

org/oldsite/palestras/jai04-avii03.pdf. Acesso em: 16 mar. 2021.

ROLA, E. A. Modelagem com Sketchup 2015. Sinop: UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso, 2015. (Apostila do Curso de introdução à modela-gem utilizando o software SketchUp versão 2015). Disponível em: https://doce-ro.com.br/doc/nnxvc1e. Acesso em: 26 mar. 2021.

UNIDADE 3 —

MODELAGEM EM PROJETO DE INTERIORES

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

PLANO DE ESTUDOS

A partir do estudo desta unidade, você deverá ser capaz de:

• conhecer os conceitos básicos de modelagem do Sketchup;

• diferenciar os ajustes de modelagem do Sketchup;

• compreender a inserção de objetos on-line;

• diferenciar os princípios das maquetes eletrônicas;

• entender a apresentação de projetos de interiores;

• compreender a interação do Sketchup com outros softwares;

• conhecer as etapas dos detalhes finais do projeto de interiores com enfo-que no software Sketchup.

Esta unidade está dividida em três tópicos. No decorrer da unidade, você encontrará autoatividades com o objetivo de reforçar o conteúdo apresentado.

TÓPICO 1 – INICIANDO A MODELAGEM TÓPICO 2 – MODELAGEM AVANÇADA

TÓPICO 3 – DETALHES FINAIS DO PROJETO DE INTERIORES

CHAMADA

UNIDADE 3

1 INTRODUÇÃO

O Programa Sketchup foi lançado no ano de 2000 e trouxe para o mercado de trabalho uma maneira diferente e mais intuitiva comparada aos softwares de modelagem e de design de interiores com o mesmo propósito. Por isso, recebeu rapidamente abertura aos diferentes profissionais que buscavam eficiência em suas modelagens e projetos.

De forma simples, com ferramentas bem definidas e desenvolvidas e com a biblioteca 3D do Sketchup, o software possibilita uma incrível resposta aos comandos. Com isso, conseguimos facilmente elaborar diferentes formas e volumes. Outro fator que pode ser considerado é a facilidade na escolha dos materiais e texturas, podendo ser facilmente substituídos no Sketchup.

O TÓPICO 1 – INICIANDO A MODELAGEM – aborda um conteúdo objetivo, conciso, didático e atende os princípios básicos para o início de uma maquete 3D.

FIGURA 1 – ESQUEMA CONCEITUAL DO TÓPICO 1. INICIANDO A MODELAGEM

FONTE: A autora

TÓPICO 1 —

INICIANDO A MODELAGEM

No documento Representação Gráfica 3D (páginas 103-116)

Documentos relacionados