• Nenhum resultado encontrado

2 CULTURA E SEUS ELEMENTOS: MEMÓRIA, TRADIÇÃO,

6.1 Perfil dos estudantes concludentes

6.1.7 Memória afetiva do cerimonial

Conforme um dos objetivos da pesquisa, que era em qual lugar de memória os rituais e as tradições do cerimonial universitário se encontram na vida da comunidade, foi perguntado aos estudantes qual momento significativo ficaria gravado em suas memórias.

Quadro 5 - Memória afetiva do Cerimonial.

Frases ou Expressões Respondentes

Minha mãe ter ido conhecer a UFC e ter se emociona do com a cerimônia; o

choro da minha mãe; os gritos da turma. 7

Ser representante de turma, caminhar em direção ao palco rumo aos docentes, coordenadores e reitor, foi realmente emocionante. Subir ao palco para

representar meu curso. 6

Estar com minha família, pai, mãe e amigos, 5

O juramento foi o melhor momento, eu diria. 4

Tudo foi marcante, maravilhoso, sempre ficará em minha memória e no meu

coração. 4

Fotos em família, com colegas e amigos. 3

O discurso emocionante do orador discente. 2

A hora que o reitor disse que estávamos formados. 2 Momento único, muitas emoções! Felicidade e alívio por ter conseguido alcançar

esse sonho. 2

(Continuação)

Frases ou Expressões Respondentes

Subir ao palco, representar meu curso e ler o juramento e apertar a mão do meu coordenador de curso.

1

Os colegas e eu de beca e capelo, os professores de vestes talares. 1 A execução do hino nacional, um dos muitos momentos emocionantes da noite. 1 A condução e cuidados com representantes de turma. 1

Superação. 1

Festividade do ritual 1

A oradora discente em seu discurso descreveu minha vida acadêmica. Amei suas palavras.

1

O abraço em meu pai logo após o juramento. 1

Muitas memórias, principalmente a fala do reitor. 1

A assinatura da ata. 1

Total 46

Fonte: Elaborado pela autora (2019).

As 11 ausências de respostas para esta questão referem -se a um estudante que escreveu um texto a parte, algumas não tiveram relação com a pergunta formulada e outros concludentes não responderam. Os que responderam sobre memória, trouxeram expressões ou frases, representadas no DSC, como Expressões Chave (ECH) que juntas formaram o DSC 2.

No dia da minha colação de grau tudo foi marcante, sempre ficará em minha memória e no meu coração. Quand o a cerimonialista falou a importância daquele momento no ensaio, isso fez com que caísse a ficha que aquele dia era o dia que eu havia sonhado a minha vida inteira e que finalmente esse sonho estava se concretizando. Finalmente, o grande dia, os colegas e eu de beca e capelo, os professores de vestes talares. Ver meus colegas e conhecidos tendo seus esforços reconhecidos e recompensados; trouxe um sentimento de superação, além disso, ver o sorriso de minha mãe feliz por mim, meus familiares tirando foto co migo, foto com colegas e amigos tudo tão mágico. Receber o abraço em meu pai logo após o juramento foi também muito especial. Enfim, estar com minha família e amigos é maravilhoso! Subir ao palco, representar meu curso e ler o juramento, tudo para mim foi um momento único, muitas emoções! A execução do hino nacional, um dos mais emocionantes da noite. Felicidade e alívio por ter conseguido alcançar esse sonho. Por último a hora que o reitor disse que estávamos formados. (ECH, DSC 2).

Um estudante escreveu um texto completo, que aqui se denominou de carta, traduzindo o significado daquele momento:

A cerimônia representou um marco na minha vida pessoal! Compartilhar esse momento com minha avó (pessoa que foi responsável por todo meu bom rendimento durante a graduação, apenas por ser minha motivação em estudar para mudar de vida e ter mais oportunidade) foi o momento mais marcante! Ter ela do meu lado, sendo minha madrinha e prestigiando o primeiro "filho" e também primeira pessoa da família a se formar, fo i de encher meus olhos de orgulho dela, por não ter desistido de mim e por ter vivido tantas dificuldades para que eu pudesse ao menos comer com dignidade. Durante toda a cerimônia eu lembrava dos momentos difíceis que passamos e que ela sempre me dizia "F ilho, se você quiser mudar de vida você precisa estudar!". Lembrei de todos os momentos pré -prova, em que eu pensava nela e tinha a certeza que tudo era por ela. Lembrei de um momento em específico, em que eu precisei pedir comida à vizinha, pois em casa não tinha. Desde esse dia que eu prometo pra mim, todos os dias, que vou lutar pra ter e dar uma vida melhor pra minha família, pra ela. Por isso minhas lágrimas não foram em vão no momento do juramento, pois ali eu estava me tornando alguém, e que por traz daquele momento tinha toda uma história que não é triste, mas sim um testemunho de tudo que passei até minha vitória. (Respondente 47)

Bordieu (2005) fala no capital simbólico institucionalizado, legal e legítimo, o qual tem em si um valor, e dos ganhos simbólicos e bens que não são adquiridos com a moeda, que é exatamente o que faz o cerimonial no sentido de representar ganhos afetivos que não são objetos de compra. É exatamente isso, a memória afetiva não pode ser materializada, ela é despertada através das emoções e sensações provocadas. E como o momento da colação de grau representa a reunião de todos os símbolos e ritos, como as vestes talares, cortejo, além da reunião da comunidade acadêmica e externa, num momento de magnitude, onde a memória afetiva é fortemente exercitada.

Barcelos (2016, p. 44) diz que “[...] É uma comunicação simbólica, uma comunicação que como momento presente se tornará, em breve, pa ssado e registros de lembranças.” Além disso, os concludentes compartilham choros, risos com seu s pais, demais familiares e amigos no momento da cerimônia de colação de grau. É uma emoção individual que se torna coletiva, marcando a todos de for ma indelével, o coração, a alma e os registros fotográficos.

O depoimento de todos os concludentes declaran do quão importante foi aquele momento, atende a um dos objetivos da pesquisa que era analisar de que maneira as cerimônias marcaram a vida dos estudantes concludentes.