• Nenhum resultado encontrado

Para Roesch (2006), a metodologia descreve como a pesquisa foi realizada, definindo então, a classificação do estudo, o universo amostral e os sujeitos da pesquisa e a forma de coleta e análise dos dados.

3.1 Classificação do estudo

De acordo com as características do presente estudo, este classifica-se quanto aos fins como exploratória e descritiva. É exploratória, pois segundo Malhotra (2001), a pesquisa exploratória é fundamentada no fornecimento de critérios sobre a situação- problema encarada pelo pesquisador e sua concepção, também é instável e flexível, que tende a descoberta de compreensões e o aperfeiçoamento de conceitos. Este tipo de pesquisa abrange o levantamento bibliográfico, entrevistas e análise de dados.

Malhotra (2001) e Gil (2002) definem a pesquisa descritiva como um tipo de pesquisa que tem como principal objetivo descrever as características de um grupo (como gênero, idade, escolaridade...), de uma população (crenças, atitudes, opiniões) ou fenômeno (identificar as preferências político-partidárias). Baseia-se na formulação de suposições prévias e em amostras grandes e representativas.

Na pesquisa exploratória foram utilizados os meios bibliográficos, documentais, entrevista em profundidade e a observação. Quanto à pesquisa bibliográfica, Gil (2002) determina como aquela fundamentada em material já elaborado, como livros, revistas e artigos. Este tipo de pesquisa proporciona a vantagem de ter uma vasta cobertura de informações do que aquela que poderia examinar diretamente. Já a pesquisa documental, conforme Gil (2002), é a pesquisa que se baseia em materiais que não receberam nenhum tratamento indutivo, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com a finalidade da pesquisa, como documentos guardados em arquivos de

órgão público, privado e documentos pessoais, como fotografias, diários, cartas, entre outros.

Para o desenvolvimento da pesquisa descritiva foi utilizado o método Survey para a coleta de dados. Para Malhotra (2001), o método Survey apresenta vários benefícios, dentre eles, sua aplicação é simples, os dados alcançados são seguros porque as respostas são limitadas às alternativas citadas.

3.2 Sujeitos da pesquisa e Universo amostral

Os sujeitos deste estudo, são 30 (trinta) consumidores adquirentes de apartamento na planta, entre os meses de janeiro de 2008 e março de 2012 no município de Três Passos/RS. Levando em consideração que foram comercializados 35 (trinta e cinco) imóveis na planta, e 30 (trinta) consumidores responderam a entrevista, correspondendo 85,71% do total. O estudo ocorreu através de amostra não probabilística.

3.2.1 Coleta de Dados

Para Roesch (1996, p.120), “a coleta de dados pode ser primária, através de entrevistas, questionários, observações ou testes; e secundária, é importante ressaltar sua natureza e especificações”.

Segundo Schiffman e Kanuk (2000, p.19), “a informação secundária é qualquer dado que foi gerado para algum outro propósito diferente dos objetivos da pesquisa atual. Inclui resultados baseados em pesquisas realizadas por outras organizações, bem como dados gerados na própria organização”.

A coleta de coleta de dados foi dividida em quatro etapas. Na primeira etapa, do presente trabalho, foram realizadas entrevistas de caráter informal com profissionais experientes do setor imobiliário, um do sexo masculino com 20 (vinte) anos de

experiência e outro do sexo feminino possuindo 7 (sete) anos no ramo, o intuito dessa entrevista foi definir na opinião deles quais os 10 (dez) atributos de maior relevância levado em consideração pelo cliente no momento da negociação de um imóvel na planta. O objetivo desta etapa foi identificar os atributos e através do resultado desta pesquisa utilizá-lo na formulação da questão 20 (vinte) do questionário (anexo I).

Na segunda etapa foi realizado um levantamento documental junto à prefeitura municipal de Três Passos e ao Cartório de Registro de Imóveis, para tomar conhecimento das incorporações imobiliárias aprovadas e registras entre os meses de janeiro de 2008 e março de 2012.

Na terceira etapa, foram realizadas visitas juntamente às imobiliárias e construtoras para obter dados de clientes que haviam adquirido apartamentos na planta, entre o ano e 2008 e 2012.

Na última etapa ocorreu entrevista com os adquirentes desses imóveis, onde fora aplicado um questionário sócio-econômico (anexo I), com 20 (vinte) questões, levando em média cerca de 10 (dez) minutos por entrevista, o questionário aplicado aos clientes (anexo I) foi do tipo estruturado, contendo sua totalidade perguntas fechadas (o entrevistado teve que responder escolhendo entre uma das alternativas oferecidas para cada pergunta), a pesquisa do trabalho se manteve presente para esclarecimento de dúvidas.

3.2.2 Análise de dados

Após a coleta de dados, foi necessário analisar e interpretar os mesmos. Gil (1999, p. 168) salienta que a análise tem como objetivo “organizar é sumariar os dados de forma que possibilitem o fornecimento de respostas ao problema proposto. Já a interpretação, tem como objetivo a procura do sentido mais amplo das respostas, o que é feito mediante sua ligação a outros conhecimentos anteriormente obtidos”.

Conforme Gil (2002), a análise dos dados coletados abrange os métodos de compilação das respostas obtidas, tabulação dos dados e cálculos estatísticos. Após os

dados coletados faz-se a interpretação, que consiste em estabelecer a ligação entre os resultados alcançados com os já avaliados de teorias ou estudo realizados.

O objetivo principal da análise de dados é o de permitir ao pesquisador estabelecer conclusões. O método estatístico fundamenta-se na aplicação da teoria estatística da probabilidade e constitui importante auxílio na investigação em ciências sociais (GIL, 1995).

Na pesquisa realizada (anexo I) obtiveram-se os dados da caracterização dos clientes do ramo imobiliária, juntamente com o nível de importância dos atributos na decisão de compra do imóvel na planta. A tabulação dos dados aconteceu de forma eletrônica por meio de um cruzamento de dados realizado no programa do Excel através de freqüência absoluta e relativa. A partir disso, os dados obtidos foram lançados em tabelas e gráficos para uma melhor visualização e garantir a efetividade dos dados coletados.

Documentos relacionados