• Nenhum resultado encontrado

A moda mundial pode ser caracterizada como parte da economia criativa de cada país, pois esta é resultado da diversidade de culturas existentes no mundo. Com o aumento das relações entre os povos, amplamente intensificadas pelo processo de globalização, idiomas, indumentárias, acessórios e todos os demais objetos que fazem parte da cultura de um país conquistam, de forma crescente, seu espaço na economia global. Assim, os países

produzem e negociam bens culturais que estimulam a identidade nacional, ampliando e conquistando os mercados. O Fórum Econômico Mundial (WEF, 2013) acredita que a indústria da moda gera emprego e dinheiro, sendo de grande importância para países como a África, pois a criatividade pode ser explorada em todas as partes do mundo. (INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA, 2013; FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL, 2013).

Com relação ao exposto, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) completa:

Informações da Organização Mundial do Comércio (OMC) dão conta de que o faturamento das indústrias criativas no mercado internacional duplicou nos primeiros três anos do século XXI. Segundo cálculos dos especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU), a economia criativa, que envolve setores tão díspares como o teatro, o artesanato, a televisão, o cinema, a publicidade e o desenvolvimento de programas de computador, entre muitos outros, é responsável, hoje, por 7% das riquezas produzidas no mundo e, como cresce rapidamente, logo chegará aos 10%.Essa, no entanto, é uma média geral. Esconde disparidades terríveis. (INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA, 2013).

O mundo fashion tem historicamente inspirado as sociedades em todo o mundo, interferindo no que as pessoas usam, vestem, onde elas trabalham, em como elas veem a si próprias ou nos modos com que são representadas dentro da sociedade. Enquanto indústria global, o mundo da moda agrupa estilistas, fabricantes, atacadistas e varejistas, que juntos trabalham para fabricar e vender no mercado produtos como sapatos, roupas e acessórios. Por ter uma característica de sazonalidade, devido às diferentes estações do ano, o mercado se movimenta para atender às necessidades dos consumidores, possuindo uma abundante variedade de produtos.

A moda é evidente em toda a história da humanidade, configurando-se como uma das formas de comunicação entre as pessoas. O Fórum Mundial da Moda (WFF, 2013) completa: “Clothing and jewellery communicate not only an individual’s sense of taste, but also their social status and political affinities.”11 (UNITED STATES DEPARTMENT OF LABOR, 2013; FÓRUM MUNDIAL DA MODA, 2013).

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas:

O mercado da moda é bastante dinâmico, muda pelo menos duas vezes ao ano e é influenciado diretamente pelas tendências internacionais. Fatores climáticos e sazonalidade exercem influência direta no mercado, como por exemplo, o aumento

11.Tradução nossa: Roupas e jóias comunicam não só o sentido para o gosto de um indivíduo, mas também o seu

significativo das vendas no período de Natal, Dias das Mães, Dias dos Namorados, etc. (SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, 2013a).

O mundo da moda conta com o apoio da Organização Mundial da Moda (WFO), que possui como objetivo promover o desenvolvimento do mundo fashion, pois a organização acredita que a moda consegue unir as nações e ser condutora da paz. Para tanto, une as associações internacionais e as entidades de negócios do mundo da moda, representando a indústria em assuntos relacionados a finanças, transporte, seguro, tecnologia e, em geral, todos os assuntos concernentes ao mundo fashion. (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA MODA, 2013).

Segundo a Organização Mundial da Moda:

World Fashion Week encourage the expansion of world fashion while promoting international fashion business relationships and understanding. It´s Mission is to foster the increased participation in the world fashion forum by developed and developing countries alike, particularly with a view to better integrate all countries into the World Fashion, sharing a commitment for Corporate Social Responsibility. Furthermore, WFW´s humanitarian voice is to globally expand the potential power of fashion; as a tool for poverty eradication, empowering women, furthering develop economies, promoting Corporate, Environmental and Social Responsibility within the fashion and textile industry, supporting the United Nations Millennium Development Goals and Global Compact, fostering human development, education and social integration, solidifying the vision and humanitarian voice ¨Give your Light to the World¨ - Fashion for Sustainability and Peace. (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA MODA, 2013).12

As economias do mundo inteiro se unem através da moda e, sendo um segmento que movimenta os mercados e não para de crescer este mercado tem como apoio, além da Organização Mundial da Moda, a colaboração do Fórum Mundial da Moda (WFF), que possui entre suas opções de politicas governamentais promover ações que protejam o meio ambiente, garantir o respeito aos direitos humanos e trabalhistas. (FÓRUM MUNDIAL DA MODA, 2013).

De acordo com o Fórum Mundial da Moda:

12 Tradução nossa: A semana da moda mundial estimula a expansão da moda mundial, promovendo

relacionamentos de negócios da moda internacionais e compreensão. Sua missão é promover o aumento da participação no fórum da moda mundial por parte dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, em particular com vista a melhor a integração de todos os países no mundo da moda, partilhando de um compromisso de Responsabilidade Social Corporativa. Além disso, a voz humanitária da WFW é expandir globalmente o poder potencial da moda, como uma ferramenta para a erradicação da pobreza, aumentar o poder das mulheres, promovendo o desenvolvimento das economias, promovendo corporativo, responsabilidade social e ambiental dentro da indústria da moda e têxtil, apoiando odesenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e o Pacto Global, promovendo o desenvolvimento humano, educação e integração social, consolidando a visão ea voz humanitária¨ Dê a sua Luz para o Mundo ¨ - Moda para a Sustentabilidade e paz.

The World Fashion Forum aims to identify how the Fashion Industry’s economic, social and cultural powers can be best positioned, focused and managed to alleviate the world’s most critical needs. Our goal is to instigate communication and mutual collaboration between the leaders of the Fashion Industry and the United Nations so that Fashion’s resources and humanitarian efforts can be optimized and better directed to make a positive and sustainable change in the lives of those most in need. We believe that it is time for the United Nations to mentor this industry’s inspired leaders and form a partnership to set goals and standards that the Fashion Industry can stand proudly in support. (FÓRUM MUNDIAL DA MODA, 2013).13

A despeito dos mencionados atributos humanitários, o que se pode perceber é que a moda, para muitos, é vista como a expressão da futilidade e trivialidade da subjetividade humana, muitas vezes sem importância alguma para a sociedade; enganam-se os que pensam assim. Tendo em vista todos os registros feitos sobre o movimento do mercado da moda e, a movimentatção das economias globais por ela promovidas, organizações importantes como as Nações Unidas e a Organização Mundial do Comércio tem, cada vez mais, se unido com o mundo fashion para auxiliar países em desenvolvimento com poucas chances de crescer, na medida em que se considera que a moda pode ser feita com a criatividade e os recursos de cada país. A moda une as nações, transformando a vida de muitas pessoas, e por ser um mercado que crece cada ves mais, pode ajudar no crescimento das economias ao redor do mundo.

Documentos relacionados