• Nenhum resultado encontrado

MENU CÂMERA

No documento Representação Gráfica 3D (páginas 39-45)

TÓPICO 2 — SOFTWARE DE PROJETOS EM 3D – SKETCHUP

4.2 MENU CÂMERA

No Menu Câmera encontram-se as ferramentas orbitar, panorâmica, zoom, janela de zoom, modelo centralizado, anterior, posicionar câmera, girar, percorrer e plano de seção.

FIGURA 20 – MENU CÂMERA

FONTE: A autora

Com relação ao menu câmera é essencial o entendimento de dois comandos. “A perspectiva nos dá uma visão mais realista do objeto criado, sendo a mais indicada para usar enquanto se desenha, já a projeção paralela foge à realidade, sendo indicada somente para ser utilizada em vistas isométricas”

(ROLA, 2015, p. 31).

UNIDADE 1 — REPRESENTAÇÃO GRÁFICA APLICADA AO DESIGN DE INTERIORES

FIGURA 21 – PERSPECTIVA X PROJEÇÃO PARALELA

FONTE: Rola (2015, p. 31)

Caro acadêmico, seguem as funções dos comandos do Menu Câmera:

Orbitar: a ferramenta é utilizada para rotacionar a câmera do cenário ao redor da própria cena ou de um objeto. Para usar a ferramenta mova o cursor clicado na direção desejada da visão 3D depois de selecioná-la.

Panorâmica: ao clicar no ícone você pode mover a câmera no campo de visão para direita e esquerda e para cima e para baixo. Selecione a ferramenta e arraste com o mouse clicado na direção desejada.

Zoom: serve para aumentar ou diminuir o campo de visão da cena. Utilize a ferramenta selecionando-a, clique no cursor do mouse e mova-o, ainda clicado, para cima para aumentar o zoom e para baixo para diminuir.

Janela de Zoom: amplia a visão da câmera para mostrar tudo o que está dentro da janela selecionada.

Modelo centralizado: utilizada para centralizar o campo de visão. Basta apenas clicar no ícone. É importante caso o modelo desapareça da tela ou a visualização fique confusa e você precise de uma referência.

Anterior: a ferramenta Anterior é usada para retornar para a última visualização do seu modelo, pode ser usada após usar a ferramenta Orbitar, ferramenta Panorâmica, ferramenta Posicionar a câmera, ferramenta Girar ou qualquer uma das ferramentas Zoom.

Posicionar câmera: posiciona a visão da câmera com uma localização, altura dos olhos e direção especificas.

Girar: gira a visão da câmera em torno de um ponto parado.

Percorrer: transita a cena com a câmera. Use a ferramenta percorrer para transformar seus modelos em tours animados e sobrevoos que explicam cada detalhe.

Plano de seção: desenha planos de seção para expor os detalhes do interior no modelo.

FONTE: <https://bit.ly/3gFzwTr>. Acesso em: 18 out. 2020.

IMPORTANTE

RESUMO DO TÓPICO 2

Neste tópico, você aprendeu que:

• O Sketchup está cada vez mais presente no mundo acadêmico e também é tido como exigência no mercado de trabalho para os profissionais da área.

• O Sketchup é um software especializado em modelagem 3D, criado pela Startup Last D. Software, em Boulder, no Estado do Colorado, em 1999.

• Para melhor utilização do programa, é recomendado o uso do mouse de três botões, composto por um botão esquerdo, central e direito.

• O Menu Arquivo contém itens relacionados a de apresentação do programa, como: Novo, Abrir, Salvar, Salvar como, Importar, Exportar entre outros itens de visualização de impressão, layout, entre outros.

• O Menu Editar contém ferramentas que permitem a criação e a edição de grupos, desfazer, refazer, copiar, colar, excluir grupo, selecionar, reexibir, desbloquear, entre outros.

• O Menu Visualizar contém itens que alteram a exibição de entidades dentro da sua apresentação, como: barra de ferramentas; geometria oculta; planos de seção; cortes de seção; eixos; guias; sombras; entre outros comandos.

• Com relação ao Menu Câmera, é essencial o entendimento de dois comandos (perspectiva e projeção paralela).

1 O Sketchup foi desenvolvido com o enfoque de ser um programa padrão para arquitetos e designers de interiores, por ser de fácil manuseio e capaz de resolver outras questões. Assinale a alternativa CORRETA com os quesitos principais do software:

a) ( ) Modelagem; projeto; detalhamento, pranchas entre outros.

b) ( ) Edição; modelagem, detalhamento; grupos entre outros, c) ( ) Ferramentas; projeto; detalhamento; pranchas entre outros.

d) ( ) Edição; projeto; detalhamento: pranchas entre outros.

2 O Sketchup é um software especializado em modelagem 3D, criado pela Startup Last D. Software, em Boulder, no Estado do Colorado, em 1999.

Para entendimento da interface do Sketchup, é necessário o entendimento das ferramentas do programa que se encontram dentro dos Menus. Assinale a alternativa CORRETA com os quesitos principais do software:

a) ( ) Arquivo, excluir, visualizar, câmera; desenho, ferramentas, janela, extensões e ajuda.

b) ( ) Arquivo, editar, visualizar, câmera; desenho, ferramentas, janela, extensões e ajuda.

c) ( ) Arquivo, editar, visualizar, câmera; seleção, ferramentas, janela, sombras, extensões e ajuda.

d) ( ) Arquivo, editar, visualizar, câmera; desenho, ferramentas, janela, extensões e geometria.

3 As funções relacionadas às ferramentas encontradas no Menu Arquivo são essenciais para a inicialização da maquete, além de considerados comandos básicos para a realização das tarefas apresentadas. Assinale a alternativa CORRETA com as ferramentas do Menu Arquivo:

a) ( ) Perspectiva e Projeção Paralela

b) ( ) Barra de ferramentas; geometria oculta; planos de seção; cortes de seção; eixos; guias; sombras.

c) ( ) Novo, Abrir, Salvar, Salvar como, Importar, Exportar entre outros itens de visualização de impressão, layout entre outros.

d) ( ) Edição de grupos, desfazer, refazer, copiar, colar, excluir grupo, selecionar, reexibir.

4 Acadêmico, o Sketchup está cada vez mais presente no mundo acadêmico e também é tido como exigência no mercado de trabalho para os profissionais da área. Além de todos os recursos básicos disponibilizados pelo programa, a cada ano é lançado uma nova versão com atualizações, comandos e novidades para melhorar ainda mais o seu projeto. Descreva com as suas palavras como inicia-se a produção de um desenho.

AUTOATIVIDADE

5 Possuindo diversos diferenciais, de forma simples e clara, as ferramentas disponíveis possibilitam a criação de volumes e formas diferenciadas, permitindo o avanço no processo criativo. A partir desses pressupostos, com um leque infinito de aplicações, será por meio do software Sketchup que vamos aprender a desenvolver as maquetes eletrônicas. Descreva com as suas palavras a história do surgimento do software Sketchup.

TÓPICO 3 —

UNIDADE 1

DESENHO BÁSICO

1 INTRODUÇÃO

Caro acadêmico, a parir de agora vamos estudar as ferramentas básicas para a inicialização dos desenhos. Lembre-se: é muito importante a prática no software Sketchup para a memorização e aprendizagem das inúmeras ferramentas que o programa disponibiliza. Sem dúvidas, a visualização dos vídeos apontados no decorrer do Tópico 3 é extremamente fundamental para os avanços nos estudos.

O Sketchup é um software de fácil aprendizado e essencial na formação acadêmica dos estudantes que desenvolvem maquetes eletrônicas.

Além de todos os recursos básicos disponibilizados pelo Sketchup, a cada ano é lançado uma nova versão com atualizações, comandos e novidades para melhorar ainda mais o seu projeto. Contudo, não ocorrem mudanças relacionadas às ferramentas básicas, apenas a inserção de novos comandos para facilitar a projeção.

Possuindo diversos diferenciais, de forma simples e clara, as ferramentas básicas disponíveis possibilitam a criação de linhas, círculos, arcos e formas diferenciadas, permitindo o avanço no processo criativo. A partir desses pressupostos, com um leque infinito de aplicações, será por meio do software Schetchup que vamos aprender a desenvolver as maquetes eletrônicas.

A partir desses pressupostos, no TÓPICO 3 – DESENHO BÁSICO

No documento Representação Gráfica 3D (páginas 39-45)

Documentos relacionados